Porque
Deus é amor (Jo 3.16; 1 Jo 4.8), e não quer que ninguém pereça, mas que todos
cheguem ao arrependimento (1 Tm 2.4; 2 Pe 3.9), a morte expiatória de Cristo é
universal; alguns de seus benefícios são automaticamente estendidos a todos
(ex. a libertação da condenação do pecado adâmico) e todos os seus benefícios
são para todos que os aceitem (ex. o perdão dos pecados efetivos e a imputação
de retidão).
- LEIA TAMBÉM:
- Arminianismo
- O ensino arminiano da Predestinação
- O que é Graça Preveniente?
- A genuína predestinação bíblica
A expiação é universal. Isto não quer dizer que toda a humanidade será salva
incondicionalmente, mas que a oferta sacrificial de Cristo, até certa extensão,
atendeu às reivindicações da lei divina, de modo a tornar a salvação possível a
todos. A redenção, portanto, é universal ou geral no sentido provisional, mas especial
ou condicional em sua aplicação ao indivíduo.
Só
serão salvos, entretanto, os que forem predestinados por Deus para a salvação eterna.
Estes são os eleitos.
Quem está incluído nos eleitos?
Todos
os que Deus anteviu que aceitarão sua oferta de salvação por intermédio de
Cristo ao não resistirem à graça que lhes foi estendida mediante a cruz e o
evangelho. Deste modo, a predestinação é condicional em vez de incondicional; a
presciência eletiva de Deus é causada pela fé dos eleitos.
A predestinação para o arminianismo
A
predestinação é o propósito gracioso de Deus de salvar toda a humanidade da
ruína completa. Não é um ato arbitrário e indiscriminado de Deus que visa garantir
a salvação a certo número de pessoas e a ninguém mais. Inclui provisionalmente
todos os homens e está condicionada somente pela fé em Cristo.
Conclusão
O
Espírito Santo opera nos corações e mentes de todas as pessoas até certo ponto,
dá-lhes alguma consciência das expectativas e provisão de Deus, e as chama ao
arrependimento e à fé. Deste modo, "a Palavra de Deus é, em certo sentido,
pregada universalmente, mesmo quando não registrada em uma linguagem
escrita".
"Os
que ouvem a proclamação e aceitam o chamado são conhecidos nas Escrituras como
os eleitos." Os réprobos são os que resistem ao chamado de Deus.
Fonte: Teologia Arminiana - Mitos E Realidades, Roger-Olson
Adaptação de: JAS