Lição 4 - A LIDERANÇA DE JOSUÉ

📝 Tema: Liderança na Igreja de Cristo - Escolhidos por Deus para Servir | 4° Trimestre de 2022 – CPAD

🎓 Classe: Jovens

Comentarista: Elias Torralbo

TEXTO PRINCIPAL

“Esforça-te e tem bom Ăąnimo, porque tu farĂĄs a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.” (Js 1.6)


RESUMO DA LIÇÃO

O lĂ­der precisa aprender a depender de Deus para que alcance sucesso em sua missĂŁo.

👇 VEJA TAMBÉM LiçÔes CPAD 👇

👉 Novas liçÔes da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas liçÔes da classe dos JOVENSAqui

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Hb 12.1,2

Olhar para Jesus

TERÇA – 1 Co 4.1,2

A fidelidade de quem lidera

QUARTA – Nm 27.12-17

Estabelecer sucessores

QUINTA – 2 Tm 3.1-17

O lĂ­der deve conhecer o seu tempo

SEXTA – Dn 2.20

Sabedoria e força

SÁBADO – Mt 26.41

Ser vigilante


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se jĂĄ ! 

OBJETIVOS

• SABER que JosuĂ© foi sucessor de MoisĂ©s;

• COMPREENDER a importĂąncia do lĂ­der certo no tempo certo;

• APRESENTAR a pessoa de JosuĂ©

INTERAÇÃO

Prezado (a) professor(a), na lição deste domingo estudaremos a respeito da liderança do homem que sucedeu a MoisĂ©s – JosuĂ©. Enfatiza que por ter ajudado a MoisĂ©s durante muitos anos, JosuĂ© estava bem preparado para assumir o comando da nação. As mudanças na liderança sĂŁo comuns em muitas organizaçÔes. Nestas ocasiĂ”es, uma transição suave Ă© essencial para o estabelecimento da nova administração, Isto nĂŁo acontece a menos que novos lĂ­deres sejam treinados. Caso vocĂȘ ocupe uma posição de liderança, prepare alguĂ©m para assumir seu lugar. EntĂŁo, quando vocĂȘ partir ou for promovido, os negĂłcios serĂŁo realizados eficazmente. Se vocĂȘ desejar ser um lĂ­der, aprenda com os outros, a fim de estar pronto quando a oportunidade chegar” (BĂ­blia de Aplicação Pessoal, Rio de Janeiro: CPAD, p. 277).


ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), sugerimos para a lição deste domingo que vocĂȘ reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos as qualidades do lĂ­der JosuĂ©.

PONTOS FORTES E ÊXITOS:

👉 Assistente e sucessor de MoisĂ©s

👉 Um dos dais com mais de 20 anos de idade que saíram do Egito e viveram para entrar na Terra Prometida

👉 Guiou os israelitas para entrarem na terra que Deus lhes prometera.

👉 Brilhante estrategista militar.

👉 Tinha fĂ© para pedir a Deus orienta<;ao nos desafios que enfrentava

LIÇÕES DE VIDA:

🎯 A liderança efetiva costuma ser produto da boa preparação e encorajamento      

🎯 As pessoas nas quais nos espelhamos exerceram influĂȘncia sobre nĂłs.

🎯 A pessoa comprometida com Deus nos proporciona o melhor exemplo.

Extraído da Bíblia de Aplicação Pessoal Rio de Janeiro: CPAD. p. 280.

TEXTO BÍBLICO

Josué 1:1-9

1 E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

2 Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

3 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

4 Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, serå o vosso termo.

5 Ninguém te poderå resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

6 Esforça-te, e tem bom ùnimo; porque tu farås a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7 Tão-somente esforça-te e tem mui bom ùnimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

8 NĂŁo se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele estĂĄ escrito; porque entĂŁo farĂĄs prosperar o teu caminho, e serĂĄs bem sucedido.

9 Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ùnimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

INTRODUÇÃO

JosuĂ© foi um lĂ­der bem-sucedido, razĂŁo pela qual a sua trajetĂłria tem sido um referencial e inspiração para muitos que almejam ĂȘxito em sua liderança. Ele recebeu a honra de suceder MoisĂ©s e a grande responsabilidade de ajudar os hebreus a entrarem na Terra Prometida. Nesta lição, vamos refletir a respeito da liderança de JosuĂ© extraindo liçÔes fundamentais para aqueles que jĂĄ exercem algum tipo de liderança;:a ou que futuramente vĂŁo exercer.


I – O SUCESSOR DE MOISÉS

1. Uma escolha divina.

Depois da morte de MoisĂ©s. JosuĂ© assumiu a liderança do povo de Deus (Js 1.2). É importante ressaltar que foi o Senhor quem fez essa escolha. Ao perceber que os dias de sua vida estavam se findando, MoisĂ©s pediu ao Senhor que apontasse aquele que seria o seu sucessor: “[…] ponha um homem sobre esta congregação”(Nm 27,15-17). A preocupação de MoisĂ©s nĂŁo foi com a sua permanĂȘncia como lĂ­der, mas com o povo de Deus, para que nĂŁo se tornasse “como ovelhas que nĂŁo tem pastor”(v. 17).


Esta Ă© mais uma atitude admirĂĄvel de MoisĂ©s. O Senhor ouviu a petição do seu servo e o incumbiu a conduzir JosuĂ© atĂ© o sacerdote confirmando-o como o seu sucessor (Nm 27,18-20). JosuĂ© nĂŁo foi uma escolha de MoisĂ©s, mas de Deus, o que lhe garantiu ĂȘxito em toda a sua trajetĂłria como lĂ­der de Israel. O lĂ­der deve ser chamado e ungido primeiramente pelo Senhor. NĂŁo adianta ter a unção dos homens e nĂŁo ter a do Todo-Poderoso.


2. A continuidade da histĂłria.

O Senhor deixa claro que, por mais importante que viesse a ser a liderança de Josué, ela seria a continuidade de uma história jå em andamento na qual Moisés jå havia contribuído. Aprendemos com esta verdade que um líder escolhido pelo Senhor não pode tentar apagar a história daqueles que lhe antecederam. Mas, infelizmente, de modo errÎneo é o que temos visto na atualidade. Moisés libertou os hebreus do Egito e os guiou no deserto, enquanto Josué foi chamado para por este povo na Terra Prometida.

A liderança de JosuĂ© Ă© parte de uma construção, nĂŁo surgiu de uma hora para outra. Ele seguiu uma jornada ao lado de MoisĂ©s, as Escrituras Sagradas afirmam que ele era “servo de MoisĂ©s” (Js 1.1). O lĂ­der pertence a um projeto maior do que ele e a sua liderança Ă© apenas a continuidade de uma histĂłria da qual outros tambĂ©m fazem parte. NĂŁo se esqueça desta verdade!


3. A lealdade de Josué.

Fidelidade Ă© uma marca importante de uma liderança e um dos caminhos para o seu sucesso. Lealdade tem relação com honestidade. verdade, sinceridade. compromisso com as alianças firmadas e respeitabilidade. Todo lĂ­der Ă© desafiado a ser leal a Deus, aos seus princĂ­pios, aos seus lĂ­deres e liderados. A primeira referĂȘncia que a BĂ­blia faz da pessoa de JosuĂ© remete ao momento no qual ele estĂĄ obedecendo a ordem de MoisĂ©s para que lutasse contra Amaleque (Êx 17.8-16). Sempre que JosuĂ© Ă© citado, ele aparece junto de MoisĂ©s. Vemos aqui um relacionamento de respeito, obediĂȘncia, perseverança e compromisso. JosuĂ© tambĂ©m demonstrava interesse pelas coisas espirituais e compromisso com seu lĂ­der e seu povo (Êx 33.11).


Moisés compartilhou da glória que recebeu de Deus com Josué e esta glória fez com que toda a congregação obedecesse a Josué (Nm 27-20). O líder não pode ter medo de repartir com seus liderados aquilo que recebeu do Senhor. Deus confirmou a liderança de Josué perante o povo. O Senhor também animou e encorajou Josué, pois sua missão seria årdua e ele não poderia temer ou desanimar (Js 1.6,7).A lealdade de Josué a Moisés lhe rendeu bons e duråveis frutos em sua própria liderança. Seja leal ao Senhor e aos seus líderes.


SUBSÍDIO 1

Professor(a), enfatize que “desde o princĂ­pio, JosuĂ© serviu como assistente de MoisĂ©s e lĂ­der de Israel na batalha (Êx 17.9). Agora, esse homem, suposto oficial do exĂ©rcito de FaraĂł antes do Êxodo, serĂĄ o sucessor de MoisĂ©s. JosuĂ© serĂĄ o lĂ­der espiritual e militar do povo de Israel durante a conquista de CanaĂŁ, a Terra Prometida. É apropriado o livro de JosuĂ© abrir com uma descrição da preparação de JosuĂ© por Deus para o desempenho de seu papel. Essa preparação Ă© aberta com uma promessa (1.1-5), pois toda a obra de Deus em nĂłs Ă© baseada na graça. JosuĂ© deve ser “forte”, ”corajoso” e reclamar a promessa por seguir cuidadosamente a Lei de Deus. Enquanto ele andar nos passos definidos na Lei, o Senhor estarĂĄ com ele seja aonde for.” (RICHARDS. Lawrence O. Guia do Leitor da BĂ­blia. ed.10. Rio de Janeiro: CPAD. 2010, p.145.)


II- O LÍDER CERTO. NO TEMPO CERTO

1. Quem foi Josué.

NĂŁo encon­tramos na BĂ­blia muitas referĂȘncias a respeito da famĂ­lia de JosuĂ©, mas sabemos que ele era filho de Num (Nm 13.16). O seu nome Jehoshua significa “JeovĂĄ Ă© salvação” e tem a mesma forma grega do nome Jesus (At 7,45: Hb 4.8). JosuĂ© se chamava Oseias e MoisĂ©s mudou o nome dele por ocasiĂŁo do envio dos espiĂ”es Ă  terra de CanaĂŁ e certamente essa mudança tem relação direta com a missĂŁo para a qual ele foi designado por Deus (Nm 13.16).


Dos doze homens enviados por MoisĂ©s para espiarem a terra de CanaĂŁ. apenas JosuĂ© e Calebe se mantiveram fiĂ©is e confiantes na promessa de Deus, buscando animar o povo e por isso ao contrĂĄrio dos demais, eles foram recompensados pelo Senhor, sendo os Ășnicos daquela geração dos que saĂ­ram do Egito a entrar na Terra Prometida (Nm 14.35-38). A histĂłria de JosuĂ© evidencia-o como um bravo guerreiro que conduziu o seu povo em todas as suas batalhas (Js 8). Outra caracterĂ­stica foi a sua intolerĂąncia com o pecado, como se vĂȘ no caso de AcĂŁ (Js 7). Esta Ă© uma breve descrição de JosuĂ©, o homem escolhido por Deus para ser o sucessor de MoisĂ©s.


2. Josué e o seu tempo.

Os desafios que um líder enfrenta sempre são inerentes ao tempo em que ele vive, e isso não foi diferente na vida de Josué. Ele assumiu a liderança em um período em que os hebreus ainda não tinham adentrado na Terra Prometida, um tempo que iria exigir muitas batalhas.


O primeiro obståculo que Josué teve de enfrentar foi o rio Jordão que estava à sua frente. Mas, Deus o fez vitorioso confirmando e aprovando a sua liderança. Contudo, os desafios da liderança de Josué estavam apenas começando, pois ele teria a responsabilidade de colocar o povo de Deus na Terra Prometida, lugar habitado por diversos povos pagãos e idólatras. Hå uma lista de trinta e um reis que foram vencidos por Israel sob a liderança de Josué, o que demonstra claramente o seu caråter aguerrido e corajoso.


3. Josué, o líder certo, na hora certa.

O tempo no qual JosuĂ© esteve Ă  frente de Israel exigia um lĂ­der com as suas caracterĂ­sticas e com o seu Ă­mpeto de guerra. O povo e a histĂłria pertencem a Deus, e isso implica em afirmar que Ă© Ele quem os controla, dispondo de totais condiçÔes para agir como e quando desejar (Sl 59.13). AliĂĄs, o Senhor ressaltou esta verdade a JosuĂ© quando afirmou que “ninguĂ©m se sustentarĂĄ diante de ti, todos os dias da tua vida” Js 1.5). Deus sabe qual o lĂ­der ideal para um determinado tempo e Ele tambĂ©m sabe com quais pessoas pode contar para que a sua obra continue sendo realizada e avance. Essa verdade se confirma na vida e na liderança de JosuĂ© de forma bem acentuada.


Moisés era um homem manso (Nm 12.3), um diplomata que teve que tratar diversas vezes com Faraó. autoridade måxima no Egito; jå Josué era um bravo guerreiro (Js 5.13-15), pois tinha como missão ajudar o seu povo na conquista da Terra Prometida. Josué não era o líder ideal para conduzir um povo de dura cerviz pelo deserto, assim como Moisés não seria o líder ideal para introduzir este povo numa terra de inimigos que precisavam ser vencidos pela espada. Josué foi o líder certo na hora certa e para a tarefa certa.


SUBSÍDIO 2

Professor (a), MoisĂ©s Ă© o Ășnico lĂ­der de Israel, o profeta protĂłtipo que prefigura Jesus Cristo. Mas JosuĂ© Ă© um modelo para todos os lĂ­deres da era do Antigo Testamento. O que aprendemos com sua liderança? Primeiro, a missĂŁo dos lĂ­deres do Antigo Testamento era preparar Israel para reivindicar e ocupar a Terra Prometida por Deus (Js 1.2-4). Segundo a eficiĂȘncia dos lĂ­deres do Antigo Testamento dependia da presença divina, pois era Deus quem concedia vitĂłria. Terceiro, a principal responsabilidade do lĂ­der era compromisso pessoal em ‘cuidado de fazer conforme toda a Lei ordenada por meu servo MoisĂ©s’ (Js 1.7). Quarto. a principal caracterĂ­stica do lĂ­der era força e coragem, pois muitas vezes, parecia arriscado obedecer a Deus plenamente mas ainda assim, era essencial. (RICHARDS. Lawrence 0. Guia do Leitor da Biblia. ed. 10. Rio de Janeiro: CPAD. 2010, p. 145.)”


III- A PESSOA DE JOSUÉ

1. Josué e sua família.

JĂĄ vimos algumas caracterĂ­sticas da pessoa e da liderança de JosuĂ©, mas hĂĄ algo que ainda precisa ser destacado: a forma como ele liderou a sua famĂ­lia. NĂŁo sabemos o nome da sua esposa e nem dos seus filhos, contudo sabemos que eram tementes a Deus, pois ele mesmo afirmou: “eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Js 24.15).


Diante da escolha e afirmação de Josué, o povo reafirmou o compromisso de também servir somente ao Senhor (Js 24.16-17). Josué foi um líder vencedor em seu lar, junto de sua família. Infelizmente, muitos líderes, diante das responsabilidades, acabam negligenciando o cuidado com a família. A família deve ser vista como prioridade por aqueles que almejam a liderança.


2. Josué é suas imperfeiçÔes.

Diante do chamado do Senhor, JosuĂ© teve muitas incertezas e atĂ© receios, pois o Senhor confirmou seu chamado dizendo: “esforça-te e tem bom Ăąnimo” (Js 1.6). As incertezas e receios nĂŁo sĂŁo sinais de fraqueza, mas mostram a sua humanidade e a consciĂȘncia de suas limitaçÔes. Como indivĂ­duo, certamente JosuĂ© nĂŁo teve somente virtudes. Podemos constatar tal verdade quando ele vĂȘ dois homens. Eldade e Medade, profetizando no meio do povo e diz: “Senhor meu, MoisĂ©s proĂ­be-lo” (Nm 10.28). JosuĂ© estava com ciĂșmes. E isso fica evidente na resposta de MoisĂ©s: “Tens tu ciĂșmes por mim?” (Nm 11.29). JosuĂ© teve de aprender que, no meio do povo de Deus, hĂĄ espaço para todos exercerem seus dons e talentos. JosuĂ© nĂŁo era perfeito, mas isso nĂŁo anulou os planos de Deus para a sua vida. A liderança nĂŁo isenta o lĂ­der de cometer falhas, mas suas falhas tambĂ©m nĂŁo invalidam os planos de Deus para a sua vida.


3. Josué não consultou a Deus.

Outro fato que evidencia as imperfeiçÔes de JosuĂ© foi quando ele nĂŁo consultou ao Senhor e fez uma aliança com os gibeonitas (Js 9.1-27). Contudo, acreditamos que o seu maior erro foi nĂŁo ter preparado um sucessor. Grandes lĂ­deres preparam e deixam sucessores: MoisĂ©s deixou JosuĂ©: Elias a Eliseu: Eliseu a JeĂș: Jesus deixou os seus discĂ­pulos e Paulo preparou e designou a TimĂłteo que por sua vez confiou a homens fiĂ©is e idĂŽneos. Depois da morte de JosuĂ©, instalou­-se um terrĂ­vel perĂ­odo de apostasia e idolatria: “Naqueles dias, nĂŁo havia rei em Israel: cada qual fazia o que parecia direito aos seus olhos” (Jz 17.6).


SUBSIDIO 3

Professor (a), enfatize que ‘Deus dera instruçÔes especĂ­ficas para que os israelitas nĂŁo fizessem tratado algum com os habitantes de CanaĂŁ (Êx 23.32; 34.12). Como estrategista, JosuĂ© sempre buscou a Deus antes de conduzir suas tropas a qualquer batalha. Mas aquele tratado de paz com os gibeonitas pareceu inocente e JosuĂ© e os lĂ­deres tomaram esta decisĂŁo sem consultar ao Senhor. Ao deixarem de buscar a direção de Deus e apressar-se com seus prĂłprios planos, tiveram que lidar com pessoas desonestas e uma aliança desajustada.’ (BĂ­blia de Aplicação Pessoal Rio de Janeiro CPAD. p. 289.)


PROFESSOR (A), “assuma o compromisso de tornar-se alguĂ©m que cuida de outras pessoas. O compromisso de ajudar pessoas muda suas prioridades e açÔes. O amor pelos outros sempre encontra uma maneira de ajudar: a indiferença em relação aos outros nĂŁo encontra nada alĂ©m de desculpas. As pessoas melhoram ou pioram para ir de encontro Ă s expectativas daqueles que os cercam. DĂȘ a elas sua confiança e esperança e farĂŁo tudo o que podem para que nĂŁo sejam decepcionados. NĂŁo se pode cuidar de ninguĂ©m a distĂąncia” (MAXWELL. John C. Como Tornar-se Uma Pessoa de InfluĂȘncia. Rio de Janeiro: CPAD. 2000. p. 71).


CONCLUSÃO

Muitas eram as qualidades de Josué e o legado que ele deixou para as próximas geraçÔes. Ele foi escolhido pelo Senhor para uma determinada tarefa em um tempo específico e aceitou, juntamente com sua família, servir a Deus com fidelidade e integridade.

HORA DA REVISÃO

1) Quem escolheu Josué para ser o sucessor de Moisés? Foi o Senhor quem fez a escolha.

2) O que garantiu o sucesso de Josué em toda a sua trajetória? Sua lealdade ao Senhor e a Moisés.

3) Cite uma marca importante de uma liderança. Fidelidade é uma marca importante de uma liderança e um dos caminhos para o sucesso.

4) Qual a primeira referĂȘncia que a BĂ­blia fez a JosuĂ©? A primeira referĂȘncia que a BĂ­blia faz da pessoa de JosuĂ© remete ao momento no qual ele estĂĄ obedecendo Ă  ordem de MoisĂ©s para que lutasse contra Amaleque (Êx 17.8-16).

5) Qual o significado do nome “JosuĂ©”? O seu nome Jehoshua significa JeovĂĄ Ă© salvação.