Lições Bíblicas BETEL: 3°
Trimestre de 2023 | REVISTA: Profetas Menores do Antigo
Testamento: Proclamando o arrependimento, justiça e fidelidade a Deus.
Anunciando a esperança da salvação através do Messias.
TEXTO ÁUREO
Porque eu quero misericórdia, e não o
sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos." Oséias
6.6
VERDADE
APLICADA
A mensagem de Oséias aponta
para o imensurável amor de Deus que O moveu a enviar Jesus Cristo para salvar o
pecador e fazê-lo membro da família de Deus.
OBJETIVOS
DA LIÇÃO
Apresentar o
cenário da mensagem de Oséias.
Destacar os
acontecimentos na vida de Oséias.
Mostrar
lições do livro de Oséias para os dias de hoje.
TEXTOS
DE REFERÊNCIA
OSÉIAS 1
1. Palavra do Senhor, que foi dita a
Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias, reis de Judá,
e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
2. O princípio da palavra do Senhor por Oséias; disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.
3. E foi, e tomou a Gomer, filha de
Diblaim, e ela concebeu e lhe deu um filho.
OSÉIAS 11
4. Atraí-os com cordas humanas, com
cordas de amor, e fui para eles como os que tiram o jugo de sobre as suas
queixadas; e lhes dei mantimento.
LEITURAS
COMPLEMENTARES
SEGUNDA | Os 4
A malícia do povo de Israel e Judá.
TERÇA | Os 5
A exortação ao arrependimento.
QUARTA | Os 9
QUINTA |
Os 11
A ingratidão de Israel
SEXTA | Os 12
A controvérsia do Senhor com Judá e Israel.
SÁBADO | Os 13
O pecado de Israel e o seu castigo.
HINOS
SUGERIDOS: 35,69,169
MOTIVOS
DE ORAÇÃO
Ore
por mais sensibilidade espiritual e amor ao próximo.
ESBOÇO
DA LIÇÃO
Introdução
1. O cenário da mensagem do profeta
Oséias
2. Os acontecimentos na vida de Oséias
3. Oséias para os dias de hoje
Conclusão
INTRODUÇÃO
A mensagem de Oséias era centrada na
quebra da aliança do povo de Israel com Deus. Sua vida pessoal era uma
ilustração pedagógica do amor de Deus e da infidelidade de Seu povo.
PONTO DE PARTIDA
Oséias
nos ensina sobre os limites do amor de Deus.
1. O CENÁRIO DA MENSAGEM DO PROFETA
OSÉIAS
Em um período de apostasia, onde a
adoração aos deuses de outros povos pagãos configurava uma quebra da Aliança do
povo de Israel com Deus, o profeta Oséias foi chamado para pregar a mensagem de
infidelidade [Os 8.1]. Dessa forma, o povo foi chamado ao arrependimento e a
voltar-se para Deus [Os 12.6].
1.1. Conhecendo
um pouco mais o profeta.
A narrativa bíblica não traz muitas
informações sobre os antecessores de Oséias, a não ser que seu ministério foi
exercido nos reinados de Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias (reis de Judá) e de
Jeroboão II (rei de Israel) [Os 1.1], Foi contemporâneo do profeta Isaías e,
possivelmente, também dos profetas Amós e Miquéias. Seu ministério prosseguiu
por um período de aproximadamente 40 anos ou mais, contudo não há consenso
entre os comentaristas. Ele viveu numa época de turbulência na política interna
e no cenário internacional.
Introdução ao Estudo do
Antigo Testamento - Esdras Costa Bentho & Reginaldo Leandro Plácido, CPAD,
2019, p. 506):
“Quem era Oséias?
a) Oséias era filho de Beeri
[Os 1.1] e profetizou para Israel no Reino do Norte. Não há citação a respeito
de seu chamado ao ofício profético, mas informes do livro nos permitem saber
algo sobre a sua personalidade. Somos informados pelas Escrituras que ele era
afetuoso e compassivo, à semelhança de Jeremias, e não tão austero quanto
Elias,
b) Recebeu ordem do Senhor
para casar-se com uma prostituta [Os 1.2].
c) Oséias foi contemporâneo
de Isaías, Amós e Miqueias.
d) Tinha suficiente posição
social, para que o nome de seu pai fosse mencionado (Beeri).”
1.2. O engano do culto a Baal.
O capítulo dois narra a metáfora do
marido que ama uma esposa infiel, para ilustrar e exortar o povo de Israel
sobre o adultério que cometiam ao adorarem outros deuses. Em sua mensagem, o
profeta busca comprovar que a prosperidade que Israel experimentou foi um
presente de Deus, o Senhor da Aliança [Os 2.10 -11,14].
No capítulo três, o profeta narra sua
experiência em que Deus o manda se casar com uma mulher adúltera. Essa
narrativa do profeta com a metáfora do seu casamento simboliza o conflito entre
a adoração ao Deus de Israel e as práticas da religião cananeia,
particularmente o culto a Baal [Os 2.8].
O Novo Comentário Bíblico -
Antigo Testamento: “Como Israel se recusou a reconhecer o Senhor como a fonte de
prosperidade na agricultura, Deus tiraria Suas bênçãos e não mais supriria as
necessidades da nação. (...) O Senhor exporia publicamente a infidelidade de
Israel por meio do julgamento. A afirmação “diante dos olhos dos seus
namorados” [Os 2.10] indica que os ídolos de Baal seriam incapazes de ajudar
Israel, provando, assim, o quão era vão adorá-los.”
1.3. As consequências da infidelidade
de Israel.
Oséias buscava entender as causas que
traziam sofrimento ao povo e descobriu na apostasia deles a razão de todas as
mazelas que enfrentavam. Eles haviam se afastado de Deus, o Criador de todas as
coisas, que os acompanhou e não os desamparou em toda a sua jornada desde os
seus pais até aquele momento.
O profeta, totalmente engajado em sua
realidade social, política e religiosa, buscava alertar seu povo para o perigo
do engano de seus líderes religiosos. Por isso, sua mensagem foi uma dura
crítica à sociedade, que usava a religião como pano de fundo para atender seus
próprios interesses [Os 12.2].
H R. N. Champlin: “Um profeta ou sacerdote não
podia tomar como esposa uma mulher prostituta, sobretudo se ela continuasse
praticando a sua “arte”. É assunto de discussões se a esposa de Oséias já era
uma prostituta, ou se ela se prostituiu depois de ter-se casado com ele. Este
versículo, considerado isoladamente, subentende a primeira possibilidade.
Encontramos aqui uma ordem altamente irregular, dada pelo próprio Yaweh. Todas
as regras deveriam ser quebradas. Esse homem santo deveria buscar uma
prostituta, ainda praticante, para tomá-la como esposa. Através de tão estranha
circunstância seria ensinada uma lição objetiva espiritual. A nação de Israel
era essa prostituta-adúltera, e Yaweh era seu marido.”
EU ENSINEI QUE:
O tempo de prosperidade do povo de
Israel, ao invés de despertá-los para a gratidão a Deus, levou-os à
insensibilidade e à apostasia.
2. OS ACONTECIMENTOS NA VIDA DE OSÉIAS
A interpretação dos acontecimentos na
vida pessoal de Oséias tem causado extensas discussões no meio dos intérpretes
e estudiosos das Escrituras sobre a literalidade ou alegoria do texto. O drama
familiar do profeta deve ser compreendido como literal ou alegórico?
2.1. O casamento de Oséias: o retrato
de infidelidade de Israel.
A peculiaridade do livro de Oséias
reside no fato de que Deus usa o casamento e a infidelidade como figuras
antagônicas para denunciar a infidelidade de Seu povo. O adultério não deve
estar presente em nenhum relacionamento, ainda mais em um relacionamento baseado
no amor e na aliança. Quando a vida espiritual é marcada pela infidelidade a
Deus, todos os outros relacionamentos, certamente, estão em risco. A decadência
espiritual precede a decadência moral.
O Novo Comentário Bíblico - Antigo Testamento: “Quando
Deus estabelece um relacionamento, Ele exige absoluta lealdade. Por intermédio
de Oséias, o Todo-Poderoso anunciou que aplicaria um severo julgamento para
libertar Seu povo do torpor religioso e chamar sua atenção. Este julgamento tomaria
a forma de secas, invasões e exílio. Apesar do rigor desse ato ter dado a
impressão de que Israel seria abandonado para sempre, o Senhor pretendia
restaurar o Seu povo.”
2.2. Os filhos de Oséias e as mensagens
de Deus.
Os três filhos de Gomer e Oséias
traziam em seus nomes mensagens de Deus para o povo: Jezreel, Lo- Ruama e
Lo-Ami. Propositalmente, a mensagem contida nos nomes revelava o crescente
descontentamento de Deus para com o Seu povo, mas, também, transmitiam
esperança, amor, restauração e renovação.
Jezreel [Os 1.4].
Significa “Deus semeia”. Também era o nome da cidade onde Jezabel, a idólatra
sanguinária, foi morta [2Rs 9.30-37; 10.1 -11 ]. Este nome evocava juízo,
Jezreel: onde Deus julgou os idólatras. A menção do nome do menino ensinava às
pessoas sobre o juízo iminente de Deus; Lo-Ruama [Os 1.6] .
Significa “Não
compaixão”. A menção do nome da menina ensinava que a compaixão de Deus tem
limite. Deus julgaria Seu povo como se fosse uma nação idólatra, sem compaixão;
Lo-Ami [Os 1.8]. Significa “Não meu povo”. Este era o filho mais novo. Juntando
os três significados, a mensagem é a seguinte: Deus julgaria Israel como uma
nação idólatra e sem compaixão, porque não era mais Seu povo.
Warren W. Wiersbe: “Podemos traçar a história de
Israel por meio dos nomes dos três filhos de Oséias:
(1) Jezreel [Os 1.4] significa “disperso”;
refere-se à época em que Deus espalha Israel entre as outras nações.
(2) Lo-Ruama [Os 1.6] significa “desfavorecida”;
quer dizer que o Senhor tira sua misericórdia da nação e permite que ela sofra
por seus pecados.
(3) Lo-Ami [Os 1.9] significa “não meu povo”;
refere-se àquela época do programa do Senhor em que Israel não comunga com ele
e não é o seu povo como antes fora. Oséias 2.1 informa que haverá um tempo em
que o Senhor chamará Israel de “Meu Povo” e de “Favor”, quando Cristo retornar,
restaurar a nação e estabelecer seu reino justo. Oséias 3.3-5 apresenta um
resumo da condição espiritual de Israel.”
2.3. O drama pessoal do profeta.
Como já vimos, Deus escolheu a história
triste e peculiar de Oséias, a fim de revelar o Seu coração e manifestar o Seu
amor. A história do casamento de Oséias não é aquela que os livros e os filmes
mostram sem qualquer problema real. A vida do profeta, além de ilustrar a
infidelidade do povo para com Deus, também traz à tona o drama de muitos
casamentos que estão em toda parte, inclusive nos arraiais do povo de Deus.
Como dito anteriormente, a decadência espiritual precede a decadência moral e
isso tem acometido muitas famílias, onde os filhos são os mais prejudicados
quando a infidelidade nas relações chega aos lares.
O Novo Comentário Bíblico -
Antigo Testamento: “O ciúme e a disciplina do Senhor podem parecer
inapropriados, mas a resposta divina ao pecado de Israel é, na verdade, prova
de Seu amor e comprometimento. Deus não admite que coisa alguma arruine o
relacionamento que Ele estabeleceu com os israelitas e fará tudo para
preservá-lo. Por fim, Sua fidelidade e misericórdia prevalecerão, e Seu povo
voltará a si, dando-lhe o amor que Ele tanto deseja.”
EU ENSINEI QUE:
O Senhor ama com fidelidade o Seu povo,
mesmo quando o Seu povo se torna infiel.
3. OSÉIAS PARA OS DIAS DE HOJE
A história do profeta Oséias nos ensina
sobre os limites do amor e o que está para além de suas fronteiras. Faz-nos
pensar sobre até onde é possível amar alguém. Oséias ilustra uma metáfora do
que é o verdadeiro amor, um amor que supera as expectativas humanas, um amor
que “tudo sofre, tudo crê, tudo espera e tudo suporta” [1Co 13.7].
3.1. O extraordinário amor de Deus.
Apesar de tanta infidelidade,
idolatria, violência, ainda depois de conscientemente rejeitarem a Deus, o
chamado amoroso de Deus se fez ouvir através da mensagem do profeta: “Converte-
-te, ó Israel, ao Senhor, teu Deus; porque, pelos teus pecados, tens caído.”
[Os 14.1]. Havia um futuro de prosperidade reservado para os remanescentes
fiéis após o exílio.
O Senhor prometeu perdão, renovar Sua
Aliança e derramar bênçãos abundantes [Os 1.10-11; 2.1-23; 14.1-7]. São
promessas que apontam para a vinda de Jesus Cristo, que estabeleceu uma Nova
Aliança, e um futuro no qual o povo de Israel, ao se arrepender, será chamado
“filhos do Deus vivo” [Os 1.10] e desfrutarão das maravilhosas bênçãos de Deus
juntamente com os gentios que se arrependerem [Rm 9.22-33].
O Novo Comentário Bíblico - Antigo Testamento: “Nossa
cultura frequentemente descreve o amor em termos de paixão, sexualidade ou cega
devoção. Por essas medidas, o amor é pouco mais do que uma atração in-
controlável por alguém. Esse tipo de “amor” busca somente o próprio interesse e
“acaba” quando não é correspondido ou satisfeito. Contrariamente, Deus chamou
Oséias para buscar um tipo de amor completamente diferente, baseado numa
escolha consciente de comprometer-se com alguém para o benefício desse alguém,
mesmo sem saber sua resposta a esse presente [Os 3.1-3]. Foi assim que Deus se
comprometeu com Israel. O casamento de Oséias foi uma demonstração do casamento
de Deus com a adúltera nação de Israel.”
3.2. Um chamado ao arrependimento.
O livro de Oséias relata uma história
de amor com detalhes constrangedores, que passam longe de uma relação baseada
verdadeiramente no amor e no compromisso. Com base nisso, faz clamores
agonizantes e cheios de angústia ao reino de Israel, diante da sua situação de
terrível apostasia. A dor do profeta ilustra a dor do próprio Deus. Assim como
o profeta ansiava trazer de volta sua esposa adúltera, livrando-a da degradação
moral e do pecado, da mesma forma Deus ansiava trazer para junto de si o povo de
Israel [Os 14.1-2].
Comentário Bíblico Moody:
“Israel fora infiel, mas o profeta ainda via
esperanças se ela se arrependesse do seu pecado. Israel tinha caído.
Literalmente, tropeçado. O pecado colocara uma pedra de tropeço em seu caminho.
(...) Israel estivera caminhando na direção do julgamento, que só podia ser
desviado através de um completo abando no do pecado e da idolatria e uma volta
a Deus e às Suas justas reivindicações sobre as vidas do Seu povo; por isso a
ordem: “Convertei-vos ao Senhor”.”
3.3. O desafio de amar outra vez.
O resgate de Gomer representa o resgate
de sangue que Deus faria por Seu povo, e, consequentemente, por todos nós
pecadores. A dolorosa experiência de Oséias ilustra o amor de Deus, disposto a
perdoar um povo que não queria ser perdoado. A ordem dada ao profeta muda o
curso da história daqueles que se encontram afastados e perdidos em seus
delitos e pecados [Os 3.1]. Quando alguém se afasta de Deus, perde claramente a
sensibilidade de amar o outro, considerar o outro, honrar o outro,
reconciliar-se de verdade com o outro. O pecado afeta o relacionamento com Deus
e, em detrimento disso, também o relacionamento com o próximo.
R. N. Champlin:
“A esposa adúltera (Israel) não era muito amorável nem
digna de ser amada. Mas o amor de Deus envolveria Israel, tal como Oséias amava
a esposa que dele se separara. Foi da vontade de Yaweh que as coisas
acontecessem desse modo. Uma grande lição objetiva estava sendo construída. O
povo observaria como o profeta lidara com a esposa desviada e se espelharia
nela. Talvez essa lição de amor ajudaria a produzir o arrependimento.”
EU
ENSINEI QUE:
O livro do profeta Oséias retrata claramente
o poder do amor e a possibilidade da reconciliação com Deus e com o próximo.
CONCLUSÃO
O amor de Oséias por sua mulher infiel
é como o amor de Deus pelo pecador [Rm 5.8], Um amor incompreensível e
imensurável aos olhos humanos [Ef 3.18-19], mas que alcançou pecadores que não
mereciam tal graça e que, hoje, podem viver e testemunhar desse amor todos os
dias.
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