Lição 4 A conquista da Terra Prometida (Adolescentes)

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 2° trimestre de 2023 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Josué 1.1-9

MENSAGEM

O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês. Josué 1.2

DEVOCIONAL

Segunda » Js 1.9

Terça » Js 10.12-14

Quarta » Js 14.6-15

Quinta » Js 20.1,2,9

Sexta » Hb 11.30,31

Sábado » Js 24.14-16

Vamos Descobrir

Promessas são cumpridas por Deus, todavia devemos fazer a nossa parte para conquistá-las. E qual é a nossa parte? Nesta lição, veremos que Deus deixou bem claro para Josué que ele deveria ser forte e corajoso e meditar na Lei que aprendera com Moisés, para ser bem-sucedido em toda a sua jornada rumo à conquista de Canaã (Js 1.7).

Hora de Aprender

 

I – A PASSAGEM PELO JORDÃO

Após a morte de Moisés, Josué assumiu a liderança do povo de Israel. Quando o povo estava próximo ao rio Jordão, Deus apareceu a Josué e não só o encorajou a seguir em frente, mas também prometeu que estaria com ele, assim como foi com Moisés (Js 1.2,5,6). Josué encheu-se de fé e reuniu o povo, conclamando todos a se prepararem para atravessar o rio Jordão (Js 1.10,11).

 

Após alguns dias, o povo saiu do acampamento rumo à travessia do rio Jordão (Js 3.1). Era o período da colheita e, por isso, o rio estava cheio, com as margens cobertas de águas — o que tornava o desafio de atravessá-lo ainda maior (Js 3.14,15). No momento da travessia, os sacerdotes foram à frente carregando a Arca da Aliança, de acordo com a orientação divina.

 

Quando os sacerdotes pisaram no rio, as águas pararam de correr, interrompendo o fluxo natural, formando uma grande parede. Assim, o povo passou no meio do rio Jordão com os pés enxutos (Js 3.14-16). Os sacerdotes permaneceram no meio do rio enquanto o povo passava. Após a passagem de todos, doze pedras foram retiradas do meio do rio para servirem de memorial (Js 4.2,3). Esse grande milagre marcou a entrada de Israel à Terra Prometida.

 

II- GRANDES BATALHAS

1. A conquista de Jericó.

Após a travessia do rio Jordão, o povo de Israel precisava conquistar as cidades de Canaã. Jericó, uma grande cidade fortificada, com muros altos, era a primeira delas. Josué enviou dois espiões até Jericó para colher informações, antes mesmo do povo atravessar o Jordão. Eles encontraram abrigo na casa de Raabe, uma prostituta (Js 2.1,2).

 

O rei de Jericó soube da presença de espiões e quis que Raabe entregasse os espias, mas ela os desobedeceu e os escondeu (Js 2.3-7). A conquista dessa cidade foi realizada assim: Deus ordenou que o povo rodeasse a cidade uma vez por dia, durante seis dias e no sétimo dia deveriam rodear a cidade sete vezes.

 

Durante o percurso, os sacerdotes foram à frente da Arca, tocando as cornetas (Js 6.3-5). Assim que todas as voltas foram dadas, Josué ordenou que o povo gritasse e o povo gritou com toda a força, e a muralha de Jericó caiu no chão, destruindo toda a força e segurança da cidade (Js 6.15,20).

 

Em seguida todos entraram na cidade e a conquistaram (Js 6.20). Entretanto, Raabe e toda a sua família foram salvos, pois abrigaram os espias israelitas e eles prometeram esse livramento (Js 6.17).

 

2. A batalha em Gibeão.

Após o povo de Israel conquistar a cidade de Jericó e a cidade de Ai, muitos reis passaram a temer os hebreus e outros se organizaram para batalhar contra Israel (Js 9.1). Os moradores de Gibeão decidiram que queriam fazer um acordo de paz com Josué. Imaginando, porém, que ele não faria uma aliança, eles resolveram enganá-lo.

 

Os gibeonitas formaram uma comitiva e enviaram até Josué, fingindo serem moradores de uma terra muito distante (Js 9.3,4). Eles conseguiram fazer um acordo de paz com Israel, pois os líderes hebreus não consultaram ao Senhor no momento da decisão (Js 9.14). Mesmo quando souberam que tinham sido enganados, não podiam mais quebrar a aliança, porque juraram em nome do Senhor, o Deus de Israel (Js 9.16-18).

 

Algum tempo depois, 5 reis amorreus uniram forças e com os seus exércitos cercaram e atacaram a cidade de Gibeão (Js 10.5). Josué estava em Gilgal e soube da notícia por meio de mensageiros gibeonitas. Devido à aliança que tinha feito, Josué saiu em socorro de Gibeão (Js 10.6,7). O exército de Israel atacou esses cinco reis de surpresa (Js 10.9). Os inimigos fugiram assustados e, enquanto eles fugiam, Deus fez cair do céu grandes pedras de gelo, as quais atingiram e mataram os inimigos (Js 10.11).

 

Nessa batalha, Josué orou ao Senhor e ordenou que o sol ficasse parado sobre Gibeão e a lua sobre o vale de Aijalom. E assim Deus fez. O tempo parou e o sol e a lua não saíram mais do lugar, até que o povo de Israel derrotou todos os inimigos (Js 10.12,13).

III- A ORGANIZAÇÃO DA TERRA

Depois de muitas batalhas, Josué conquistou diversas cidades (Js 11.16,17). Ele também distribuiu a terra entre as tribos do povo de Israel e procurou fazer isso de forma justa: tribos grandes ficaram com porções maiores e tribos pequenas com porções menores (Js 14.2-5). Neste processo, a história de um homem se destaca: Calebe, o príncipe de Judá. Ele tinha 45 anos quando Hebrom foi prometida a ele, ainda no deserto, na época em que foi espiar Canaã (Js 14.6-8).

 

Passados 40 anos, Calebe estava com 85 anos. Sua determinação foi tão grande que afirmou ter a mesma força e disposição da época em que recebeu a promessa (Js 14.10,11). Calebe foi extremamente confiante na promessa de Deus e tinha certeza de que seus inimigos seriam derrotados (Js 14.12,13). Assim, ele recebeu sua herança e conquistou a região que lhe foi entregue.

 

CONCLUSÃO

Deus foi com Josué durante todos os dias de sua vida: desde quando era apenas um aprendiz de Moisés até à ocasião em que assumiu o lugar de seu mentor e também quando liderou o povo na conquista de Canaã. As vitórias de Josué nas batalhas contra os inimigos vieram das mãos de Deus.

 

Pense Nisso

Leia Josué 1.7 e reflita: o conselho de Deus para Josué é importante? Se sim, por que não o colocamos em prática hoje? Devemos ter fé em Deus para desenvolver uma atitude corajosa diante das dificuldades. Não tenha medo! Deus está com você!

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !