Por que alguns pecados são citados na Bíblia como abomináveis? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Por que alguns pecados são citados na Bíblia como abomináveis?

Porque Deus classifica determinados pecados como “abomináveis” (Lv 18)? Qual a diferença em relação às demais transgressões?

Quando lemos a Palavra de Deus, nós observamos a existência de uma variedade de pecados descritos no livro de Levítico 18 que são indicados como sendo “abomináveis”. Diante dessa perícope, surge realmente o seguinte questionamento: ‘Qual a diferença desses pecados para os demais?”.


Em primeiro lugar, vamos verificar o significado do termo “abominação”. Trata-se do “ato ou efeito de abominar, de sentir horror por alguma coisa. Sentimento de repugnância diante de; aversão, repugnância”.

Sim, há pecados que são mais horrorosos do que outros, mas todos são odiados por Deus. O pecado considerado abominável é apenas aquele que causa maior execração, um sentimento de profunda repulsa demonstrado pelo Altíssimo diante de quem os pratica.


Existe uma tendência a se considerar que pecados abomináveis são os de natureza sexual, independentemente de ser uma relação homossexual, heterossexual ou até mesmo no caso da zoofilia, que é a relação sexual entre humanos e animais. Mas, ao folhearmos as páginas do Santo Livro, encontramos alguns exemplos do que Deus considera abominável a seus olhos:


1) A mentira é abominável ao Senhor:

“Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite” (Pv 12.22).


2) A injustiça é outro pecado terrível ante a face do Criador:

“O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao Senhor” (Pv 17.15).


3) A idolatria é outro pecado ' abominável:

“As imagens de escultura de seus deuses queimarás a fogo; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que não te enlaces neles; pois abominação é ao Senhor teu Deus” (Dt 7.25).

4) A contenda entre os irmãos é abominação:

“Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos” (Pv 6.16-19).


5) O ato homossexual e outras devassidões são classificadas como abomináveis: “Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é; nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é. Com nenhuma destas coisas vos contamineis; porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu expulso de diante de vós”.


“Portanto guardareis o meu mandamento, não fazendo nenhuma das práticas abomináveis que se fizeram antes de vós, e não vos contamineis com elas. Eu sou o Senhor, vosso Deus” (Lv 18.22,23,30).


Observamos nas citações acima que as abominações estão geralmente relacionadas a graves injustiças, aberrações sexuais e atos religiosos ofensivos a Deus. A Bíblia trata essa situação como uma agressão à santidade divina. Portanto, separa Deus esses atos são abomináveis, nós, que devotamos o nosso amor a Ele, precisamos sentir o mesmo desprezo e amar o que Ele ama. “Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei” (Sl 119.163).


Concluímos que a diferença entre pecados abomináveis e as demais transgressões não ameniza a malignidade das mesmas, pois o pecado desvia o homem da comunhão com Deus. Acreditar que existam pecados que não teriam tanta importância para Deus seria como tentar tampar o sol com a peneira, isto é, algo impossível de considerar. Deus é luz e nEle não há trevas (lJo 1.5). Todo pecado desagrada a Deus, mas Ele alegra-se em perdoar e salvar aqueles que se arrependem e buscam servi-lo.

👇 VEJA TAMBÉM 👇

QUANDO CHEGARMOS NO CÉU CONHECEREMOS ABRAÃO, ISAQUE, JACÓ, PAULO E NOSSOS PARENTES?”


QUEM RECEBERÁ O SINAL DA BESTA, DESCRITO EM APOCALIPSE?


O CRENTE PODE FAZER JOGO DE AZAR?


QUAL O PROPÓSITO DA UNÇÃO DIVINA?

Pr. Agissé Levi da Silveira | Veja mais em: Subsídios Dominical (www.subsidiosdominical.com)

DICAS DE CURSOS BÍBLICOS








Post Bottom Ad