Lição 3: O crente e os movimentos sociais - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 3: O crente e os movimentos sociais

- Lições Bíblicas Juvenis – CPAD

-Tema do Trimestre: Questões Difíceis do nosso Tempo

LEITURA DIÁRIA

SEG. Hb 6.10: Deus não esquece o bem que fazemos

TER. Fp 2.2-5: A alegria do amor ao próximo

QUA. Rm 12.13: Ajuda aos necessitados

QUI. At 2.42-47: A nossa cidade está no Céu

SEX. Fp 3.20: A dinâmica do discipulado

SÁB. Mt 5.20: O cristão e a justiça

VEJA TAMBÉM

🔥 Lições Bíblicas Adultos – Clique Aqui

🔥 Lições Bíblicas Jovens – Clique Aqui

🔥 Auxílios para Professores da Escola Dominical – Clique Aqui

📚 Curso de Formação de Professores da Escola Dominical  - Clique Aqui

OBJETIVOS

Compreender que temos que orar pelos governantes;

Saber que o crente deve ter sabedoria e discernimento frente aos movimentos sociais;

Mostrar que Deus ama a justiça

LEITURA BÍBLIA EM CLASSE

2 Timóteo 3.1-9

SINTETIZANDO

 Neste domingo vamos refletir a respeito dos movimentos sociais. Em alguns momentos na história do nosso país, as ruas foram tomadas por pessoas reivindicando seus direitos. Mas algumas reivindicações se transformaram em anarquia. O cristão pode fazer parte de movimentos sociais? A lição de hoje busca respondera essa questão. Esteja atento.

Introdução

Desde “os caras pintadas” no governo Fernando Collor, até as manifestações mais recentes, temos visto o crescimento do número de grupos que se organizam e saem às ruas a favor ou contra alguma resolução, opinião, fato, etc. Infelizmente, muitos movimentos sociais estão comprometidos com ideologias maléficas e contrárias às Sagradas Escrituras. Precisamos ter cuidado! Temos visto que as manifestações causam transtornos e prejuízos ao patrimônio público, produzindo violência e anarquia.

A AULA VAI COMEÇAR!

Com a finalidade de chamar a atenção dos seus alunos para a importância da Lição de hoje mostre algumas imagens de jornais e revistas das mais recentes manifestações organizadas por movimentos sociais. Apresente quais eram os motivos e reivindicações das respectivas manifestações e convide-os a pensarem um pouco sobre as questões positivas e negativas que estão envolvidas nesses movimentos. Enfatize que o crente deve ter muita sabedoria com relação aos movimentos sociais.

Lembre-se de que seu entusiasmo ao comentar a lição pode contagiar seu aluno. Tenha isso em mente e boa aula.

1. ORANDO PELOS GOVERNANTES

A Palavra de Deus afirma que “quando os honestos governam o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama" (Pv 29.2 - NTLH). Por isso, precisamos nos informar bem e orar antes de votar. O voto é algo muito importante. Depois, não adianta sair por aí movimentos sociais, e, muitas vezes, sendo massa de manobra nas mãos dos ímpios.       

A Constituição Brasileira garante a todos os cidadãos direitos básicos, tais como saúde, educação, moradia e transporte, mas na prática, sabemos que a realidade é bem diferente. Lamentavelmente, vivemos tempos difíceis em que a corrupção e a cobiça têm provocado o sofrimento de muitas pessoas. Se você mora em comunidades carentes ou próximo de uma, onde os serviços básicos não são garantidos, sabe da triste realidade de que estamos falando. Porém, o crente não pode sair por aí anarquizando, pois a Palavra de Deus nos ensina que temos que submeter-nos às autoridades: "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus” (Rm 13.1).

 

O cristão tem uma "arma" poderosa, capaz de mudar toda e qualquer situação — a oração. Sim, temos um Deus’ que ouve e responde à oração do seu povo (Jr 33.3). A Bíblia nos ensina a orar pelos que estão no governo, independente do seu partido político: "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão |em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade” (1 Tm 1.1,2). Se quisermos uma sociedade melhor, precisamos orar mais, viver e proclamar o Evangelho de Cristo.


2. MOVIMENTOS SOCIAIS?

Evidentemente, o crente deseja uma sociedade melhor, embora saibamos que a nossa pátria é no Céu: “Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp 3.20). Mas desejar uma sociedade melhor (e não há nada de errado nisso), não justifica que alguns crentes acabem participando de movimentos sociais violentos, contrários à fé cristã. Isso não agrada a Deus!

 

Infelizmente, alguns jovens cristãos, influenciados por professores e colegas, apoiam todo tipo de movimento e participam de manifestações sem critério algum. Cuidado! Lembre-se de que o Inimigo está ao nosso redor tentando nos enganar para nos destruir: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pe 5.8).

 

Algum colega da escola poderá dizer que você tem mentalidade arcaica porque não é a favor dos “direitos de determinadas minorias", mas a verdade é que você tem compromisso com Deus e sabe que o Senhor deseja que todos tenham uma vida abundante nEle, aqui e na Eternidade, mas o fim não justifica os meios. Por isso diga “não" aos movimentos sociais contrários à Palavra.

 

Não somos a favor dos movimentos sociais que usam a violência e o anarquismo, depredando o patrimônio público, entrando em confronto com as autoridades policiais, causando prejuízos a terceiros e levando pessoas inocentes ao sofrimento e até à morte. Tais movimentos não merecem nosso apoio, nem a nossa participação.


3. UM DEUS QUE AMA A JUSTIÇA

Temos um Deus que ama a justiça e que se preocupa com os necessitados e carentes: "Que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e veste" (Dt 10.18). Deus é justo e repudia a injustiça em todos os aspectos. Porém, sob pretexto de protestar contra injustiças, sair por aí cometendo outras também não é o caminho. Os fins não justificam os meios. Precisamos seguir o exemplo de Jesus, transformar a realidade das pessoas pregando e praticando atos de justiça e amor e sendo pacificadores (Ef 2.14-17).

 

Quando Jesus veio ao mundo, os judeus estavam sob o jugo do Império Romano. Por isso, o povo queria um Messias que os libertasse politicamente. Por diversas vezes, os líderes judaicos disseram a Jesus: “Se tu és o Cristo, dizeno-lo abertamente" (Jo 10,24). Eles só queriam que Jesus expulsasse os romanos e usasse seu poder de modo errado. Jesus deixou claro que seu Reino não pertence a este mundo (Jo 18,36). Ele veio para salvar os perdidos (Lc 19.10), não para se envolver em disputas políticas.


Jesus se dedicou à implantação do Reino de Deus e nos comissionou a levá-Lo adiante.


Siga o exemplo do Mestre. Dedique sua força e sabedoria em prol da Justiça do Reino, surpreendendo e transformando o mundo ao viver e levar a mensagem do Evangelho, não com passeatas violentas, que envergonham o nome do Senhor.

SUBSÍDIOS 1

“Como devemos viver sob um governo de cuja política discordamos profundamente? Se consultarmos as Escrituras, a resposta é surpreendentemente simples: devemos viver da mesma maneira que viveríamos sob um governo com o qual concordássemos.

 

Em 1 Timóteo 2, os cristãos recebem a ordem de orar por aqueles que exercem autoridade civil sobre eles. Por que a oração é crucial? Porque, como diz Paulo em Romanos 13, os funcionários do governo são servidores de Deus na preservação da ordem e na administração da justiça pública. Observe que Paulo não Limita sua descrição somente aos bons governantes: na verdade, ele escreveu essas palavras durante o reinado de Nero, um dos imperadores romanos mais sanguinários.

