Informações: Revista Lições Bíblicas Adultos, 1° trimestre de 2021 – CPAD | Data da Aula: 3 de JANEIRO de 2021| Obs. Os textos destacados na cor vermelha são subsídios para os professores da Escola Dominical.
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção." (Ef 4.30)
VERDADE
PRÁTICA
Somente a Bíblia revela a verdadeira identidade e
as obras do Espírito Santo; um tema que nós, pentecostais, vivenciamos.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda - Gn 1.2:
0 Espírito Santo aparece desde o princípio na obra da criação
Terça - Sl 104.30:
A ação do Espírito Santo é fundamental na preservação do mundo
Quarta - Jo 16.13:
0 Espírito Santo possui todas as faculdades e os atributos da personalidade
Quinta - 1 Co 12.3:
É o Espírito Santo que revela a verdadeira identidade do Senhor Jesus
Sexta-2 Co 3.17:
0 Espírito Santo é Deus e Senhor
Sábado-Ap 22.17: 0 Espírito Santo opera na vida humana por meio da Igreja
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 14.16-18, 26; 16.14
JOÃO 14
16 - E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro
Consolador para que fique convosco para sempre,
17- o Espírito da verdade, que o mundo não pode
receber, porque não o vê, nem o conhece, mas vós o conheceis, porque habita
convosco e estará em vós.
18 - Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
26 - Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o
Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de
tudo quanto vos tenho dito.
JOÃO 16
14 - Ele me glorificará, porque há de receber do
que é meu e vo-lo há de anunciar.
HINOS
SUGERIDOS: 85, 551, 553
da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Expor a doutrina bíblica acerca da pessoa do Espírito Santo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ac tópico I com seus respectivos subtópicos.
I. Apresentar
revelação do Espírito Santo nas Escrituras;
II. Relacionar
a pessoa do Espírito Santo com a de Jesus;
III. Afirmar
que o Espírito Santo age no mundo e no ser humano.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Neste trimestre, estudaremos as
principais doutrinas que identificam um crente pentecostal e assembleiano.
Aprofundaremos os assuntos que formam parte do legado pentecostal deixado pelos
pioneiros de um movimento que alterou os rumos dos protestantes evangélicos no
mundo.
Os pentecostais, e mais especificamente
os assembleianos do Brasil, amam o Espírito Santo, glorificam a Jesus em suas
pregações, afirmam o batismo no Espírito Santo com a evidência de línguas, a
atualidade dos dons espirituais e levam a sério a iminência da volta de seu
Senhor, Jesus Cristo. Isso e muito mais serão estudados ao longo desses três
meses.
Para nos auxiliar neste maravilhoso
estudo, o comentarista de Lições Bíblicas Adultos é o pastor Esequias Soares.
Ele é o líder da Assembleia de Deus em Jundiaí, presidente do Conselho de
Doutrina da CGAD8, presidente da Comissão de Apologético da CCADB. É graduado
em Hebraico pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências da Religião pela
Universidade Mackenzie. Ê também autor de diversos livros, entre eles: Manual
de Apologética Cristã, Heresias e Modismos e A Razão da Nossa Fé, todos
publicados pela CPAD.
INTRODUÇÃO
O tema do presente trimestre é o pentecostalismo no seu aspecto bíblico, teológico e prático. Os pentecostais são conhecidos por suas relações e experiências com a manifestação do Espírito de Deus, mas sua característica básica é o batismo no Espírito Santo, com seus dons
e manifestações, como a glossolalia (línguas), as
profecias, as curas e as outras operações de maravilhas. A primeira lição
mostra uma visão geral sobre a Pessoa do Espirita Santo e o que a Bíblia ensina
sobre Ele.
PONTO CENTRAL
A Bíblia revela a verdade sobre a pessoa do Espírita Santo.
I. A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO NAS ESCRITURAS
O que os crentes precisam saber sobre o Espírito Santo? Sobre a sua divindade, a sua personalidade, os seus atributos divinos e as suas obras de acordo com a revelação bíblica.
1. Divindade.
A deidade absoluta do Espírito Santo é revelada nas
Escrituras, e essa é a crença da Igreja ao longo dos séculos, Essa verdade está
clara na fórmula batismal, quando o Espírito aparece como Deus igual ao Pai e
ao Filho: "batizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito
Santo" (Mt 28.19). Não somente na fórmula trinitária, pois a Bíblia revela
com clareza a divindade do Espírito (2 Sm 23,2.3; 2 Co 3.17.18), e mais:
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita
em vós?" (1 Co 3.16).
O Espírito Santo é chamado de Deus, pois o apóstolo
usa alternadamente os nomes "Deus" e "Espírito Santo". Isso
porque o cristão é templo de Deus (Jo 14.23). Assim, habita no crente o Deus
trino e uno: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Como em Atos 5.3,4, Deus e o
Espírito Santo são uma mesma deidade.
2. Personalidade.
A personalidade do Espírito Santo é uma verdade
bíblica. As Escrituras revelam os elementos constitutivos dessa personalidade,
e os principais são o intelecto, a emoção e a vontade, entre os demais. O
Espírito é inteligente e raciocina (1 Co 2. 10,11; Rm 8.27); Ele tem emoção e
sensibilidade, pois ama e pode se entristecer (Rm 15.30; Ef 4 30) e é volitivo,
isto é, tem vontade própria. Ele não permitiu que Paulo com sua comitiva se
dirigissem à Bi tinia (At 16.7). O Espírito Santo distribui os dons espirituais
conforme a Sua vontade: "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas
coisas, repartindo particularmente a cada um como quer" (1 Co 12.11) ou
"distribuindo a cada um particularmente como lhe apraz" (TB -
Tradução Brasileira),
3. Atributos divinos.
A Bíblia revela todos os atributos incomunicáveis e
comunicáveis, ou seja, metafísicos e naturais de Deus no Espírito Santo. Ele é
onipotente: “no poder de milagres e prodígios, no poder do Espírito Santo"
(Rm 15.19 - TB); e a fonte de poder e milagres (Mt 12.28; At 2.4). 0 Espírito
conhece todas as coisas, até as profundezas de Deus (1 Co 2.10,11), assim como
o coração humano (Ez 11.5; Rm 8.26.27); as coisas do futuro (Jo 16.13; At
20.23), isso por ser onisciente. Ele possui o atributo da eternidade, pois é
chamado de "Espírito eterno'1 [Hb 9.14). É o Criador do ser humano e do
mundo (Jó 26.13; 33.4; Sl 104.30) e, também, o Salvador (Ef 1.13; Ef 4.30; Tt
3.4,5). A Palavra de Deus apresenta, de igual modo, seus atributos
comunicáveis, santidade, verdade, sabedoria, entre outros (Rm 15.16; Jo 14.26;
Ef 1.17; Jo 5.6).
SUBSÍDIO
DIDÁTICO PEDAGÓGICO
Uma boa aula de Escola Dominical admite
um bom diálogo entre professor e alunos. Todo diálogo pressupõe um começo. Por
isso, sugerimos que você inicie a aula fazendo um ponto de contato com a
seguinte pergunta: "0 Espírito Santo é uma pessoa?". A ideia é
motivar o aluno a se envolver com tema a partir desse ponto de contato.
Muitos irmãos e irmãs até acatam a Lógica
de o Espírito Santo ser uma pessoa, mas igualmente permanecem com dúvidas. Não
por acaso, alguns já foram Levados por vento de doutrinas que apresentam o
Espírito Santo, não como uma pessoa, mas como a “força ativa" de Deus.
Isso Lhe parece familiar?
Essa pergunta é uma oportunidade para
você perceber como está o conteúdo de doutrina bíblica em sua classe. De acordo
com as respostas, você pode ponderar se é preciso ou não aparar algumas arestas
doutrinárias com os seus alunos.
Após ouvir as muitas impressões da
classe, apresente o que a Bíblia ensina acerca da pessoa do Espírito Santo
conforme o primeiro tópico desta Lição.
II - O ESPÍRITO SANTO E JESUS CRISTO
Já estudamos diversas vezes sobre a santíssima
Trindade. 0 Senhor Jesus e o Espírito Santo são um só Deus juntamente com o
Pai, visto que a Trindade é a união de três Pessoas distintas iguais em glória,
poder e majestade.
1. Pericorese.
É um termo teológico desconhecido no meio
evangélico, que expressa a relação intratrinitariana do Pai, do Filho e do
Espírito Santo, ou seja, a habitação das Pessoas da Trindade uma na outra. Cada
Pessoa está nas outras e cada uma se dá as duas outras. A intimidade entre o
Filho e o Espírito Santo se dá nesses termos e é eterna. Jesus fala desse
relacionamento desde antes que o mundo existisse (Jo 17 5) e em outro momento
Ele diz a Filipe: "Não crés tu que eu estou no Pai e que o Pai está em
mim?" (Jo 14.10). O Espírito está também nessa Trindade [1 Co 2.1041).
2. "Ele me glorificará" (Jo
16.44).
Houve época que entre nós assembleianos alguns
questionavam a adoração ao Espírito Santo. 0 argumento era baseado numa
intepretação equivocada das palavras de Jesus: "Ele me glorificará, porque
há de receber o que é meu" {Jo 16.14). Ainda hoje é comum ouvir alguém
dizer que o Espírito Santo não deve ser adorado porque é Ele que glorifica a
Cristo. Tal argumento é equivocado, pois o Pai glorifica também o Filho (Jo
17.5), e nem por isso se diz que o Pai não deve ser adorado. Se o Espírito é
Deus, logo, pode ser adorado, do contrário, seria um deus de segunda categoria,
e isso não existe na fé cristã.
3. O efeito prático da pericorese.
A verdade é que quando expressamos num culto
“glória a Deus!", o Filho e o Espírito são glorificados no seu louvor (Fp
3-3). Da mesma maneira, quando damos glória a Jesus, o Pai e o Espírito Santo
estão sendo também glorificados, e igualmente quando se glorifica o Espírito
Santo, o Pai e o Filho são glorificados juntamente (Ap 5.6,13). De modo que a
declaração do artigo de fé 27 do Credo de Atanásio, "tanto a unidade na
trindade como a trindade na unidade deve ser adorada", está fundamentada
nas Escrituras. Tanto faz adorar a Jesus separadamente ou a qualquer das outras
Pessoas da Trindade, como adorar a Trindade.
4. Consubstanciai com o Filho.
Consubstanciai quer dizer, "da mesma
substância”. 0 Senhor Jesus prometeu enviar o Consolador e o identifica com o
Espírito Santo: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai
enviará em meu nome” (v.26). O Filho é consubstanciai com o Pai (Jo 10.30) da
mesma forma que o Espírito ê consubstanciai com o Filho [Rm 8.9). Jesus disse
que o Pai "vos dará outro Consolador” (v.16). A palavra "outro",
em grego, empregada nessa passagem, significa ser alguém da mesma natureza, da
mesma espécie e da mesma qualidade. O Espírito Santo, portanto, é alguém como
Jesus, da mesma substância, glória e poder.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Há uma comunhão perfeita entre o Espírito
Santo e Jesus Cristo em que Este é glorificado por Aquele.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Jesus reivindicava plena divindade para o
Espírito Santo: ’E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que
fique convosco para sempre' (Jo 14.16). Ao chamar o Espírito Santo allon
parakleton (outro ajudador do mesmo tipo que Ele mesmo), Jesus afirmou que
tudo quanto pode ser afirmado a respeito de sua natureza pode ser dito a
respeito do Espírito Santo. Por isso, a Bíblia dá testemunho da divindade do
Espírito Santo como a Terceira Pessoa da Trindade.
O Salmo 104.30 revela o Espírito Santo
como o Criador: 'Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face
da terra'. Pedro se refere a Ele como Deus (At 5.3,4), e autor da Epístola aos
Hebreus chama-o 'Espírito eterno' (Hb 9.14)" (HORTON, Stanley (Ed.)
Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10. ed. Rio de Janeiro:
CPAD, 2006, pp.161-62).
III - O ESPÍRITO SANTO AGE NO MUNDO E NO
SER HUMANO
A atuação do Espírito Santo não se restringe aos
corações humanos, ele age sobre a criação inteira. Ele atua no mundo e na
igreja. Sua ação é ampla na vida humana no passado, no presente e no futuro.
1. No mundo.
Sua atuação é visível a começar pela criação e
preservação do planeta Terra: "e o Espírito de Deus se movia sobre a face
das águas" (Gn 1.2). A ação dele não ficou somente na ordem cósmica do
universo. Ele contínua como mantenedor e preservador de todas as coisas
criadas: "Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da
terra" (Sl 104.30). A atuação do Espírito acontece também nas coisas
naturais do dia a dia, e nem por isso deixa de ser uma ação milagrosa, como um
acerto médico num diagnóstico complicado, uma aprovação num concurso
concorrido, uma promoção de cargo da empresa, entre outros.
