Lição 13: Tito – Organizar a Igreja em Creta e Reprimir os Falsos Doutores - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 13: Tito – Organizar a Igreja em Creta e Reprimir os Falsos Doutores

🎓 Classe: JOVENS

Revista: Do professor - CPAD

Trimestre: 3° de 2023

Título: Sejam Firmes - Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais

Comentarista: Silas Queiroz


TEXTO PRINCIPAL

“A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.1′ (Tt 1.4 )

RESUMO DA LIÇÃO

Paulo escreveu a Tito para orientá-lo acerca da organização da igreja e enfatizar a necessidade de refutar os falsos doutores.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Tt 1.10

O cuidado com os enganadores

TERÇA – Tt 1.11

O cuidado com os gananciosos

QUARTA – Tt 1.12

O cuidado com o mal testemunho

QUINTA – Tt 1.13

O testemunho verdadeiro

SEXTA – Tt 1.14

Não se desvie da verdade

SÁBADO – Tt 1.15

A contaminação dos infiéis

OBJETIVOS

MOSTRAR qual era a missão de Tito em Creta;

COMPREENDER a missão de Tito;

CONHECER as exortações gerais de Paulo na Carta a Tito.


INTERAÇÃO

Professor (a), chegamos ao fim de mais um trimestre. Parabéns pelo seu esforço e dedicação! Nesta última aula, seria interessante fazer uma recapitulação de todas as lições. Se possível, peça aos alunos que falem a respeito de qual lição mais gostaram e o porquê.

Aproveite a oportunidade para sanar alguma dúvida, caso elas existem. Caso seja possível, permita que os alunos falem a respeito dos pontos positivos e negativos das aulas e da temática estudada. Não esqueça de comentar a respeito do tema do próximo trimestre. Crie nos alunos uma expectativa positiva para o trimestre que será iniciado. Que Deus continue abençoando você e seus alunos (as).

 


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor (a), faça a seguinte pergunta aos alunos: “Qual o propósito de Paulo ao escrever a Tito?” Ouça os alunos com atenção. Em seguida, utilize o quadro abaixo para mostrar quais eram os propósitos de Paulo.

Paulo escreveu primeiramente para instruir Tito na sua tarefa de:

1. Pôr em ordem o que ele (Paulo) deixaria inacabado nas igrejas de Creta, inclusive a instituição de presbíteros nessas igrejas (1.5);

2. Ajudar as igrejas a crescerem na fé, no conhecimento da verdade e em santidade (1.1);

3. Silenciar falsos mestres (1.11);

4. Vir até Paulo, uma vez substituído por Ártenas ou Tíquio (3.12). Adaptado de Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p. 1887

 

TEXTO BÍBLICO

Tito 1.1-9

1. Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade.

2. Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,

3 Mas, a seu tempo, manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador,

4 A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.

5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:

6 Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.

7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância.

8 Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante.

9 Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.

 

INTRODUÇÃO

A Carta a Tito é bastante similar à Primeira Carta a Timóteo. Ambas foram escritas por Paulo durante a viagem missionária que fez depois de seu primeiro aprisionamento em Roma (63- 65 d.C.).

O texto nos dá uma clara ideia da livre movimentação do apóstolo naquele período e sua intenção de plena continuidade da missão, o que não sabemos até que ponto ocorreu.

A carreira de Paulo foi interrompida com sua nova prisão e envio a Roma. Paulo escreveu a Tito para orientá-lo acerca da organização da igreja na ilha, enfatizar a necessidade de refutar os falsos mestres e ensinar aos crentes cretenses sobre o modelo ideal de vida cristã.

 

I – TITO, CRETA E OS CRETENSES

1. O perfil de Tito.

A exemplo de Timóteo, Tito também era jovem. Provavelmente tinha um pouco mais de idade que Timóteo. Seu nome não é citado em Atos, mas uma referência feita por Paulo na Carta aos Gálatas nos faz entender que Tito se tornou seu cooperador antes de Timóteo.

 

Em Gálatas 2.1-5, Paulo descreve uma viagem que fez a Jerusalém para tratar de conflitos que tinha com os judeus, principalmente por causa da circuncisão. Tito estava nessa viagem (Gl 2.1-3), provavelmente a mesma narrada por Lucas em Atos 15.2, que trata do Concílio de Jerusalém. Tito não era judeu, mas grego (Gl 2.3).

