19 de julho de 2015 – Lição de
Adultos, revista de Mestre
Observação:
- Veja AQUI o
vídeo desta lição
Texto Áureo:
"Admoesto-te,
pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de
graças por todos os homens." (lTm 2.1)
A oração é o meio
pelo qual falamos com Deus, intercedemos por nossas necessidades e em favor do
próximo.
LEITURA DIÁRIA
- Segunda: Tg 5.15 - A oração da fé salvará
o doente e ele será levantado
- Terça: Sl 6.9 - Deus aceita as nossas orações
e súplicas
- Quarta: Pv 15.8 - Deus se contenta com a
oração dos retos
- Quinta: Pv - A oração dos que se desviam
da lei do Senhor é abominável
- Sexta: At 3.1 - A oração de Pedro e João
feita no Templo
-Sábado: Tg 5.16- Devemos orar uns pelos
outros diariamente
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
1
Timóteo 2.1-5,9-11
1 ADMOESTO-TE,
pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações
de graças, por todos os homens;
2 Pelos reis, e
por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e
sossegada, em toda a piedade e honestidade;
3 Porque isto é
bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 Que quer que
todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
5 Porque há um só
Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
9 Que do mesmo
modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com
tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
10 Mas ( como
convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus ) com boas obras.
11 A mulher
aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
HINOS SUGERIDOS: 151, 296, 577 da Harpa Cristã
OBJETIVO
GERAL
Apresentar
as recomendações paulinas quanto à oração e o comportamento da mulher cristã.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Tratar acerca da responsabilidade do crente de orar em favor de todos
os homens.
II.
Conscientizar-se de que Deus deseja
que todos se salvem.
III.
Refletir a respeito da maneira como as
mulheres cristãs devem se vestir.
IV. Discutir a respeito
da conduta das mulheres na igreja.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Pare
e pense! Paulo fez esta recomendação quando Nero era o imperador. Sabemos que
Nero foi uma das figuras mais polêmicas da história. Ficou conhecido por suas
atrocidades. Orar por alguém que admiramos não exige esforço algum, mas a
Palavra de Deus nos exorta a orar por todos, sejam eles bons ou maus.
Os
crentes eram perseguidos, presos e jogados no Coliseu para serem devorados
pelos leões, mas eram incentivados a orar em favor de seus algozes.
Tem
você orado por nossos governantes? Que venhamos aprender com os irmãos da
igreja do primeiro século a interceder em favor de todos os que estão em
eminência, sejam eles justos ou injustos, pois esta é a vontade de Deus para
nós.
INTRODUÇÃO
Nesta lição
estudaremos a respeito da ordem na Igreja. Sabemos que Paulo escreveu a Timóteo
para que ele colocasse ordem na igreja efésia.
Este era um
assunto de extrema importância, tanto que o apóstolo declara:
"Admoesto-te, pois, antes de tudo". Paulo orienta o pastor quanto à oração
por todos os que têm autoridade, a fim de que pudessem viver de modo quieto e
sossegado.
Como Igreja do
Senhor precisamos interceder a fim de que possamos cumprir nossa missão de
levar a salvação aos homens que, a cada dia, estão mais distantes de Deus.
Paulo também ensina a respeito do comportamento das mulheres na vida da igreja.
PONTO CENTRAL:
Como crentes, precisamos orar por
todos aqueles que estão em eminência.
I-ORAÇÃO POR TODOS OS HOMENS
1.
"Deprecações" (2.1).
O
termo (gr. deesis) significa "suplicar, implorar, rogar por" alguém.
É a intercessão a Deus por todos os homens, de modo ardente e compassivo.
Embora
Deus seja soberano e saiba de todas as coisas, Ele deseja ouvir nossas orações.
O
Senhor não somente nos ouve, mas também atende nossas súplicas.
Não
existe situação, por mais difícil que seja, que não possa ser resolvida
mediante a oração. Paulo nos ensina a orar por todos aqueles que estão na
liderança, seja na igreja, seja fora dela.
2.
"Orações".
Alguns
exegetas entendem que Paulo usava os termos como sinônimos. Mas, no original
grego, as palavras empregadas são diferentes. "Orações" (gr. proseuche) refere-se ao termo comum para as
orações em geral, de súplica, de louvor, de intercessão, etc.
3.
"Intercessões".
Tem
o sentido de "intervenção, mediação, interferência, intermédio". Do
grego enteuxis, significando
"apelar para", ou intercessões em geral, que se fazem em favor de
alguém.
Sempre
foi difícil encontrar intercessores, mas atualmente está ainda mais difícil (Ez
22.30).
4. "Ações de
graça".
Vem
do termo grego eucharistia. A
expressão é autoexplicativa, denotando orações em que a pessoa expressa sua
gratidão a Deus por bênçãos recebidas, ou até por coisas adversas.
Por
isso, Paulo diz: "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em
Cristo Jesus para convosco" (1 Ts 5.18). Aqui está o porquê não podemos
concordar com a ideia de que os quatro termos aqui usados são apenas sinônimos.
Quem presta "ações de graça" não roga nem suplica.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A Palavra de Deus exorta a orarmos em
favor de todos os homens.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Com
o começo do segundo capítulo, o apóstolo chega à questão que o levou a escrever
a Timóteo — a preocupação pela devida ordem na igreja efésia. A prioridade que
Paulo deu a este tema mostra-se na frase de abertura: 'Admoesto-te, pois, antes
de tudo'. Há certa adequação que deve caracterizar o culto público a Deus.
Lógico
que não é formalismo censurável preocupar-se pelos segmentos sequenciais
adequados e próprios a serem observados quando os cristãos se reúnem para
cultuar.
O
apóstolo exorta o tipo de oração que deve fazer parte de todo culto dessa
categoria: ‘Admoesto-te... que se façam depreca- ções (súplicas), orações,
intercessões e ações de graças por todos os homens'.
Não
há dever cristão para com nossos semelhantes que se compare em importância com
o dever de orar por eles. O crente não pode fazer algo para ajudar as pessoas
se, em primeiro lugar, não orar por elas. Depois de orar, há muitas coisas que
pode fazer; mas até que ore, não há nada a fazer, exceto orar" (Comentário
Bíblico Beacon. l.ed. Vol 9- Rio de Janeiro: CPAD, 2006. p. 461).
II. A SALVAÇÃO DE TODOS
1. Oue todos se
salvem(v. 4).
Paulo
exorta a Igreja mostrando que Deus deseja que todos os homens se salvem e
venham ao conhecimento da verdade. Esse é o desejo divino: a salvação da
humanidade, pois Ele "amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito"
[...] (Jo 3.16). Fora de Cristo, não há salvação (1 Tm 2.5,6).
Quem
nEle crê é salvo. Quem não crê é condenado (Jo 3.18,19). É missão da Igreja
levar a mensagem de salvação a todas as criaturas (Mt 28.19,20).
2. Um árduo
trabalho missionário.
Paulo
e seus companheiros de ministério trabalharam arduamente na obra de
evangelização (1 Ts 2.9).
O
ministério exige sacrifício e trabalho. Muitos, erroneamente, acreditam que o
pastor deve se preocupar somente com as questões administrativas e financeiras
da igreja, mas o ministro de Deus, tem a responsabilidade de exortar, ganhar
almas para Cristo e discipular seus filhos na fé.
Paulo
não se preocupava só com as ovelhas do rebanho, mas demonstrava um zelo
especial com a evangelização e a obra missionária.
3. A melhor
recompensa.
Como
já é do conhecimento de todos, o ministério pastoral exige sacrifício e esforço,
mas também é muito gratificante poder servir ao Senhor e ver o fruto do
trabalho: ao observar as almas se rendendo aos pés de Cristo, sendo batizadas
nas águas e no Espírito Santo.
É
na verdade, a coroação do trabalho realizado. Os que estão na liderança sabem
que muitas são as lutas e tristezas, no entanto existe um galardão a espera dos
obreiros fiéis (1 Pe 5.2-4).
SÍNTESE DO TÓPICO II
Deus é misericordioso e amoroso, por
isso, deseja que todos os homens se salvem.
III-A MANEIRA DE SE VESTIR DAS MULHERES
1. As mulheres na
Casa de Deus.
Paulo
orienta Timóteo quanto à maneira correta de as mulheres se comportarem na
igreja.
A
mulher cristã precisa ser reconhecida não somente por sua maneira de vestir,
mas por suas atitudes. Não podemos nos esquecer que nosso corpo é "templo
do Espírito Santo" e que devemos glorificar a Deus em toda a nossa maneira
de viver.
