Lição 4 - A LIDERANÇA DE JOSUÉ

📝 Tema: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir | 4° Trimestre de 2022 – CPAD

🎓 Classe: Jovens

Comentarista: Elias Torralbo

TEXTO PRINCIPAL

“Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.” (Js 1.6)


RESUMO DA LIÇÃO

O líder precisa aprender a depender de Deus para que alcance sucesso em sua missão.

👇 VEJA TAMBÉM Lições CPAD 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Hb 12.1,2

Olhar para Jesus

TERÇA – 1 Co 4.1,2

A fidelidade de quem lidera

QUARTA – Nm 27.12-17

Estabelecer sucessores

QUINTA – 2 Tm 3.1-17

O líder deve conhecer o seu tempo

SEXTA – Dn 2.20

Sabedoria e força

SÁBADO – Mt 26.41

Ser vigilante


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

OBJETIVOS

• SABER que Josué foi sucessor de Moisés;

• COMPREENDER a importância do líder certo no tempo certo;

• APRESENTAR a pessoa de Josué

INTERAÇÃO

Prezado (a) professor(a), na lição deste domingo estudaremos a respeito da liderança do homem que sucedeu a Moisés – Josué. Enfatiza que por ter ajudado a Moisés durante muitos anos, Josué estava bem preparado para assumir o comando da nação. As mudanças na liderança são comuns em muitas organizações. Nestas ocasiões, uma transição suave é essencial para o estabelecimento da nova administração, Isto não acontece a menos que novos líderes sejam treinados. Caso você ocupe uma posição de liderança, prepare alguém para assumir seu lugar. Então, quando você partir ou for promovido, os negócios serão realizados eficazmente. Se você desejar ser um líder, aprenda com os outros, a fim de estar pronto quando a oportunidade chegar” (Bíblia de Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, p. 277).


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), sugerimos para a lição deste domingo que você reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos as qualidades do líder Josué.

PONTOS FORTES E ÊXITOS:

👉 Assistente e sucessor de Moisés

👉 Um dos dais com mais de 20 anos de idade que saíram do Egito e viveram para entrar na Terra Prometida

👉 Guiou os israelitas para entrarem na terra que Deus lhes prometera.

👉 Brilhante estrategista militar.

👉 Tinha fé para pedir a Deus orienta<;ao nos desafios que enfrentava

LIÇÕES DE VIDA:

🎯 A liderança efetiva costuma ser produto da boa preparação e encorajamento      

🎯 As pessoas nas quais nos espelhamos exerceram influência sobre nós.

🎯 A pessoa comprometida com Deus nos proporciona o melhor exemplo.

Extraído da Bíblia de Aplicação Pessoal Rio de Janeiro: CPAD. p. 280.

TEXTO BÍBLICO

Josué 1:1-9

1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

5 Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

6 Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

9 Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

INTRODUÇÃO

Josué foi um líder bem-sucedido, razão pela qual a sua trajetória tem sido um referencial e inspiração para muitos que almejam êxito em sua liderança. Ele recebeu a honra de suceder Moisés e a grande responsabilidade de ajudar os hebreus a entrarem na Terra Prometida. Nesta lição, vamos refletir a respeito da liderança de Josué extraindo lições fundamentais para aqueles que já exercem algum tipo de liderança;:a ou que futuramente vão exercer.


I – O SUCESSOR DE MOISÉS

1. Uma escolha divina.

Depois da morte de Moisés. Josué assumiu a liderança do povo de Deus (Js 1.2). É importante ressaltar que foi o Senhor quem fez essa escolha. Ao perceber que os dias de sua vida estavam se findando, Moisés pediu ao Senhor que apontasse aquele que seria o seu sucessor: “[…] ponha um homem sobre esta congregação”(Nm 27,15-17). A preocupação de Moisés não foi com a sua permanência como líder, mas com o povo de Deus, para que não se tornasse “como ovelhas que não tem pastor”(v. 17).


Esta é mais uma atitude admirável de Moisés. O Senhor ouviu a petição do seu servo e o incumbiu a conduzir Josué até o sacerdote confirmando-o como o seu sucessor (Nm 27,18-20). Josué não foi uma escolha de Moisés, mas de Deus, o que lhe garantiu êxito em toda a sua trajetória como líder de Israel. O líder deve ser chamado e ungido primeiramente pelo Senhor. Não adianta ter a unção dos homens e não ter a do Todo-Poderoso.


