Lições Bíblicas Dominical Adultos 1° Trimestre 2025 CPAD Título da Revista Dominical: EM DEFESA DA FÉ CRISTÃ : Combatendo as Antigas Heresias que se Apresentam com Nova Aparência Comentarista: Esequias Soares | Classe: Adultos TEMAS DAS LIÇÕES Lição 1 – Quando as Heresias Ameaçam a Unidade da Igreja Lição 2 – Somos Cristãos Lição 3 – A Encarnação do Verbo Lição 4 – Deus É Triúno Lição 5 – Jesus é Deus Lição 6 – O Filho É igual com o Pai Lição 7 – As Naturezas Humana e Divina de Jesus Lição 8 – Jesus Viveu a Experiência Humana Lição 9 – Quem É o Espírito Santo Lição 10 – O Pecado Corrompeu a Natureza Humana Lição 11 – A Salvação não É Obra Humana Lição 12 – A Igreja Tem uma Natureza Organizacional Lição 13 – Perseverando na Fé em Cristo
Lição 3 - Eleição e Predestinação
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Lições Bíblicas do 2° trimestre de 2020 -
CPAD | Classe: Adultos | Comentarista: Pr. Douglas Baptista | Data da Aula: 19
de Abril de 2020
Texto Áureo
"Como também nos elegeu nele antes da fundação
do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor, e nos
predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o
beneplácito de sua vontade." (Ef 1.4,5)
Verdade Prática
Segundo a sua presciência, Deus elegeu e
predestinou para a salvação os que creriam e perseverariam na fé em Cristo
Jesus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda -1 Pe 1.2
Fomos eleitos segundo a presciência
de Deus
Terça -1 Tm 2.4
Deus oferece a salvação a todos,
mas nem todos a recebem
Quarta-1 Co 10.12
Os eleitos devem vigiar para não
cair e perderem a salvação
Quinta-Rm 8.30
Apenas os eleitos em Cristo foram
predestinados
Sexta - Rm 8.28,29
A predestinação não é dupla, pois
ela diz respeito apenas às dádivas da salvação
Sábado-Ef 2.4-8
A salvação pela graça provém do amor
de Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 1.4-12
4- como
também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e
irrepreensíveis diante dele em amor,
5- e
nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o
beneplácito de sua vontade,
6- para
louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.
7- Em
quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as
riquezas da sua graça,
8- que
Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9-
descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que
propusera em si mesmo,
10- de
tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos
tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
11-
nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados
conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua
vontade,
12- com
o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em
Cristo.
HINOS
SUGERIDOS: 68,81,430 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Informar que Deus soube de antemão, por meio de sua
presciência, quais pessoas creriam e que, em Cristo, seriam predestinadas a
receber bênçãos espirituais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que
o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao
tópico I com os seus respectivos subtópo.
I - Esclarecer a diferença
bíblica entre eleição e predestinação;
II - Explicar como ocorreu a
eleição divina desde antes à fundação do mundo;
III - Constatar que a
predestinação bíblica retrata as bênçãos concedidas aos eleitos.
• INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Eleição e predestinação são termos
importantes no estudo sobre a doutrina da salvação. Por isso é preciso
estudá-los detidamente afim de apresentar uma aula com bom embasamento
doutrinário no sentido de edificar a vida dos nossos alunos. A doutrina da
Eleição em Cristo é gloriosa. Nele, fomos eleitos para a salvação e
predestinados a desfrutar das mais ricas bênçãos espirituais. Que essa
maravilhosa certeza seja uma verdade no coração dos nossos alunos. Que
cresçamos mais no conhecimento da Palavra de Deus e na maturidade da fé.
INTRODUÇÃO
A eleição e a predestinação são termos importantes
na compreensão da doutrina da salvação. Esses vocábulos ligados entre si
elucidam o plano divino de salvar os pecadores. Nesta lição abordaremos os
conceitos bíblicos e a interpretação pentecostal referente à eleição e à
predestinação.
PONTO
CENTRAL
A
eleição é segundo a presciência de Deus.
I - ELEITOS PARA UMA VIDA SANTA E IRREPREENSÍVEL
A dádiva da eleição precede a nossa existência.