Queira
ou não, o homem e a mulher cristã têm de ser diferente em todos os aspectos da
vida, diante de Deus e dos homens, inclusive na sua maneira de se vestir e de
se portar.
2. Traje honesto,
com pudor.
É
sinônimo de decoroso, decente, com sobriedade, ou simplicidade. Um vestido
transparente não é honesto, pois embora esteja cobrindo o corpo, atrai a cobiça
dos homens, incentivando o pecado. Infelizmente, muitas mulheres estão errando
na hora de se vestir. A mulher pode e deve se vestir bem, ficar bonita, porém com
pudor, de modo a agradar a Deus.
3. Traje com
modéstia.
Modéstia
significa "simplicidade,
singeleza, despretensão". Além de se vestir de maneira honesta e com pudor
(recato), a mulher cristã precisa se vestir com modéstia. Infelizmente, em
algumas igrejas as irmãs acabam competindo umas com as outras.
Parece
haver uma "disputa" para ver quem usa a roupa ou a bolsa mais cara ou
o sapato mais alto. Muitas se preocupam apenas com o exterior. A elegância e a
beleza de uma mulher devem vir de dentro para fora, pois começa no caráter
santo (1 Pe 3.3).
SÍNTESE DO TÓPICO III
A mulher crente precisa se vestir com
pudor e modéstia.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
A admoestação de Paulo impede a mulher de se vestir de maneira
elegante, mas tão somente de se utilizar do vestuário para chamar a atenção!
A melhor maneira de uma pessoa, homem ou mulher, expressar a sua
individualidade é através das boas obras que evidenciam um caráter piedoso.
A sociedade da época, como a nossa, parece que pressionava as
mulheres a que se vestissem como se fossem objetos sexuais. Assim também os
seus valores e qualificações foram determinados pela habilidade de estimularem
a sexualidade dos homens. Esse procedimento tem aviltado as mulheres tanto do
passado como de hoje em dia" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da
Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10. ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2012, p. 834).
IV-A CONDUTA DAS MULHERES NA IGREJA
1. O silêncio no
culto.
"A
mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição" (1 Tm 2.11). Paulo também
faz uma recomendação semelhante a esta em 1 Coríntios 14.34,35. Qual seria o
motivo de tal restrição?
Segundo
o Comentário Bíblico Beacon, "na igreja coríntia havia muitas mulheres
recém convertidas do paganismo, e que a nova liberdade que desfrutavam em
Cristo levava a certas extravagâncias que eram impróprias". É importante
ressaltar que em outro texto de Coríntios, Paulo mostra que as mulheres podiam
profetizar nas igrejas: "Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça
descoberta [...] (1 Co 11.5).
2. As mulheres no
Novo Testamento.
Cristo,
em seu ministério terreno, teve a cooperação de diversas mulheres que atuavam
ao seu lado. Eram obreiras de grande valor: "[...] Maria, chamada
Madalena, da qual saíram sete demônios; e Joana, mulher de Cuza, procurador de
Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas" (Lc
8.1-3). Paulo muito valorizou o trabalho das mulheres, na igreja (Rm 16.1-15).
3. A liderança do
homem.
Paulo
aborda a questão da liderança masculina, citando a ordem da criação. É
importante ressaltar que o próprio Paulo, ao escrever aos gálatas, ensina que
perante Cristo, para a salvação, homens e mulheres são iguais (Gl 3.28).
Por
que Paulo se utiliza do exemplo de Adão e Eva? Ele utiliza tal ilustração para
mostrar o que estava acontecendo na igreja de Éfeso. Assim como Eva foi
seduzida e enganada pela serpente, as irmãs daquela igreja estavam se deixando
seduzir pelos ensinos dos falsos mestres.
SÍNTESE DO TÓPICO IV
A mulher cristã deve ter uma conduta
exemplar na igreja e fora dela.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
Em silêncio, com toda a submissão (2.11). A expressão grega hesychia
é traduzida aqui como 'quieto' e como 'silêncio' no versículo 12. Significa uma
atitude receptiva, tranqüila, que promove
o aprendizado. Nada aqui sugere submissão a qualquer capacidade
intelectual ou espiritual" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da
Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10. ed. Rio
de Janeiro: CPAD, 2012, p. 834).