 

Tinha uma personalidade um pouco diferente da de Timóteo. As referências que Paulo faz dele na Segunda Carta aos Coríntios nos permite entender que a liderança de Tito era mais incisiva. Estava sempre pronto para grandes desafios, como os de Corinto e de Creta. Timóteo, como já analisamos, tinha uma certa timidez.

 

O perfil de Tito pode ser assim resumido: pronto, entusiasmado, diligente, proativo (2 Co 8.17): de posições firmes (2 Co 714,15); ético e respeitoso (2 Co 12.18), amoroso (2 Co 7.13-15); amigo leal e fraterno: um irmão (2 Co 2.13), um homem de confiança (2 Co 8.23).

 

2. A ilha de Creta.

Localizada a sudeste da Grécia, Creta é a quarta maior ilha do mar Mediterrâneo. Tem uma área de aproximadamente 8,200 km2. Possui uma forma alongada: 256 km de leste a oeste e 10 a 56 km de norte a sul. No primeiro século, possuía mais de 100 cidades, muitas delas com excelentes portos, como o porto de Fenice, citado em Atos 27.12.

 

Paulo esteve em Creta durante sua conturbada viagem a Roma, por ocasião de seu primeiro aprisionamento. O navio que o levava atracou em Bons Portos e ali ficou por algum tempo (At 27.8,9). Atualmente, Creta tem mais de 600 mil habitantes.

 

3. Os cretenses.

Um povo de péssima fama. A ilha era um lugar de confusão cultural e religiosa, violência, banditismo e imoralidade. Os cretenses eram mentirosos, preguiçosos e glutões. Paulo denuncia isso na Carta a Tito, numa referência a Epimênides, um conhecido poeta e filósofo cretense do século VI a.C.: “Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos” (Tt 1.12). Segundo o teólogo suíço Hans Bürki (1925-2002), o termo sincretismo é inspirado nessa ebulitiva característica dos cretenses. O prefixo grego syn tem o sentido de em companhia de, junto com”, como em sinergia, sincronia, sinfonia etc.

 

Assim, o sincretismo era o “fenômeno” que se dava quando os cretenses se uniam, com todas as suas diferenças, para juntos se defenderem de um inimigo comum. Ou, em um sentido figurado, o sincretismo seria a própria presença, em uma mesma ilha, de múltiplos cultos, religiões, filosofias e linhas de pensamento.

 

Bürki assinala, ainda, que é da palavra “cretense” que deriva o verbo cretizo, no grego, que significa “mentir”. Mas o evangelho havia chegado à ilha. No dia de Pentecostes, havia judeus cretenses em Jerusalém (At 2.11).

 

Certamente alguns deles se converteram e levaram a fé para as suas cidades. Depois de solto de sua primeira prisão em Roma (At 28.30), Paulo viajou para Creta, levando Tito. Trabalhou ali por algum tempo e deixou seu fiel colaborador para prosseguir a obra (Tt 1.5).

 

SUBSÍDIO 1

Provavelmente, Paulo escreveu a Tito na mesma ocasião em que escreveu 1 Timóteo. Paulo enviou Tito para trabalhar com as igrejas da ilha de Creta, e esta carta reflete os problemas particulares que Tito enfrentava ao servir ali. Paulo quer a ordem na igreja e um modo de vida correto, em uma ilha conhecida pela presença, pela guia, pela mentira e pelo mal.

 

Os cristãos têm que ser indivíduos disciplinados, e devem ser ordeiros, como pessoas que formam um só corpo — a igreja. Precisamos obedecer a esta mensagem em nossa época, quando a disciplina não for respeitada ou recompensada pela nossa sociedade embora os outros possam não apreciar nossos esforços, devemos viver na igreja, e ser exemplos vivos de nossa fé para a sociedade contemporânea.” (Bíblia de Estudo Cronológico Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD. 2015. p, 1758)

 

II - A MISSÃO DE TITO

1. Estabelecer presbíteros.

A missão primordial de Tito era organizar as igrejas locais, “de cidade em cidade”. Isso denota que o Evangelho havia se espalhado pela ilha, mas a organização das igrejas ainda era incipiente. Em Éfeso já havia um presbitério estabelecido (At 20.17,28), o que não excluía a responsabilidade de Timóteo de ordenar novos presbíteros, pelo crescimento da obra.

