Lição 11 - Como Ter uma Vida Vitoriosa? (Classe: Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 11 - Como Ter uma Vida Vitoriosa? (Classe: Juvenis)

Lição 11 - Como Ter uma Vida Vitoriosa? (Classe: Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical |Lição 11 Como Ter uma Vida Vitoriosa?


“Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Sl 119.11).

 

LEITURA DIÁRIA

Pv 1.7 O temor ao Senhor é o princípio da sabedoria

1 Co 9.26 Cultivando uma vida com propósito

1 Tm 4.16  Cuidando de você mesmo e da doutrina 

Mt 7.24-27 Ouvir e guardar a Palavra de Deus

Pv 16.6  Temer a Deus é desviar-se do mal

Gl 4.28  Somos filhos da promessa de Deus

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:

Salmos 119.9-16

9 Como purificará o jovem o seu caminho? Observando- o conforme a tua palavra.

10 De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.

11 Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

12 Bendito és tu, ó Senhor! Ensina-me os teus estatutos.

13 Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.

14 Folgo mais com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas.

15 Em teus preceitos meditarei e olharei para os teus caminhos.

16 Alegrar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra


CONECTADO COM DEUS

Todos nós sabemos que a vida é feita de princípios. Um bebê, para nascer, precisa seguir os princípios criados por Deus para sua gestação. Se ele vier antes dos nove meses, será um bebê prematuro, e se passar do tempo a mãe poderá ter sérias complicações. Isso vale para todas as coisas, inclusive para nossa vida espiritual. Se queremos viver uma vida feliz por inteiro, temos de entender que a nossa verdadeira felicidade está em obedecer e seguir os princípios da Palavra de Deus, que incluem nosso temor a Deus, nossa responsabilidade pessoal e nossa obediência às Escrituras. Este é o tema da lição de hoje.

1. O PRINCÍPIO DO TEMOR A DEUS

1.1 O que que é temor Deus?

A ideia de temor é conhecida por todos nós como um conceito de medo de alguém ou de alguma coisa. Entretanto, apesar do temor trazer a ideia de medo, também significa reverência, reconhecimento e submissão. Nesse sentido, temer a Deus significa reverenciá-lo como o Senhor de nossas vidas. O termo fala ainda de nosso reconhecimento de sua soberania e poder. Temer a Deus é estar submisso à vontade de Deus, O temor ao Eterno é um mandamento bíblico (Lv 25.17).


1.2. Homens e mulheres que temeram ao Senhor

Quando olhamos para a Palavra de Deus, encontramos homens e mulheres que temeram a Deus de todo seu coração. Um exemplo é José, que por temor a Deus fugiu do pecado, Quando a esposa de Potifar propôs a ele uma aventura sexual, José rejeitou a proposta não por medo de perder o emprego ou com medo do marido dela, mas porque não queria pecar contra Deus (Gn 39.9). Abraão também se submeteu à vontade de Deus para sua vida e assim aconteceu com Samuel, Neemias, Ester, Isaias e tantos outros. No Novo Testamento, vemos o temor de Deus na vida de João Batista e do apóstolo Paulo.


1.3. Temor a Deus: O princípio da sabedoria

Em Provérbios 1,7 lemos que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Ao seguir o princípio do temor a Deus, você passa a viver em sabedoria diante de dEle e das pessoas ao seu redor. Temer ao Senhor é aborrecer o mal (Pv 8.13), é se desviar do mal (Pv 16.6).

é viver em humildade (Pv 22.4). Mesmo diante de todas as dificuldades da vida, quando um jovem toma a decisão de viver debaixo do temor de Deus, esse jovem desfruta de bênçãos que outros que não se submetem à vontade dEle não podem viver, Você escolheu viver em submissão ao Senhor? Decidiu reverenciá-lo em suas palavras e atitudes? Está disposto a viver em temor a Jesus? Se sua resposta é sim, então saiba que sua vida será vitoriosa.

2. O PRINCÍPIO DA RESPONSABILIDADE

2.1. Cultivando uma vida com disciplina

Alguém disse que a diferença entre uma pessoa de sucesso e outra que não tem sucesso é que a pessoa bem sucedida faz todos os dias o que as pessoas sem êxito fazem de vez em quando. A palavra para isso é “disciplina". O princípio da responsabilidade passa por uma vida disciplinada em todas as áreas, abrangendo a disciplina na oração diária, na leitura da Bíblia, na frequência aos cultos, nos estudos e no lazer. O apóstolo Paulo era disciplinado em tudo o que fazia. Ele disse: “Uma coisa faço” (Fp 3.13). Em outro momento, ele disse que não corria de modo incerto e nem combatia como se tivesse lutando no ar (1Co 9.26). Quando temos disciplina também amadurecemos em responsabilidade.


2.2. A responsabilidade é a coluna do nosso caráter

Quanto mais cedo assumimos responsabilidades, mais cedo teremos nosso caráter forjado e preparado para os desafios do futuro. Na Primeira Carta de Paulo ao jovem obreiro Timóteo, há diversas orientações e responsabilidades que ele pede ao jovem pastor. Que lute a batalha espiritual (i Tm 1.18), que exercite a piedade (1 Tm 4.7), que persista na leitura (1 Tm 4.13), que não despreze os dons de Deus (1 Tm 4.14) e que cuide de si mesmo e da doutrina (1 Tm 4.16).

Capacitação de professores da escola dominical

3. O PRINCÍPIO DA OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS

3.1. Ler e meditar na Palavra

Se para ter uma vida vitoriosa precisamos seguir alguns princípios, um deles é o da obediência às Escrituras. Ler a Bíblia precisa ser um dever e um prazer (Ez 3.1-3). A leitura da Palavra de Deus abre a nossa mente, alimenta nossa alma e fortalece o nosso coração. Entretanto, não devemos apenas ler, mas meditar nas palavras inspiradas pelo Espírito Santo de Deus (2 Pe 1.20,21). Se você não faz isso, comece hoje mesmo a ler sua Bíblia, e faça isso todos os dias. Lendo três capítulos de segunda a sábado e cinco capítulos no domingo, em um ano terá lido sua Bíblia toda.


3.2. Guardar e praticar a Palavra

Jesus falou sobre aquele que guarda e pratica; e o que não guarda e não pratica a Palavra de Deus com alguém que edificou a casa sobre a rocha e outro sobre a areia. Nas duas casas vieram a chuva, os rios e os ventos. Mas, a diferença daquela casa que ficou firme e de outra que caiu é porque uma estava edificada sobre a rocha, e outra sobre a areia (Mt 7.24-27). Se você guarda e pratica a Palavra de Deus, sua vida está edificada na rocha e firmada em Deus. Não praticar é viver uma vida fracassada. No entanto, guardar e praticar é desfrutar de uma vida espiritual vitoriosa.


PARA CONCLUIR

Os princípios para termos uma vida vitoriosa na presença do Senhor passam pelo temor a Deus, pela responsabilidade pessoal e por lermos, meditarmos e guardarmos a Palavra de Deus em nosso coração. Quando levamos a sério esses princípios e passamos a praticá-los em nossa vida diária, desfrutamos de tudo o que a Palavra do Senhor promete a cada um de nós. Uma vida de vitória é tudo o que desejamos e esta vida está a nossa disposição.


HORA DA REVISÃO

1. O que significa o temor a Deus, de acordo com a lição?

2. Cite exemplos de homens e mulheres que temeram a Deus, indicados na lição.

3. Quais orientações e responsabilidades Paulo deu a Timóteo de acordo com a lição?

4. De acordo com o que vimos hoje, quais os benefícios da leitura e meditação da Palavra de Deus?


CLIQUE E LEIA TAMBÉM 👇

Post Bottom Ad