Subsídio para a Lição 8 – As causas da desunião devem ser eliminadas

Subsídio Bíblico para a Lição dos Adultos (CPAD). LIÇÃO 8 | 3° Trimestre de 2020

A lição de hoje está baseada em Neemias 5, onde se observa que Judeus estavam explorando seus compatriotas, e a situação econômica havia se tornado tão desesperadora que até mesmo as esposas (que costumavam manter-se caladas) participavam dos protestos (Ne 5.1).

🔍 Veja Esta lição: Lição 8 – As causas da desunião devem ser alienadas

A grande exploração dos judeus ricos aos judeus mais pobres causou grande desunião no meio do povo, que outrora estavam unidos na construção do templo e da muralha da cidade.

1. OS GRUPOS ENVOLVIDOS NA DESUNIÃO

🛑 Primeiro, havia aqueles que não possuíam terras, mas que precisavam de comida (Ne 5. 2). A população estava crescendo, os alimentos eram extremamente escassos (Ne 5. 3) e o povo passava fome. Essas pessoas não podiam fazer coisa alguma, de modo que voltaram seus clamores por socorro para Neemias.


🛑 O segundo grupo era constituído de proprietários de terras que haviam hipotecado suas propriedades a fim de comprar alimentos (Ne 5. 3).

🛑 O terceiro grupo se queixava de que os impostos eram muito altos e de que eram obrigados a fazer empréstimos para pagá-los (Ne 5. 4). A fim de obter um empréstimo, precisavam oferecer alguma garantia, o que significava que, mais cedo ou mais tarde, acabavam perdendo seus bens. Todos os anos, o rei da Pérsia arrecadava uma verdadeira fortuna em tributos, sendo que apenas uma parte muito pequena desse dinheiro chegava a beneficiar as províncias.


🛑 O quarto grupo era constituído de judeus ricos que exploravam os próprios irmãos e irmãs, oferecendo-lhes empréstimos e tomando deles suas terras e seus filhos como garantia (Ne 5.5; Lv 25.39, 40). Crianças judias tinham de escolher entre a fome e a servidão!


O grupo de judeus ricos estavam simplesmente ignorando os ensinamentos do SENHOR, pois de acordo com a lei era permitia que os judeus emprestassem dinheiro uns aos outros, mas não deveriam cobrar juros como faziam os agiotas (Dt 23.19, 20). Antes, deveriam tratar uns aos outros com amor até mesmo ao tomar algo como garantia (Dt 24.10-13; Êx 22.25-27) ou ao tornar um de seus compatriotas um servo (Lv 25.35-46).


2. NEEMIAS RESOLVE O PROBLEMA DA DESUNIÃO ENTRE

1. Neemias ficou irritado com os exploradores

2. Neemias interroga os exploradores

3. Neemias fala como o problema da exploração deveria ser resolvido.

4. Neemias convence os exploradores com a sua conduta exemplar

5. Os exploradores aceitam a proposta de Neemias

6. Neemias faz com que os exploradores compram com o acordo

7. A união volta entre o povo com a resolução do problema da exploração.

Obs. Este conteúdo completo está na Revista Cristão Alerta, 👉Clique Aqui

Estudo Publicado em Subsídios EBD – Site de Auxílios Bíblicos e Teológicos para Professores e Alunos da Escola Dominical.

Auxílios para a Escola Dominical
Receba Lições, Artigos, Vídeos e Subsídios! É Grátis. Digite seu E-mail e em seguida abra o seu e-mail e clique em nosso link de confirmação:

Compartilhar:

CURSOS BÍBLICOS PARA VOCÊ:

1) CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA Clique Aqui
2) CURSO MÉDIO EM TEOLOGIAClique Aqui
3) Formação de Professores da Escola Dominical Clique Aqui
5) CURSO OBREIRO APROVADO - Clique Aqui


Matricule-se já !