SUBSÍDIOS EBD Adultos - Lição 1 Quando a família age por conta própria - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

SUBSÍDIOS EBD Adultos - Lição 1 Quando a família age por conta própria

🎯 Veja mais subsídios Dominical Aqui

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2023 | Lição 1

Introdução

A família é uma instituição divina, criada por Deus desde o princípio para ser a base da sociedade. No entanto, as famílias enfrentam desafios e problemas que podem ameaçar a harmonia e a paz dentro de casa. Nesta lição, vamos analisar a história de Abrão e Sarai e aprender com seus erros para evitar que a precipitação e a falta de fé tragam consequências desastrosas para nossas famílias.

I. A precipitação de Abrão e Sarai

1. A promessa divina sobre o herdeiro de Abraão

A história de Abrão e Sarai é uma das mais famosas e importantes narrativas bíblicas. Deus escolheu Abrão para ser o pai de uma grande nação, e prometeu que ele teria um filho que seria o herdeiro dessa nação.

Em Gênesis 15:5, Deus disse a Abrão: "Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes contar. Assim será a tua descendência".

Essa promessa foi reiterada em Gênesis 17:4-6, quando Deus mudou o nome de Abrão para Abraão e disse: "Eu te tornarei extremamente prolífero; de ti farei nações, e reis virão de ti. Estabelecerei a minha aliança contigo e com os teus descendentes".

 

2. A falta de fé e a decisão precipitada de Sarai em trazer Agar ao seio familiar

Embora Deus tenha prometido a Abraão e Sarai que teriam um filho, Sarai era estéril e não conseguia engravidar. Sarai, então, decidiu tomar medidas em suas próprias mãos.

Em Gênesis 16:1-2, lemos: "Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Mas tinha uma escrava egípcia, chamada Agar, e disse a Abrão: ‘O Senhor me impediu de ter filhos. Possua, pois, a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela’". Abraão cedeu à pressão de Sarai e teve um filho com Agar, chamado Ismael.

 

3. As consequências da falta de fé e precipitação

Embora a decisão de Sarai tenha levado ao nascimento de Ismael, não foi a solução que Deus tinha em mente. Mais tarde, em Gênesis 17:15-19, Deus reafirmou que o filho prometido a Abraão e Sarai viria deles mesmos, e que seu nome seria Isaac. Ismael se tornou um problema dentro da família, e eventualmente foi banido com sua mãe Agar para o deserto.

 

A história de Abraão e Sarai nos ensina a importância da paciência e da fé em Deus. Embora possamos ficar frustrados com a falta de respostas imediatas às nossas orações, precisamos confiar que Deus tem um plano para nós e que Ele sempre cumpre Suas promessas. Como diz em Hebreus 11:1, "A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos".

II. Os caminhos de Deus são complexos

1. Os planos de Deus para cumprir Seus desígnios

Os planos de Deus são complexos e muitas vezes difíceis de entender.

Em Isaías 55:8-9, lemos: "‘Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos’, declara o Senhor. ‘Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos’". Mesmo quando não entendemos o que Deus está fazendo, precisamos confiar que Ele tem um plano maior e melhor do que o nosso.

 

2. A nebulosidade da compreensão humana

Como seres humanos, nossa compreensão é limitada. Em 1 Coríntios 13:12, Paulo escreve: "Agora conhecemos em parte e profetizamos em parte, mas quando vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá". Isso significa que, enquanto estamos neste mundo, nunca teremos uma compreensão completa dos planos de Deus. No entanto, devemos confiar que Deus está no controle e que Seus caminhos são melhores do que os nossos.

 

3. O silêncio de Deus como prova de fé

Às vezes, Deus parece estar em silêncio, e pode parecer que nossas orações não estão sendo respondidas. No entanto, isso não significa que Deus não está agindo.

Em Hebreus 11:1, lemos: "A fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos". Devemos ter fé em Deus, mesmo quando não podemos ver claramente o que Ele está fazendo. Em vez de questionar Sua vontade, devemos nos submeter a ela e confiar que Ele está agindo para o nosso bem.

 

Conclusão:

Que possamos aprender com os erros de Abrão e Sarai e buscar a sabedoria e a orientação de Deus em nossas famílias, para que possamos superar os desafios e problemas e desfrutar da paz e harmonia que só Ele pode proporcionar. Referências bíblicas: Gênesis 16; Provérbios 16.4; 1 Coríntios 2.14; Salmo 83.1.

🔥 NOVOS SUBSÍDIOS BÍBLICOS:

Revista Cristão Alerta: 2° Trimestre de 2023 Clique Aqui

Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad