Lição 3 Ele venceu a Morte (Classe: Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 3 Ele venceu a Morte (Classe: Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 2º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo Reino de Deus

CONECTADO COM DEUS

Você já pensou nas questões sociais que estamos enfrentando depois da pandemia de COVID-19? Muitos perderam seus empregos e seus entes queridos, pessoas que tinham a responsabilidade de sustentar a família. Como filhos(as) de Deus, conscientes de tudo que Cristo fez por nós, temos uma responsabilidade evangelizadora e social. Nós não podemos negligenciar nossa responsabilidade como servos(as) de Deus. Veremos na lição de hoje que podemos fazer a diferença no local onde vivemos. Precisamos seguir os passos do nosso Mestre, pois Ele andava por toda a parte “pregando e anunciando o evangelho” e “andava fazendo o bem” (Lc 8.1; At 10.38). Siga os passos de Jesus, evangelize e procure ajudar os necessitados, e faça a diferença no local onde você vive.

LEITURA DIÁRIA

Jo 11.15  Jesus é a ressurreição e a vida

At 3,15  Deus ressuscitou Jesus dos mortos

1 Co 6.14  Jesus nos ressuscitará pelo seu poder

Mt 28,6,7 O túmulo está vazio

Fp 3.10 A virtude da sua ressurreição

Lc 24.7  Convinha que Jesus ressuscitasse ao terceiro dia

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 10.25-37

25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?

26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?

27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo,

28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás.

29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?

30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jerico, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

31 E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo- -o, passou de largo.

32 E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo- -o, passou de largo.

33 Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.

34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele;

35 E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.

36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.

 

OBJETIVOS

1. MOSTRAR a ressurreição no Antigo e Novo Testamentos;

2. COMPREENDER a natureza da ressurreição de Jesus;

3. EXPLICAR a respeito das evidências da ressurreição de Jesus.

 

1. A RESSURREIÇÃO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTOS


1.1. Havia ressurreição no Antigo Testamento?

No Antigo Testamento, o povo de Deus já tinha conhecimento do milagre da ressurreição?

 

A resposta é sim. Mediante o poder do Senhor, algumas pessoas foram trazidas à vida novamente. Veremos, como um dos muitos exemplos, a oração do profeta Elias em favor do filho de uma viúva que havia lhe ajudado (1 Rs 17.17-24).

 

Contudo, é importante ressaltar que a doutrina da ressurreição era conhecida, em parte, pelo povo de Deus. No Antigo Testamento, as pessoas ainda não conheciam toda a obra redentiva de Jesus Cristo. Podemos dizer que elas viam apenas alguns flashes. O texto bíblico de 1 Reis 17.17-24 diz que certo dia, o filho desta mulher ficou muito doente e veio a falecer.

 

A mulher ficou muito triste e se lamentou com o profeta dizendo: “Por que Deus deixou meu filho morrer?" Diante deste mal terrível, chamado morte, muitas vezes agimos como esta mulher, perguntando o porquê ao Senhor. Por que Deus permite a morte de pessoas amorosas, bondosas e ainda muito jovens? Ele é soberano! A vida e a morte estão em suas mãos.

 

Elias clamou ao Senhor em favor daquele menino e ele voltou a viver novamente. O filho da viúva ressuscitou mediante a oração poderosa do profeta do Senhor. Mas, um dia este mesmo menino teve que enfrentar a morte novamente e, assim, a eternidade.

 

Mediante algumas passagens do Antigo Testamento podemos assegurar que a ressurreição era algo já conhecido, em parte, pelos hebreus. O texto bíblico de Hebreus nos afirma que Abraão acreditou que Deus era poderoso para dos mortos ressuscitar seu filho Isaque. Esta era uma das razões pelo fato dele não ter nenhum receio de oferecer seu filho ao Senhor porque “[...] considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressuscitar” (Hb 11.18).

