SUBSÍDIOS JOVENS – Lição 13 As Bênçãos de uma Vida Santificada - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

SUBSÍDIOS JOVENS – Lição 13 As Bênçãos de uma Vida Santificada

1° Trimestre de 2023 – CPAD

🎓 Classe: Jovens

SUBSÍDIOS BÍBLICOS: Site Subsídios Dominical


INTRODUÇÃO

A paz com Deus, a alegria da salvação e a esperança da santificação final são algumas das maiores bênçãos que os cristãos podem experimentar. A paz com Deus nos reconcilia com nosso Criador e nos permite ter um relacionamento pessoal com Ele. A alegria da salvação nos leva a experimentar o perdão de Deus e a viver em liberdade do pecado e da culpa. Finalmente, a salvação e a santificação final nos garantem uma vida eterna com Deus, livre da dor, do sofrimento e da morte. Neste artigo, examinaremos essas bênçãos em maior detalhe e veremos como elas se interconectam para formar um todo coerente e harmonioso no plano de salvação de Deus.


I - AS BÊNÇÃOS DA PAZ COM DEUS

A paz com Deus é uma das maiores bênçãos que podemos experimentar nesta vida. Ela nos traz segurança e conforto em meio às tribulações e incertezas do mundo. Mas como podemos ter essa paz? A resposta está na Palavra de Deus, especificamente na carta aos Romanos, capítulo 5, versículos 1 e 2.

 

1. A graça da paz com Deus

O apóstolo Paulo começa dizendo que "justificados pela fé, temos paz com Deus" (Romanos 5.1). Essa paz só é possível através da obra redentora de Jesus Cristo na cruz. Quando nos arrependemos dos nossos pecados e colocamos nossa fé em Jesus, somos justificados diante de Deus. Isso significa que nossos pecados são perdoados e nossa relação com Ele é restaurada. Essa reconciliação é a base da nossa paz com Deus.

Mas essa paz não é algo que podemos conquistar por nossos próprios méritos. Ela é um dom da graça de Deus, que nos é concedido através da fé em Jesus Cristo. É por isso que Paulo enfatiza que somos "justificados pela fé", não pelas nossas obras. Não há nada que possamos fazer para merecer a paz com Deus, mas podemos recebê-la pela fé em Jesus.

 

2. A bênção do acesso constante à graça de Deus

Paulo continua dizendo que, "pela fé, temos acesso a esta graça na qual estamos firmes" (Romanos 5.2). Essa é outra bênção maravilhosa da paz com Deus: o acesso constante à graça de Deus. Através de Jesus Cristo, temos acesso irrestrito à presença de Deus e podemos contar com Sua ajuda em todas as áreas de nossas vidas.

A graça de Deus é suficiente para nos fortalecer em tempos de fraqueza, nos guiar em tempos de incerteza e nos consolar em tempos de sofrimento. Ela nos capacita a viver de acordo com a vontade de Deus e a cumprir o propósito que Ele tem para nossas vidas.

 

3. A bênção da esperança da glória de Deus

Por fim, Paulo nos fala da bênção da esperança da glória de Deus. Ele diz que, "também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança" (Romanos 5.3-4).

Essa esperança é a certeza de que, como filhos de Deus, temos um lugar reservado para nós no céu e podemos aguardar com confiança o dia em que estaremos com Ele para sempre. Essa esperança nos sustenta em meio às tribulações e nos dá a força necessária para perseverar até o fim.

 

TRÊS POSSÍVEIS APLICAÇÕES PARA NOSSA VIDA

1. Viver em paz com Deus

A primeira aplicação é óbvia, mas fundamental: viver em paz com Deus é uma atitude diária que requer humildade, arrependimento e busca constante pela Sua vontade. É através desse relacionamento com Deus que podemos desfrutar de Sua paz, graça e bênçãos.

 

2. Confiar em Deus em todas as circunstâncias

A paz com Deus nos dá a confiança necessária para enfrentar as tribulações e dificuldades da vida com esperança e perseverança. Ao confiarmos em Deus em todas as circunstâncias, sabemos que Ele está conosco e que a Sua graça é suficiente para nos ajudar em cada situação.

 

3. Compartilhar a paz de Deus com os outros

Finalmente, a paz com Deus é uma bênção que deve ser compartilhada com os outros. Ao testemunharmos da nossa fé em Jesus Cristo e da paz que Ele nos dá, podemos inspirar e encorajar outras pessoas a buscar essa mesma paz em suas próprias vidas. Isso pode ser feito através de nosso testemunho pessoal, nossas ações de amor e bondade, e nosso compromisso em viver uma vida que honre a Deus em todas as áreas.

 

II - A BÊNÇÃO DA ALEGRIA DA SALVAÇÃO

A salvação é a maior bênção que um ser humano pode receber. Ela nos livra do poder do pecado e da condenação eterna. E, além disso, ela nos traz uma alegria profunda que transcende as circunstâncias da vida. Portanto, vamos analisar a bênção da alegria da salvação e como as tribulações, a certeza do amor de Deus e a morte vicária de Cristo contribuem para essa alegria.

 

1. As tribulações conduzem à maturidade (Rm 5.3,4).

As tribulações são uma realidade na vida de todos os cristãos. Mas, ao contrário do que muitos pensam, as tribulações não devem ser vistas como um sinal de que Deus nos abandonou ou não nos ama mais. Na verdade, elas são um instrumento nas mãos de Deus para nos aperfeiçoar e nos fazer crescer espiritualmente. Paulo nos diz em Romanos 5.3,4: "Também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança".

Em outras palavras, as tribulações são a oportunidade que Deus nos dá para desenvolvermos a perseverança e a maturidade cristã.