2. No plano divino da salvação.
Foi o Espírito Santo que conduziu a história da
redenção humana por meio da nação escolhida de Israel (1 Pe 1.10-12) e inspirou
os profetas (2 Pe 1.19-21). Sua presença está em toda a história dos antigos
hebreus como os 70 anciãos auxiliares de Moisés (Nm 11.25) e dos demais heróis
de Israel como Otniel, Gideão, Sansão, Davi entre outros (Jz 6.34; 14.6; 1 Sm
16.13). 0 Espírito é a primeira pessoa com quem o pecador tem contato quando
vem a Cristo, embora tal experiência não seja reconhecida ou identificada no início,
pois é Ele que nos leva a Cristo (1 Co 12.3).
3. Na vida humana.
O Novo Testamento registra o início da dispensação
da plenitude do Espírito, e essa nova era começou com a descida do Espírito
Santo, no dia de pentecostes (At 2.1-8). Essa descida foi para que Ele ficasse
conosco "para sempre", foi promessa de Jesus para a Dispensação da
Igreja (Jo 14.16). Nos dias atuais, o Espírito continua atuando na vida dos
crentes. Isso pode ser visto por meio do fruto do Espírito (Gl 5.22) e das
manifestações dos dons espirituais (1 Co 12.4-11).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O Espírito Santo atua na sustentabilidade do Cosmo
e na interioridade do ser humano, convencendo-o de seu real estado,
regenerando-o e capacitando-o para o servido no Reino de Deus.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Na profecia de Joel, portanto, vemos uma
expansão da atividade do Espírito Santo, e não uma mudança de qualidade. Desde
o Éden até hoje, Deus tem desejado a comunhão com a humanidade. Não tem
fundamento a ideia de que o Espirito Santo era inativo entre os Leigos do
Antigo Testamento. A atividade do Espírito Santo na vida deles forma um paralelo
com o seu envolvimento na vida dos que Ele tem trazido à salvação dentro da
Igreja.
O Espírito transforma o coração das
pessoas e também as torna diferentes. Outro paralelo existe entre a vinda do
Espírito sobre o indivíduo, revestindo-o de poder para o seu cargo ou
ministério, e a plenitude do Espírito Santo na Igreja. Roger Stronstad
demonstra que um dos propósitos da 'plenitude do Espírito Santo' é equipar os
crentes a cumprir o ministério profético de declarar ã vontade e propósitos de
Deus para a Igreja e para o mundo. É possível que isso envolva um comportamento
incomum. Mesmo não sendo assim, receber a plenitude do Espírito é um pico de
experiência emocional, física e religiosa, visando um propósito específico. Não
se pode, no entanto, viver continuamente, dia após dia, nesse pináculo. A
presença do Espírito Santo em nós, a partir do momento da salvação, visa
manter-nos em equilíbrio, dia após dia, momento após momento, principalmente
após a experiência da chegada do Espírito Santo 'com poder sobre nós (HORTON,
Stanley (Ed. J. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2006, pp.394-95).
CONCLUSÃO
As informações sobre o Espírito Santo são
abundantes; procuramos apresentar um estudo conciso e compreensível. Os pontos
principais da doutrina pentecostal são temas das lições que se seguem. É
importante, por enquanto, saber que o estudo sobre o pentecostalismo é o estudo
sobre o Espírito Santo; e estudar o Espírito é estudar sobre Deus e o seu
relacionamento conosco em Cristo.
VEJA A
VIDEOAULA 1
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PARA REFLETIR
A respeito de "A Pessoa do Espírito
Santo", responda:
• O que todos os crentes precisam
saber sobre o Espírito Santo?
Sobre a sua divindade, a sua personalidade, os seus
atributos divinos e as suas obras de acordo com a revelação bíblica.
• O que a Bíblia revela com
clareza?
A Bíblia revela com clareza a divindade do Espírito
(2 Sm 23.2,3; 2 Co 3.17,18), e mais: "Não sabeis vós que sois o templo de
Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1 Co 3,16).
• Quais os principais elementos
constitutivos da personalidade?
Os principais são o intelecto, a emoção e a
vontade, entre os demais.
• O que significa "outro Consolador" em João 14.16?
A palavra "outro", em grego, empregada
nessa passagem, significa ser alguém da mesma natureza, da mesma espécie e da
mesma qualidade.
• Dê um exemplo da atuação do
Espírito Santo na vida diária.
Resposta pessoal - Pode ser dado um exemplo como a manifestação de um dom espiritual como o de profecia na vida de um crente.
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