Como preparar uma boa aula de escola dominical? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Como preparar uma boa aula de escola dominical?

Charles Swindoll, em seu livro “Falando Bem - Toque Pessoas com Suas Palavras” (CPAD, 2021), conseguiu ser original ao abordar um tema tão conhecido: a arte de falar em público.

Quem lê a obra imagina encontrar um conjunto de técnicas de oratória. Afinal, é comum que esta seja a abordagem quando o assunto é a expressão verbal. Swindoll, entretanto, surpreende ao destacar em sua obra o que considera ser essencial para quem deseja comunicar bem uma mensagem. Diz ele: “Saiba quem você é. Aceite quem você é. Seja quem você é”.


É isso que também se busca acentuar neste artigo: autenticidade, destacando-se fatores subjetivos, de natureza espiritual, indispensáveis para a fluidez da mensagem da Palavra de Deus que comunicamos periodicamente, como acontece na Escola Dominical.


Antes de se preocupar com técnicas, o professor da ED precisa cuidar de si mesmo. Foi esse o conselho que Paulo deu a Timóteo, o jovem pastor que tinha a missão de ensinar continuamente a igreja que estava sob seus cuidados (1 Tm 4.16).


O professor de EBD tem uma classe que o espera todos os domingos; uma oportunidade ímpar de comunicar uma mensagem divina a corações que precisam de um alimento espiritual verdadeiramente sadio. Uma vida de comunhão com Deus – o cuidar de si mesmo – é o fundamento de um ministério de ensino vigoroso e eficaz.

1) O conhecimento da doutrina

Ainda antes da preparação específica da aula há outro fator fundamental para o êxito do professor: conhecimento das Escrituras. Esse é o cuidar da doutrina de que fala Paulo.


O professor precisa ter uma vida dedicada ao estudo da Bíblia Sagrada. É preciso familiarizar-se com ela; lê-la por inteiro e conhecer cada livro em sua particularidade. É importante, também, dedicar-se ao estudo da teologia sistemática, a fim de conhecer as bases teológicas de sua confissão de fé.

Além de grandes obras de teologia sistemática e bons comentários bíblicos pentecostais, a CPAD publicou, em 2017, a “Declaração de Fé das Assembleias de Deus”, uma obra riquíssima, na qual o professor encontrará os fundamentos da doutrina pentecostal clássica, com sólida base bíblica.

Desfrutando de comunhão com Deus e com Sua Palavra no coração, o professor encontrará a virtude da autenticidade de que fala Swindoll:

Não conheço nada mais valioso quando se trata da importante virtude da autenticidade, que é ser quem você é. Quando se sente à vontade, você experimenta uma fluidez natural, que sai dos seus lábios.

É muito temerário e impróprio tentar ensinar sem o necessário conhecimento do conteúdo, da mensagem que se pretende transmitir. Quando conhecemos e vivemos a Palavra de Deus, há essa “fluidez natural”, que deve ser aperfeiçoada com o estudo específico do assunto da lição, como veremos adiante.

2) Quando se inicia o trimestre

Um professor autêntico terá maior facilidade para preparar-se a cada trimestre que se inicia. A partir do conhecimento geral que tem das Escrituras, dedicar-se-á, agora, a um estudo metódico do tema da nova lição. Primeiro, buscará ter uma visão ampla da revista, selecionando o material de estudo para a preparação das aulas.

Se a temática a ser desenvolvida está baseada em um livro específico da Bíblia, é importante que o professor faça a leitura de todo o conteúdo bíblico, estudando as características gerais e o propósito da obra: autoria, data, contexto histórico, político, geográfico e cultural, pano de fundo espiritual e mensagem do livro.

Um recurso importantíssimo, também, é a obra que acompanha a lição bíblica (o livro de apoio), que traz essas informações de forma detalhada.


3) De domingo a domingo

O método aqui proposto representa o que geralmente se considera ideal para a preparação de uma boa aula, sendo razoável dizer, contudo, que nem sempre o professor terá condições de manter essa disciplina, podendo adaptar-se à sua realidade.


Se possível for, o melhor é que faça uma leitura geral da lição logo no início da semana.

Nessa primeira leitura será possível conhecer o conteúdo e o propósito da próxima aula. Daí podem surgir as primeiras anotações para o aprofundamento da reflexão bíblica e teológica nos próximos dias da semana. Uma sugestão é estudar um tópico da lição a cada dia, deixando os dois últimos dias (sexta e sábado) para a conclusão e revisão.

Em seu tempo diário de estudo ao longo da semana, é importante que o professor se dedique à leitura de cada tópico da lição considerando as referências bíblicas e atentando também para as informações de cunho histórico, geográfico ou cultural. Todo esse conteúdo precisa ser compreendido, valendo-se, conforme necessário, de fontes auxiliares, como dicionários, enciclopédias e comentários bíblicos. Contar com boa literatura é fundamental.

Todo o processo de estudo e preparação da aula deve ser feito em oração. Assim fazendo, o professor será dirigido pelo Espírito Santo para destacar pontos mais importantes e fazer anotações complementares, que serão úteis para a melhor aplicação da aula, parte essencial de sua missão.


Estando sempre atento à voz do Espírito Santo, que conhece muito bem todos os alunos, o professor terá a inspiração necessária para a transmissão de uma mensagem que os edifique na fé, levando-os a um crescimento espiritual constante.

VEJA TAMBÉM:

👉 Formando educadores cristãos para influenciar a educação secular - Aqui

👉 Como o professor se Prepara idealmente para aula na Escola Dominical? Aqui

👉 O Aprendizado Significativo em Sala de Aula - Aqui

🎬 ASSISTA 👇

Artigo: Pastor Silas Queiroz | Revista Ensinador Cristão Nº 90

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad