SUBSÍDIOS EBD Adultos - Lição 13: Aviva, ó Senhor, a tua Obra - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

SUBSÍDIOS EBD Adultos - Lição 13: Aviva, ó Senhor, a tua Obra

🎯 Veja mais subsídios Dominical Aqui

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  1° Trimestre de 2023 | Lição 13


Nada se sabe a respeito de Habacuque, exceto que ele era um profeta de Judá. Um manuscrito do livro apócrifo posterior, Bel and the Dragon (Bel e o Dragão) identifica Habacuque como sendo um levita. Se essa informação for correta, isso poderia ajudar a explicar as notações musicais no terceiro capítulo (Hc 3.1,3,9,13,19), uma vez que os músicos do Templo eram levitas (1Cr 6.31-47; 25.1-31).

 

I - DUAS LIÇÕES DO PROFETA HABACUQUE.


1. Vivendo pela fé.

Habacuque não podia compreender por que Deus parecia não fazer algo contra a maldade que havia na sociedade. Então percebeu que somente a fé no Senhor seria capaz de prover as respostas para as suas perguntas.

Habacuque aprende a confiar  em Deus, e a viver pela fé da maneira como Deus o requer: independentemente das circunstâncias (Hc 3.17,18).

 

2. Deus está no controle do mundo.

Deus ainda está no controle do mundo, apesar do aparente triunfo do mal.

Em vez de questionar os caminhos de Deus, devemos compreender que Ele é totalmente justo e ter a confiança de que Ele está no controle e que um dia o mal será totalmente destruído.

I -  CLAMANDO POR UM AVIVAMENTO

O verbo hebraico (hayah) traduzido por “avivar” em Hc 3.2, aparece em diversos textos do Antigo Testamento com o sentido de:

VIVER: quer literal ou figurado,

AVIVAR: conservar em, conservar com, dar, deixar com, guardar em, guardar com, restaurar a, salvar a vida, criar, manter, livrar, proteger, vivificar, sarar, renovar, ressuscitar, renascer, conservar.

Este verbo é usado várias vezes nas Escrituras. É usado no sentido de prosperar (Dt 8.1;1Sm 10.24; SI 22.26 [27]); ou para indicar que um objeto está a salvo (Gn 12.13; Nm 14.38; Js 6.17). O sentido é reviver em Ezequiel 37.5 e 1Reis 17.22 ou curar em Josué 5.8 e 2 Reis 8.8. (Bíblia de Estudo palavra chave -CPAD)

 

1. Lições da oração de Habacuque.

A) O tempo em que a igreja deve buscar o avivamento (3.2).

Habacuque pede que Deus avive sua obra no decorrer dos anos. Ele não pensa apenas nele e na sua geração.

 

O avivamento deve ser o anseio da igreja em todos os tempos, em todos os lugares. As vitórias do passado não são suficientes para a igreja avançar hoje. Os derramamentos do Espirito no passado não são suficientes para encher a igreja do Espirito Santo hoje.

 

Devemos orar pelo avivamento sempre. Devemos nos preparar para o avivamento sempre. Devemos desejar ansiosamente por ele sempre.

 

B) A base em que a igreja deve buscar o avivamento (3.2).

Habacuque pede o avivamento a Deus não confiante na justiça própria ou confiado nos merecimentos do povo de Judá. Ao contrário, ele diz: "[...] na tua ira, lembra-te da misericórdia" (3.2).

 

O avivamento vem quando Deus se volta da Sua ira para a misericórdia. O avivamento acontece quando Deus volta Sua face para o Seu povo em favor misericordioso. O avivamento não é merecimento da igreja; é favor de Deus.

 

B) A urgente necessidade que a igreja tem do avivamento (3.2).

O profeta Habacuque pede avivamento, e não ausência de sofrimento. Pede a manifestação poderosa de Deus no meio do seu povo, e não prosperidade econômica e política para o seu povo. Ele quer Deus, mais do que as bençãos de Deus.

 

2. Condições para um avivamento.

    Buscar a Deus;

    Submeter-se à Palavra do Senhor;

    Temer ao Senhor

    Confissão de pecados;

    Arrependimento;

    Mudança de vida.

       À semelhança de Habacuque, clamemos a Deus para que a igreja destes últimos dias empenhe-se por uma vida de justiça, pureza e santidade e, assim, venha a desfrutar de um genuíno avivamento (1 Jo 1.9).

🔥 NOVOS SUBSÍDIOS BÍBLICOS:

Revista Cristão Alerta: 2° Trimestre de 2023 Clique Aqui

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad