Subsídio Adultos: Lição 12 O Modelo de Missões da Igreja de Antioquia - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio Adultos: Lição 12 O Modelo de Missões da Igreja de Antioquia

Subsídios lição 12 do 3° trimestre de 2023.

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS.

Neste subsídio bíblico, analisaremos como a Igreja de Antioquia se tornou um modelo inspirador de missões, oferecendo lições valiosas para a Igreja de hoje.


I. UMA VISÃO GERAL DA IGREJA EM ANTIOQUIA

A igreja cristã em Antioquia foi estabelecida por discípulos que haviam sido dispersos após a perseguição em Jerusalém, conforme descrito em Atos 11:19-26. Esses discípulos começaram a pregar o Evangelho não apenas para judeus, mas também para gentios na cidade de Antioquia.

1. Data Aproximada.

A fundação da igreja em Antioquia ocorreu provavelmente por volta do ano 46-47 d.C. Isso foi alguns anos após a crucificação e ressurreição de Jesus.


2. Papel Histórico da Igreja em Antioquia.

A igreja em Antioquia desempenhou um papel crucial no desenvolvimento e na expansão do cristianismo primitivo. A cidade de Antioquia era um importante centro comercial e cultural, tornando-se um ponto estratégico para a propagação da fé cristã.


3. Líderes da Igreja em Antioquia.

A) Barnabé: Um dos principais líderes da igreja em Antioquia foi Barnabé, cujo nome significa "filho da consolação".


Ele é descrito como um "homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé" (Atos 11:24). Barnabé foi fundamental em trazer Paulo para a igreja em Antioquia e atuou como mentor de Paulo no início de seu ministério.


B) Paulo (Saulo): Paulo, inicialmente conhecido como Saulo, também se tornou um líder vital na igreja de Antioquia. Ele foi trazido para a cidade por Barnabé e, juntos, eles ensinaram e pregaram durante um ano inteiro (Atos 11:26). Paulo se tornaria um dos apóstolos mais influentes na história do cristianismo, com suas viagens missionárias contribuindo para a disseminação global da fé cristã.


C) Simeão, chamado Níger: Mencionado em Atos 13:1 como um dos profetas e mestres na igreja de Antioquia.


D) Lúcio de Cirene: Também mencionado em Atos 13:1 como um dos profetas e mestres na igreja de Antioquia.


E) Manaém: Igualmente citado em Atos 13:1 como alguém que tinha sido criado com Herodes, o tetrarca, e que estava envolvido na liderança da igreja de Antioquia.


A igreja em Antioquia foi um marco fundamental na história do cristianismo, moldando sua expansão geográfica e sua compreensão teológica. Liderada por figuras notáveis como Barnabé e Paulo, ela exemplificou a visão de que a mensagem de Jesus era para todos, independentemente de origem ou tradição.


II. CIDADES CHAMADAS ANTIOQUIA

Há menções de diferentes cidades chamadas Antioquia no Novo Testamento.


1. Antioquia da Síria (Atos 13:1) [Antioquia no Orontes]

A) Localização: Esta Antioquia está localizada no que é hoje a moderna cidade de Antáquia, na Turquia, perto do rio Orontes. Era uma cidade importante do Império Romano.

B) Significado no Novo Testamento: Foi aqui que os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez de "cristãos" (Atos 11:26). A igreja em Antioquia da Síria desempenhou um papel crucial no desenvolvimento e na disseminação do cristianismo primitivo.

C) Conexão com Paulo e Barnabé: Paulo e Barnabé iniciaram sua primeira viagem missionária a partir desta cidade (Atos 13:1-3).


2. Antioquia da Pisídia  (13:14-52).

A) Localização: Esta Antioquia está localizada na região da Pisídia, também na Turquia, mas a uma distância considerável da Antioquia da Síria. A distância entre essas duas Antioquias é cerca de 500 a 600 quilômetros, uma vez que estão localizadas em diferentes regiões da atual Turquia.

B) Significado no Novo Testamento: É conhecida por ser o local onde Paulo e Barnabé pregaram um sermão na sinagoga, descrito em Atos 13:14-52, durante a primeira viagem missionária deles. Isso levou à conversão de alguns judeus e gentios.

C) Conexão com Paulo: Paulo enfrentou resistência e também encontrou aceitação nesta cidade enquanto pregava o Evangelho.


Portanto, as duas Antioquias eram cidades diferentes, localizadas em regiões distintas da Turquia. A distância entre elas era considerável, cerca de 500 a 600 quilômetros, indicando que eram centros urbanos separados com suas próprias histórias e importância no contexto bíblico.

Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 4° Trimestre 2023 – ABRIR AQUI

Post Bottom Ad