 

1.2. Exemplos de ressurreição no Novo Testamento

No Novo Testamento também podemos ver o milagre da ressurreição acontecendo. Em seu ministério terreno, o Filho de Deus ressuscitou a filha de Jairo, um líder da sinagoga. A menina estava morta, mas Jesus, mediante o seu poder, lhe deu novamente a vida (Mc 5.21-14: 35-43).

 

Na cidade de Naim, Jesus também ficou muito comovido ao ver uma mãe chorando pela morte de seu único filho, sendo ela viúva. Diante da dor da morte, Jesus demonstrou compaixão. Ele não foi indiferente. Aliás, Jesus nunca estará indiferente às nossas dores. Então, Ele manda parar o cortejo, toca no esquife e ordena ao jovem a retornar à vida (Lc 711-17).

 

Jesus também ressuscitou seu amigo Lázaro que estava morto há quatro dias. Havia uma crença entre os judeus de que até o terceiro dia um morto poderia viver novamente. Para mostrar que tinha poder sobre a morte e não deixar dúvidas, Jesus chegou até o sepulcro de Lázaro depois de quatro dias e realizou o milagre (Jo 11.1-44).

 

2. A NATUREZA DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

2.1. Criados para viver

Deus nos criou para a morte? Não! Como já é do seu conhecimento, o Todo-Poderoso não nos criou para morrer fisicamente. Então como a morte entrou no mundo? Ela é uma consequência da Queda. Depois do pecado, a morte passou a toda a humanidade. Contudo, a vida e a morte sempre estiveram debaixo da autoridade divina. Deus, ainda na Antiga Aliança, deu vida aos mortos revelando o seu poder. Jesus, o “Verbo que se fez carne" veio ao mundo para a nossa redenção. Ele morreu e ressuscitou para que tenhamos vida e vida eterna. Jesus venceu a morte e hoje, mediante a nossa fé nele, nós também podemos vencê-la.

 

2.2. Jesus ressuscitou com seu corpo físico

Existem muitas polêmicas a respeito da ressurreição de Jesus. Os soldados que estavam responsáveis por guardar o túmulo do Salvador receberam dinheiro das autoridades para mentir dizendo que seus discípulos furtaram o seu corpo enquanto eles dormiam (Mt 28.12-15). Muitos, na atualidade, ainda insistem em criar polêmicas quanto à ressurreição do Filho de Deus. Segundo as Escrituras Sagradas, podemos afirmar que a ressurreição de Jesus foi física, literal e real.

 

O próprio Jesus, depois de ressuscitar, afirmou aos seus discípulos: “Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu: tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho" (Lc 24.38). O Senhor Jesus ressuscitou com o mesmo corpo físico em que foi crucificado e sepultado. Tanto que Maria Madalena, Joana e Maria mãe de Tiago e outras mulheres que estavam com elas reconheceram Jesus (Mt 24. 9-12).

3. EVIDÊNCIAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

3.1. Ele ressuscitou

A ressurreição de Jesus, ao terceiro dia depois de sua morte, é parte da sua obra redentora que foi planejada pelo Pai ainda no jardim do Éden. O texto de Gênesis 3.15, segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal “contém a primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção do mundo”.

 

De todos os milagres do Novo Testamento, a ressurreição de Jesus Cristo é o milagre mais significativo. Se Cristo não tivesse ressuscitado, nossa fé seria vã. Estaríamos vivendo uma farsa. Mas graças a Deus que Cristo ressuscitou (1 Co 15.14).

 

Você sabia que antes do Juízo Final haverá também uma ressurreição? Sim! Nesta ressurreição, os mortos que morreram sem Cristo voltarão à vida para que cada um receba a recompensa segundo tudo que tiveram feito, é o chamado “Julgamento do Grande Trono Branco" (Ap 20.11-15).

