Informações: Revista Lições Bíblicas Adultos, 1° trimestre de 2021 – CPAD | Data da Aula: 14 de Março de 2021| Obs. Os textos destacados na cor vermelha são subsídios para os professores da Escola Dominical.
TEXTO ÁUREO
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”(Mt 28.19)
VERDADE PRÁTICA
A nossa responsabilidade para a salvação de todos os seres humanos, mediante o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, nos torna servo de todos.
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LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 147.15
Usando as mídias sociais para a divulgação do
Evangelho
Terça - Mt 9.36
O mundo é como ovelhas que não têm pastor
Quarta - Mt 13.38
Jesus disse que o campo é o mundo
Quinta - Lc 24.47
O Evangelho deve ser pregado para todas as nações
Sexta - 1 Co 9.16
Ai de mim se não anunciar o Evangelho!
Sábado - 1 Tm 2.4
É a vontade de Deus que todos seres humanos se
salvem
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Marcos 16.14-20
14 - Finalmente apareceu aos onze, estando eles
assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de
coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
15 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o
evangelho a toda criatura.
16 - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem
não crer será condenado.
17 - E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu
nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;
18 - pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma
coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos
e os curarão.
19 - Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi
recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.
20 - E eles, tendo partido, pregaram por todas as
partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que
se seguiram. Amém!
HINOS SUGERIDOS: 18, 80,
119 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Conscientizar a respeito do compromisso com a
evangelização.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópicos.
Mostrar
a evangelização como uma prioridade dos pentecostais;
Enfatizar
que Jesus morreu para salvar todos os seres humanos;
Argumentar
que o Novo Testamento destaca a obra missionária na esfera local e
transcultural.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A evangelização sempre foi e é prioridade
no Movimento Pentecostal. A razão para isso é que os pentecostais encarnam na
realidade concreta o batismo no Espírito Santo como uma capacitação para
testemunhar a Cristo.
Os pentecostais também têm em mente que
todas as pessoas podem e devem ter acesso a esse testemunho, pois Jesus, o
nosso Senhor, morreu para salvá-las. E, finalmente, há um senso de urgência na
pregação pentecostal por causa da bendita esperança, ou seja, a firme convicção
na iminência da volta do Senhor. São convicções arraigadas na Palavra de Deus
que fundamentam a nossa prática de evangelização.
Aproveite essa oportunidade para fazer
uma grande conscientização a respeito da urgência da evangelização. É uma
incumbência do Senhor Jesus Cristo.
INTRODUÇÃO
O Reino de Deus cresce à medida que os pecadores
vão se convertendo ao Senhor Jesus. A igreja é a única agência do Reino de Deus
escolhida pelo Senhor Jesus para levar a mensagem do Evangelho a um mundo que
perece por causa do pecado. Com isso nós estamos dando continuidade ao trabalho
que Jesus começou. Isso aponta para a importância da evangelização e da obra missionária.
PONTO CENTRAL
A evangelização é um compromisso da
Igreja com Deus.
I - A EVANGELIZAÇÃO COMO PRIORIDADE
O Evangelho não é uma mensagem alternativa; trata-se de uma questão de vida ou morte. Vida para os que recebem a Jesus como seu Salvador e morte aos que o rejeitam. A divulgação das boas novas de Cristo é tarefa de todos nós.
1. O Evangelho.
Essa palavra vem de duas palavras gregas, eu,
advérbio, “bem”, e, angelia, que significa “mensagem, notícia, novas”. Assim, a
palavra euangelion quer dizer “boas novas, boas notícias, notícias
alvissareiras”. É a mensagem de Cristo que salva o pecador (Jo 3.16). É o meio
que Deus usa para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16; 1 Co 15.2). Só
por meio do Evangelho é que o ser humano conhece a salvação na Pessoa de Jesus.
2. O único Salvador do mundo.
O Evangelho são as boas novas que falam do Reino de
Deus, da salvação e do perdão dos pecados na Pessoa de nosso Senhor Jesus
Cristo. É o evangelho da graça de Deus (At 20.24). As Escrituras nos ensinam que
todos os seres humanos são pecadores e precisam se reconciliar com Deus (Rm
3.23; 5.12).
Não existe um meio de salvação sem Jesus (At 4.12).
Ele mesmo disse: “Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6) e também afirmou:
“o campo é o mundo” (Mt 13.38). A pregação do evangelho é uma necessidade
imperiosa porque não existe salvação sem Jesus e o campo é o mundo e isso nos
mostra a grande responsabilidade da evangelização local e mundial.
3. Uma agência legítima.
O Senhor Jesus constituiu a igreja como única
agência do Reino de Deus na terra encarregada de anunciar essas boas novas de
salvação. É necessário, pois, a mobilização de toda a igreja para que essas
metas sejam alcançadas. Cada crente dos dias apostólicos era um próspero
ganhador de almas (At 8.4), devemos seguir o modelo. Jesus foi enviado ao mundo
para suprir as nossas necessidades (Mt 11.28-30). Isso é feito mediante o
Evangelho, devemos, portanto, agir como o apóstolo Paulo (Rm 1.16).
SÍNTESE DO TÓPICO I
O Evangelho é uma questão de vida e
morte, por isso a evangelização é uma prioridade.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Após expor o tópico primeiro, apresente a
classe passagens do livro dos Atos dos Apóstolos, como a pregação de Pedro
(Atos 2), a pregação de Filipe aos samaritanos e o Eunuco (Atos 8), a pregação
de Pedro na casa de Cornélio (Atos 10), as viagens missionárias do apóstolo
Paulo (Atos 13 em diante). Reflita com ela como a evangelização, a pregação do
Evangelho aos gentios, era uma prioridade para a igreja primitiva. Aponte
também o papel do Espírito Santo no trabalho de evangelização. Ele confirma a
pregação da igreja (Atos 10.44-48). Encerre dizendo que assim devemos esperar
que o Espírito Santo confirme a nossa prática de evangelização. Que nossa
mensagem seja confirmada pelo seu poder!
II - JESUS MORREU PARA SALVAR TODOS
OS SERES HUMANOS
A extensão da obra expiatória de Cristo tem sido
debate ao longo dos séculos, mas especialmente depois da Reforma Protestante.
Não se pretende aqui fulanizar, pois o que nos importa é a compreensão do
assunto à luz da Bíblia.
1. A nossa teologia.
Antes convém ressaltar que a nossa teologia é
pentecostal e vem diretamente das Escrituras Sagradas, sem intermediação dos
teólogos da Reforma Protestante. A teologia pentecostal, que nossos pais nos
legaram, não teve nenhum teólogo ou reformador como intermediário. A CPAD vem
publicando em vários volumes a coleção de todas as revistas da Escola Bíblica
Dominical, publicadas desde 1930. Em nenhuma delas há citação de teólogos ou
reformadores para ensinar, esclarecer, ilustrar ou embasar uma interpretação
bíblica. A nossa teologia é original e estritamente bíblica. É um dos legados
deixados por nossos pioneiros (2 Tm 3.14-17).
2. Por quem Jesus morreu?
Essa é uma pergunta interessante. Há muitas
discussões teológicas sobre o tema, mas nos últimos tempos, os debates se
concentram entre duas interpretações das Escrituras: expiação limitada e
expiação ilimitada.
a) Expiação limitada.
Trata-se da ideia de que Jesus morreu apenas por um
grupo restrito de pessoas escolhidas desde antes da fundação do mundo. Tal
pensamento vem de uma visão teológica, a nosso ver, equivocada e baseada numa
exegese ruim.
Como acontece numa interpretação forçada de 1
Timóteo 2.4, que afirma querer Deus “que todos os homens se salvem e venham ao
conhecimento da verdade”. Os teólogos defensores dessa teoria, então, concluem
que se trata de “todos os homens crentes”. Rejeitamos essa linha de
interpretação. Esse é um dos exemplos entre outras passagens bíblicas que eles
interpretam de modo a ajustarem a sua teologia.
b) Expiação ilimitada.
Isso significa que o Senhor Jesus morreu por toda a
humanidade. Esse ensino recebemos de nossos pais, os quais usaram a Bíblia como
fundamento dessa doutrina. Jesus é o Salvador do mundo (Jo 4.42), “testificamos
que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo” (1 Jo 4.14) e não somente de
algumas pessoas. A expiação foi realizada em favor do mundo inteiro: “E ele é a
propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos
de todo o mundo” (1 Jo 2.2). Por isso que Jesus mandou pregar no mundo inteiro
e a toda criatura (v.16). É erro teológico afirmar que a expiação é limitada
(Jo 3.16; Tt 2.11). Jesus morreu por todos os pecadores.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A expansão da expiação de Cristo é
de caráter ilimitado, isto é, Jesus morreu por toda a humanidade.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“[...] Quando a Bíblia diz que ‘Deus amou
o mundo de tal maneira’ (Jo 3.16) ou que Cristo é ‘o Cordeiro de Deus, que tira
o pecado do mundo’ (Jo 1.29) ou que Ele é ‘o Salvador do mundo’ (1 Jo 4.14),
significa isso mesmo.
Certamente a Bíblia emprega a palavra ‘mundo’ num sentido qualitativo, referindo-se ao sistema maligno que Satanás domina. Mas Cristo não morreu em favor de um sistema. Entregou sua vida em favor das pessoas que dele fazem parte. Em texto algum do Novo Testamento, ‘mundo’ se refere à Igreja ou aos eleitos. Paulo diz que Jesus ‘Se deu a si mesmo em preço de redenção por todos’ (1 Tm 2.6) e que Deus ‘quer que todos os homens se salvem’ (1 Tm 2.4). Em 1 João 2.1,2, temos uma separação explícita entre os crentes e o mundo e uma afirmação de que Jesus Cristo, o Justo, ‘é a propiciação’ (v.2) para ambos” (HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp.360-61).
III - EVANGELIZAÇÃO LOCAL E
TRANSCULTURAL
O Novo Testamento nos mostra que evangelismo e
missões são tarefas precípuas da igreja. O livro de Atos destaca a obra
missionária, registra as missões por todos os ângulos e mostra todas as
possíveis atividades de um missionário. Atos ressalta ainda o poder do Espírito
Santo, a obra da evangelização e as viagens missionárias do apóstolo Paulo.
1. Evangelização.
É o ato de comunicar as boas novas de salvação a
todas as pessoas por meio de palavras e ações. É o que Jesus fez (Mt 4.23) e
nos mandou que fizéssemos também (vv.16,17). Isso significa testemunhar com
ousadia a ressurreição de Jesus pelo poder do Espírito Santo (At 4.33),
geralmente é uma ação acompanhada das obras sociais (At 2.42-47), essas coisas
são características da autêntica igreja cristã.
A visão dos pentecostais clássicos, desde o
avivamento da Rua Azusa, era evangelística e missionária. Até se pensava, a
princípio, que o dom de línguas era para pregar aos pagãos ao redor do mundo. A
xenolalia é isto, a habilidade de falar uma língua que o indivíduo não aprendeu.
Mas logo esses pioneiros desistiram dessa ideia xenolálica missionária. Mas,
eles continuaram a obra missionária mesmo sem xenolalia.
2. As missões.
O trabalho do missionário é a evangelização entre
as pessoas de cultura diferente da nossa. A mensagem é a mesma, é necessário
ajustar e adaptar estratégias conforme o costume de cada povo ou grupo étnico.