 

Em Creta, contudo, embora Paulo tivesse trabalhado por algum tempo para pôr as “coisas […] em boa ordem”, havia a premente necessidade de exercer a disciplina eclesiástica e estabelecer presbíteros em cada igreja, para prosseguirem na missão de ensinar (1.5,13).

 

O perfil dos presbíteros segue os mesmos os requisitos transmitidos a Timóteo, destacando a necessidade de maturidade (1 Tm 3.1-6). Difere-se somente a expressa inclusão de uma observação implícita na carta a Timóteo: a boa conduta dos filhos (Tt 1.6). Em uma linguagem de hoje, diríamos que eles precisam ser bons crentes; darem bom testemunho como cristãos. Isso é valioso para os filhos dos líderes e contribui muito para o êxito do ministério de seus pais.

 

2. Correção aos falsos doutores.

Assim como em Éfeso, em Creta havia falsos mestres, que perturbavam a vida da igreja. Paulo os chama de “desordenados, faladores, vãos e enganadores” e aponta principalmente “os da circuncisão”; judeus que insistiam que para se salvar os gentios precisavam cumprir leis, regras e ritos judaicos (1.10).

 

Paulo fala novamente da sorrateira ação desses falsos mestres, que “transtornavam casas inteiras”, o que denota o mesmo problema de Éfeso, envolvendo as mulheres (1 Tm 47.2 Tm 3.6,7). É provável que tais mestres estivessem explorando a imprudência dessas mulheres, enganando-as assim como o Diabo fez com Eva no Éden (Gn 3.1-6; 1 Tm 2.14).

 

O trato com esses ardilosos falsos mestres deveria ser firme, Paulo usa a expressão “tapar a boca” para demonstrar como Tito deveria ser diligente em seu trabalho. De igual modo, o presbítero precisaria ter suficiente autoridade moral e espiritual, a fim de que fosse “poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes” (1.9). Não se pode confundir amor com condescendência. Os erros devem ser corrigidos (Hb 12.5-9).

 

3. A má influência na igreja.

A correção a ser feita por Tito visava não apenas os falsos mestres. A expressão “repreende-os severamente para que sejam sãos na fé”, feita logo após a referência aberta aos cretenses (1.12,13), nos permite entender que as igrejas em Creta deveriam receber semelhante ensino (3.1-9). A má conduta dos cretenses, impregnada na cultura da ilha, estaria reinando entre os cristãos, o que também se denota pela necessidade de pôr “em boa ordem as coisas que ainda [restavam!” (15).

 

De fato, não é incomum que vícios impregnados em culturas locais insistam em se infiltrar e permanecer no seio das igrejas cristãs. Comportamentos e costumes antiéticos que parecem ser inofensivos, mas que são destrutivos, como raposinhas que fazem tão mal às vinhas (Ct 2.15). Por exemplo, os atos desonestos são praticados em nosso país em nome do “jeitinho brasileiro”. Viver em meio aos “cretenses” não nos autoriza compartilhar de sua má conduta. Precisamos ser “sãos na fé” (1.13).

 

SUBSÍDIO 2

Professor (a), explique que “Paulo descreve de maneira resumida algumas qualificações que os presbíteros deveriam ter, Paulo deu a Timóteo um conjunto similar de instruções, para a igreja de Éfeso. Observe que a maior parte das qualificações envolve caráter, e não conhecimento ou habilidade. O modo de vida e os relacionamentos de uma pessoa permitem que seu caráter seja visto. Considere essas qualificações ao avaliar uma pessoa para uma posição de liderança na sua igreja. É importante ter líderes que possam pregar a Palavra de Deus de maneira eficaz; mas é ainda mais importante ter pessoas que possam colocar a Palavra de Deus em prática e serem exemplos que outras pessoas possam seguir.” (Bíblia de Estudo Cronológico Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2015. p. 3758)

III – EXORTAÇÕES GERAIS

1. Ensino para toda a família.

O tom de praticidade do ensino de Paulo a Tito é semelhante ao que transmitiu a Timóteo (1 Tm 5,6). De igual forma, Tito deveria transmitir a correta doutrina para toda a igreja, dos mais velhos aos mais jovens.

 

O apóstolo volta a enfatizar a importância da educação cristã para as mulheres idosas, destacando o papel delas no ensino das mais novas (2.3-5). O valor de constituição da família é mais uma vez enfatizado por Paulo, ao tratar da nobre missão da mulher, como esposa e mãe, dedicada ao lar, “a fim de que a Palavra de Deus não seja blasfemada” (2.5), isto é, para que Deus seja glorificado pela vida exemplar das famílias cristãs.

 

Essas tarefas atribuídas à mulher têm sido muito desprezadas pela sociedade moderna. A mulher cristã pode exercer atividades fora do lar, desde que não negligencie a missão mais importante que Deus lhe outorgou.

 

A ausência da mulher como esposa e mãe trazem prejuízos incalculáveis para a família, com nítidos reflexos na igreja e em toda a sociedade. A vida cristã deve ser pautada sempre nas Escrituras Sagradas, que jamais envelhecem ou se tornam ultrapassadas (Sl 119.89).

 

Finalmente, Paulo se dirige aos jovens, aos quais destaca a moderação (2.6). Exercer o autocontrole é fundamental para que o jovem não tome decisões erradas na vida. É melhor suportar o jugo dos tempos de mocidade (Lm 3.27-29). “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1).

 

2. Salvação para todos.

Paulo também aborda na Carta a Tito um a das doutrinas centrais da fé cristã: Soteriologia, a doutrina da salvação. A graça de Deus foi manifestada “trazendo salvação para todos os homens” (2.11). Por sua graça, Deus não apenas nos salva no presente, mas nos ensina, ao longo da vida, a renunciar a todo o pecado e viver bem conosco mesmo, com o nosso próximo e com Deus (2.14). Essa vida deve ser alimentada na esperança da volta de Jesus, que prometeu buscar “um povo seu especial, zeloso de boas obras” (2.14). Portanto, não basta receber a salvação. É preciso viver de acordo com a vocação celestial (Ef 4.1-3).

 

SUBSÍDIO 3

O apóstolo agora fornece uma extensa seção de instruções a vários grupos de crentes com relação a seu caráter e conduta.

O vocabulário empregado não é tão específico, e a seção e tão semelhante às antigas discussões extra bíblicas relativas ao comportamento virtuoso, que Paulo parece não estar tratando dos problemas das congregações de Creta, mas ‘de modo geral está incentivando seus leitores às boas obras e a um estilo de vida cristão de modo que, ‘em tudo.

 

CONCLUSÃO

Com alegria e gratidão estamos concluindo mais um trimestre da nossa Escola Dominical. Que oportunidade ímpar tivemos de aprender juntos valiosas lições espirituais extraídas das cartas pastorais! Deus está nos instruindo a cada dia para que vivamos de acordo com a sua vontade, para a glória de seu nome. Que inspirados no exemplo de Timóteo e Tito nos ofereçamos mais para servir a Deus.

 

HORA DA REVISÃO

1. Há alguma diferença de personalidade entre Tito e Timóteo?

Sim. Tito era grego e tinha uma personalidade um pouco diferente. Timóteo, tinha uma certa timidez, O perfil de Tito pode ser assim resumido: pronto, entusiasmado, diligente, proativo; de posições firmes; ético e respeitoso, amoroso; amigo leal e fraterno; um irmão, um homem de confiança,

 

2. Como eram os cretenses?

Um povo de péssima fama. A ilha era um lugar de confusão, miscigenação cultural e religiosa, violência, banditismo e imoralidade. Os cretenses eram mentirosos, preguiçosos e glutões.

 

3. O que a Carta a Tito traz de diferente em relação aos requisitos do presbítero?

O perfil dos presbíteros segue os mesmos requisitos transmitidos a Timóteo, destacando a necessidade de maturidade. Difere-se somente a expressa inclusão de uma observação implícita na carta a Timóteo: a boa conduta dos filhos.

 

4. O que Paulo volta a enfatizar na Carta a Tito quanto à constituição da família?

O valor da constituição da família é mais uma vez enfatizado por Paulo, ao tratar da nobre missão da mulher, como esposa e mãe, dedicada ao lar. “a fim de que a Palavra d e Deus não seja blasfemada” (2.5). isto é, para que Deus seja glorificado pela vida exemplar das famílias cristãs.

 

5. Que conselho Paulo dá aos jovens?

Paulo se dirige aos jovens, aos quais destaca a moderação (2.6).

****

Post Bottom Ad