Quantos Céus Existem?

Como sabemos, a Bíblia foi originalmente escrita em hebraico e grego. Não havia no hebraico antigo uma palavra correspondente ao grego kosmos, que significa universo.

 👉 Que iremos fazer ao chegar ao Céu?

👉 “Ligar no Céu” não significa mandar no Céu

O todo universal era designado pela expressão “os céus e a terra. Isso dificulta a compreensão da palavra “céu”, especialmente às pessoas não versadas em linguagem bíblica.

Dessa forma, encontramos pelo menos três tipos de céus, a saber:

 

1) O CÉU ATMOSFÉRICO, ONDE ESTÃO AS NUVENS.

Vamos encontrá-lo em Gênesis 1.8-9: “E chamou Deus a expansão céus, e foi a tarde e a manhã o dia segundo. E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi”.

 

2) O ESPAÇO ONDE ESTÃO AS ESTRELAS. Ainda no Gênesis, lemos: “Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: assim será a tua semente”, Gn 15.5.

Este céu das estrelas só passou a ser estudado cientificamente a partir da invenção da luneta por Galileu, no século 16. Até então, prevaleceu por quase 2 mil anos a ideia do chamado universo aristotélico, sem qualquer fundamento científico. Naquele tempo, mesmo em matéria estritamente científica, a Teologia tinha precedência sobre a investigação, mas a instituída Igreja Católica Romana adotava a ideia de Aristóteles como verdade absoluta.

3) UM LUGAR ALÉM DAS ESTRELAS, ONDE SE ENCONTRA DEUS.

Lemos em Isaías 14.12-14, que narra a queda de Lúcifer, a referência a este Céu de Deus: “Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançada por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo”.

 

É evidente que o Terceiro Céu, a que Paulo se refere em 2 Coríntios 12.2, é o Céu onde se encontra Deus, e também é chamado de “céu dos céus” em Neemias 9.6. Ali foram reveladas a Paulo coisas que ele julgava não poder revelar ao homem comum. Ali está a presença do Deus soberano do universo, criador de todas as coisas, governando sobre as hostes celestiais, sobre as multidões de anjos, arcanjos, querubins e serafins. Ali a Igreja do Senhor entrará solenemente, sobranceira e vitoriosa, para adorá-lo para todo o sempre.

VEJA TAMBÉM:

 👉 Novos Céus e Nova Terra

👉 A Batalha no Céu

👉 A Batalha no Céu contra o Diabo

👉 Que iremos fazer ao chegar ao Céu?

👉 “Ligar no Céu” não significa mandar no Céu

👉 Quando chegarmos no Céu conheceremos Abraão, Isaque, Jacó, Paulo e nossos parentes?”


Artigo: Pr. Paulo Ferreira |Divulgação: Subsídios Dominical

VEJA TAMBÉM:

💡 Lições Bíblicas – Aqui

💡 Estudos Bíblicos – Aqui

💡 Artigos para Professores EBD – Aqui

💡 Notícias do Brasil e do Mundo – Aqui

📚 Veja nossos E-books - Aqui

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:


Imagens de tema por gaffera. Tecnologia do Blogger.