Antes da fundação do mundo. Deus planejou salvar e capacitar para uma vida de
santidade os que Ele elegeu de antemão.
1. A Eleição divina.
Eleição traz a ideia de escolha. Aos Efésios (1.4),
Paulo menciona três aspectos dessa escolha:
(1) Em quem fomos escolhidos? Em Jesus, por isso ela
é Cristocêntrica;
(2) Em que tempo se deu essa escolha? 0 tempo é
dito como "antes da fundação do mundo";
(3) E qual a finalidade? Para que fôssemos
"santos e irrepreensíveis". Donald Stamps, editor da Bíblia de
Estudos Pentecostal, afirma que a eleição de pessoas ocorre somente em união
com Jesus Cristo e que ninguém é eleito sem estar unido a Cristo pela fé. Nossa
Declaração de Fé assevera que Deus elegeu a Igreja desde a eternidade, antes da
fundação do mundo, segundo a sua presciência (1 Pe 1.2).
2. As condições da eleição.
A Bíblia de Estudo Pentecostal ensina que a eleição
para a salvação em Cristo é oferecida a todos (Jo 3.16; 1 Tm 2.4-6), e torna-se
uma realidade para cada pessoa de acordo com seu prévio arrependimento e fé
(2.8; 3.17). Entretanto, esse meio não é meritório e ninguém pode cumpri-lo sem
a graça de Deus. Desse modo, fomos eleitos por iniciativa divina por causa da
graciosa Obra de Cristo e não pelas nossas obras (2.8-9).
3. Vida Santa e irrepreensível.
Paulo enfatiza que a eleição tem a finalidade
específica de sermos "santos e irrepreensíveis diante dEle" (1.4).
Nesse aspecto, o vocábulo grego hagios (santo) significa "separado
do pecado" (1 Pe 1.15,16); o adjetivo grego amõmos (irrepreensível)
expressa algo "sem defeito" ou "inculpável" (Fp 2.15). Os
termos apontam para a santificação, isto é, o mais alto padrão ético e moral de
vida para agradar a Deus, que nos elegeu em Cristo (5.1-3).
4. A nova vida dos eleitos.
O tema é apresentado com exortações contra a velha
conduta, tais como: mentira, furto, palavras torpes, amargura, ira e cólera
(4.22,25, 28,29,31). E ainda severas advertências contra a fornicação,
impureza, avareza e embriaguez (5.3,15,18). A finalidade é apresentar a Deus
uma "igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga..., mas santa e
irrepreensível" (5.27). Não obstante, somente o Espírito Santo capacita o
crente para esse novo estilo de vida (Gl 5.22-25). Trata-se, portanto, de um
processo contínuo de santificação até a glorificação final no dia de Cristo (2
Co 3.18).
SÍNTESE DO TÓPICO I
A eleição ocorre por iniciativa do próprio Deus,
por causa da Obra de Cristo, sem mérito humano.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
O que é Eleição? Quais as condições da eleição bíblica? O que se espera da nova vida
dos eleitos? A necessidade de se ter uma vida santa e irrepreensível é um dos
propósitos da eleição? Essas são algumas perguntas que você pode fazer para
introduzir a lição, mais especificamente, o primeiro tópico. O tema desta lição
é muito importante para uma compreensão bíblica adequada acerca do
desdobramento do milagre da salvação na vida do crente. Por isso, prepara-se
para essa aula e, com o auxílio das perguntas anteriores, estimule a classe a
refletir sobre a importância do assunto. Deixe claro que Deus nos elegeu em
Cristo para a salvação, bem como para viver uma vida santa e irrepreensível.
II - PREDESTINADOS PARA FILHOS DE ADOÇÃO
A palavra "predestinar" mostra que o destino
dos eleitos foi feito na eternidade.
1. A predestinação.
O termo grego proorizõ, traduzido como
predestinar (1.5a), é formado pelo vocábulo orizõ que significa
"determinar" e pela preposição pro que indica algo feito
"antes", ou seja, predestinar significa literalmente "determinar
antes". A Bíblia de Estudo Pentecostal esclarece que a predestinação se
aplica aos propósitos de Deus inclusos na eleição. Que a eleição é a escolha
feita por Deus, "em Cristo", de um povo para si mesmo (1.4), e que a
predestinação abrange o que acontecerá ao povo escolhido por Deus (1.5). Por
conseguinte, nossa Declaração de Fé ensina que a predestinação dos salvos é
precedida pelo conhecimento prévio de Deus daqueles que diante do chamamento do
Evangelho recebem a Cristo como seu Salvador pessoal e perseveram até o fim (Rm
8.29,30). Logo, foi vontade de Deus reconciliar os pecadores e torná-los seus
filhos (1.5b).
2. Filhos por adoção.
Paulo é o único escritor do Novo Testamento que
emprega o termo "adoção" (Rm 8.15,23; 9.4; G14.5; Ef 1.5). Essa
prática não fazia parte do sistema legal judaico, mas era comum entre os
romanos e perfeitamente conhecida entre os gregos. Assim, o apóstolo enfatiza
que foi agradável a Deus inserir, no plano da salvação, a adoção dos eleitos como
filhos "segundo o beneplácito da sua vontade" (1.5b). Ele ainda
assinala que o amor foi o que moveu o Pai a nos adotar (2.4,5). Se noutro tempo
éramos estranhos e inimigos de Deus, agora estamos reconciliados com Ele em
Cristo e somos Seus filhos (Cl 1.21; Rm 8.17). Essa posição nos é imerecida,
contudo, aprouve ao Pai fazê-la assim (Mt 11.26).
3. Os privilégios da adoção.
Deus criou o ser humano para estar em comunhão com
Ele, mas o pecado rompeu com essa dádiva (Gn 1.26; 3.23,24). Entretanto, em Cristo,
o Pai reconciliou-se com os homens, adotando os escolhidos (1.5). Nesse
sentido, o apóstolo Paulo usa uma analogia da adoção na sociedade romana, em
que o filho adotado recebia o direito ao nome e aos bens de quem o adotava.
Igualmente, na filiação divina. Deus predestinou as bênçãos de um novo nome e
de uma nova imagem - a imagem de Cristo -aos eleitos (Rm 8.29; Ap 2.17). Então,
Deus concede a redenção e a remissão de pecados (1.7,8) e restabelece a
comunhão com o pecador, dando-lhe o direito de clamar "Aba, Pai"
(G14.6), isto é, o direito de ter intimidade com o Pai. Isso significa que
passamos a ser herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo (Rm 8.17), das
promessas a Abraão (Gl 3.29) e da vida eterna (Ef 3.6; Tt 3.7). Tendo sido
aceitos por Deus, fomos transformados em filhos para Seu louvor e glória (1.6).
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
A predestinação genuinamente bíblicadiz respeito apenas à salvação, sendo
condicionada à fé em Cristo Jesus, estando relacionada à presciência de Deus.
Portanto, a predestinação dos salvos é precedida pelo conhecimento prévio de
Deus daqueles que, diante do chamamento do Evangelho, recebem a Cristo como o
seu Salvador Pessoal e perseveram até o fim.
A predestinação do crente leva-o a ser
conforme a imagem de Cristo; assim sendo, todos somos exortados a perseverar
até o fim: 'aquele que perseverar até ao fim será salvo' (Mt 24.13). A graça
divina tanto salva quanto nos preserva a alma neste mundo corrupto e corruptor.
A fé antecede a regeneração: 'Porque pela graça sois salvos por meio da fé; e
isso não vem de vós; é dom de Deus' (Ef 2.8); 'Quem crer e for batizado será
salvo; mas quem não crer será condenado' (Mc 16.16); 'Se, com a tua boca,
confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou
dos mortos, serás salvo'" (SOARES, Ezequias (Org.). Declaração de Fé das
Assembleias de Deus. l.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 110-11).
III - A SUBLIMIDADE DO PROPÓSITO DIVINO NA
PREDESTINAÇÃO
A excelência da predestinação está na provisão de
bênçãos espirituais aos eleitos pela vontade divina em Cristo e por seu
incalculável amor.
1. Predestinação e salvação.
O Soberano Deus não predestinou incondicionalmente
pessoa alguma à condenação eterna, mas deseja que todos se arrependam e
convertam-se de seus maus caminhos (At 17.30). Nas seis vezes que a palavra
aparece no Novo Testamento (At 4.28; Rm 8.29,30; 1 Co 2.7; Ef 1.5,11), nenhuma
delas faz referência a condenação de pecadores. Portanto, não houve uma dupla
predestinação em que Deus decretou e escolheu que uns vão para o céu e outros
para o inferno. Nossa Declaração de Fé assevera que a predestinação bíblica diz
respeito apenas à salvação, sendo condicionada ao arrependimento e à fé em
Cristo Jesus segundo a presciência divina (1.4,5; 1 Pe 1.2).
2. Predestinação e o amor.
Antes de Deus criar qualquer coisa, o seu plano de
redimir a humanidade e de definir o destino dos crentes estava estabelecido
(1.4,5). Por conseguinte, a Bíblia mostra que a redenção divina não foi uma
medida de emergência; ao contrário, era o plano imutável do amor de Deus desde
sempre (2 Ts 2.13; 2 Tm 1.9). Aqui consiste a sublimidade dos propósitos
eternos em prover a salvação: o amor de Deus (Jo 3.16,1 Jo 4.10,19). Foi por
amor que Ele nos elegeu e nos predestinou em Cristo (Rm 8.29, Ef 1.4,5). Isso
implica dizer que a salvação, como "favor imerecido", provém do amor
de Deus (2.4,8). Não obstante, os que se achegam a Cristo não são coagidos, mas
atraídos a Ele (Jo 12.32).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A predestinação não se refere à condenação, mas a
salvação de pecadores. 0 ato de prover a salvação está diretamente relacionado
ao amor de Deus.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
"O verbo ‘predestinar' (proorizo)ocorre seis vezes no Novo Testamento, uma vez em Atos (4.28) e
nas outras cartas de Paulo (Rm 8.29,30; 1 Co 2.7; Ef 1.5,11). Esse verbo
significa ‘decidir antecipadamente' e se aplica ao propósito de Deus
compreendido pela eleição. A eleição é Deus escolhendo ’em Cristo' um povo para
si mesmo, e a predestinação diz respeito ao que Deus planejou, antecipadamente,
fazer com aqueles que foram escolhidos. Dessa forma, a questão da predestinação
não significa Deus decidindo antecipadamente quem será salvo ou não, mas
decidindo antecipadamente o que planeja que os eleitos, em Cristo, sejam ou
venham a ser. Deus predestinou como os eleitos (isto é, aqueles que estão sendo
salvos em Cristo) deveriam ser: em primeiro lugar, conforme a semelhança de seu
Filho (Rm 8.29) e em seguida serem chamados (8.30), justificados (8.30),
glorificados (8.30), santos e irrepreensíveis (Ef 1.4), adotados como seus
filhos (1.5), redimidos (1.7), para o louvor de sua glória (1.11,12), aqueles
que receberiam o Espírito Santo (1.13), destinatários de uma herança (1.14) e
serem criados para realizar as boas obras (2.10)" (ARRINGTON, French L.;
STRONSTAD, Roger (Eds.). Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol.2.
Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.396-97).
CONCLUSÃO:
Cristo morreu por todos e por cada um dos
pecadores. Desde a eternidade, segundo a sua presciência, em Cristo, Deus
elegeu e predestinou os que creriam e perseverariam na fé a viver em santidade,
receber a filiação divina e a desfrutar de todas as bênçãos espirituais
divinamente estipuladas.
PARA REFLETIR
A respeito de "Eleição e Predestinação",
responda:
• O que significa eleição?
Eleição traz a ideia de escolha.
• Qual a finalidade específica da eleição?
Segundo o apóstolo Paulo, a eleição tem a
finalidade específica de sermos "santos e irrepreensíveis diante
dEle" (1.4).
• Literalmente, o que significa a predestinação?
Predestinação significa literalmente "determinar
antes".
• O que moveu o Pai a nos adotar?
O amor.
•Em que consiste a sublimidade dos propósitos
eternos da salvação?
A sublimidade dos propósitos eternos em prover a
salvação consiste no amor de Deus (Jo 3.16,1 Jo 4.10,19).