Subsídio Adultos: Lição 10 O Desafio da Janela 10/40 - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio Adultos: Lição 10 O Desafio da Janela 10/40

Subsídios lição 10 do 3° trimestre de 2023.

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS.

A Janela 10/40 é uma região do mundo que apresenta um grande desafio missionário. Essa região, que se estende desde o oeste da África até o leste da Ásia, é lar de mais de 4 bilhões de pessoas, a maioria das quais não conhece o evangelho. Neste artigo, vamos analisar o que é a Janela 10/40 e por que ela é um desafio tão grande para os missionários.

Antes de se chamar Janela 10/40, os missionários chamavam essa região de "Cinturão de Resistência". Esse nome foi dado porque a região era considerada um desafio missionário, pois abrigava uma grande população não alcançada pelo evangelho.


1. Definição.

A janela 10/40 é uma área que vai de um lado do mundo ao outro, entre as latitudes 10° e 40° graus no mapa. Isso abrange partes de países da África, Ásia e Oriente Médio. Essa região abriga cerca de 4,4 bilhões de pessoas, que representam mais da metade da população mundial.


A Janela 10/40 é considerada um desafio missionário por duas razões principais:

• Poucos cristãos: cerca de 95% das pessoas que vivem nessa região não são cristãs.

• Desafios socioeconômicos: a Janela 10/40 é uma região marcada por pobreza, fome, doenças, conflitos e outros desafios.

CURIOSIDADE

Chamamos essa região de Janela 10/40, porque está localizada entre os paralelos 10/40 do globo terrestre, um espaço comparado a uma janela retangular, que se estende do Norte da África, passando pelo Oriente Médio até a Ásia.


2. Países da Janela.

Dentro da Janela 10/40, encontramos uma miríade de nações, cada uma com sua própria história, cultura e desafios únicos. Alguns dos países notáveis incluem:


2.1. China: Um país vasto e diverso, que abrange uma grande parte da Janela 10/40. Apesar das restrições governamentais, muitos grupos étnicos na China ainda não tiveram contato significativo com o Cristianismo.


2.2. Índia: Lar de diversas religiões, como o Hinduísmo e o Islamismo, a Índia apresenta oportunidades e desafios únicos para a disseminação da mensagem cristã.


2.3.Afeganistão: Um país marcado por conflitos e instabilidade política, onde o Cristianismo é muitas vezes visto como uma ameaça às crenças dominantes.


2.4. Arábia Saudita: Um centro do Islã, onde a prática de qualquer outra religião que não seja o Islã é estritamente controlada.


2.5. Mali: Uma nação africana com uma rica herança cultural, mas também uma forte influência do Islã.


2.6. Israel: Embora seja uma terra de importância central para o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo, ainda há oportunidades para a pregação do Evangelho.

REGIÕES E RELIGIÕES DA JANELA 10/40

1. As principais regiões da Janela.

• Na Ásia são: (21 países).

Afeganistão, Bangladesh, Barein, Butão, Camboja, China, Coréia do Sul, Coréia do Norte, Filipinas, Índia, Japão, Laos, Malásia, Maldivas, Mongólia, Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan (Formosa) e Vietnã.


• Na África são: (12 países).

Benin, Burkina, Cabo Verde, Chade, Djibuti, Etiópia, Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau, Mali, Níger e Senegal.


• No Oriente Médio são: (22 países).

Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Palestina, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Síria, Sudão, Tunísia e Turquia.


• Na Eurásia são: (3 países).

Cazaquistão, Turcomênia e Tadjiquistão.


• Na Europa são: (4 países).

Albânia, Chipre, Gibraltar e Grécia.


3. As Principais Religiões da Janela.

As principais religiões da Janela 10/40 são o islamismo, o hinduísmo e o budismo. Essas três religiões representam cerca de 90% da população da região.


A) Islamismo: Esta é a religião predominante em muitos países da Janela 10/40. O Islã é vivenciado de várias maneiras, desde o conservadorismo até interpretações mais moderadas.

B) Hinduísmo: Principalmente presente na Índia, o Hinduísmo é uma religião que abrange uma ampla gama de crenças e práticas.


C) Budismo: Embora sua influência tenha diminuído em algumas áreas, o Budismo ainda desempenha um papel importante em alguns países da região.


D) Cristianismo: Apesar de ser uma minoria em muitos desses países, o Cristianismo é praticado por comunidades locais, expatriados e convertidos.


Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 4° Trimestre 2023 – ABRIR AQUI

NOVAS LIÇÕES

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


Post Bottom Ad