Deus tolera a mentira em situações extremas? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Deus tolera a mentira em situações extremas?

A história de Raabe, relatada em Josué 2, é frequentemente usada para argumentar que Deus tolera a mentira em situações extremas. No entanto, para entender a questão da mentira em relação a Raabe, é importante analisar o contexto histórico e teológico mais amplo.

 

A BÍBLIA NÃO APROVA A MENTIRA

Em primeiro lugar, é importante notar que a Bíblia não aprova a mentira. A mentira é condenada em diversos textos bíblicos, como já mencionamos em outras respostas anteriores. Além disso, o Novo Testamento ensina que a verdade é uma virtude cristã essencial e que devemos sempre falar a verdade em amor (Efésios 4:15).

 

No caso de Raabe, ela era uma prostituta que vivia na cidade de Jericó, um lugar habitado por inimigos de Israel. Quando os espiões de Israel foram enviados para Jericó, eles se esconderam na casa de Raabe, e ela decidiu protegê-los, escondendo-os no telhado e mentindo para os soldados de Jericó que vieram procurá-los. A história de Raabe nos mostra que, embora a mentira seja pecado, Deus pode usar até mesmo atos pecaminosos para cumprir Seus propósitos.

 LEIA TAMBÉM:

A ARGUMENTAÇÃO SOBRE A MENTIRA DE RAABE

Alguns argumentam que a mentira de Raabe foi justificada porque ela agiu com fé em Deus. De fato, Raabe disse aos espiões: "O Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra" (Josué 2:11). Raabe reconheceu a soberania de Deus e, em sua fé, tomou medidas corajosas para proteger os espiões de Israel. A Epístola aos Hebreus cita Raabe como um exemplo de fé (Hebreus 11:31), o que sugere que a sua fé em Deus foi considerada mais importante do que a sua mentira.

 

A MENTIRA É UM PECADO

No entanto, isso não significa que a mentira seja justificável em todas as situações. A mentira é um pecado e não devemos nos comprometer com a verdade em nenhuma circunstância. Na história de Raabe, Deus usou a sua mentira para cumprir Seus propósitos, mas isso não significa que Ele tolera a mentira em todas as situações. Como cristãos, devemos buscar sempre a verdade em todas as nossas ações e confiar em Deus para nos ajudar a fazer o que é certo em todas as situações.

 

UMA LISTA DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS TEXTOS BÍBLICOS QUE CONDENAM A MENTIRA

Textos do Antigo Testamento

Êxodo 20:16 - "Não dirás falso testemunho contra o teu próximo".


Levítico 19:11 - "Não furteis, não mintais, nem useis de engano cada um com o seu próximo".


Provérbios 6:16-19 - "Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos".


Provérbios 12:22 - "Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite".


Textos do Novo Testamento

João 8:44 - "Vós tendes por pai o diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira".


Colossenses 3:9 - "Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos".


Efésios 4:25 - "Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros".


Apocalipse 21:8 - "Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte".


Conclusão

Como cristãos, devemos viver em verdade e honestidade diante de Deus e dos outros, buscando a santidade em todas as áreas da nossa vida.

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad