Lição 8 Abraão e Sara – A Semente de um Povo - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 8 Abraão e Sara – A Semente de um Povo

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 1° trimestre de 2023 - CPAD

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 11.26-31; 12.1-7

MENSAGEM

“Assim aconteceu o que as Escrituras Sagradas dizem: ‘Abraão creu em Deus, e por isso Deus o aceitou’. E Abraão foi chamado de ‘amigo de Deus’”. Tiago 2.23

DEVOCIONAL

Segunda » Nm 23.19

Terça » Hb 6.13-15

Quarta » Sl 105.7-11

Quinta » Js 21.45

Sexta » Gl 3.7

Sábado » Gl 3.29

Vamos Descobrir

Muitos anos depois do dilúvio, Deus escolheu um dos descendentes de Sem, filho de Noé, para cumprir seus planos. Este homem se chamava Abrão. Ele creu no Senhor quando foi chamado para sair de sua terra e ir para um Lugar distante. Será que você, quando adulto, se ouvisse Deus lhe chamando para uma missão, noutra terra, aceitaria? Abrão aceitou e viveu grandes desafios.

Hora de Aprender

I- ABRÃO E SARAI

1. Abrão, um descendente de Sem.

Dentre os filhos de Sem, filho de Noé, havia um homem chamado Terá (Gn 11.10,26). Ele morava em um lugar onde as pessoas adoravam a outros deuses (Js 24.2). Este homem teve três filhos: Abrão, Naor e Harã (Gn 11.27).

 

2. A chamada de Abrão.

Em certa ocasião, Deus apareceu a Abrão e o chamou. Deus ordenou que ele saísse de sua terra, do meio de seus parentes, e fosse para uma terra que o Senhor mostraria (Gn 12.1). Nessa jornada, Deus prometeu fazer de Abrão uma grande nação, abençoá-lo, fazê-lo importante e uma benção para todos os povos (Gn 12.2). Aos 75 anos de idade, o patriarca saiu da terra de Harã, junto com sua mulher Sarai, o sobrinho Lá e todos seus bens (Gn 12.4). Em sua jornada, Abrão chegou à terra de Canaã. Ali, Deus se apresentou a ele e disse: “[…] Eu vou dar esta terra aos seus descendentes” (Gn 12.7)

 

3. Sarai, mulher de Abrão.

Abrão casou-se com uma mulher chamada Sarai, mas ela era estéril (Gn 11.29,30). O texto bíblico não registra qualquer oposição de Sarai em peregrinar junto com Abrão pela terra de Canaã. Ela estava ao lado de seu marido cumprindo a vontade de Deus.

 

II- A PROMESSA DE UM HERDEIRO

1. A promessa de um filho.

Quando chamou a Abrão, o Senhor prometeu que ele seria pai de uma grande nação (Gn 12.2). Lembre-se de que sua esposa, Sarai, era estéril. Assim, a questão era: como Abrão seria pai? Deus, porém, não é homem para mentir (Nm 23.19). Passados os anos, Deus continuou a prometer a Abrão que lhe daria uma grande descendência (Gn 13.15,16; 15.6,18). Contudo, o pai da fé chegou a pensar que seu herdeiro seria um empregado de sua casa (Gn 15.2,3). Para que não houvesse dúvidas, o Senhor disse que um filho de Abrão seria seu herdeiro (Gn 15.4). Então, Abrão creu e, por isso, foi aceito diante de Deus (Gn 15.6). Nesse mesmo dia, Deus fez uma aliança com Abrão (Gn 15.9-21).

 

2. O plano equivocado de Sarai e Abrão.

Como a mulher de Abrão não lhe dava filhos, eles fizeram uso de um costume da época, e chamaram uma escrava, de nome Agar, para se deitar com Abrão. Assim, Agar engravidou e teve um filho (Gn 16.1-4). Ao saber que estava grávida, Agar passou a desprezar a Sarai. Essa disputa só criou problemas no lar do patriarca (Gn 16.4,5). Furiosa, Sarai passou a maltratar Agar, que fugiu. Mas o Anjo do Senhor apareceu a ela e prometeu abençoar seu filho (Gn 16.6-12). Agar voltou para casa. Meses depois, o menino nasceu e foi chamado Ismael (Gn 16.15,16).

 

3. Novos nomes para Abrão e Sarai.

Deus chamou Abrão aos 75 anos (Gn 12.4). Quando Ismael nasceu, ele tinha 86 anos (Gn 16.16). Aos 99 anos, Deus mais uma vez aparece ao patriarca e com ele fez a aliança da circuncisão (Gn 17.7,11). O Senhor reafirmou a promessa de dar um filho a Abrão. Este filho seria de Sarai (Gn 17.15,19). Abrão duvidou por causa de sua idade e da velhice de sua esposa, que tinha 90 anos (Gn 17.17). No entanto, Deus mudou o nome de Abrão para Abraão, que significa “pai de muitas nações” (Gn 17.5). Sarai, a partir daquele dia, passou a ser chamada de Sara (Gn 17.15).

 

III- O NASCIMENTO DE ISAQUE

1. Para Deus não há impossíveis.

Sara também duvidou que poderia ser mãe aos 90 anos. Diante dessa dúvida, o Senhor perguntou: “Será que para o Senhor há alguma coisa impossível? […]” (Gn 18.14). Crianças, adolescentes, jovens e adultos cristãos devem alimentar no coração uma fé viva sobre essa convicção (Já 42.2).

 

2. O nascimento de Isaque.

O ventre de Sara foi abençoado e ela ficou grávida. Nasceu o menino e foi chamado de Isaque, conforme Deus havia dito (Gn 17.19,21.1). O milagre foi marcado por alegria e celebração. Sara disse finalmente tinha motivos para rir (Gn 21.6,7). Quando Isaque foi desmamado, Abraão deu uma grande festa (Gn 21.8). Para muitos, talvez, desmamar um filho fosse algo natural; mas para Abrão e sua casa era motivo de regozijo (Sl 116.12).

 

3. A descendência que abençoaria toda a terra.

Mas como em Abraão seriam abençoados todos os povos do mundo (Gn 12.3)? O filho da promessa foi um só, Isaque. Contudo, de Isaque nasceria Jacó. De Jacó, as doze tribos de Israel. Das doze tribos, da casa de Judá viria o Salvador (Mt 1.1,2). A promessa de Deus a Abraão foi cumprida por completo em Jesus Cristo. Por meio dELe todos podem ser salvos (1 Tm 2.3,4). Todo homem pode ser feito filho de Deus por meio da fé em Jesus Cristo (Jo 1.12), pois Ele derramou seu sangue por todos (2 Co 5.19).

 

CONCLUSÃO

A jornada de Abraão é marcada pela fé. Ele creu em Deus e o Senhor cumpriu sua promessa e lhe deu Isaque. Deus é fiel. Por meio dos descendentes de Abraão, toda terra foi abençoada, com a vinda de Jesus Cristo.

 

Pense Nisso

Na jornada da vida passamos por momentos de provação da nossa fé. Somos desafiados a crer. Independente e nossas emoções e circunstâncias, devemos, assim como Abraão, crer em Deus. O que tem desafiado sua fé hoje? Creia, insista, persevere. Nunca duvide das promessas de Deus.

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad