Lição 9 Vivendo os valores do Reino de Deus (Classe Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 9 Vivendo os valores do Reino de Deus (Classe Juvenis)

 

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical |Lição 9 Vivendo os valores do Reino de Deus


"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm 4.16).

Mt 3.2 O Reino de Deus já chegou entre nós

Sl 119.105 A Palavra que nos conduz nos valores do Reino

Dt 6.7 Valores espirituais dentro de casa

2 Tm 1.5 Uma fé geracional que alcança muitos

At 5.29 Quando obedecer a Deus vale mais que tudo

Hb 12.2 Olhando sempre para Jesus


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 1 Timóteo 4.6-16

6 Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.

7 Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade.

8 Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

9 Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação.

10 Porque para isto trabalhamos e lutamos, pois esperamos no Deus vivo. que é o Salvador de todos os homens, principalmente dos fiéis.

11 Manda estas coisas e ensina-as.

12 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza.

13 Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.

14 Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

15 Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos.

16 Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.


CONECTADO COM DEUS

Você já parou para pensar em como a sociedade está tentando impor valores que são totalmente contrários à vontade de Deus? Com certeza você percebe essa influência negativa nas séries de TV, livros, entretenimento e até mesmo nas leis que tentam prejudicar nosso estilo de vida cristã. Por essas razões, vamos refletir na lição de hoje sobre os valores do Reino de Deus e como podemos vivê-los para a glória de Deus e exercermos influência na vida daquelas pessoas que estão perto de nós e que tanto precisam de Jesus. Você pode viver os valores do Reino de Deus, basta decidir ser guiado (a) pelo seu Espírito Santo.


l. O QUE SÃO OS VALORES?

1.1. Valores morais

Os valores morais são importantes e necessários para uma vida pautada na ética e no respeito, seja na individualidade ou na vida em sociedade. Portanto, os valores têm seu respaldo na moral e na ética que é um conjunto de normas e preceitos valorativos, cuja missão é orientar o indivíduo em particular, e a sociedade, como um todo, a trabalhar pelo bem comum.


1.2. Valores do Reino de Deus

Nesse sentido, os valores que precisamos viver e expressar em nossa vida são aqueles ensinados por Jesus, ou seja, os valores do Reino de Deus, Viver esses valores significa viver o governo de Deus em todas as áreas de nossa vida. Jesus disse que o Reino de Deus chegou até nós (Mt 3.2) e que todos que agem na simplicidade de uma criança podem viver as bênçãos desse Reino (Mt 19.14).


1.3. A natureza dos valores cristãos

Quando servimos a Jesus, passamos a ser orientados pelo Espírito Santo e pela Palavra de Deus e a discernir o que é certo e o que é errado. A Bíblia passa a ser nossa regra de conduta, e o GPS que nos conduz na direção de Deus (Sl 119.105). Uma vida de integridade e de fidelidade não é possível por nossos próprios esforços, senão com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós (1 Co 3.16), seguindo sempre a orientação bíblica que diz: "Olhando para Jesus" (Hb 12.2) que é o centro de tudo.


2. COMO OS VALORES SE DESENVOLVEM?

2.1. A formação do caráter cristão

O antropólogo e missionário Paul Hiebert afirmou que abaixo dos discursos e comportamentos estão as crenças e os valores. Ou seja, aquilo que falamos e a maneira como nos comportamos refletem as crenças que temos e os valores que adquirimos. O que você fala é um reflexo do que você crê: e a maneira que você se comporta é um eco do que você valoriza, Quando a Bíblia diz que aquele que está em Cristo é nova criatura, que as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo. (2 Co 5.17), significa que, ao conhecermos a Jesus, somos transformados em nossas crenças e valores e, por isso mesmo, mudamos a forma de nos comunicarmos e também a forma de nos comportarmos. Glórias a Deus por essa tão grande salvação.


2.2. O que herdamos de nossos pais

O povo de Deus sempre teve uma preocupação com seus filhos, que eram instruídos ainda em tenra idade. A formação espiritual das crianças era dada dentro de casa, ao levantar, ao redor da mesa e ao deitar (Dt 6.4-9). Alguns de nós tivemos o privilégio de nascerem um lar cristão e receber esta herança espiritual, como foi o caso de Timóteo (2 Tm 1.5). Outros não tiveram o mesmo privilégio, mas mesmo assim também receberam Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas e hoje desfrutam das mesmas bênçãos. Se você tem o privilégio de ter pais que servem ao Senhor, agradeça todos os dias por isso. Se não tem, honre seus pais da mesma forma e saiba que Jesus jamais te desamparará (Ef 6.1-3).


2.3. Deus nos dá oportunidades para desenvolvermos o caráter

Por graça e bondade, Deus nos deu o livre-arbítrio, ou seja, a capacidade para fazermos as escolhas em todas as áreas de nossas vidas. Precisamos aproveitar esta oportunidade para fazer as escolhas certas, a fim de obter os valores espirituais que nos conduzirão a uma vida abundante na presença do Senhor. A Palavra de Deus nos orienta para escolhermos a vida e não a morte (Dt 3019); escolhermos a obediência e não a desobediência (Dt 28.1,2).


3. OS TRÊS TIPOS DE VALORES

E-book Desvendando o Mundo Tenebroso

3.1. Valores adquiridos na família

A família é um projeto idealizado pelo próprio Deus (Gn 2.24) e é no contexto familiar que os valores do Reino de Deus são passados dos pais para seus filhos. Hoje você é um filho(a) e precisa seguir um princípio básico que é a obediência aos seus pais.


3.2. Valores impostos pela sociedade

A sociedade tenta impor valores que são contrários aos princípios bíblicos. O relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, a intimidade entre jovens que ainda não são casados, o incentivo à promiscuidade e a aceitação aos padrões contrários às Escrituras são imposições de uma sociedade sem Deus. É claro que a Bíblia orienta-nos a respeitar e obedecer as autoridades constituídas (Rm 13.1-7; 1 Pe 2.13-17). porém, as ordens impostas a nós não podem ir na contramão do que Deus nos diz em sua Palavra. Quando a verdade de Deus está em jogo, temos que ter a intrepidez de Pedro e afirmar: “Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" (At 5.29).


3.3. Valores espirituais e eternos.

Os valores espirituais e eternos podem e devem ser vividos por cada um de nós. Não vivemos segundo os desejos de nossa carne, nem segundo a influência do mundo, muito menos segundo a vontade do Diabo. Se queremos manter uma vida pautada nos valores do Reino de Deus temos que pensar nas coisas que são de cima (Cl 3.2), ler e praticar a Palavra de Deus.


PARA CONCLUIR

Praticar os valores espirituais do Reino de Deus significa viver uma vida abundante e poderosa em Deus. Por isso mesmo, temos que cuidar de nosso caráter, obedecer aos pais, não nos curvar diante dos valores impostos pela sociedade e exercer nossa influência cristã em um mundo que tanto precisa de Jesus. Esta é a hora de pregarmos às pessoas através de nosso testemunho cristão.


HORA DA REVISÃO

1. De acordo com a lição, quais são os valores do Reino de Deus?

2. Como acontece a nossa obediência aos valores cristãos quando servimos a Jesus?

3. Segundo o que aprendemos hoje, o que significa a frase: “Abaixo dos discursos e comportamentos estão as crenças e os valores"?

4. O que precisamos fazer para manter uma vida pautada nos valores do Reino de Deus?

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad