Lição 9 Jonas e Miqueias (Lições Bíblicas Juvenis)

 

Lições Bíblicas Juvenis

Lições Bíblicas Juvenis 2° trimestre 2024 – CPAD

ASSUNTO  DO TRIMESTRE: Conhecendo dos Livros dos Profetas

Comentarista: Thiago Santos

| Subsídios Dominical |Lição 9 Jonas e Miqueias


VERSÍCULO CHAVE:

Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus?" (Miqueias 6.8).


LEITURA DIÁRIA:

SEG. Jn 11.12 A consequência da desobediência

TER. Jn 1.15-17 Deus envia livramento

QUA. Jn 2.1, 2 Deus ouve a oração no meio da aflição

QUI. Mq 5.2 O Salvador virá de Belém

SEX. Mq 6.13-15 Deus trará juízo ao seu povo

SÁB. Mq 7.18  O Senhor tem prazer na benignidade

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Jonas 1.1-4

1 E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:

2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malicia subiu até mim.

3 E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis: pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do SENHOR.

4 Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.

 

Jonas 2.1,2

1 E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.

2 E disse: Na minha angústia, clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.


Miqueias 4.1-3

1 Mas, nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes e se elevará sobre os outeiros, e concorrerão a ele os povos.

2 E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém.

3 E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.

 

CONECTADO COM DEUS

A misericórdia de Deus para com os pecadores muitas vezes parece ser complexa de compreender. A Bíblia revela histórias interessantes de pessoas que cometeram atrocidades, mas, tão logo se arrependeram, receberam o perdão divino. Em contrapartida, há justos que sofreram duras provações. O fato é que Deus conhece o interior humano e trata com cada pessoa de maneira específica. Na lição desta semana, veremos o tratado misericordioso de Deus por meio do profeta Jonas e a promessa de restauração para o povo de Deus anunciada por Miqueias. Através desse estudo, que você possa se sentir impelido pelo Senhor a refletir sobre os seus caminhos e, se necessário, arrepender-se.

 

1. O PROFETA JONAS

1.1. Um profeta nacionalista

0 livro de Jonas inicia-se com a identificação do profeta como filho de Amitai (Jn 1.1). Ele recebeu a comissão de Deus para anunciar o julgamento de Nínive, a principal cidade do Império Assírio. O profeta foi convocado pelo Senhor para anunciar a iminente destruição da cidade, caso esta não se arrependesse. Acontece que a Assíria era uma nação cruel que atuava sempre que podia para prejudicar Israel. O profeta, portanto, fugiu, pois sabia que Deus é misericordioso e, em caso de arrependimento, perdoaria os ninivitas.

Jonas achava que eles não deveriam ser perdoados. Contudo, tal decisão não estava no seu controle. Então, o Senhor fez prevalecer a sua vontade, criando meios para que Jonas cumprisse a tal missão. Os planos de Deus são sempre os melhores e, por isso, devemos obedecer à sua ordem, mesmo que isso signifique renunciar às nossas ambições pessoais.

 

1.2. Uma escolha complicada

Ao receber a ordem divina para cumprir a missão em Nínive, Jonas decidiu seguir na direção oposta. Ele comprou uma passagem para Társis (1.3,4). onde muitos estudiosos atribuem a localização a uma antiga colônia fenícia na Espanha. Entretanto, no meio da viagem, uma grande tempestade se levantou no mar - o que os marinheiros consideravam uma punição divina. Depois de tirarem sorte, Jonas admitiu a sua desobediência e consentiu que o lançassem ao mar. Assim, imediatamente, a tempestade se acalmou (1.11-15). Por misericórdia, Deus enviou um grande peixe que engoliu Jonas e o manteve em seu ventre por três dias (1,17). 0 profeta orou, Deus compadeceu-se dele e deu ordem ao peixe para vomitá-lo na praia. E, finalmente, Jonas levantou-se para cumprira missão. Não podemos fugir da vontade de Deus. Portanto, aprenda com o exemplo de Jonas e seja obediente à ordem divina.

 

2. A PROFECIA DE JONAS

2.1. Tema central da profecia de Jonas

A mensagem central do livro de Jonas é a magnitude da misericórdia divina. A própria história do profeta consiste da mensagem central de seu livro. Jonas fugiu da comissão divina e, por isso, quase morreu. Ao se arrepender dentro do ventre do peixe, em profundas trevas, Deus o concedeu uma nova oportunidade, e ele não desperdiçou.

 

Jonas anunciou durante 40 dias o juízo divino sobre Nínive. Por fim, a cidade se converteu, desde a cúpula até os animais humilharam-se diante do Senhor. Deus, então, prometeu que não os destruiria, pelo menos durante aquela geração. O Senhor é muito misericordioso, mas não podemos desprezar a misericórdia de Deus, muito menos determinar quem a merece ou não.

2.2. A magnitude da misericórdia

Compreender a magnitude da misericórdia divina é aceitar que Deus tem critérios próprios e insondáveis para determinar de quem Ele se compadecerá. Jonas não aceitava o fato de Deus decidir poupar um povo que era inimigo de Israel que já o havia feito mal. Contudo, o Senhor conhecia as profundezas do coração daqueles ninivitas, sua história e ignorância (4.11).

 

No Novo Testamento, observamos muitos que eram pecadores e aos olhos humanos não merecedores da graça divina, mas que diante do encontro com Jesus, receberam perdão e regeneração. A lista é extensa: Mateus, o publicano (Mt 9.9,10): Zaqueu, chefe dos publicanos (Lc 19.1-10); a mulher samaritana (Jo 4.9); Saulo de Tarso (At 9.10-15) e muitos outros. Diante do arrependimento sincero, portanto, Deus não renegou a sua misericórdia ao povo de Nínive.

 

3. O PROFETA MIQUEIAS

3.1. Tema central da profecia de Miqueias

Miqueias apresenta o juízo divino e a salvação messiânica como tema central de seu livro. O profeta é contemporâneo de Isaías e Oseias. Habitante do Reino do Sul, a mensagem de Miqueias é dirigida tanto a Israel quanto a Judá. Além do juízo divino, Miqueias é um dos profetas que anunciam o surgimento do Messias. Ele anunciou que de Belém-Efrata sairia o Senhor em Israel, cujas origens são desde a eternidade (Mq 5.2).

 

O livro aborda a destruição e o exílio como consequências dos pecados de injustiça social corrupção e falsidade dos líderes, sacerdotes e falsos profetas (1.3-7; 2.1-11; 3.1-5,8-11; 6.9-12). Contudo, há também a promessa de que o remanescente experimentaria uma restauração. Mais uma vez, a misericórdia está presente porque Deus não desiste de resgatar o seu povo.

 

3.2. Esperança em tempos de crise

Apesar de o cenário ser de completa destruição em razão dos pecados cometidos pelos Reinos de Israel e Judá, o Senhor manteve uma promessa esperançosa de restauração. Esta seria acompanhada de poder sobre as outras nações (Mq 4.11-13; 718-20), mas o poder seria de ordem espiritual. Chegará o tempo em que 0 Senhor governará o mundo a partir de Jerusalém e será um período de paz, felicidade e santidade. O Reino de Deus será estabelecido quando o Senhor voltar para destruir o mal e formar a justiça (Ap 20.4). Essa esperança deve habitar o coração dos crentes que aguardam a Volta do Senhor Jesus.


PARA CONCLUIR

Deus tem um juízo reservado para cumprir sobre a iniquidade cometida em toda a Terra. Entretanto, Ele espera de seu povo ao menos três atitudes honrosas: praticar a justiça, amar com misericórdia e caminhar com humildade (Mq 6.8). Essa é a vontade de Deus. que precisa ser obedecida e corresponde ao estilo de vida proposto pelo Evangelho. Que Deus nos ajude a cumpri-lo enquanto aguardamos esperançosamente pelo grande Dia da Volta do nosso Senhor Jesus.

 

HORA DA REVISÃO

1. Qual comissão o profeta Jonas recebeu de Deus?

2. Através do exemplo de Jonas, o que podemos aprender sobre os planos de Deus?

3. Qual o tema central da profecia de Jonas?

4. Qual o tema central da profecia de Miqueias?

5. O que Miqueias anunciou sobre o surgimento do Messias?