A Bíblia Declara Que os Animais Têm Direitos? - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

A Bíblia Declara Que os Animais Têm Direitos?

As Escrituras não concedem direitos específicos aos animais. A Bíblia não pressupõe que os animais têm direitos intrínsecos, nem mesmo o direito à vida.

* Qual a diferença entre homens e animais na hora da morte?

*A Bíblia atesta a existência de unicórnios?

* O cordeiro na Bíblia

* Como entender os textos bíblicos que falam sobre dragões? * Esses animais existiram?

* Há Contradição no Relato da Morte dos Animais do Egito?

* Os dinossauros à luz da Bíblia e da ciência

* Lição 12 - A Mordomia do Cuidado com a Terra

 

Diferentes dos seres humanos, os animais não foram criados à imagem de Deus. O Senhor criou os seres humanos, o auge da criação divina, com valor inerente e maiores capacidades do que os animais. Ele determinou que os seres humanos subjugassem e dominassem todos os animais (Gn 1.20-31).

 

USO DE ANIMAIS COMO ALIMENTO PARA OS SERES HUMANOS

O Senhor Deus aprovava especificamente o uso de animais como alimento para os seres humanos (Gn 9.1-13; Lv 11.2,3). Uma vez que os animais têm menos valor que os seres humanos, não devem receber os direitos atribuídos aos seres humanos, e a vida humana não deve jamais ser sacrificada para salvar a vida animal.

 

TRATAR OS ANIMAIS COM HUMANIDADE

Sim, a Bíblia afirma que os seres humanos têm a obrigação moral de tratar os animais com humanidade. Embora os animais claramente não tenham o mesmo valor que os seres humanos, eles têm valor, uma vez que Deus os criou e “disse que era bom” (Gn 1.20-25). Assim, como parte da nossa administração, graciosamente concedida por Deus, nós não devemos maltratar ou ferir os animais, principalmente se não houver uma razão que justifique esta atitude.

As Escrituras usam uma palavra para descrever a força vivificante que Deus deu aos animais (nephesh, Gn 1.20,21,24,30), e a mesma palavra é usada para descrever como o Senhor soprou uma alma viva nas pessoas (Gn 2.7).

 

A ALMA HUMANA

Diferente dos animais, as almas humanas têm capacidades exclusivas: conhecimento de si mesmas, raciocínio abstrato, uma orientação para o futuro, liberdade, reponsabilidade moral, e a capacidade de ter um relacionamento com Deus.

 

OS ANIMAIS E SUA IMPORTÂNCIA DIANTE DE DEUS

Os sacrifícios de animais pressupõem que os animais têm valor (Lv 4-6; Hb 9.11-28). A dor do animal é uma questão de preocupação moral, porque Deus se preocupa com os animais (Gn 7.2-4; SI 104.10-30; 147.7-9; 148.7-10; Mt 6.26; Lc 12.6,7,24).

 

COMER CARNE DE ANIMAIS FOI O PROPÓSITO ORIGINAL DE DEUS?

Embora Deus tenha dado aos homens á permissão de comer animais, depois do Dilúvio (Gn 9.1-3), esta deve ter sido uma concessão à iniquidade humana. A dieta vegetariana praticada no jardim do Éden (Gn 1.29,30; 2.16) e a profecia de que os predadores naturais viverão juntos, pacificamente, no futuro (Is 11.6-8), podem sugerir que comer a carne de um animal não tenha sido o propósito original da criação.

 

TRATANDO OS ANIMAIS COM HUMANIDADE

As Escrituras determinam que os seres humanos tratem os animais com humanidade. A lei mosaica proibia o tratamento cruel de pássaros, prometendo vida longa aos que não maltratassem os animais (Dt 22.6,7).

 

Outras regras foram fornecidas para o bem-estar dos animais de fazenda (Dt 22.1-4,10; 25.4). O tratamento humano aos animais é uma característica da vida piedosa (Pv 12.10).

 

Artigo Bíblico: Steve W. Lemke | Divulgação: Subsídios Dominical

VEJA TAMBÉM:

💡 Lições Bíblicas – Aqui

💡 Estudos Bíblicos – Aqui

💡 Artigos para Professores EBD – Aqui

💡 Notícias do Brasil e do Mundo – Aqui

📚 Veja nossos E-books - Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad