Lição 9 - Gogue e Magogue: Um Dia de Juízo

ūüēõ Data: 27 de novembro de 2022

Comentarista: Esequias Soares

ūüďĚ REVISTA: A Justi√ßa Divina: A Prepara√ß√£o do Povo de Deus para os √öltimos Dias no Livro de Ezequiel

ūüďö  TEXTO √ĀUREO

“E sair√° a enganar as na√ß√Ķes que est√£o sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo n√ļmero √© como a areia do mar para as ajuntar em batalha.” (Ap 20.8)

ūüí°  VERDADE PR√ĀTICA

A palavra profética anuncia que, antes da restauração espiritual de Israel, virão Gogue e seu bando para invadir a Terra Santa, mas eles serão derrotados.

 LEITURA DI√ĀRIA

Segunda - Gn 10.2

Magogue é um descendente de Jafé, filho de Noé

Terça - Jr 1.14

"O mal vem do Norte" era o ditado desde os dias de Jeremias

Quarta - Ez 27.13; 38.2

Meseque e Tubal aparecem como confederados de Gogue

Quinta - Ez 38.16

Nesse conflito todas as na√ß√Ķes ficar√£o sabendo que Jav√© √© Deus

Sexta - Ap 16.13-16

A batalha do Armagedom não é a mesma do conflito de Gogue

S√°bado - Zc 14.2-4

Os inimigos de Israel ser√£o derrotados no fim dos tempos


LEITURA B√ćBLICA EM CLASSE

Ezequiel 38.1-6; 39.1-10

Ezequiel 38

1 - Veio mais a mim a palavra do SENHOR, dizendo:

2 - Filho do homem, dirige o rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e de Tubal, e profetiza contra ele.

3 - E dize: Assim diz o Senhor JEOV√Ā: Eis que eu sou contra ti, √≥ Gogue, pr√≠ncipe e chefe de Meseque e de Tubal.

4 - E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos bizarramente, congregação grande, com escudo e rodela, manejando todos a espada;

5 - persas, etíopes e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;

6 - Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma, da banda do Norte, e todas as suas tropas, muitos povos contigo.


Ezequiel 39

1 - Tu, pois, √≥ filho do homem, profetiza ainda contra Gogue e dize: Assim diz o Senhor JEOV√Ā: Eis que eu sou contra ti, √≥ Gogue, pr√≠ncipe e chefe de Meseque e de Tubal.

2 - E te farei voltear, e te porei seis anzóis, e te farei subir das bandas do Norte, e te trarei aos montes de Israel.

3 - E tirarei o teu arco da tua m√£o esquerda e farei cair as tuas flechas da tua m√£o direita.

4 - Nos montes de Israel, cairás, tu, e todas as tuas tropas, e os povos que estão contigo; e às aves de rapina, e às aves de toda a asa, e aos animais do campo, te darei por pasto.

5 - Sobre a face do campo cair√°s, porque eu falei, diz o Senhor JEOV√Ā.

6 - E enviarei um fogo sobre Magogue e entre os que habitam seguros nas ilhas; e saber√£o que eu sou o SENHOR.

7 - E farei conhecido o meu santo nome no meio do meu povo de Israel e nunca mais deixarei profanar o meu santo nome; e as na√ß√Ķes saber√£o que eu sou o Senhor, o Santo em Israel.

8 - Eis que √© vindo e se cumprir√°, diz o Senhor JEOV√Ā; este √© o dia de que tenho falado.

9 - E os habitantes das cidades de Israel sair√£o, e totalmente queimar√£o as armas, e os escudos, e as rodelas, com os arcos, e com as flechas, e com os bast√Ķes de m√£o, e com as lan√ßas; e far√£o fogo com tudo isso por sete anos.

10 - E n√£o trar√£o lenha do campo, nem a cortar√£o dos bosques, mas com as armas acender√£o fogo; e roubar√£o aos que os roubaram e despojar√£o aos que despojaram, diz o Senhor JEOV√Ā.

Hinos Sugeridos: 237, 457, 492 da Harpa Crist√£


INTRODUÇÃO

A profecia cumprida na antiguidade b√≠blica tem levado a ala c√©tica a argumentar que a profecia foi escrita depois do fato acontecido. Com rela√ß√£o √†s profecias messi√Ęnicas, n√£o h√° como defender esse pensamento. Nesta li√ß√£o, veremos as profecias de Ezequiel que tratam de eventos que ainda n√£o ocorreram com Israel. Muito mais agora, com Israel no centro do notici√°rio mundial, eles n√£o podem dizer que o profeta escreveu a profecia depois dos fatos.

PALAVRA-CHAVE

Juízo


I - SOBRE A IDENTIDADE DOS POVOS INVASORES (PARTE 1)

Essa profecia envolve muitos nomes, e alguns deles at√© parecem enigm√°ticos. O nosso desafio √© identificar quem s√£o, hoje, os povos que Ezequiel menciona na antiguidade. 

 

1. Os invasores (38.6; 39.2).

A profecia deixa claro que essa invas√£o ser√° para o “fim dos anos” (38.8); “no fim dos dias” (38.16); depois da restaura√ß√£o do Estado de Israel (38.12). Isso significa que ser√° antes da Grande Tribula√ß√£o, ou, talvez, logo no in√≠cio dela, portanto n√£o √© a mesma batalha do Armagedom (Ap 16.16). Outra informa√ß√£o importante √© que os povos da coaliz√£o do pr√≠ncipe ou comandante chamado Gogue s√£o da “banda do Norte” e outros grupos do norte da √Āfrica, como et√≠opes e os de Pute (38.5). O cap√≠tulo 39 descreve a derrocada de Gogue e os seus confederados (39.4-6). Essa informa√ß√£o geogr√°fica √© vaga e muito gen√©rica, considerando a vasta extens√£o territorial e multid√£o de povos que habitam ali.

 

2. Compreendendo a profecia.

O discurso de Ezequiel deixa claro que a mensagem n√£o √© para a sua gera√ß√£o, mas para quando Deus fizer regressar o seu povo da di√°spora de todas as na√ß√Ķes da terra (Ez 36.24; Am 9.14,15). Como a profecia √© para um tempo ainda distante, esses or√°culos divinos foram vazados na linguagem da √©poca do destinat√°rio original. √Č necess√°rio, pois, identificar esses povos no contexto em que vivia o profeta e procurar identific√°-los nos tempos atuais, quando poss√≠vel. Isso tornar√° a profecia compreens√≠vel e mais v√≠vida em nossos dias.

 

3. Gogue (38.2a; 39.1a).

O nome “Gogue” fora da profecia de Ezequiel s√≥ aparece mais duas vezes nas Escrituras, um descendente de R√ļben, sem qualquer v√≠nculo com a profecia (1 Cr 5.4), e na revolta de Satan√°s contra Deus e seu povo depois do Mil√™nio, em Apocalipse 20.8, como outro acontecimento. Tais nomes em Apocalipse s√£o emprestados de Ezequiel 38 e 39. A Enciclop√©dia Judaica identifica Gogue com o rei Gyges, tamb√©m conhecido como Gogo, da L√≠dia, regi√£o da Anat√≥lia, na atual Turquia asi√°tica. Essa √© a intepreta√ß√£o da maioria dos expositores do Antigo Testamento e dos arque√≥logos. Mas a descri√ß√£o prof√©tica parece indicar um t√≠tulo, como “Fara√≥”, no Egito; “X√°”, na antiga P√©rsia; “C√©sar”, em Roma, e n√£o o nome pessoal de algu√©m.

 

SIN√ďPSE I

O cap√≠tulo 39 de Ezequiel descreve a derrocada de Gogue e os seus confederados. Gogue se refere a um l√≠der semelhante ao “Fara√≥”, “X√°” ou “C√©sar”.

 

Auxílio Teológico

Gogue

“Gogue √© o rei da terra de Magogue e o principal governante de Meseque e Tubal. Em Gn 10.2, Magogue, Meseque e Tubal s√£o os nomes dos filhos de Jaf√©. Por conseguinte, a batalha futura aqui descrita ser√° travada por um descendente de Jaf√©. Gogue tamb√©m pode ser um nome representativo da iniquidade e da oposi√ß√£o a Deus (ver Ap 20.7-9). Esses pa√≠ses localizam-se, possivelmente, ao extremo norte de Israel (vv. 6.15; 39.2). Ser√£o apoiados por ex√©rcitos vindos do Leste e do Sul (v.5). √Č dif√≠cil determinar a ocasi√£o dessa batalha, mas evidentemente n√£o se trata da mesma batalha de Gogue e Magogue, de Ap 20.7-9, que ocorrer√° no fim do mil√™nio” (Coment√°rio B√≠blico Beacon: Isa√≠as a Daniel. Vol. 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p. 476).

 

A descri√ß√£o prof√©tica aparece indicar um t√≠tulo, como ‘Fara√≥’, no Egito; ‘X√°’, na antiga P√©rsia; ‘C√©sar’, em Roma, e n√£o o nome pessoal de algu√©m.”


II – SOBRE A IDENTIDADE DOS POVOS INVASORES (PARTE 2)

1. Magogue (38.2b; 39.1b, 6a).

√Č o nome de um descendente de Jaf√©, filho de No√© (Gn 10.2; 1 Cr 1.5), que aparece em Ezequiel como um lugar. As fontes antigas o incluem com os habitantes do C√°ucaso, procedentes de Gomer. O historiador judeu Fl√°vio Josefo (37-103 d.C.) identifica Magogue com os citas, um conjunto de etnias n√īmades que viviam na regi√£o norte do Mar Negro e do Mar C√°spio. Os citas aparecem no Novo Testamento juntamente com os b√°rbaros (Cl 3.11).

 

2. Meseque e Tubal (38.2c; 39.1c).

Tubal e Meseque s√£o dois dos sete irm√£os filhos de Jaf√©, filho de No√©: “Os filhos de Jaf√© s√£o: Gomer, e Magogue, e Madai, e Jav√£, e Tubal, e Meseque, e Tiras” (Gn 10.2). Esses dois jafetitas deram origem a Tabal e Mushki, reinos frigianos da Capad√≥cia, na Anat√≥lia, segundo inscri√ß√Ķes ass√≠rias. Nessa coaliz√£o aparece mais um da fam√≠lia de Jaf√©, Togarma, filho de Gomer (Gn 10.3). Gomer √© o primeiro da lista dos filhos de Jaf√©, ele √© identificado desde a antiguidade com o povo do C√°ucaso.

 

3. A coalização de Gogue (38.5).

Fazem parte do bando de Gogue mais cinco povos: “persas, et√≠opes e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete; Gomer e todas as suas tropas; a casa de Togarma” (38.5,6). Todos eles s√£o citados previamente nos or√°culos de Ezequiel (27.10; 30.5). A B√≠blia hebraica emprega o nome cushe, para Eti√≥pia e pute para L√≠bia. Ambos, Cuxe e Pute s√£o descendentes de Cam, filho de No√© (Gn 10.6; 1 Cr 1.8). O norte da profecia em rela√ß√£o a Israel inclui a Mesopot√Ęmia, a √Āsia Menor e as regi√Ķes do Mar Negro e do Mar C√°spio. Os persas s√£o os atuais iranianos. A P√©rsia teve o nome mudado para Ir√£ em 1935.


SIN√ďPSE II

No livro de Ezequiel, Magogue aparece como um lugar, um território.


Auxílio Teológico

Magogue

“Um descendente de Jaf√© (Gn 10.2; 1 Cr 1.5). De acordo com Ezequiel 38.2, um povo cujo territ√≥rio ser√° futuramente governado por Gogue (q.v.). Em 38.2, l√™-se literalmente: ‘Firma bem a tua face contra Gogue, contra a terra de Magogue [...]’. [...] Gogue liderar√° uma horda do norte em uma invas√£o contra Israel (Ez 38.8-12), mas o Senhor far√° com que os seus ex√©rcitos retrocedam, e enviar√° uma saraiva de fogo na terra de Magogue e nas √°reas ao redor dela (39.6)” (Dicion√°rio B√≠blico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 1200).

 

III – SOBRE O CONTEXTO ESCATOL√ďGICO

A interpreta√ß√£o popular que considera a R√ļssia como Gogue ganhou muito espa√ßo durante o per√≠odo da Guerra Fria.     

 

1. Gogue e Magogue.

A mensagem contra “Gogue, terra de Magogue, pr√≠ncipe e chefe de Meseque e de Tubal” (38.2; 39.1) √© uma das passagens mais dif√≠ceis das Escrituras. Muitos acreditam tratar-se de uma express√£o gen√©rica para indicar o futuro inimigo de Israel.

O rei Gyges, da Lídia, por exemplo, seria a figura do futuro inimigo de Israel que comandaria os seus confederados. Segundo o Talmude, literatura religiosa muito antiga dos judeus, Gogue e Magogue são dois nomes paralelos de uma mesma nação. Esses inimigos de Israel serão derrotados e isso nos desperta a esperança da nossa vitória em Cristo, pois a profecia mostra que Deus está do lado do seu povo.

