O obreiro na Assembleia de Deus

Vejamos a etimologia do termo obreiro e o que as Assembleias de Deus intende por obreiro.
A Palavra obreiro provém da palavra "obra", por sua vez apresenta três origens principais:

1 Ergon [épyo ] denota, trabalho, ação, ato. Neste sentido, é utilizada para exemplificar as ações humanas, quer sejam boas ou ruins (Mt 23.3; 26.10; Jo 3.20,21; Rm 1.7,5).
2 Práxis: denota a execução ou realização, ou a ação incompleta em desenvolvimento.
3 Poiesis: denota execução, fazer.

O OBREIRO NO SENTIDO ESTRITO
Considerando-se a aplicabilidade do termo no contexto religioso das Igrejas Evangélicas Brasileiras, em especial no contexto religioso da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil o termo obreiro denota a pessoa que se dedica a realizar alguma atividade eclesiástica dentro da Igreja.


Por mais que todos os que realizam a obra do Senhor possam ser considerados obreiros, em sentido estrito, considera-se "obreiro" aquele que dedica boa parte de seu tempo a Obra do Senhor, exercendo um cargo eclesiástico ou em vista de ser reconhecido como tal.

Portanto, há obreiros que são diáconos, presbíteros, evangelistas e pastores. Mas há obreiros que não tem o reconhecimento ministerial segundo a convenção de sua Congregação, contudo são reconhecidos pelo seu trabalho diferenciados se comparados com os demais membros da comunidade.
Em suma, o “obreiro" é identificado pelo trabalho desenvolvido no seio da Comunidade Cristã que pertence.

Fonte:

O Preparo do Obreiro Para o Ministério Frente às Gerações do seu Tempo – CETADEB