Subsídio Adultos: Lição 11 Missões e a Igreja Perseguida - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio Adultos: Lição 11 Missões e a Igreja Perseguida

 

Subsídios lição 11 do 3° trimestre de 2023.

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS.

Desde os primeiros dias da Igreja Primitiva, a perseguição tem sido uma realidade constante. Os relatos bíblicos retratam os primeiros discípulos enfrentando desafios imensos devido à sua fé em Cristo. O sofrimento e a perseguição tornaram-se parte integrante do testemunho cristão. E, embora muitos séculos tenham passado, a perseguição não é uma realidade relegada ao passado. Hoje, nos encontramos novamente diante do cenário em que irmãos e irmãs em Cristo enfrentam adversidades semelhantes por causa de sua fé.


I. A IGREJA PRIMITIVA: PERSEGUIÇÃO E FÉ INABALÁVEL

A Igreja Primitiva emergiu em um contexto de intensa perseguição. A narrativa bíblica registra as primeiras décadas após a ressurreição de Jesus como um período marcado por desafios, sofrimento e martírio. Ao explorarmos os relatos bíblicos da perseguição enfrentada pelos primeiros cristãos, podemos compreender a profundidade de sua fé inabalável e os princípios que orientaram seu testemunho resiliente.

1. Explorando os Relatos Bíblicos da Perseguição: Atos 8:1-4, 2 Timóteo 3:12.

Atos 8:1-4 nos leva à perseguição que se seguiu à morte de Estêvão, o primeiro mártir cristão. A morte de Estêvão desencadeou uma onda de perseguição que dispersou os crentes por toda a região.


Enquanto enfrentavam a adversidade, esses crentes não cederam ao medo; ao contrário, proclamaram o Evangelho por onde quer que fossem, semeando as sementes da fé mesmo nos campos hostis da perseguição.


2 Timóteo 3:12 declara: "E todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." Essa declaração direta do apóstolo Paulo revela que a perseguição é uma parte inevitável da vida cristã. O próprio Paulo, um perseguidor transformado em apóstolo, enfrentou inúmeras adversidades por sua fé.


2. A Maneira Como os Primeiros Cristãos Mantiveram uma Fé Inabalável: Hebreus 10:32-39.

Hebreus 10:32-39 oferece um vislumbre do espírito de resistência dos primeiros crentes. Eles suportaram provações públicas, prisões e perda de bens com alegria. A passagem ressalta que sua fé inabalável estava enraizada na confiança em Deus e em sua promessa de recompensar os fiéis.


3. Lições de Perseverança e Fidelidade na Perseguição.

Da Igreja Primitiva, aprendemos lições profundas sobre perseverança e fidelidade em meio à perseguição.

Primeiro, percebemos que as tribulações não são obstáculos insuperáveis, mas oportunidades para que a graça de Deus brilhe de maneira mais vívida.  Segundo, a resposta à perseguição não é o silêncio, mas a proclamação corajosa do Evangelho.


Terceiro, a fé inabalável sustenta os crentes em meio ao sofrimento, pois sua esperança transcende as circunstâncias terrenas.


A história da Igreja Primitiva nos lembra que a adversidade não é uma barreira à expansão do Evangelho; pelo contrário, muitas vezes é um catalisador para seu avanço.

Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 4° Trimestre 2023 – ABRIR AQUI



Post Bottom Ad