 

3.2. O túmulo vazio

A ressurreição de Jesus é real e sem ela estaríamos perdidos. Então, vejamos algumas das evidências de sua ressurreição. Lembrando que a maior evidência somos nós. Sim nós temos a certeza de que Ele está vivo porque podemos senti-lo e ouvir sua voz. As Escrituras Sagradas afirmam que Maria, mãe de Jesus, e Maria Madalena estavam na crucificação de Jesus e que no domingo, pela manhã, elas foram ao túmulo de Jesus (Lc 23.33; Jo 20.1-18).

 

Ao chegarem diante dele, encontraram a pedra, que fechava a entrada, removida para o lado. O túmulo estava aberto e Jesus não estava dentro dele. Diante de tudo que acontecia, Maria Madalena foi até Pedro e João contar o que viu e ouviu do anjo. João e Pedro também foram até o túmulo e não encontraram o corpo de Jesus. Depois, Maria Madalena vê Jesus e declara que o Mestre estava vivo.

 

Outra evidência está no fato de que o sepulcro onde colocaram o corpo de Jesus Cristo foi selado e os soldados romanos ficaram de sentinela na porta guardando o túmulo. Como um grupo de discípulos que estava com medo e tristeza pela morte do seu Mestre, iria enfrentar soldados romanos para roubar o corpo de Jesus? Lembrando que antes de sua crucificação, Pedro negou conhecer Jesus e todos o abandonaram com medo dos romanos e dos anciões do povo.

 

SUBSIDIO PARA CONCLUIR

“(Mt 2766) - Os fariseus tinham tanto medo das profecias de Jesus sobre sua ressurreição, que se certificaram de que o local da sepultura estivesse completamente lacrado e guardado pelos soldados romanos. Como a sepultura era lavrada em uma rocha, ao lado de uma colina, havia apenas uma entrada, que foi lacrada com uma rocha, rolada até ali com a ajuda de uma corda. As extremidades dessa corda foram lacradas com barro, Mas os lideres religiosos tiveram um cuidado adicional: pediram que fossem colocados guardas na entrada do sepulcro, Com tantas precauções, a única maneira de 0 corpo sair da sepultura seria por meio da ressurreição de Jesus. Os fariseus não entenderam que nada — rocha, lacre, quadra ou exército algum — poderia impedir que o Filho de Deus ressuscitasse.

 

(Mt 28.6) - A ressurreição de Jesus é um acontecimento-chave para a fé cristã. Por quê?

(1) Como havia prometido, Jesus ressuscitou dos mortos. Portanto, podemos confiar que cumprirá tudo o prometeu.

(2) A ressurreição do corpo de Jesus mostra-nos que o Cristo vivo governa o eterno Reino de Deus; que Jesus não era um falso profeta nem um impostor.

(3) Podemos ter certeza quanto a nossa ressurreição porque Jesus ressuscitou. A morte não é o fim: existe uma vida futura.

(4) O poder que trouxe Jesus de volta à vida também está disponível para levar o nosso ser espiritualmente cego à vida.

(5) A ressureição é a base do testemunho da igreja ao mundo. Jesus é mais do que um líder. Ele é o Filho de Deus” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, pp. 1281-83).

 

PARA CONCLUIR

Jesus venceu a morte e foi feito as primícias dos que dormem. Um dia, todos aqueles que dormiram no Senhor, crendo nEle e no seu sacrifício, ressuscitarão para a vida eterna ao lado do Pai.

Conhecer as evidências da ressurreição de Jesus e crer nelas é fundamental para que você possa ter a resposta certa para quem vier confrontá-lo (a) sobre a sua fé no Cristo ressurreto.

 

HORA DA REVISÃO

1. A morte é consequência de quê?

2. No Antigo Testamento, o povo de Deus já conhecia toda a verdade a respeito da doutrina da ressurreição?

3. Cite um exemplo de ressurreição no Antigo Testamento, retirado da lição.

4. Cite um exemplo de ressurreição no Novo Testamento, retirado da lição.

5. Apresente duas evidências da ressurreição de Jesus.

Post Bottom Ad