Subsídio EBD Lição 1: A Origem da Igreja - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Subsídio EBD Lição 1: A Origem da Igreja

Subsídios lição 1 do 1° trimestre de 2024

Subsídios lição 1 do 1° trimestre de 2024

Este artigo tem por objetivo auxiliar os professores da escola bíblica dominical da classe ADULTOS (CPAD)


Introdução

A Igreja, ao longo da história, tem sido não apenas um espaço físico, mas uma comunidade viva, guiada por um propósito divino. Vejamos quem é o dono e a origem da Igreja. 

1. Quem é o Dono da Igreja? (Mateus 16:18)

A Igreja não é uma construção vazia, mas uma comunidade com um Proprietário definido. Jesus, ao proclamar a Pedro em Mateus 16:18, estabelece Sua autoridade exclusiva na construção e liderança da comunidade dos crentes. A expressão "sobre esta pedra edificarei a minha igreja" ressalta a clareza do Fundador da Igreja.


2. Origem Divina e Eterna (Efésios 1:4)

A Igreja é mais do que um evento histórico; é um projeto divino eterno. Fundada no Pentecostes, a Igreja também tem suas raízes antes da fundação do mundo. Efésios 1:4 destaca a eleição da Igreja em Cristo antes da criação, revelando a profundidade do plano divino que a permeia.


3. Origem Histórica em Atos dos Apóstolos (Atos 2:41-47)

A história da Igreja cristã não começou apenas com Jesus chamando Seus seguidores, mas teve um marco significativo no Pentecostes, narrado em Atos dos Apóstolos, capítulo 2. Neste dia, os discípulos receberam o Espírito Santo, lançando as bases da comunidade cristã. Atos 2:41-47 descreve como a Igreja começou no dia de Pentecostes, mostrando que ela é uma comunidade histórica enraizada nesse evento crucial.


4. A Importância da Igreja para o Cristão

A Igreja não é apenas um edifício onde os cristãos se reúnem; é o corpo de Cristo, interligando os crentes em uma comunhão vital. Sua importância transcende o físico, impactando a jornada espiritual de cada cristão. Participar ativamente da comunidade eclesiástica fortalece a fé, promove o crescimento espiritual e proporciona um ambiente de apoio e encorajamento.


Conclusão

Ao compreender a origem divina e eterna da Igreja e reconhecer sua importância para o cristão, percebemos que ela não é apenas uma instituição, mas um projeto cuidadosamente planejado por Deus.


DOSE DE CONHECIMENTO

A ORIGEM DA IGREJA DE CRISTO

Neste esboço bíblico, vamos desvendar sete lições fundamentais, ancoradas em passagens específicas da Escritura, que iluminam a essência, propósito e missão da Igreja.

1. Fundamento Cristocêntrico (Mateus 16:18)

🎯 Verdade Aplicada: A Igreja tem Cristo como seu fundamento inabalável.

Referência: Mateus 16:18 - "Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela."


2. Projeto Divino Eterno (Efésios 1:4)

🎯 Verdade Aplicada: A Igreja é parte do plano eterno de Deus.

Referência: Efésios 1:4 - "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor."


3. Manifestação no Pentecostes (Atos 2:41-47)

🎯 Verdade Aplicada: O Pentecostes é um marco crucial na manifestação da Igreja.

Referência: Atos 2:41-47 - "Então os que aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas."


4. Comunidade Unida em Cristo (1 Coríntios 12:12-13)

🎯 Verdade Aplicada: A Igreja é um corpo interconectado, unido em Cristo.

Referência: 1 Coríntios 12:12-13 - "Pois, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos batizados em um corpo."


5. Missão Evangelística (Mateus 28:19-20)

🎯 Verdade Aplicada: A Igreja recebeu a missão de fazer discípulos.

Referência: Mateus 28:19-20 - "Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que vos tenho mandado."


6. Adoração em Espírito e Verdade (João 4:23-24)

🎯 Verdade Aplicada: A verdadeira adoração é espiritual e alinhada com a verdade.

Referência: João 4:23-24 - "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade."


7. Permanecer Firme na Palavra (Atos 2:42)

🎯 Verdade Aplicada: A Igreja deve permanecer firme na doutrina apostólica.

Referência: Atos 2:42 - "E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações."

Saiba mais na: Revista Digital Cristão Alerta - 1° Trimestre 2024 – ABRIR AQUI


Post Bottom Ad