2. A continuidade da história.

O Senhor deixa claro que, por mais importante que viesse a ser a liderança de Josué, ela seria a continuidade de uma história já em andamento na qual Moisés já havia contribuído. Aprendemos com esta verdade que um líder escolhido pelo Senhor não pode tentar apagar a história daqueles que lhe antecederam. Mas, infelizmente, de modo errôneo é o que temos visto na atualidade. Moisés libertou os hebreus do Egito e os guiou no deserto, enquanto Josué foi chamado para por este povo na Terra Prometida.

A liderança de Josué é parte de uma construção, não surgiu de uma hora para outra. Ele seguiu uma jornada ao lado de Moisés, as Escrituras Sagradas afirmam que ele era “servo de Moisés” (Js 1.1). O líder pertence a um projeto maior do que ele e a sua liderança é apenas a continuidade de uma história da qual outros também fazem parte. Não se esqueça desta verdade!


3. A lealdade de Josué.

Fidelidade é uma marca importante de uma liderança e um dos caminhos para o seu sucesso. Lealdade tem relação com honestidade. verdade, sinceridade. compromisso com as alianças firmadas e respeitabilidade. Todo líder é desafiado a ser leal a Deus, aos seus princípios, aos seus líderes e liderados. A primeira referência que a Bíblia faz da pessoa de Josué remete ao momento no qual ele está obedecendo a ordem de Moisés para que lutasse contra Amaleque (Êx 17.8-16). Sempre que Josué é citado, ele aparece junto de Moisés. Vemos aqui um relacionamento de respeito, obediência, perseverança e compromisso. Josué também demonstrava interesse pelas coisas espirituais e compromisso com seu líder e seu povo (Êx 33.11).


Moisés compartilhou da glória que recebeu de Deus com Josué e esta glória fez com que toda a congregação obedecesse a Josué (Nm 27-20). O líder não pode ter medo de repartir com seus liderados aquilo que recebeu do Senhor. Deus confirmou a liderança de Josué perante o povo. O Senhor também animou e encorajou Josué, pois sua missão seria árdua e ele não poderia temer ou desanimar (Js 1.6,7).A lealdade de Josué a Moisés lhe rendeu bons e duráveis frutos em sua própria liderança. Seja leal ao Senhor e aos seus líderes.


SUBSÍDIO 1

Professor(a), enfatize que “desde o princípio, Josué serviu como assistente de Moisés e líder de Israel na batalha (Êx 17.9). Agora, esse homem, suposto oficial do exército de Faraó antes do Êxodo, será o sucessor de Moisés. Josué será o líder espiritual e militar do povo de Israel durante a conquista de Canaã, a Terra Prometida. É apropriado o livro de Josué abrir com uma descrição da preparação de Josué por Deus para o desempenho de seu papel. Essa preparação é aberta com uma promessa (1.1-5), pois toda a obra de Deus em nós é baseada na graça. Josué deve ser “forte”, ”corajoso” e reclamar a promessa por seguir cuidadosamente a Lei de Deus. Enquanto ele andar nos passos definidos na Lei, o Senhor estará com ele seja aonde for.” (RICHARDS. Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. ed.10. Rio de Janeiro: CPAD. 2010, p.145.)


II- O LÍDER CERTO. NO TEMPO CERTO

1. Quem foi Josué.

Não encon­tramos na Bíblia muitas referências a respeito da família de Josué, mas sabemos que ele era filho de Num (Nm 13.16). O seu nome Jehoshua significa “Jeová é salvação” e tem a mesma forma grega do nome Jesus (At 7,45: Hb 4.8). Josué se chamava Oseias e Moisés mudou o nome dele por ocasião do envio dos espiões à terra de Canaã e certamente essa mudança tem relação direta com a missão para a qual ele foi designado por Deus (Nm 13.16).