 

2. Como a R√ļssia aparece nesse contexto?

A profecia afirma que Gogue √© “pr√≠ncipe e chefe de Meseque e de Tubal” (38.2; 39.1). A palavra “chefe” em hebraico √© ro’sh, de significado amplo, “cabe√ßa, chefe, pico, monte, parte superior”. Curiosamente, a Septuaginta traduziu o termo como substantivo pr√≥prio, √°rchonta Rhos, “pr√≠ncipe de Ros”. Isso √© mantido na vers√£o b√≠blica Tradu√ß√£o Brasileira e em algumas vers√Ķes inglesas. Foi a semelhan√ßa de sons, Roshe – R√ļssia, que levou muitos estudiosos a identificarem Roshe com a R√ļssia; Meseque, com Moscou, atual capital da R√ļssia e Torgarma com Tobolsk, cidade russa. 

 

3. Origem da interpretação.

 Esse pensamento n√£o veio dos pentecostais e nem se trata de uma ideia oriunda dos dispensacionalistas, como equivocadamente dizem os cr√≠ticos. Essa interpreta√ß√£o vem de longe, desde Gesenius (1787-1842), famoso orientalista alem√£o. Em seu l√©xico hebraico, o Roshe de Ezequiel 38.2 s√£o os russos. Depois da Guerra Fria, o assunto foi ficando no esquecimento. Mas com a guerra da Ucr√Ęnia em 2022, a rela√ß√£o entre R√ļssia e o Ocidente est√° voltando ao cen√°rio mundial, o que era antes da Queda do Muro de Berlim em 1989.


AMPLIANDO O CONHECIMENTO

A fal√°cia do vaticinium ex eventu

O importante em nosso estudo n√£o √© a identidade de Gogue e seus confederados, isso s√£o detalhes, mas mostrar ao mundo a veracidade da Palavra de Deus. Os expositores c√©ticos das Escrituras, aqueles que n√£o acreditam em milagres e nem na possibilidade de o Esp√≠rito anunciar as coisas futuras por meio dos profetas, procuram explicar as profecias que j√° foram cumpridas como se fossem extra√≠das do fato ocorrido. Eles chamam essa suposta “pia fraude” de vaticinium ex eventu, “vatic√≠nio-predi√ß√£o-or√°culo a partir do evento-fato”, como se a profecia fosse escrita depois do acontecimento. Agora, com o cumprimento de profecias b√≠blicas na atualidade, eles n√£o t√™m argumento em favor do vaticinium ex eventu. (Por Esequias Soares)


SIN√ďPSE III

O contexto escatológico confirma que os inimigos de Israel serão derrotados porque Deus está do lado do seu povo.


CONCLUSÃO

√Č importante saber que a invas√£o de Gogue e o seu bando √† terra de Israel √© distinta da batalha do Armagedom, pois o ataque de Gogue ser√° ap√≥s a restaura√ß√£o de Israel, antes ou logo depois de come√ßar a Grande Tribula√ß√£o ao passo que o Armagedom se dar√° no final desse per√≠odo. Cabe tamb√©m ressaltar que essa invas√£o n√£o √© a mesma rebeli√£o de “Gogue e Magogue” (Ap 20.8), pois a profecia empresta de Ezequiel esses nomes.


REVISANDO O CONTE√öDO

1. Pela descri√ß√£o prof√©tica o que o nome “Gogue” parece indicar?

A descri√ß√£o prof√©tica parece indicar um t√≠tulo, como “Fara√≥”, no Egito; X√°, na antiga P√©rsia; C√©sar”, em Roma, e n√£o o nome pessoal de algu√©m.

2. Quem s√£o os persas hoje?

Os persas são os atuais iranianos, a Pérsia teve o nome mudado para Irã em 1935.

3. Qual o significado da palavra hebraica ro’sh?

A palavra hebraica √© ro’sh significa “cabe√ßa, chefe, pico, monte, parte superior”.

4. O que levou muitos estudiosos a identificar a R√ļssia com Gogue?

Foi a semelhan√ßa de sons, Roshe – R√ļssia, que levou muitos estudiosos a identificarem Roshe com a R√ļssia; Meseque, com Moscou, atual capital da R√ļssia e Torgarma com Tobolsk, cidade russa.

5. De onde veio a interpreta√ß√£o de que Gogue √© a R√ļssia?

Essa interpretação vem de longe, desde Gesenius (1787-1842), famoso orientalista alemão. Em seu léxico hebraico o Roshe de Ezequiel 38.2 são os russos.

VOCABUL√ĀRIO

Enigmático: Relativo a ou próprio de enigma; indecifrável; misterioso.


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