Perseverando na Fé - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Perseverando na Fé

Perseverar sempre é uma das exortações evangélicas mais persistentes de Jesus Cristo. Nosso Senhor sabia de que para vencer os obstáculos do mundo seus discípulos deveriam perseverar na oração e não esmorecer. Para compreendermos melhor esse tema, a lição desta semana está estruturada em três tópicos principais:

(1) Interpretando a Parábola do Juiz iníquo;

(2) A Bondade de um Deus Justo;

(3) A Perseverança da Viúva é uma imagem para nós. Leia Lucas 18.1-8

 

1. A figura do juiz iníquo

A Palavra de Deus sempre declara que o Pai é um Deus bom. Ora, a Parábola do juiz iníquo tem o objetivo secundário de reafirmar a bondade de Deus embora o juiz seja apresentado como mau. A mora é esta: se um juiz mau resolveu a causa de uma viúva, Deus, que é infinitamente bom, não deixará de atender a súplica de seus filhos. Por isso, os seguidores de Jesus devem perseverar em oração.

 

2. A Perseverança da viúva como um exemplo

Na vida cristã temos muitos inimigos: o pecado, o Diabo, as tentações, as tragédias e perseguições. As lutas são inumeráveis. O servo de Deus, enquanto viver neste mundo, travará uma batalha espiritual na própria carne mortal. Por isso, a personagem da viúva é um exemplo de perseverança para nós. Ela estava diante de um mau juiz, ainda assim, não deixou de confiar na resposta à sua petição por justiça.

 

Nós estamos diante de um Deus bom, justo e galardoador daqueles que o buscam. Não por acaso, a parábola inicia assim: "E contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca desfalecer".

3. O dever da oração

O objeto primeiro da parábola é mostrar a importância da oração perseverante. Não se pode acostumar-se a criar desculpas para não orar. É bem verdade que disciplinar o corpo e a mente para a oração não é uma tarefa fácil, mas para quem deseja ter uma vida piedosa é necessário disciplinar a carne, como bem falou certo cristão antigo: orar é pôr a carne em disciplina. Se por um lado temos o Espírito Santo para nos auxiliar, por outro a disciplina e a iniciativa de buscarmos a Deus em oração têm de levar em conta o lugar, a hora, a intensidade e a necessidade de orarmos a Deus. Tudo passa por um esforço pessoal a fim de buscar a Deus em oração.

 

A oração tem o sentido de conversar, e um bom exemplo deste significado está em Mt 6.6: "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”. E um momento de intimidade, marcado pelo diálogo com Deus, numa manifestação relacionai direta com Ele.

 

A súplica tem o sentido de ser mais forte, dentro da ideia de que a oração é um diálogo “calmo” da alma. Trata-se de uma oração insistente e perseverante com a finalidade de pedir por algo que vai além de nosso alcance.

 

Na oração e súplica duas atitudes são necessárias, a fé e a perseverança. Em Mc 11.23-24 a Bíblia diz: “Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso, vos digo que tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis e tê-lo-eis”.


Fonte: Ensinador Cristão, N° 76

🔍PÁGINAS👇INDICADAS🔍

  • ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
  • SUBSÍDIOS BÍBLICOS
  • ESTUDOS BÍBLICOS
  • CURIOSIDADES BÍBLICAS
  • AUXÍLIOS PARA PROFESSORES EBD
  • FAZER PESQUISAS
  • Bem Vindo (a) a nossa Loja de E-books e Apostilas

    Informações Aqui
    ***
    ***
    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui

    ***

    Informações Aqui


    Post Bottom Ad