Dos doze homens enviados por Moisés para espiarem a terra de Canaã. apenas Josué e Calebe se mantiveram fiéis e confiantes na promessa de Deus, buscando animar o povo e por isso ao contrário dos demais, eles foram recompensados pelo Senhor, sendo os únicos daquela geração dos que saíram do Egito a entrar na Terra Prometida (Nm 14.35-38). A história de Josué evidencia-o como um bravo guerreiro que conduziu o seu povo em todas as suas batalhas (Js 8). Outra característica foi a sua intolerância com o pecado, como se vê no caso de Acã (Js 7). Esta é uma breve descrição de Josué, o homem escolhido por Deus para ser o sucessor de Moisés.


2. Josué e o seu tempo.

Os desafios que um líder enfrenta sempre são inerentes ao tempo em que ele vive, e isso não foi diferente na vida de Josué. Ele assumiu a liderança em um período em que os hebreus ainda não tinham adentrado na Terra Prometida, um tempo que iria exigir muitas batalhas.


O primeiro obstáculo que Josué teve de enfrentar foi o rio Jordão que estava à sua frente. Mas, Deus o fez vitorioso confirmando e aprovando a sua liderança. Contudo, os desafios da liderança de Josué estavam apenas começando, pois ele teria a responsabilidade de colocar o povo de Deus na Terra Prometida, lugar habitado por diversos povos pagãos e idólatras. Há uma lista de trinta e um reis que foram vencidos por Israel sob a liderança de Josué, o que demonstra claramente o seu caráter aguerrido e corajoso.


3. Josué, o líder certo, na hora certa.

O tempo no qual Josué esteve à frente de Israel exigia um líder com as suas características e com o seu ímpeto de guerra. O povo e a história pertencem a Deus, e isso implica em afirmar que é Ele quem os controla, dispondo de totais condições para agir como e quando desejar (Sl 59.13). Aliás, o Senhor ressaltou esta verdade a Josué quando afirmou que “ninguém se sustentará diante de ti, todos os dias da tua vida” Js 1.5). Deus sabe qual o líder ideal para um determinado tempo e Ele também sabe com quais pessoas pode contar para que a sua obra continue sendo realizada e avance. Essa verdade se confirma na vida e na liderança de Josué de forma bem acentuada.


Moisés era um homem manso (Nm 12.3), um diplomata que teve que tratar diversas vezes com Faraó. autoridade máxima no Egito; já Josué era um bravo guerreiro (Js 5.13-15), pois tinha como missão ajudar o seu povo na conquista da Terra Prometida. Josué não era o líder ideal para conduzir um povo de dura cerviz pelo deserto, assim como Moisés não seria o líder ideal para introduzir este povo numa terra de inimigos que precisavam ser vencidos pela espada. Josué foi o líder certo na hora certa e para a tarefa certa.


SUBSÍDIO 2

Professor (a), Moisés é o único líder de Israel, o profeta protótipo que prefigura Jesus Cristo. Mas Josué é um modelo para todos os líderes da era do Antigo Testamento. O que aprendemos com sua liderança? Primeiro, a missão dos líderes do Antigo Testamento era preparar Israel para reivindicar e ocupar a Terra Prometida por Deus (Js 1.2-4). Segundo a eficiência dos líderes do Antigo Testamento dependia da presença divina, pois era Deus quem concedia vitória. Terceiro, a principal responsabilidade do líder era compromisso pessoal em ‘cuidado de fazer conforme toda a Lei ordenada por meu servo Moisés’ (Js 1.7). Quarto. a principal característica do líder era força e coragem, pois muitas vezes, parecia arriscado obedecer a Deus plenamente mas ainda assim, era essencial. (RICHARDS. Lawrence 0. Guia do Leitor da Biblia. ed. 10. Rio de Janeiro: CPAD. 2010, p. 145.)”


III- A PESSOA DE JOSUÉ

1. Josué e sua família.

Já vimos algumas características da pessoa e da liderança de Josué, mas há algo que ainda precisa ser destacado: a forma como ele liderou a sua família. Não sabemos o nome da sua esposa e nem dos seus filhos, contudo sabemos que eram tementes a Deus, pois ele mesmo afirmou: “eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Js 24.15).


Diante da escolha e afirmação de Josué, o povo reafirmou o compromisso de também servir somente ao Senhor (Js 24.16-17). Josué foi um líder vencedor em seu lar, junto de sua família. Infelizmente, muitos líderes, diante das responsabilidades, acabam negligenciando o cuidado com a família. A família deve ser vista como prioridade por aqueles que almejam a liderança.


