Antes de iniciarmos esta lição, vamos ler alguns
textos Bíblicos que nos falam sobre o Batismo nas Águas.
Portanto
ide, fazei discípulos de todas as
nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo
(Mateus 28.19).
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua
palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas (Atos 2.41).
Através desses textos acima citados, podemos
concluir sem erros que o batismo nas águas é uma ordenança de Jesus para sua
igreja. E é através do batismo que o cristão passa a fazer parte da igreja
visível.
Jesus não só ordenou o batismo, mas também foi
exemplo para nós ao ser batizado (Mateus 3.13-17).
I. O SIGNIFICADO DA PALAVRA BATISMO E SEU SIMBOLISMO.
A palavra batizar vem do grego “Bapto”.
Este termo é a origem das palavras batizar e batismo e significa mergulhar,
mergulhar em baixo e cobrir completamente com líquido.
O significado da palavra batizar deixa claro que o
batismo deve ser por imersão (o ato de mergulhar
na água o corpo todo de quem está sendo batizado).
Encontramos outras passagens bíblicas que nos prova que o
batismo não deve ser aquele no qual são jogadas algumas gotas de águas na
cabeça da pessoa, e sim deve mergulhar todo o corpo do batizando.
Em Atos, Felipe e o batizando (o candidato) descem
à água e saíram da água (At 8.38,39).
Em Mateus vemos Jesus saí da água (de dentro do Rio
Jordão) após ter sido batizado (Mt 3.16). Vemos nesses exemplos que o
batismo é por imersão.
1. O QUE O BATISMO SIMBOLIZA PARA NÓS
Para nós o batismo é uma ordem de Jesus que
simboliza o sepultamento da velha vida e a ressurreição para uma vida nova com
Cristo.
O batismo é uma das maiores demonstrações públicas
de que cremos no evangelho e recebemos a Jesus Cristo com nosso Senhor e
Salvador.
2. QUEM ESTÁ APTO A SER BATIZADO
Para alguém está pronto para ser batizado é preciso
ter dado alguns passos.
Esses passos
são:
1) Ter a capacidade de entender e aceitar a mensagem do evangelho.
Atos 2.37:
E, ouvindo
eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais
apóstolos: Que faremos, homens irmãos? (Vemos neste texto que o povo entendeu,
então eles perguntam que deveria fazer para finalmente ser batizado).
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em
nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do
Espírito Santo (At 2.37,38).
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua
palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas (At 2.41).
2) Ter se
arrependido de seus pecados.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos,
e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos
pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2.38).
3) Crê na mensagem do evangelho.
Quem crer e for batizado será salvo;
mas quem não crer será condenado.
Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome
de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres (At 8.12).
Observe que a pessoa está apta para se batizar logo depois dela ter
crido (Mc 16.16).
Já que alguém para ser batizado precisa então ter a
capacidade de entender, ter se arrependido, e tiver crido no evangelho, então
não podemos batizar crianças, pois elas não podem fazer tais coisas!
A Bíblia é
contra o rebatismo
O batismo em águas deve ser ministrado uma só vez.
É nesse sentido que Paulo escreve aos Efésios: “[...] uma só fé; um só batismo”
(Ef 4.5).
II. Os propósitos do batismo
O batismo, como ordenança tem os seguintes
propósitos simbólicos:
1) Identificação com cristo. "para
os crentes,... simboliza a identificação com Cristo. No batismo, o recém-convertido
testifica que estava em Cristo, quando Cristo foi condenado pelo pecado, que
foi sepultado com Ele e que ressuscitou para a nova vida nEle".
2) Morte para a velha vida. “O batismo
indica que o crente morreu para o velho modo de viver e entrou na ‘ novidade da
vida’, mediante a redenção em Cristo”.
O ato do batismo nas águas não leva a efeito essa
identificação com Cristo, ' mas a pressupõe e a simboliza".
3) Identificação com a Igreja.
"O batismo nas águas também significa que os
crentes se identificaram com o corpo de Cristo, a Igreja. Os crentes batizados
são admitidos na comunidade da fé e, com sua atitude, testificam publicamente
diante do mundo sua lealdade a Cristo, juntamente com o povo de Deus".
Desse modo, o batismo não salva, mas confirma a fé.
É sinal legítimo, exterior, da obediência, da vida de quem já é salvo (Ver Gl
3.27; 1 Co 12.13). É um ato de fé genuína, que precisa ser acompanhada de obras
de salvo, indispensáveis ao bom testemunho cristão (Ver Rm 2.6; Tg 2.14; Mt
5.16; Ef 2.10).
Deve ser um ato natural, em sequência à conversão.
Entre os crentes, nos primórdios da Igreja, dificilmente se encontrava alguém
que não houvesse sido batizado em águas, algumas vezes logo após a aceitação a
Cristo (cf. At 8.37,38; 16.33; 18.8).
Aliás, é interessante que se busque a razão pela
qual um crente, com muitos anos de convertido, não seja batizado em águas. Nada
justifica tal situação, a não ser que um impedimento de ordem espiritual, moral
ou legal subsista. Neste caso, a pessoa precisa de orientação e ajuda na busca
da solução de seu problema.
Em algumas igrejas, as pessoas só podem assumir
cargos ou funções eclesiásticas se forem "membros do Corpo de
Cristo", condição que se completa, na comunidade cristã, após o batismo em
águas.
III. A fórmula do batismo
1. Definição de fórmula.
O termo fórmula significa Preceito
estabelecido para regular qualquer ato.
“Portanto
ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo (Mateus 28.19)”.
Foi o próprio Jesus quem disse que o batismo
deveria ser feito em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Sendo assim não podemos inventar outra fórmula.
A fórmula. “[...] batizando-os em nome do Pai, e do
Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19). Há quem confunda a declaração de Pedro
em Atos 2.38 com a fórmula citada em Mateus 28.19. As palavras proferidas por
Pedro não representam uma fórmula batismal, e sim uma declaração de que as
pessoas que reconheciam Jesus como Senhor e Cristo recebiam batismo.
A Didaquê, um documento escrito aproximadamente no
ano 100 d.C., fala do batismo cristão celebrado em nome do Senhor Jesus Cristo.
Mas o mesmo documento, ao descrever o rito detalhadamente, usa a fórmula
trinitária (em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo).
Por ser essa a determinação de Jesus, os que nele
creem e o recebem como Senhor jamais deveria mudar a fórmula por Ele
estabelecida.
2. Registros de batismos em “nome de Jesus”
Os registros de batismos em “nome de Jesus” estão
em Atos 8.16; 10.48; 19.5; 1 Co 6.11.
Apesar disso, não se pode concluir que TODOS os
batismos – milhares – na igreja primitiva seguiram a mesma forma.
Esses batismos divergiram do recomendado pelo
Senhor Jesus apenas na forma, não na essência. Daí porque não houve necessidade
de novo batismo. Não podemos dizer que a igreja primitiva cometeu o pecado da
desobediência. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma unidade composta.
“Alguns argumentam que o batismo tem que ser feito
só em nome de Jesus, mas afirmar isso acerca da fórmula batismal é uma prova de
falta de conhecimento Bíblico e teológico”.
Quem pensa assim criou uma fórmula que não existe
modelo nas Escrituras. A menção do batismo em nome de Jesus (Atos 2:28; 8:16;
10:48 e 19:5) encontra-se em passagens que não tratam da fórmula batismal, e,
sim, de atos ou eventos feito em nome de Jesus, pois tudo o que é feito em
nossas vidas é em nome de Jesus.
Veja o que diz o apóstolo Paulo em Colossenses 3:17: "E tudo quanto fizerdes por
palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a
Deus Pai".
O cristão quando se reúne, se reúne em nome de
Jesus; Quando louva a Deus com cânticos, louva em nome de Jesus; Quando
apresentamos uma criança, apresentamos em nome de Jesus; ... e quando
realizamos um batismo, realizamos em nome de Jesus, mas de acordo com a fórmula
dada por Cristo: "Em nome do Pai,
Filho e Espírito Santo" (Mt. 28:19).
3.
Defensores históricos do batismo em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santos
1) No ano de 150 aproximadamente S. Justino, mártir afirma em sua apologia que os candidatos do batismo recebem a
lavagem da água no nome do Pai e Senhor do Universo e no de nosso Salvador
Jesus Cristo e no do Espírito Santo.
2) Tertuliano( 155-220), afirma: A
lei do batismo tem sido imposta e a forma prescrita: Ide, ensinai todas as
nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. S.
3) Cipriano, mártir e bispo de Cartago (200-258) não aceita a
fórmula usada só em nome de Jesus Cristo, afirmando que a nomeação das três
pessoas foi um mandato do Senhor. S.
Os evangélicos em geral aceitam apenas dois ritos
sagrados, ordenanças, por ser uma ordenança especial deixados por Cristo, que
são o batismo (cf. Mc 16.16) e a Ceia do Senhor (Lc 22.17-21; 1
Co 11. 24,25), Esses ritos são expressões representativas da obediência dos
cristãos à vontade de Deus.