A DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS PARA A EBD - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

A DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS PARA A EBD

A DESCOBERTA DE NOVOS TALENTOS PARA A EBD: QUAL O PERFIL DO POSTULANTE? COMO IDENTIFICÁ-LO?

Como encontrar um bom professor de EBD não é tarefa fácil, e como não é suficiente vislumbrar aptidões ao magistério, é preciso atentar para algumas recomendações bíblicas:

• Oração

Jesus, após jejum e oração, faz a escolha de Seus discípulos (Mt: 4), (Jo: 1. 34-51). Se o próprio Jesus se dedicou à oração antes de uma escolha tão importante, quanto mais os dirigentes ou gestores da Escola Bíblica Dominical? É necessário pedir orientação ao Senhor antes de escolher quem vai ensinar à igreja de Deus, pois é Deus quem dá os mestres à sua igreja para aperfeiçoamento dos santos (Ef 4.12).

 

É Ele quem vai capacitar, dar forças para desempenhar as árduas tarefas. “E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram” (At 13.2,3).

 


CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já ! 

Além disso, você não está pronto para ensinar até que tenha preparado a si mesmo em oração. Preparar-se orando envolve mais do que interceder pela classe. Também significa mais do que pedir a Deus que abençoe o seu tempo de estudo e pesquisa.

 

É preciso entender que é de total interesse do Pai, do Filho e de Seu Santo Espírito estarem diretamente envolvidos na escolha dos que vão ensinar a Igreja do Deus vivo. Paulo era, em um primeiro momento, um candidato improvável para a obra, mas Deus já o tinha aprovado. Oremos para que Deus aprove as pessoas que queremos levantar como mestres em Sua casa (ELMER L. TOWER, 2011)


• Dedicação

É imprescindível a quem é chamado para o ensino da Palavra de Deus, em especial na EBD, que seja dedicado. Em muitos casos, temos visto que a dedicação supera até a própria formação acadêmica em magistério, pois enquanto muitos acadêmicos confiam em suas formações, em seus talentos, em suas habilidades e competências, os dedicados buscam a Deus para desempenharem a tarefa que Ele mesmo confiou.


“Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino” (Rm 12.7, ARC). Outra versão diz: “Se ministério, dediquemo-nos ao ministério; ou o que ensina esmere-se no fazê-lo” (Rm 12.7, ARA).

 

Não é só se dedicar, é esmerar-se; buscar a perfeição, fazer o melhor com o que Deus dá. Assim encontramos a diferença entre os que cofiam em suas aptidões ou formações e aqueles que, mesmo na ausência de uma formação, buscam em Deus a compensação. Não está sendo desprezada aqui a formação acadêmica. Se entre os mestres tivermos os de vocação divina e os de formação secular, serão de ótimo proveito para obra do ensino, pois descobriremos professores eficazes como disse: “O bom professor é o que segue as regras de sua instituição, o programa a ele conferido, elabora boas atividades, enfim, cumpre suas atribuições. Em nosso caso especificamente, ele estuda a lição durante a semana, vai ao estudo bíblico [...], faz seu roteiro de aula, busca as técnicas adequadas, chega cedo para aula e ministra-a aos seus aprendizes. O professor eficaz é aquele que consegue resultados efetivos. É o que se importa com a aprendizagem e bem-estar de seus aprendizes” (Santos, Gastone Alves dos. O Professor Eficaz. Igarassu. 31/01/2015).

• Aptidão

“E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas” (Dt 6.6-9).


Não nos surpreende que o apóstolo Paulo tenha incluído “apto para ensinar” em sua lista de qualificações da liderança da igreja. Deus deu a responsabilidade aos pais, mas a maioria destes, com o passar do tempo, negligenciaram esta santa tarefa. Deus, por sua vez, comissiona outras pessoas para suprir essa deficiência. Mesmo que o professor tenha boa vontade, ainda é insuficiente, por isso a aptidão é fundamental. O apóstolo Paulo, quando escreve a Timóteo, faz questão de destacar a aptidão ao ensino: (1Tm 3.2; 2Tm 2.24). A aptidão não se limita ao talento ou às habilidades para o ensino, mas aos padrões éticos e morais de quem ensina. Manejar bem a Palavra de Deus vai além do decorar textos. Manejar bem é cortar em linha reta, é vivê-la, é praticá-la.

 

Quem é apto ao ensino prioriza os valores eternos. Segundo Walter C. Wright (2017), “o caráter da liderança bíblica produz frutos carregados de valor. [...] Liderança é uma relação de confiança na qual os compromissos fluem do caráter”.

 

O Perfil do Postulante

Vimos três qualificações inerentes aos professores: oração, dedicação e aptidão. Além destas três, podemos citar outras relacionadas especificamente aos que postulam a função de professor da EBD.

São elas:

1) Servo (2Tm 2. 24). Por mais conhecimento que tenhamos ou destaque que possamos ter, é preciso lembrar que somos servos e, para tanto, não precisamos ser vistos, mas apenas servir (Mt 6.1-6).

2) Não neófito (1Tm 3.6)

3) Exemplo dos fiéis (1Tm 4.12)

4) Leitor, pesquisador das escrituras (1Tm 4.15)

5) Ciência de seu chamado (1Tm 4.16)

6) Féis e Idôneos (2Tm 2.2)

7) Procura se apresentar aprovado (2Tm 2.15)

8) Manso com os resistentes (2Tm 2.26)

9) Que busca perfeição (2Tm 3.17; Tg 3.2)

10) Que seja um apascentador, não por força, mas com voluntariedade (1Pe 5.2)

A identificação de novos talentos na EBD só será possível se nos permitirmos receber as informações, o que poderá ser por observações próprias ou de outras pessoas. O certo é que, ao oportunizar o postulante ao magistério cristão, tendo orado e pedido a Deus confirmação para o convite, a gestão da EBD terá elementos necessários para realizar o grande convite: “A obra está precisando de você. Você pode nos ajudar na EBD?”

 

É possível receber um “não” daquele que preenche todos os requisitos como um bom professor para EBD? Claro que sim, mas, havendo a chamada divina, ele ou ela irá reconsiderar e será uma bênção para o ensino aprendizagem na Escola Bíblica Dominical.

 

CONCLUSÃO

É certo que se seguirmos as orientações divinas teremos êxito na identificação, descoberta e apresentação de novos talentos para a EBD. Não tenhamos pressa em preencher a vaga de um professor, secretário, gestor ou superintendente da EBD sem a plena convicção que Deus e a Sua Palavra nos proporcionam. O grande problema é chamar alguém para a função sem passar pelo crivo da Palavra de Deus, gerando um novo problema para quem o chamou. “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos” (1Tm 5.22). “Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo” (Tg 3.1). Que Deus o abençoe!

Artigo: Gastone Alves dos Santos

Obs. Extraído da Revista Ensinador Cristão nº 92 – 1º Trimestre de 2023

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Post Bottom Ad