 

Quer os nossos governantes sejam bons ou maus, quer concordemos ou não com a política deles, a nossa obrigação permanece a mesma: respeitá-los e orar por eles. Isso não impede que critiquemos sua política, mas até a crítica deve vir de uma atitude de oração. Isso não nos dá a prerrogativa de podermos desobedecer às leis: somente devemos fazê-lo quando a nossa capacidade de obedecer a Deus estiver em risco". (COLSON, Charles. Respostas às Dúvidas de seus Adolescentes Rio de Janeiro, CPAD, 2007, p. 215).


SUBSÍDIO 2

“Os cristãos devem entender o conflito das visões de mundo que está mudando a face da sociedade e do mundo. E devemos estar preparados para responder quando as pessoas ficam desiludidas com as crenças e valores falsos, e quando elas começam a buscar as verdadeiras respostas. Devemos saber não só qual é a nossa visão de mundo e porque acreditamos nela, mas também como defendê-la. Devemos também ter algum entendimento das visões de mundo opostas, e porque as pessoas acreditam nelas. Somente então poderemos apresentar o evangelho em uma linguagem que possa ser entendida. Somente então poderemos defender a verdade de uma maneira que seja cativante e persuasiva.

 

O século XXI promete ser uma época de notáveis mudanças e de surpreendentes desenvolvimentos nas ciências e na cultura. Antes do advento das comunicações instantâneas, as mudanças profundas costumavam levar décadas: hoje estas mudanças ocorrem da noite para o dia. A questão é: Que papeia igreja representa - qual é a responsabilidade do cristão, individualmente ao tratar disso? A maioria dos cristãos está ciente da grande comissão, mas eles se esquecem da comissão cultural para redimir a cultura: salvar as almas e salvar a cultura. A grande tarefa em meio à mudança é fazer com que a Verdade imutável se relacione com uma cultura que passa por uma revolução tecnológica. A única maneira de se fazer isto é defender o cristianismo em todas as áreas da vida" (COLSON, Charles. O Cristão na Cultura de Hoje. Rio de Janeiro, CPAD, 2006, p. 12,13).


CARO PROFESSOR, na adolescência amplia-se a necessidade da busca da individualidade, ao mesmo tempo em que é importante ser parte integrante de um determinado grupo social. Isto faz com que ele viva um conflito: como ser igual aos outros, e ser diferente ao mesmo tempo?” (Elaine Cruz).

PARA CONCLUIR

Como servos do Senhor, não podemos depositar nossa fé e ação em movimentos sociais, que possuem motivações políticas escusas. Precisamos orar pela nossa nação e governantes, pois não existe situação, por pior que seja, que não possa ser mudada mediante a oração. Se quisermos fazer a diferença, intercedamos em favor do nosso povo, que tanto precisa de paz e de justiça.

HORA DA REVISÃO

1. Qual é o versículo bíblico que nos ensina a orar pelos governantes?

R: 1 Tm 1.1,2.

2. Quais direitos básicos a Constituição Brasileira garante a todos os  cidadãos?

R: Direito à educação, à saúde e moradia.

3. Qual é a “arma” do cristão capaz de mudar toda e qualquer situação?

R: A oração.

 

4. Deus ama a justiça e se preocupa com os necessitados?

R: Sim. Temos um Deus que ama a g justiça e que se preocupa com os - necessitados e carentes: “Que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e veste” (Dt 10.18).      


5. Como Igreja do Senhor, o que podemos 4 fazer em favor das injustiças sociais?

R. Podemos orar e proclamar a Palavra de Deus, pois somente ela é capaz " de mudar o coração do homem e a sociedade de um modo geral.

🔍PÁGINAS👇INDICADAS🔍

  • ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
  • SUBSÍDIOS BÍBLICOS
  • ESTUDOS BÍBLICOS
  • CURIOSIDADES BÍBLICAS
  • AUXÍLIOS PARA PROFESSORES EBD
  • FAZER PESQUISAS
  • Bem Vindo (a) a nossa Loja de E-books e Apostilas

    Informações Aqui
    ***
    ***
    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui


    Post Bottom Ad