Veja como Paulo introduz a sua pregação na sinagoga da Antioquia da Pisídia
para se anunciar a Jesus (At 13.16,17,32) e compare com o discurso no Areópago
em Atenas (At 17.22-31). O cristianismo não tem o objetivo de padronizar o
mundo e nem destruir as culturas; sua mensagem, porém, é universal. No dia do
triunfo de Cristo e da igreja, cada povo ou etnia se apresentará louvando a
Deus na sua própria cultura (Ap 5.11-13). Por isso, o apóstolo Paulo disse que
sendo livre se fez servo de todos, judeu para os judeus, sem lei para os sem
lei (1 Co 9.19-22) para ganhá-los para Jesus.
3. O desafio hoje.
Jesus disse: “o campo é o mundo” (Mt 13.38). Ele
não disse que o campo é Jerusalém, nem a Judeia, nem Roma, nem minha cidade e a
tua. Jesus não disse para primeiro pregar em Jerusalém, depois na Judeia,
depois em Samaria e depois ser testemunha até “os confins da terra”, mas mandou
pregar “tanto em Jerusalém como em toda Judeia, Samaria e até os confins da
terra” (At 1.8). Isso fala de simultaneidade, do contrário, o Evangelho estaria
ainda em Israel, confinado entre os judeus, pois Jesus mesmo disse: “porque em
verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que
venha o Filho do Homem” (Mt 10.23).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A evangelização local e
transcultural é tarefa principal da igreja, de acordo com o Novo Testamento.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
“Grandes cousas tem feito o Senhor por
nós, pelas quais estamos alegres’.
Desejo dar um relatório da obra do Senhor
aqui nesta capital. A 15 de fevereiro de 1927, chegamos a esta cidade [Belo
Horizonte], enviados por nosso Senhor Jesus Cristo. Não existia aqui nenhum
crente da nossa fé, e ninguém tinha ouvido falar do batismo no Espírito Santo.
[...] Abriram-se muitas portas, de maneira
que agora temos oito cultos por semana, dentro da cidade, e num lugar chamado
Areias surgiu uma nova congregação. Jesus já batizou ali três irmãos no
Espírito Santo. Aleluia! Ele está ouvindo as nossas orações.
Estamos debaixo de uma onda de revivificação;
nossos cultos são muito concorridos e o poder de Deus se tem manifestado com a
salvação de pecadores. Nesses últimos três meses, 47 pecadores se entregaram a
Jesus, 19 irmãos foram batizados nas águas e 11 receberam o batismo no Espírito
Santo! Aleluia!” (AZA, Clímaco Bueno. Na Seara do Senhor. In: Mensageiro da
Paz: Os artigos que marcaram a história e a teologia do Movimento Pentecostal
no Brasil. Vol.1. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.56,57).
CONCLUSÃO
A Bíblia afirma que não existe salvação sem Jesus.
Ele mesmo declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao
Pai senão por mim” (Jo 14.6). Essas boas novas são o poder de Deus para
salvação e libertação disponível a todos os povos. Mas há necessidade de alguém
para levar essa mensagem de vida. Já faz quase dois mil anos que os cristãos
vêm pregando esta mensagem e ela continua sendo cada dia uma mensagem nova.
PARA REFLETIR
A respeito de “Compromissados com a
Evangelização”, responda:
• Qual o significado da palavra
“evangelho”?
Essa palavra vem de duas palavras gregas, eu,
advérbio, “bem”, e, angelia, que significa “mensagem, notícia, novas”.
• Por que a pregação do Evangelho é
uma necessidade imperiosa?
Porque não existe salvação sem Jesus e o campo é o
mundo e isso nos mostra a grande responsabilidade da evangelização local e
mundial.
• Por quem Jesus morreu?
Jesus morreu por todos os pecadores.
• O que é evangelização?
É o ato de comunicar as boas novas de salvação a
todas as pessoas por meio de palavras e ações. É o que Jesus fez (Mt 4.23) e
nos mandou que fizéssemos também (vv.16,17).
• O que é o trabalho do
missionário?
O trabalho do missionário é a evangelização entre
as pessoas de cultura diferente da nossa.
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