🔥 REVISTA ADULTOS — 4º
TRIMESTRE DE 2022, CPAD
🕛 Data: 20 de novembro de 2022
✍️Comentarista: Esequias Soares
📝 REVISTA: A Justiça Divina: A Preparação do Povo de Deus para os Últimos Dias no Livro de Ezequiel
📚 TEXTO ÁUREO
”Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas
ovelhas.” (Jo 10.11)
💡 VERDADE PRÁTICA
As Escrituras revelam Deus como o
pastor do seu povo, mas isso se aplica também aos líderes eclesiásticos. Deus
dá bons pastores ao seu povo, e também remove os maus.
⏰ LEITURA DIÁRIA
Segunda – Sl 78.70-72
O cajado de Davi continuou no comando
da nação de Israel
Terça
– 1 Rs 22.17
O profeta Micaías viu Israel como
ovelhas dispersas sem pastor
Quarta
– Mt 9.36
Jesus via o povo de Israel como um
rebanho de ovelhas sem pastor
Quinta
– Jr 3.15
Deus prometeu dar à sua igreja pastores
segundo o seu coração
Sexta
– Ef 4.11
O Senhor deu pastores à sua igreja, o
Corpo de Cristo
Sábado
– 1 Pe 5.2-4
A igreja, assim como o povo de Israel, é o rebanho de Deus
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Ezequiel
34.1-12
1 – E veio a mim a palavra do SENHOR,
dizendo:
2 – Filho do homem, profetiza contra os
pastores de Israel; profetiza e diz aos pastores: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai
dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os
pastores as ovelhas?
3 – Comeis a gordura, e vos vestis da
lã, e degolais o cevado; mas não apascentam as ovelhas.
4 – A fraca não fortalecestes, e a
doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a
trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza.
5 – Assim, se espalharam, por não haver
pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se
espalharam. 6 – As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por
todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da
terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque.
7 – Portanto, ó pastores, ouvi a
palavra do SENHOR:
8 – Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, visto
que as minhas ovelhas foram entregues à rapina e vieram a servir de pasto a
todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuram
as minhas ovelhas, pois se apascentam a si mesmos e não apascentam as minhas
ovelhas,
9 – portanto, ó pastores, ouvi a
palavra do SENHOR:
10 – Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que
eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles
deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e
livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto.
11 – Porque assim diz o Senhor JEOVÁ:
Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei.
12 – Como o pastor busca o seu rebanho,
no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas
ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia
de nuvens e de escuridão.
Hinos Sugeridos: 156, 283, 4313 da Harpa
Cristã
PLANO DE AULA
1- INTRODUÇÃO
A presente lição estuda a
mensagem do profeta Ezequiel a respeito dos pastores de Israel. No primeiro
tópico, identificaremos o rebanho no Antigo Testamento que é o povo de Israel,
bem como no Novo Testamento, que é a Igreja. No segundo tópico, descobriremos
quem são os pastores infiéis. Veremos de que se trata dos governantes de
Israel, mas que também podemos extrair lições para as lideranças eclesiásticas.
E, finalmente, no terceiro tópico vamos refletir a respeito da imagem do bom
pastor no Deus de Israel que, no Novo Testamento, se revela na pessoa de Jesus
que se consolida como a imagem definitiva do bom pastor cristão.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Identificar o rebanho nas Escrituras;
II) Descobrir os pastores infiéis de
Israel;
III) Refletir sobre o Bom Pastor.
B) Motivação: É Muito
importante que os alunos formem uma imagem bíblica do ofício de um pastor.
Muitas vezes esse ofício é apresentado numa perspectiva glamurosa. Por isso,
você tem a responsabilidade de passar uma visão bíblica do pastorado para a sua
classe.
C) Sugestão de Método: Falaremos aqui a respeito da quinta lei do ensino: a lei do processo de ensino. Podemos resumir essa lei na seguinte sentença: ”Desperte e dirija as autoatividades do aluno e não lhe diga nada que ele possa aprender sozinho”. Aqui, duas coisas devem ser levadas em conta:
1) o conteúdo, isto é, as
verdades a serem ensinadas;
2) o processo, ou seja, a
metodologia de ensino para a aplicação das verdades ensinadas.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: A parábola da
ovelha perdida é uma excelente imagem para o fechamento do símbolo do Bom
Pastor.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador
Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos,
entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas Adultos. Na edição 92, p.40,
você encontrará um subsídio especial para esta lição.
B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:1) O texto ”O Rebanho” aprofunda o assunto da identificação do rebanho no livro de Ezequiel; 2) O texto ”Pastores Infiéis” amplia a identificação dos pastores infiéis em Israel.
INTRODUÇÃO
O profeta Ezequiel enfoca, no capítulo
34, quatro pontos sobre a figura do pastor, a saber: os pastores infiéis
(vv.1-10), Deus corno o futuro bom pastor (vv.11- 16), o julgamento entre as
próprias ovelhas (vv.17-22) e o Messias corno o pastor de Deus (vv.23-31). Por
limite de espaço, a presente lição se restringirá aos pastores infiéis e ao bom
pastor.
Palavra-Chave: PASTOR
I –
SOBRE O REBANHO
Primeiro é necessário identificar a
ovelha no seu sentido literal para compreender o sentido metafórico. Isso pode
explicar a razão da Bíblia nos comparar com ovelhas. O Salmo 23 apresenta um
quadro perfeito dessa comparação.
1. Ovelhas.
Ovelha é a fêmea do carneiro e o
cordeiro é filho do carneiro até um ano. Das 74 vezes que o termo aparece no
Novo Testamento, apenas uma vez é literal (Jo 2.14). É um animal dócil e
símbolo de sacrifício e redenção (Is 53.7; At 8.32). A natureza da ovelha e sua
relação com o ser humano resultaram em diversas figuras que ilustram o
relacionamento entre Deus e o seu povo (Sl 23.1; 74.1; 100.3).
2. Natureza.
As ovelhas são animais indefesos e medrosos que se assustam facilmente e se dispersam rapidamente (Zc 13.7). Uma ovelha virada de costas com as patas para cima não consegue se levantar e, além de morrer depressa, torna-se presa fácil de predadores. Somente o pastor pode socorrê-la; é, pois, necessário uma supervisão diária. As ovelhas não cuidam de si mesmas, elas exigem atenções continuadas de dia e de noite (Lc 2.8) sob muitos aspectos (Lc 15.4-6). O rebanho precisa de cuidados por causa dos predadores (1Sm 17.34, 35) e de outros infortúnios como a presença de insetos e parasitas (SI 23.5).
3. O rebanho.
O povo de Israel e a igreja são
identificados diversas vezes, na Bíblia, como rebanho (Nm 27.17; 1 Pe 5.2).
Além do sentido próprio do termo, figuradamente ”rebanho” é aplicado a Israel
por desfrutar do relacionamento pactual com Deus (Is 40.11). Isso vale também
para a igreja no Novo Testamento (Mt 26.31; Lc 12.32) e diversas vezes Israel
era visto como ovelhas sem pastor (1Rs 22.17; Mt 9.36; 10.16; 15.24).
4. Os pastores.
A palavra ”pastores de Israel”, no
contexto de Ezequiel, bem como no de Jeremias 23.1-5, se refere aos
governantes. O sistema político na antiguidade de Israel era teocrático e não
era possível separar o civil do religioso, diferente do que acontece nos
estados laicos na atualidade. É importante entender essa diferença, pois
diversas vezes adeptos de grupos religiosos, estranhos ao cristianismo bíblico,
usam essas passagens bíblicas para atacar os nossos líderes. Trata-se de
críticas rasteiras com o único objetivo: desqualificar a nossa doutrina e os
nossos pastores.
SINOPSE I
O rebanho nas Escrituras pode ser
identificado com o povo de Israel e a Igreja de Cristo.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
O
REBANHO
”As coisas que Deus promete
fazer pelo seu rebanho, como o Bom Pastor, são belas e graciosas (11-31). Ele
buscará as ovelhas dispersas (12). Isso, evidentemente, refere-se aos
israelitas que estavam dispersos em muitos países. Sendo uma promessa eterna do
Deus eterno, ela sem dúvida se refere à graça de Deus que continua buscando o
pecador e o constrangendo a voltar para o rebanho. O dia de nuvens e de
escuridão é uma figura para um tempo de incerteza e medo” (Comentário Bíblico
Beacon: Isaías a Daniel. Vol. 4- Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p. 476).
II –
SOBRE OS PASTORES INFIÉIS
O profeta Ezequiel compara os líderes
de Israel a pastores. Pode-se dizer que o tema da presente lição é
provavelmente o mais familiar do livro de Ezequiel por causa da linguagem
pastoril.
1. O pastor de ovelhas.
A função primordial do pastor é
alimentar, guiar e proteger o rebanho e isso ilustra bem o papel do líder de
uma nação. Muitos líderes de Israel fizeram isso com perícia, dedicação e
responsabilidade como Davi ( Sl 78.72). A parábola da ovelha perdida revela
esse dever do pastor (Lc 15.4-6). Moisés e Davi foram pastores de ovelhas no
sentido estrito da palavra (Êx 3.1; Sl 78.70,71). Mas os líderes de Israel,
contemporâneos de Ezequiel, se desviaram de suas funções.
2. O que os governantes faziam
(vv.2,3)?
Cuidavam de si mesmos: “Ai dos pastores
de Israel que se apascentam a si mesmos! (v.2). Essa era uma denúncia contra as
autoridades civis e religiosas de Jerusalém que empregavam todo o seu esforço
em benefício próprio, deixando de lado a função pela qual foram constituídos:
proteger o povo e prover as condições para o bem-estar espiritual e econômico
dos seus cidadãos.
O profeta mostra três práticas
deploráveis deles numa linguagem metafórica: ”Comeis a gordura, e vos vestis da
lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas” (v.3) para designar
exploração e abuso de sua autoridade. Eles não cuidavam do povo e nem se
esforçavam para suprir suas necessidades, antes cuidavam de si mesmos
(Jr12.10).
3. O que os governantes não faziam
(vv.4,8)?
Não cuidavam das ovelhas. As ovelhas
fracas, doentes, quebradas, desgarradas e perdidas precisam de cuidados
especiais, mas a realidade era diferente: ”A fraca não fortalecestes, e a
doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a
trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza”
(v.4).
Essa linguagem metafórica revela o
estado de miséria da população de Jerusalém. Essa situação nos leva a uma
reflexão sobre a atual conjuntura do nosso país, que não é boa. Devemos orar
pela nossa nação e seus governantes (1Tm 2.1-3).
4. As ovelhas dispersas (vv. 5,6).
Ezequiel dirige esses oráculos divinos
à casa de Judá, mas a mensagem diz respeito a todos os filhos Israel, até mesmo
os dispersos pelos assírios (v.6). A mesma diáspora aconteceu em Judá com a
destruição de Jerusalém, mas não é possível saber a data do pronunciamento
desse discurso, se antes ou depois da queda da cidade santa. O profeta recebeu
a notícia dessa derrocada algum tempo depois da destruição de Jerusalém ”no ano
duodécimo, no décimo mês, aos cinco do mês” (Ez 33.21). Segundo os dados fornecidos
nessa passagem, parece indicar 8 de janeiro de 585 a.C
SINOPSE II
A atuação dos pastores infiéis tem como
consequência trágica a dispersão das ovelhas.
AUXÍLIO
TEOLÓGICO
PASTORES
INFIÉIS
“Enquanto o profeta é chamado de atalaia, os governantes de Israel são aqui chamados de pastores (2). Estão incluídos os reis, os príncipes e os magistrados. […] Esses têm sido pastores infiéis para com o povo de Deus. Eles não têm sustentado o rebanho do Senhor (2), Israel. Em vez disso, eles estão mais preocupados em se alimentar a si mesmos e a estar bem vestidos (3). Eles não tiveram misericórdia para com a ovelha doente nem com a que estava ferida. Eles não buscaram a perdida (4), como Cristo, o Bom Pastor, fez anos mais tarde (Jo10.11,14)” (Comentário Bíblico Beacon: Isaías a Daniel. Vol. 4. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p. 476).
III –
SOBRE O BOM PASTOR
O próprio Deus toma as dores das
ovelhas e se coloca, Ele mesmo, como Pastor do rebanho. O Salmo 23 e o discurso
de Jesus como o Bom Pastor (Jo 10.7-18) deixam isso muito claro.
1. A reação divina contra os maus
pastores (vv.10-12).
Eles não visitaram as ovelhas no
sentido de cuidar delas; agora é Deus quem vai visitar esses maus pastores no
sentido de castigar (Jr 23.2). Deus promete buscar as ovelhas dispersas em toda
a parte do mundo, uma referência ao retorno da segunda diáspora (Ez 34.12).
Ele promete ainda libertar o seu povo
das mãos deles: ”E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem
com ciência e com inteligência” (Jr 3.15). Essa promessa não se refere ao
Messias, mas pode se aplicar aos atuais pastores de igrejas (Mt 23.34; Ef 4.11).
O profeta está dizendo que Javé vai dar ao povo líderes e governantes segundo
os ideais de Davi (At 13.22). A promessa era para um futuro distante (Ez
34.23,24; 37.24; Os 3.5).
2. Jesus, o bom Pastor.
O Senhor Jesus disse: ”Eu sou o bom
pastor” (Jo 10.11,14). Ele é o Grande Pastor das ovelhas (1Pe 5.4), pois que,
assim como Javé vai trazer de todas as nações os judeus dispersos para à terra
de seus antepassados, o que já está acontecendo, em Israel, no Oriente Médio,
da mesma forma o Senhor Jesus está congregando, de todas as nações, as ovelhas
para o seu redil (Jo 10.16). Todas as profecias do Antigo Testamento se
convergem para o Messias (Lc 24.44).
3. O pastor cristão.
O bom pastor é aquele que está disposto
a arriscar a vida pelas ovelhas, assim como fez Davi enfrentando um leão e um
urso (1Sm 17.34-36). Jesus disse: ”o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas”
(Jo 10.11). Ele simplesmente não arrisca a vida, mas a entrega de acordo com a
vontade do Pai (Jo 10.17,18).
O Senhor Jesus concedeu pastores à
igreja (Ef 4.11) para o aperfeiçoamento dos crentes e a edificação do Corpo de
Cristo (Ef 4.11- 16). Ainda que alguém considere alguns pastores faltosos, isso
na sua maneira de entender as coisas, o melhor é seguir os ensinos de Jesus:
”Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em
conformidade com as suas obras” (Mt 23.3). Deus sabe cuidar dos seus servos, é
dever nosso orar por eles.
SINOPSE III
Jesus como o Bom Pastor e o verdadeiro
modelo do pastor cristão
CONCLUSÃO
O comportamento do ser humano se compara em muitos aspectos aos das ovelhas e, por essa razão, Deus nos chama nas Escrituras de ovelhas. Há entre elas aquelas que dão marradas umas nas outras para marcar território o que não é diferente entre nós, seres humanos. Há competições entre as ovelhas (Ez 34.20-22). Isso desagrada a Deus. O nosso relacionamento entre irmãos deve ser de maneira que glorifique a Deus (Sl 133.1; 1 Co 10.31).
REVISANDO O CONTEÚDO
1) A quem a expressão “pastores de
Israel” se refere em Ezequiel e Jeremias?
A palavra, ”pastores de Israel” no
contexto de Ezequiel, bem como no de Jeremias 23.1-5, se refere aos
governantes.
2) Qual a função primordial do pastor?
A função primordial do pastor é
alimentar, guiar e proteger o rebanho e isso ilustra bem o papel do líder de
uma nação.
3) O que os governantes de Israel
faziam?
Cuidavam de si mesmos: Ai dos pastores
de Israel que se apascentam a si mesmos!” (v.2).
4) O que os governantes de Israel não
faziam?
Eles não cuidavam das ovelhas.
5) Quem é o Bom Pastor?
O Senhor Jesus Cristo é o bom pastor
(Jo 10.11, 14)
VOCABULÁRIO
MARRADA: ato ou efeito de marrar (acometer com chifres; deparar;
confrontar).
VEJA TAMBÉM:
Lição 1 - Ezequiel, o Atalaia de Deus
Lição 3 - As Abominações do Templo
Lição 4 - Quando se Vai a Glória de Deus
Lição 5 - Contra os Falsos Profetas