Os Quatro Pilares Fundamentais Da Educação - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

Os Quatro Pilares Fundamentais Da Educação

Observando os quatro tipos fundamentais de aprendizagem, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação, vemos que para uma boa aprendizagem o professor já não deve ser um detentor do saber, mas sim um mediador no processo ensino-aprendizagem.
Não apenas transmite conhecimentos aos alunos, mas cria as condições necessárias para que estes aprendam.

Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação, baseados no Relatório para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors,(1999).

1- A Aprender a conhecer, isto é, adquirir as competências necessárias à compreensão.
Entendemos que é preciso repensar os nossos métodos de ensino, para que, pautados nas Escrituras Sagradas, formemos verdadeiros
discípulos que desenvolvam suas competências (capacidade de autoaprendizagem) e vivam na prática, com maturidade, aquilo que recebem da palavra de Deus. É importante que o ensino transmitido se realize a partir do conhecimento já adquirido pelo aluno.

2- Aprender a fazer, enfatiza a questão do preparo para agir sobre o meio em que se vive.
A Escola Dominical tem a tarefa de desenvolver o caráter cristão, treinar obreiros para o trabalho de Cristo e incentivá-los a por em prática o que aprenderam, isso significa que o aprender dos alunos se dá quando ele ouve, vê e faz: "O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco" (Fp 4.9).

3- Aprender a viver com os outros, isto é, aprender a conviver a fim de compartilhar ideias, participar e cooperar com os outros em todas as atividades que envolvem o convívio humano.

A EBD é também responsável por criar um ambiente que permita o bom relacionamento entre os alunos para que estes saibam conviver em comunidade, respeitando uns aos outros praticando os valores cristãos aprendidos, conforme Atos 2.44: "Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum".
4- Aprender a ser é a formação integral do ser humano preparado para agir em diferentes circunstâncias da vida.

Na educação secular há uma busca por alcançar à pessoa integralmente a partir dos aspectos: físico, mental, emocional e espiritual, ensinando-os a tornarem-se cidadãos críticos e agentes participativos do processo educacional, que saibam tomar decisões por si mesmos em qualquer situação de suas vidas.

A educação cristã é muito mais abrangente que o ensino secular e busca instruir os cristãos a desenvolverem uma consciência crítica formada pela absorvição da Palavra de Deus, levando-os a tomar decisões acertadas, principalmente em relação ao que se deve crer e aceitar para a nossa prática cristã. A preocupação não é apenas com a valorização do ser e sim que este deve pensar na valorização do outro: "... Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22.39).

Partindo destes pressupostos, apresentamos nesta unidade alguns conceitos relacionados a dinâmica da aprendizagem.
Mostramos como é fundamental atentarmos para o papel do aluno no processo ensino e aprendizagem. Na prática pedagógica atual o aluno já não é mais uma figura passiva que apenas absorve conhecimentos, mas, ao contrário, é considerado como sujeito da sua formação.

Fonte: CETADEB – Médio em teologia: Divulgação: Blog Subsídios ebd – Compartilhando Lições Dominicais.



Seja Nosso Parceiro (a)
Ajude-nos a continuarmos postando de GRAÇA lições e subsídios da Escola Dominical para o Povo de Deus. Clique AQUI e saiba como.
Subsídios ebd o blog do professor e do aluno EBD



Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad