SUBSÍDIOS Adultos - Lição 6: Pais Zelosos e Filhos Rebeldes - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

SUBSÍDIOS Adultos - Lição 6: Pais Zelosos e Filhos Rebeldes

🎯 Veja mais subsídios Dominical Aqui

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2023 | Lição 6


A Bíblia é rica em histórias que nos ensinam importantes lições de vida, e uma delas é a história de pais zelosos e filhos rebeldes. Esta história nos leva a refletir sobre a importância da obediência e do respeito mútuo nas relações familiares, e neste artigo vamos explorar essa história em profundidade e extrair as valiosas lições que ela nos apresenta.


1. A história de Sansão

1.1. Quem foi Sansão?

Sansão nasceu em uma família de Israelitas da tribo de Dã, que vivia em Zorá, cidade localizada na região montanhosa de Judá. Seus pais eram Manoá e sua esposa, cujo nome não é mencionado na Bíblia.

 

Sansão foi um dos 15 juízes mencionados no livro de Juízes. Naquela época, o povo de Israel não tinha um rei, mas sim juízes que lideravam o povo em tempos de crises e conflitos. Os juízes eram escolhidos por Deus e tinham a tarefa de restaurar a paz e a ordem no país.

Sansão foi um desses juízes e sua história é registrada em Juízes 13-16. Ele viveu cerca de 3.000 anos atrás, no século XII a.C., em uma época em que Israel estava sob a opressão dos filisteus, um povo inimigo que dominava a região.

 

1.2. A criação de Sanção

Podemos ver que Manoá e sua esposa criaram Sansão de acordo com as orientações recebidas pelo Anjo do Senhor, mostrando que eles eram pais zelosos que procuravam educar seu filho de acordo com a vontade divina.

 

Sansão, por sua vez, observava o protocolo do nazireado em sua vida adulta, mas acabou violando-o progressivamente mais tarde.

Isso nos mostra que, apesar dos esforços dos pais em educar seus filhos no caminho em que devem andar, cada pessoa tem sua própria responsabilidade diante de Deus e pode escolher seguir ou não as orientações que recebeu. A Bíblia nos ensina que a responsabilidade diante de Deus é individual, como podemos ver em Ezequiel 18:20 e Romanos 2:6.

 

1.3.Sansão um líder forte e corajoso

Além de sua atuação como líder militar, Sansão também é conhecido por sua força física sobrenatural, que lhe permitiu realizar proezas como matar um leão com as mãos nuas (Juízes 14:5-6) e carregar as portas de uma cidade inteira (Juízes 16:3).

 

Como juiz, Sansão liderou o povo de Israel em batalhas contra os filisteus e conquistou vitórias notáveis, como a destruição de um templo pagão filisteu em Gaza (Juízes 16:23-30).

 

1.4. Sansão, o filho rebelde

Juízes 13.1-7,24 e 14:1-3 contam a história do nascimento e juventude de Sansão.

 

No capítulo 13, um anjo do Senhor aparece a uma mulher estéril da tribo de Dã e anuncia que ela dará à luz um filho que será nazireu, ou seja, consagrado a Deus desde o nascimento e abstendo-se de certas coisas, como vinho e cabelo cortado.

 

Quando o marido da mulher, Manoá, pede ao Senhor que envie novamente o anjo para dar-lhes mais   instruções,  o   anjo  aparece  novamente   e  os ensina sobre o nazireado e o propósito da criança.

 

No capítulo 14, Sansão pede ao pai que lhe permita casar com uma mulher filisteia que ele viu em Timna. Seu pai tenta dissuadi-lo, lembrando-o de que os filisteus são inimigos de Israel, mas Sansão insiste e seu pai concede. Esses textos mostram a promessa divina do nascimento de Sansão como um líder e libertador do povo de Israel das mãos dos filisteus.

 

Eles também mostram o comportamento impulsivo de Sansão ao escolher se casar com uma mulher filisteia, ignorando as advertências de seu pai.

 

A história de Sansão também destaca a natureza humana falha de impulsividade e desobediência, mas ainda assim, Deus usa pessoas imperfeitas para cumprir seus propósitos.

A importância dos pais zelosos na educação dos filhos, conforme visto na história de Sansão na Bíblia.

A história de Sansão na Bíblia mostra como as escolhas impulsivas e desobediência podem afetar negativamente nossas vidas.

A Bíblia é uma fonte rica de histórias edificantes e inspiradoras, incluindo a história de Sansão e seus pais zelosos.

Veja a CONTINUAÇÃO deste estudo na Revista Cristão Alerta AQUI

👇 VEJA TAMBÉM Lições 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui


Post Bottom Ad