As Tribos Perdidas: Reino do Norte - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

As Tribos Perdidas: Reino do Norte

A história das “Tribos Perdidas” é a conclusão trágica da história do reino do Norte, Israel. Samaria, sua capital, caiu diante dos assírios em 721 a.C., após três anos de cerco (2Rs 17.5-6).

VEJA TAMBÉM

🔥 Lições Bíblicas Adultos – Clique Aqui

🔥 Lições Bíblicas Jovens – Clique Aqui

🔥 Auxílios para Professores da Escola Dominical – Clique Aqui

📚 Curso de Formação de Professores da Escola Dominical  - Clique Aqui


A política assíria exigia que povos conquistados fossem reassentados longe de sua terra de origem e substituídos por povos conquistados em outras partes do império. Essa política procurava abrandar eventuais rebeliões, fazendo com que as minorias exiladas fossem absorvidas pela população como um todo.

 

De acordo com registros assírios, 27.290 habitantes de Samaria foram deportados.

Os assírios deslocaram os israelitas para o nordeste (Haia) e para o noroeste (Gozã) da Mesopotamia e para a Média, limite ocidental do império (2Rs 17.10). Os israelitas ainda estavam na Assíria em c. 560 a.C., quando se encerra o relato de 2Reis (2Rs 17.23; 25.27).

 

O território do antigo reino do Norte, hoje chamado Samaria em vez de Israel, foi recolonizado por povos conquistados do centro (Babilônia, Cuta) e do Noroeste (Ava, Hamate, Sefarvaim) da Mesopotâmia (2Rs 17.24). Esses estrangeiros casaram-se com o remanescente dos israelitas que permaneceu na terra. Os assírios por fim permitiram que um sacerdote exilado retornasse a Samaria para instruir a nova população acerca daquilo que o Senhor, “o deus da terra”, exigia (2Rs 17.28). Mas a nova população, como seus predecessores, misturou o culto ao Senhor com o dos deuses de sua terra de origem (2Rs 17.29-33,41).

 

Alguns habitantes das cidades samaritanas mantiveram-se identificados com o Deus de Israel. Em 582 a.C., peregrinos de cidades samaritanas (Siquém, Siló, Samaria) foram massacrados a caminho de Jerusalém, quando iam às ruínas do templo para apresentar ofertas de manjares e incenso (Jr 41.4-9).

 

Quando Zorobabel retornou do exílio babilônico para Jerusalém (c. 538 a.C.), os samaritanos ofereceram ajuda para a reconstrução do templo (Ed 4.1-3). O exílio, porém, fizera com que o povo de Judá ficasse impressionado com os perigos das concessões religiosas. Assim, os judeus recusaram-se a permitir que a população miscigenada de Samaria participasse da reconstrução do templo de Jerusalém.

Os descendentes do antigo reino do Norte —chamado Israel, Efraim e a casa de José— estavam incluídos nas promessas feitas aos patriarcas. Assim, os profetas do Antigo Testamento aguardavam o retorno deles para a terra prometida e para o culto ao SENHOR (Is 11.12-16; Jr 31.4-9; Zc 10.6-10).

 

O Novo Testamento menciona um indivíduo descendente de uma das tribos do norte (Ana, da tribo de Aser, Lc 2.36) como participante regular do culto no templo de Jerusalém.

CONHEÇA AS EDIÇÕES DA REVISTA EVANGÉLICA DIGITAL CRISTÃO ALERTA.

***

Revista Cristão Alerta: 3° trimestre de 2021: O Plano Divino para Israel em meio à infidelidade da Nação

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 2° trimestre de 2021: DONS ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta: 1° trimestre de 2021 – O Verdadeiro Pentecostalismo

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos no Livro de

(4° trimestre de 2020)

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Bíblicos nos Livros de Neemias e Esdras

Informações Aqui

***

Revista Cristão Alerta com Estudos Escatológicos

 Informações Aqui

***

Post Bottom Ad