2. Josué é suas imperfeições.

Diante do chamado do Senhor, Josué teve muitas incertezas e até receios, pois o Senhor confirmou seu chamado dizendo: “esforça-te e tem bom ânimo” (Js 1.6). As incertezas e receios não são sinais de fraqueza, mas mostram a sua humanidade e a consciência de suas limitações. Como indivíduo, certamente Josué não teve somente virtudes. Podemos constatar tal verdade quando ele vê dois homens. Eldade e Medade, profetizando no meio do povo e diz: “Senhor meu, Moisés proíbe-lo” (Nm 10.28). Josué estava com ciúmes. E isso fica evidente na resposta de Moisés: “Tens tu ciúmes por mim?” (Nm 11.29). Josué teve de aprender que, no meio do povo de Deus, há espaço para todos exercerem seus dons e talentos. Josué não era perfeito, mas isso não anulou os planos de Deus para a sua vida. A liderança não isenta o líder de cometer falhas, mas suas falhas também não invalidam os planos de Deus para a sua vida.


3. Josué não consultou a Deus.

Outro fato que evidencia as imperfeições de Josué foi quando ele não consultou ao Senhor e fez uma aliança com os gibeonitas (Js 9.1-27). Contudo, acreditamos que o seu maior erro foi não ter preparado um sucessor. Grandes líderes preparam e deixam sucessores: Moisés deixou Josué: Elias a Eliseu: Eliseu a Jeú: Jesus deixou os seus discípulos e Paulo preparou e designou a Timóteo que por sua vez confiou a homens fiéis e idôneos. Depois da morte de Josué, instalou­-se um terrível período de apostasia e idolatria: “Naqueles dias, não havia rei em Israel: cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos” (Jz 17.6).


SUBSIDIO 3

Professor (a), enfatize que ‘Deus dera instruções específicas para que os israelitas não fizessem tratado algum com os habitantes de Canaã (Êx 23.32; 34.12). Como estrategista, Josué sempre buscou a Deus antes de conduzir suas tropas a qualquer batalha. Mas aquele tratado de paz com os gibeonitas pareceu inocente e Josué e os líderes tomaram esta decisão sem consultar ao Senhor. Ao deixarem de buscar a direção de Deus e apressar-se com seus próprios planos, tiveram que lidar com pessoas desonestas e uma aliança desajustada.’ (Bíblia de Aplicação Pessoal Rio de Janeiro CPAD. p. 289.)


PROFESSOR (A), “assuma o compromisso de tornar-se alguém que cuida de outras pessoas. O compromisso de ajudar pessoas muda suas prioridades e ações. O amor pelos outros sempre encontra uma maneira de ajudar: a indiferença em relação aos outros não encontra nada além de desculpas. As pessoas melhoram ou pioram para ir de encontro às expectativas daqueles que os cercam. Dê a elas sua confiança e esperança e farão tudo o que podem para que não sejam decepcionados. Não se pode cuidar de ninguém a distância” (MAXWELL. John C. Como Tornar-se Uma Pessoa de Influência. Rio de Janeiro: CPAD. 2000. p. 71).


CONCLUSÃO

Muitas eram as qualidades de Josué e o legado que ele deixou para as próximas gerações. Ele foi escolhido pelo Senhor para uma determinada tarefa em um tempo específico e aceitou, juntamente com sua família, servir a Deus com fidelidade e integridade.

HORA DA REVISÃO

1) Quem escolheu Josué para ser o sucessor de Moisés? Foi o Senhor quem fez a escolha.

2) O que garantiu o sucesso de Josué em toda a sua trajetória? Sua lealdade ao Senhor e a Moisés.

3) Cite uma marca importante de uma liderança. Fidelidade é uma marca importante de uma liderança e um dos caminhos para o sucesso.

4) Qual a primeira referência que a Bíblia fez a Josué? A primeira referência que a Bíblia faz da pessoa de Josué remete ao momento no qual ele está obedecendo à ordem de Moisés para que lutasse contra Amaleque (Êx 17.8-16).

5) Qual o significado do nome “Josué”? O seu nome Jehoshua significa Jeová é salvação.

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !