Lição 3 Vencendo o Medo e a Timidez (Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 3 Vencendo o Medo e a Timidez (Juvenis)

 

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical |Lição 3 Vencendo o Medo e a Timidez


“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação" (2 Tm 1.7)

Mt 14.30,31 Vença o medo olhando para Jesus

Js 1.9 A presença de Deus lança fora todo o medo 

Mc 4.40 Jesus nos convida a vencer a timidez

At 2.14 Vencendo a timidez no poder do Espírito

Is 41.10 Deus te diz Não temas"

Fp 4.13 Com Deus podemos todas as coisas


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Salmos 91.1-16

1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.

2 Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei,

3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.

4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro: a sua verdade é escudo e broquel.

5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia,

6 nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.

7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido.

8 Somente com os teus olhos olharás e verás a recompensa dos ímpios.

9 Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio! O Altíssimo é a tua habitação.

10 Nenhum malte sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.

11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.

13 Pisarás o leão e a áspide; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.

14 Pois que tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei: pô-lo-ei num alto retiro, porque conheceu o meu nome.

15 Ele me invocará, e eu lhe responderei: estarei com ele na angústia; livrá-lo-ei e o glorificarei.

16 Dar-lhe-ei abundância de dias e lhe mostrarei a minha salvação.


CONECTADO COM DEUS

Quem nunca sentiu medo? E quem nunca teve de lidar com a timidez? Tanto o medo quanto a timidez são sentimentos que nos levam a dificuldades diante da vida, dos estudos e também dos trabalhos em nossa igreja. O medo pode nos paralisar, inibir nossas habilidades e potencialidades. Já a timidez pode até mesmo nos impedir de receber o batismo com Espírito Santo, que é uma promessa de Jesus para todo aquele que crê. Na lição de hoje vamos refletir sobre os problemas que o medo e a timidez podem ocasionar e como devemos agir diante destes sentimentos que tanto nos prejudicam. Jesus está pronto, a todo momento, para nos ajudar a vencer todas as batalhas da vida.

1. O PROBLEMA DO MEDO

1.1. O medo para Lisa

O medo é uma emoção que nos alerta diante do perigo iminente. Nesse sentido, ele cumpre uma função positiva. O problema é quando ele se torna disfuncional passa a paralisara pessoa. Muitas vezes o nosso medo é fruto de experiências amargas que tivemos em algum momento do passado. Por exemplo, quando um professor pediu para que falássemos diante da sala de aula e isso marcou negativamente nossa vida, ou quando quase nos afogamos em algum rio e passamos a ter medo da água. Por um lado, o medo é positivo no sentido de nos proteger. Afinal, imagine se não tivéssemos medo de nada: não teríamos nenhuma proteção. Por outro lado, o medo é negativo quando nos paralisa. Os discípulos de Jesus tiveram medo em vários momentos do ministério, entretanto, Jesus sempre disse: “Não tenham medo” (Mt 14.26-32:175-7:28.5,6).


1.2. O medo inibe o seu potencial

Você crê que Deus colocou um potencial muito grande em sua vida? Se sua resposta é sim, então permita-se ser usado pelo Senhor. Há muitas áreas em que podemos nos desenvolver, mas o medo pode inibir nosso potencial. Há diversos estudos sobre as fobias do ser humano, que é o medo exagerado. Alguns exemplos de fobias:

Acrofobia (medo de altura): claustrofobia (medo de lugar fechado): glossofobia (medo de falar em público): fobia social (medo de ser humilhado ou envergonhado diante de outras pessoas), entre muitas outras fobias.

O Inimigo de nossas almas é o maior interessado em inibir o potencial que Deus colocou em nossa vida. Por isso, Paulo diz a Timóteo que Deus não nos deu espírito de temor, mas de fortaleza (2 Tm 1.7).


1.3. O medo o impede de ser usado por Deus

O medo também pode ser um impedimento para que você seja usado nas mãos de Deus com os dons espirituais. O medo que Moisés sentiu diante da chamada de Deus para tirar o povo de Israel do Egito, levou-o à ser repreendido pelo Senhor (Êx 4.10-14); Deus precisou animar várias vezes a Josué, pois, com certeza, sentiu medo diante da missão de suceder Moisés (Js 1.6-9). Gideão tinha um grande potencial de liderança, mas sentiu temor diante das ameaças dos midianitas (Jz 6.11-16). O profeta Jeremias sentia-se uma criança diante da responsabilidade que Deus lhe deu (Jr 1.4-8). O medo pode impedir a ação do Espírito Santo em sua vida, portanto, vença o medo pelo poder de Deus.

2. TIMIDEZ, UM GRANDE DESAFIO A SER VENCIDO

2.1. A timidez atrapalha o seu desenvolvimento

A timidez diz respeito a um acanha- mento excessivo que pode atrapalhar o nosso desenvolvimento espiritual, mental e ainda os nossos relacionamentos. Penso que para todos nós a timidez é um grande desafio a ser vencido porque ela prejudica nosso desenvolvimento. O salmista declarou: "No dia em que eu “ temer, hei de confiar em ti" (Sl 56.3).


O desejo de Jesus é que nos cresçamos em tudo (Ef 4.15), mas se formos tímidos não poderemos nos desenvolver tão bem como deveríamos. Você se lembra de que o rei Davi teve que fugir de seu próprio filho Absalão, que tentou usurpar-lhe o trono (2 Sm 15.13,14)? Nessa fuga, Davi escreveu o Salmo 3, e, mesmo diante de tamanha perseguição, ele disse: "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou" (SI3.5). Ele ainda disse: “Não terei medo de dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor" (Sl 3.6).


2.2. A timidez sufoca o seu crescimento

Assim como uma pessoa que tem problemas respiratórios e não consegue respirar direito, a timidez pode sufocar nosso crescimento. Quantas pessoas deixamos de conhecer porque a timidez nos impede. Quantos lugares deixamos de conhecer ou visitar por conta da timidez. É possível que muitas pessoas não tenham um desempenho escolar satisfatório exatamente por conta da timidez? Em um mundo tecnológico, conseguimos conversar horas a fio com pessoas conectadas em aplicativos de relacionamento, mas não conseguimos construir uma conversa saudável com as pessoas que moram em nossa casa. Você não pode permitir que a timidez sufoque o seu crescimento, pois Deus está contigo. Diante de uma tempestade, os discípulos de Jesus temeram, mesmo tendo o Senhor dentro do barco. Ao acalmar o vento e aquietar o mar, Jesus lhes perguntou: "Por que sois tão tímidos?" (Mc 4.40).


2.3. A timidez dificulta o recebimento do poder do Espírito Santo

Ninguém pode ser condenado pelo fato de ser tímido. É preciso levar em consideração que há pessoas que são mais extrovertidas, portanto, têm mais facilidade em se comunicar, em fazer novas amizades, etc. Outras são introvertidas e mais fechadas, e isso não é um defeito ou um pecado.


Porém, a timidez pode dificultar nossa busca pelo Espírito Santo. Quantos adolescentes e jovens que temem receber o batismo com Espírito Santo porque pensam que vão agir de modo estranho e exagerado sendo motivo de risada para alguém? Mas a timidez precisa ser vencida (2 Tm 1.7). Você pode e deve buscar o poder de Deus para a sua vida. Jesus quer enchê-lo do Espirito Santo, e capacitá-lo para a missão da igreja, que é pregar o Evangelho e anunciar as Boas-Novas de salvação. Por isso mesmo, vença a timidez e seja cheio do Espírito Santo.

3. COMO VENCER O MEDO E A TIMIDEZ


3.1. Falar com Deus para falar com as pessoas

Quanto mais buscamos a Deus em oração, mais graça recebemos para vencer o medo e a timidez. O apóstolo Pedro, antes de receber o poder de Deus, sentiu medo e afundou nas águas agitadas (Mt 14.28,29). Ele também sentiu temor e negou a Jesus (Lc 22.54-62). Mas. depois de passar vários dias em oração (At 1.13,14) e receber o poder de Deus (At 2,1-4), Pedro venceu o medo e a timidez. Depois de falar com Deus, teve coragem de falar para a multidão (At 2.14). Sua ousadia maravilhou as autoridades da época: "Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que eram homens sem letra e indoutos, se maravilharam; e tinha conhecimento de que eles haviam estado com Jesus" (At 4.13). Querido aluno (a), coloque diante de Deus esta situação e você vencerá todo medo e timidez.


3.2. Ler e reler — o poder da leitura

Muitos nesta geração estão lendo muito pouco, devido ao grande impacto da tecnologia, por meio do celular, das séries de TV e dos aplicativos. De cada dez pessoas, nove estão olhando para seu celular e apenas uma pessoa tem em mãos um livro. A leitura ajuda muito a vencermos o medo e a timidez. Quem lê melhora o vocabulário, aumenta a capacidade argumentativa, tem mais facilidade ao falar em público e aprende mais. A leitura diária da Palavra de Deus é uma grande bênção para a vida do cristão. A Palavra é lâmpada para os pés e luz para o caminho (Sl 119.105). A Bíblia ajuda o jovem a viver em pureza (Sl 119.9), Além da Palavra de Deus, há livros de autores evangélicos que podem ajudá-lo em diversas áreas, Ao melhorar seu hábito pela leitura, você também poderá superar o medo e a timidez.


3.3. A superação que vem com a ajuda de Deus e das pessoas

Deus está pronto para nos ajudar a vencer todos os complexos. Ele é nosso Pai e sempre nos diz: "Não temas” (Is 41.10,13,14; 43,1,5; 44.2). Mas Deus colocou pessoas em nossa vida que podem nos ajudar. Fale com seu pastor, converse com pessoas que superaram o medo de falar em público, leia livros cristãos sobre como vencer a timidez. Não fique esperando que as coisas aconteçam de forma mecânica. Enquanto Saul e seus soldados estavam amedrontados e tímidos diante dos desafios do gigante Golias, Davi venceu o medo e a timidez, confiando integralmente no Deus Todo Poderoso (1 Sm 17.32,45).


Você vai superar o medo e a timidez, afinal, se Jesus está com você, nada pode paralisá-lo, inibir o seu potencial, impedi-lo de ser usado por Deus ou sufocar o seu crescimento. Não tenha medo e não se assuste, pois o Senhor é com você (2 Cr 20.14-17).


PARA CONCLUIR

Você sabe como podemos vencer o medo e a timidez? Se deixarmos o medo tomar conta de nós, seremos paralisados, nosso potencial será inibido e poderemos ser impedidos de ser usados pelo Senhor. Se a timidez não for superada, ela poderá atrapalhar o nosso crescimento, sufocar o nosso desenvolvimento e até dificultar nossa busca pelo poder do Espírito Santo. Por isso mesmo, atentemos para uma vida de oração e uma dedicação maior à leitura da Palavra de Deus.


HORA DA REVISÃO

1. De acordo com a lição de hoje, quais os problemas do medo?

2. Quais os problemas da timidez em nossa vida?

3. Como o apóstolo Pedro venceu o medo e a timidez?

4. De acordo com a lição, quais os resultados da leitura em nossa vida?

5. O que Deus diz em sua palavra e que nos ajuda a vencer o medo?

Post Bottom Ad