Sono ou consciência da alma após morte? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Sono ou consciência da alma após morte?

“Depois que o crente morre, ele continua consciente ou sua consciência só retoma após a ressurreição dos justos?”

🔥 Veja também:

A morte é o sono do Corpo e ‘não o sono da Alma’

O destino da Alma após a morte

Qual a diferença entre homens e animais na hora da morte?

Para compreendermos o assunto do homem após a morte, é necessário que entendamos antes o problema da morte. O ser humano possui um lado natural e outro sobrenatural. A sua substância natural, o corpo físico, é corruptível e mortal. A sua substância sobrenatural é composta de dois elementos: alma e espírito, de caráter espiritual e imortal.

 

A palavra “morte” significa “separação”. Logo, a morte física (Hb 9.27) é a separação entre o natural e o sobrenatural. A morte espiritual, por sua vez, é a separação do homem (corpo, alma e espírito) de Deus, tendo como barreira o pecado (Mt 8.22). Já a morte eterna é a separação do homem para sempre de Deus. Ela ocorre quando o ser humano passa a sua vida física como morto espiritual e, assim, atravessa a morte física. A consequência é ficar separado eternamente de Deus.

 

As expressões “aos que em Jesus dormirem” (1Ts 4.14) e “os mortos que, desde agora, morrem no Senhor” (Ap 14.13) não têm um significado ao pé da letra, não indicam exatamente o que à primeira vista entenderíamos dessas frases, pois são expressões que aparecem claramente nessas passagens como figuras de linguagem.

👍 Sugestão de Leitura – Clique e veja:

 

Lições Bíblicas Dominical Adultos:

Lição 1 - A Pessoa do Espírito Santo

Lição 2 - A Atuação do Espírito Santo no Plano da Redenção

Lição 3 - O Batismo no Espírito Santo

Lição 4 - A Atualidade dos Dons Espirituais

 

Lições Bíblicas Dominical Jovens:

Lição 1- O que Significa Orar
Lição 2- Abraão: A vida de oração de um homem de fé
Lição 3 - Moisés: Um líder de oração
Lição 4 - Ana: A oração de uma mulher angustiada

 

Não há apoio teológico para a falsa doutrina do sono da alma, pois a alma humana, segundo as Sagradas Escrituras, encontra-se em existência ativa após a morte física (Fp 1.21-23).

 

Na morte física, o corpo estará inconsciente, enquanto a alma e o espírito humanos, de forma consciente, aguardam o momento do Arrebatamento da Igreja para virem despertar o corpo físico (1Co 15.50-54 e 1Ts 4.13-18).

 

A questão da parábola do rico e Lázaro, ensinada por Jesus, mostra dois homens que passaram pela morte física (Lc 16.19-31). Na literatura judaica, o estado do salvo após a morte era chamado de “Paraíso”, “Trono de glória” e “Seio de Abraão”, onde aquele que era favorecido por Deus descansava. Sua alma sobrevivia à morte do corpo, e isso sem interrupção alguma da própria consciência. Na parábola, do outro lado, ao longe (v23), estava o homem que não foi justificado por Deus quando vivia físicamente. Seu estado era de consciência, com sofrimento, angústia e dor (v23-24).

 

Lembre-se leitor: o escape do sofrimento eterno, que já tem início após a morte física, depende do seu curto prazo de vida física. Leia, ouça e viva a Bíblia. Aceite a Jesus, ande como Ele andou e proceda como Ele ensinou, e, então, a vida eterna de gozo e paz estará garantido.

 

Artigo: Pr. Antonio Menezes da Nóbrega | Reverberação: Subsídios Dominical

📝 SUBSÍDIOS | 🔥 ADULTOS | 📚 ARTIGOS | 💢 JOVENS

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Post Bottom Ad