Batismo: As atitudes dos que querem o batismo nas águas - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Batismo: As atitudes dos que querem o batismo nas águas

Iniciamos nossa reflexão sobre quem deve receber o batismo nas águas. E verificando no nosso Manual de conduta e vida cristã, a Bíblia Sagrada, sabemos que somente a pessoa que aceitou Jesus como seu Salvador e Senhor é que pode descer às águas batismais, conforme Atos dos Apóstolos 16.31,33; 10.47,48; 22.16.

🔥 VEJA TAMBÉM:

👉 O Batismo nas Águas

👉 Quais São as Ordenanças de Jesus?

👉 O Batismo de Jesus

👉 O batismo: ordenança ou sacramento?

Lendo o livro citado, contemplamos que todos os que criam, e eram salvos, eram logo batizados. Assim vemos em Atos 2.38,41; 8.12,16, 36-38; 9.18; 10.47,48; 16.14,15, 31-34. Ora, se a pessoa entregou sua vida a Cristo, percebe-se claramente que está demonstrando fé na pessoa bendita de Jesus como se pode ver em Atos 8.36,37.


É bom dizer que somente quem atingiu a idade da razão e consciência do pecado é que pode descer as águas do batismo, porque o próprio Cristo assim o fez. Não porque tivesse pecado, mas para cumprir a justiça de Deus e também nos ofertar o exemplo, incentivando a todo novo convertido que O aceitou a ser batizado também (Lc 3.21-23). 

Talvez você esteja perguntando: e a criança não pode ser batizada? Por quê? Pelo simples fato de ela estar na lei da inocência (Mc 10.14). A criança precisa ser apresentada no templo como Cristo o foi (Lc 2.22,23). Quando ela sair da lei da inocência e entrar na lei da consciência, entregando sua vida a Cristo, certamente pedirá o batismo nas águas em obediência ao mandado do Senhor. Quando a pessoa salva por Jesus pede para descer as águas do batismo está demonstrando que tem certeza do perdão e da salvação lhes ofertado pelo Salvador (Rm 8.24; Tt 3.5).


As atitudes dos que querem o batismo nas águas

As atitudes dos que querem o batismo nas águas são muitas, mas queremos apenas esboçar algumas delas, a saber:

 

🎯 Primeiro: é necessário ter inutilizado seus ídolos e demais coisas idolátricas (crucifixos, santinhos, livros de reza, livros de magia, etc.), pois o apóstolo do amor, João escreveu: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém” (1 Jo 5.21). Já em Atos 19.19 vemos: “Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinquenta mil peças de prata”.

🎯 Em segundo lugar: precisa dar provas da sua regeneração, conforme Evangelho narrado por João, no capítulo 3 e versículo 7, que diz: “Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo”. Evidenciado com um bom testemunho tanto dentro da comunidade cristã como fora, segundo contemplamos em Mateus 5.13,14,16; Romanos 16.17; Tito 3.3 e 1 Pedro 4.1-4. Este novo nascimento (regeneração) deve estar recheado de arrependimento (Mc 1.4; Mt 3.5,6). Suas atitudes comportamentais demonstrarão que sente nojo da sua vida passada de pecado e que não quer mais viver daquela maneira.

🎯 Em terceiro lugar: deve abandonar o mundanismo (1Jo 2.15-17; G12.20). O batizando deve estar liberto de toda a sorte de vícios e jogos (Is 55.2; Jo 8.32,36; Lc 21.34-36).

🎯 Em quarto lugar: o batizando deve ter sua situação matrimonial legal (1Co 6.18).

 🎯 Em quinto lugar: é também fundamental não estar ligado à superstição, conforme Colossenses 2.20-22 que diz: “Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?

As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens”.

🎯 E em sexto lugar: é necessário vestir-se de forma decente, segundo vemos em 1 Timóteo 2.9,10 e em 1 Pedro 3.1-7. Deus não quer somente o coração como se apregoa por alguém aí fora. Ele quer todo o corpo, toda a alma e todo o espírito. Esta tricotomia deve estar em santidade diante dEle, segundo 1 Tessalonicenses 5.23, que diz: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo”.


Oito verdades acerca do batismo nas águas

Para terminamos nossa reflexão, desejo expor oito verdades acerca do batismo nas águas.

Primeiramente, ele não é facultativo, mas um mandamento (Mt 28.19). Outros textos bíblicos fundamentam esta realidade em Atos, a saber: 2.38-41; 10.47,48; 16.33 e 22.6. Existem muitos crentes que não querem descer às águas batismais por dizerem que não sentem vontade, por ser muita responsabilidade, dentre outras coisas.

Segunda verdade: o batismo não é garantia de salvação (Ef 2.8). O cristão demonstra a sua salvação ao pedir o batismo (At 8.35-38; 8.12). Dois casos que merecem ser analisados acerca da realidade dita: Simão (At 8.9, 13,18-24) e o ladrão da cruz (Mc 15.31,32; Lc 23.39-43).

A terceira verdade: é que o batismo é seguido da pregação do Evangelho (At 16.32; Rm 10.17).

A quarta verdade: o batismo é a única ordenança que representa a morte, o sepultamento e a ressurreição de Cristo (Rm 6.3-6), pois o batismo é o símbolo da morte (Rm 6.3,4), é do revestimento de Cristo (G1 3.27), e da ressurreição com Cristo (Cl 2.12,13).

A quinta verdade: o batismo é um testemunho público (Mt 3.5,7).

A sexta verdade: o batismo é um acontecimento de grande importância e motivo de festa na vida do crente em Jesus (At 16.33,34).

A sétima verdade: o batismo é fruto da obediência ao mandamento de Jesus Cristo (Mt 28.19).

E, finalmente, a oitava verdade: o batismo é um ato de seriedade e de responsabilidade.

Concluímos pedido que o Senhor possa ajudar aos que ainda não desceram às águas batismais a pedirem o batismo, para que assim sendo possam participar do corpo e do sangue do Senhor Jesus.

 

Artigo: Pr. Sílvio Vinícius Martins

Disponível em: Subsídios Dominical

CONHEÇA AS EDIÇÕES DA REVISTA EVANGÉLICA DIGITAL CRISTÃO ALERTA.

***

Revista Cristão Alerta: 3° trimestre de 2021: O Plano Divino para Israel em meio à infidelidade da Nação

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 2° trimestre de 2021: DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 1° trimestre de 2021 – O Verdadeiro Pentecostalismo

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos no Livro de

(4° trimestre de 2020)

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos nos Livros de Neemias e Esdras

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Escatológicos

 Informações Aqui

***

Post Bottom Ad