 

2. O crente, mesmo enfrentando tribulações, tem a certeza do amor de Deus (Rm 5.5).

A certeza do amor de Deus é outra fonte de alegria para o cristão. Saber que somos amados incondicionalmente por Deus nos traz paz e segurança, mesmo nos momentos mais difíceis da vida. E essa certeza é baseada na obra redentora de Cristo na cruz. Paulo nos ensina em Romanos 5.5 que "o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi dado".

Esse amor é tão grande que Deus enviou seu Filho para morrer em nosso lugar, enquanto ainda éramos pecadores (Rm 5.8). Essa é a prova mais clara do amor de Deus por nós.

 

3. O amor de Deus é provado pela morte vicária de Cristo (Rm 5.5-8).

A morte vicária de Cristo é a maior demonstração do amor de Deus por nós. Como pecadores, estávamos separados de Deus e condenados à morte eterna. Mas, em sua infinita misericórdia, Deus enviou seu Filho para morrer em nosso lugar e nos reconciliar consigo mesmo.

Paulo nos diz em Romanos 5.5-8: "Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira".

A morte vicária de Cristo não só prova o amor de Deus por nós, mas também é a base da nossa salvação e da nossa alegria.

  

TOME NOTA

Morte vicária de Cristo

A morte vicária de Cristo é o conceito teológico que afirma que Jesus Cristo morreu em nosso lugar, sofrendo a penalidade do pecado que deveria ser nossa, para que pudéssemos ser perdoados e reconciliados com Deus. Isso significa que Jesus pagou o preço pelos nossos pecados na cruz e, por meio de sua morte, abriu o caminho para a nossa salvação e para a vida eterna com Deus.

1. A doutrina da morte vicária de Cristo é fundamental para a teologia cristã, pois se trata da crença de que Jesus Cristo morreu em nosso lugar, sofrendo a penalidade do pecado em nosso lugar, para que pudéssemos ser perdoados e reconciliados com Deus.

 

2. Essa doutrina é claramente ensinada nas Escrituras. O próprio Jesus falou sobre sua morte vicária em Marcos 10:45: "Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". Em outras palavras, Jesus veio para dar sua vida como um resgate para pagar a penalidade pelos pecados da humanidade.

 

3. Paulo também fala sobre a morte vicária de Cristo em Romanos 5:6-8: "Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores".

 

4. A morte vicária de Cristo é fundamental para a salvação do pecador. Como pecadores, estamos separados de Deus e merecemos a penalidade pelo nosso pecado, que é a morte eterna. No entanto, a morte de Cristo pagou a penalidade pelos nossos pecados e nos reconciliou com Deus. Como resultado, podemos ter a vida eterna e a salvação em Cristo.

 

5. A morte vicária de Cristo também é um testemunho do amor de Deus por nós. João 3:16 afirma: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Deus amou a humanidade ao ponto de dar seu único Filho para morrer em nosso lugar. A morte de Cristo é a prova máxima do amor de Deus por nós e nos dá a garantia de que nada pode nos separar do amor de Deus.

 

Paulo escreve em Romanos 5:8, "Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". A morte de Cristo na cruz é a maior expressão do amor de Deus por nós e nos mostra que não há limites para o amor de Deus.

 

III - A BÊNÇÃO DA SALVAÇÃO E DA SANTIFICAÇÃO FINAL

 

A salvação é uma das maiores bênçãos que Deus concede aos seus filhos. Através da obra redentora de Jesus Cristo, temos a oportunidade de sermos salvos da condenação eterna e de termos uma vida abundante aqui na terra. No entanto, a salvação não é apenas uma bênção presente, mas também uma bênção futura.

 

1. A salvação

A salvação é o ato de Deus de nos salvar da condenação eterna através da obra redentora de Jesus Cristo. Como pecadores, estamos separados de Deus e merecemos a morte eterna, mas Deus, em sua graça e misericórdia, nos oferece a salvação através da fé em Jesus Cristo. Paulo escreve em Efésios 2:8-9: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie".

 

A salvação não é algo que podemos ganhar através das nossas próprias obras ou méritos, mas é um dom de Deus que recebemos através da fé em Jesus Cristo. Quando colocamos nossa fé em Jesus, somos justificados diante de Deus e nossos pecados são perdoados. Romanos 3:23-24 diz: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus".

 

2. A salvação mantida pela santificação

A salvação não é apenas um evento único, mas é um processo contínuo de santificação. Depois de sermos salvos, somos chamados a viver uma vida santa e a nos afastar do pecado. Paulo escreve em Filipenses 2:12-13: "Assim, meus amados, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade".

 

A santificação é um processo contínuo em que somos transformados à imagem de Cristo. Quando somos salvos, recebemos o Espírito Santo, que nos ajuda a viver uma vida santa e a nos afastar do pecado. Gálatas 5:16 diz: "Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne".

 

3. A salvação futura e glorificação, que será obtida com a santificação final

A salvação também inclui uma bênção futura, que é a glorificação final. Quando Jesus voltar, receberemos corpos glorificados e viveremos eternamente com ele. 1 Coríntios 15:51-52 diz: "Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta.

é importante notar que a santificação final não é apenas uma questão de perfeição moral. Ela também envolve a redenção completa do nosso ser, incluindo a nossa natureza física. Paulo escreve em Romanos 8:23: "E não somente ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo".

 

Isso significa que, no momento da nossa glorificação, não apenas estaremos livres do pecado e da morte, mas também teremos corpos glorificados e perfeitos que nunca mais experimentarão dor, sofrimento ou limitações físicas. Essa é uma esperança maravilhosa e que deve nos encorajar a perseverar na nossa santificação diária.

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad