Lição 6 As Grandes Escolhas da Vida (Juvenis) - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 6 As Grandes Escolhas da Vida (Juvenis)

Lição da classe Juvenis

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical |Lição 6 As Grandes Escolhas da Vida


“Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado" (Hb 11.25).

Dt 30.19 Deus nos convida a fazer escolhas

Js 24.15 Nós devemos escolher servir a Deus

Rm 8.14 O Espírito Santo orienta em nossas escolhas

Gl 3.28 Todos são iguais diante de Deus

Fp 3.14 Preciso ter alvo em minha vida

Hb 11.25 Moisés escolheu servir ao Senhor


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Hebreus 11.23-30

23 Pela fé, Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.

24 Pela fé, Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó.

25 escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado;

26 tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.

27 Pela fé, deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.

28 Pela fé, celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse,

29 Pela fé, passaram o mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

30 Pela fé, caíram os muros de Jerico, sendo rodeados durante sete dias.

 

CONECTADO COM DEUS

Você já ouviu alguém dizer esta frase; “A vida é feita de escolhas"? Quando alguém diz que não gosta de fazer escolhas, na verdade, já está fazendo, afinal, não decidir já é uma decisão. Como servos e servas de Deus, temos o privilégio, dado pelo Senhor, de fazer escolhas pois Ele nos deu o livre- -arbítrio. No entanto, a Palavra de Deus nos diz que todas as escolhas têm consequências, sejam boas ou ruins. Por isso mesmo, na lição de hoje, vamos refletir sobre fazer boas escolhas, a fim de colhermos frutos preciosos para nossa vida hoje e também para o nosso futuro.


1. A IMPORTÂNCIA DAS ESCOLHAS

Baixe em pdf este mundo tenebroso de Jair Alves

1.1. Deus nos deu o livre-arbítrio

Deus não nos fez robôs ou marionetes e isso é um fato. Pela bondade e graça do Senhor, temos o Livre-arbítrio para fazer nossas escolhas morais, afinal, se não fosse assim, não teríamos a necessidade de escolher o arrependimento dos nossos pecados, a escolha em reconhecer que somente em Jesus encontramos a salvação e a escolha de decidir servi-lo.


próprio Senhor diz em sua Palavra: “escolhe, pois, a vida para que vivas..." (Dt 30.19). Josué disse ao povo de Israel: “escolha a quem sirvais..." (Js 24.15). Em nossa leitura bíblica em classe, lemos que Moisés escolheu servir a Deus com o povo no deserto em vez de ser chamado filho da filha de Faraó (Hb 11.24.25). Deus nos deu a capacidade de fazer escolhas e devemos aproveitar bem este privilégio.


1.2. Nossas escolham tocam em nosso futuro

As escolhas que fazemos hoje ressoarão em nosso futuro. Em outras palavras, o nosso futuro é o resultado de nossas escolhas feitas no presente. No livro de Gênesis, lemos a história de Ló, sobrinho do patriarca Abraão. Ele fez uma escolha pensando apenas no presente.

 

Ao olhar para a campina do Jordão e escolhê-la para ser o local de sua futura moradia e de sua família, não sabia que aquela região de Sodoma e Gomorra seria destruída por meio do juízo de Deus (Gn 13.7-11). Esse texto ensina-nos que, ao fazer uma escolha, temos de levar em consideração os reflexos para o nosso futuro. E por isso mesmo precisamos pedir a direção do Espírito Santo para guiar-nos em nossas decisões (Rm 8.14,16).


1.3. Os perigos das escolhas erradas

Quando fazemos escolhas erradas em momentos decisivos da vida, também teremos consequências erradas. Já falamos sobre a escolha de Ló, mas quantos outros personagens da Bíblia também não escolheram erradamente? Os exemplos dos reis de Israel nos dão um vislumbre das escolhas erradas. Veja o caso de Saul, que escolheu desobedecer a Deus e perdeu o trono (1 Sm 15.22). Davi. que escolheu pecar e pagou caro por isso (2 Sm 11,1-27). O rei Acabe, que escolheu Jezabel para ser sua esposa (1 Rs 16.29-33). Lembremos ainda de Manassés, um jovem que teve o privilégio de ser filho do grande rei Ezequias, mas que escolheu desviar-se dos caminhos do Senhor (2 Rs 21.1,2). Cuidado com suas escolhas.


2. EM QUAIS ÁREAS DEVO TOMAR CUIDADO COM MINHAS ESCOLHAS?

Baixar curso de professores da escola dominical

2.1. A escolha de com quem vou constituir uma família

A escolha do seu futuro cônjuge é uma das mais importantes decisões. 0 casamento é uma bênção e a família é um projeto de Deus (Gn 2.24; Sl 128). Mas você precisa orar e pedir a Deus que o ajude a escolher a pessoa certa para passar o resto de sua vida com ela. Não será uma pessoa perfeita, mas alguém que Deus vai orientá-lo e que você escolherá. Dependendo de quem você escolhe, sua vida familiar poderá ser um pedacinho do céu ou uma antessala do inferno. Por isso, clame ao Senhor para que Ele o oriente e que o Espírito Santo, que habita em você, lhe instrua sobre esta importante decisão.


2.2. Acertando na escolha profissional

Em um quadro na sala da casa de uma família cristã está escrito: “Eu amo o que eu faço e eu faço o que eu amo". Que bom quando escolhemos uma profissão que amamos e que percebemos que temos aptidão para aquele trabalho específico.


O mercado de trabalho está aberto e você precisa orar e pedir orientação divina em sua escolha profissional. Diga ao Senhor que você deseja um trabalho que ame, que possa servir o seu próximo e que possa glorificar ao Senhor (1 Ts 4.11). Nesta fase de sua vida, pode ser que ainda tenha muitas dúvidas sobre sua profissão. No entanto, tenha convicção que Deus o guiará em todas as coisas. Confie integralmente nEle.


2.3. Escolhendo servir a Deus no ministério

O apóstolo Paulo disse que se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja (1 Tm 3.1). Servir a Deus no santo ministério é um grande prazer. O que não podemos nos esquecer é que a escolha para o ministério depende de nossa vocação (1 Tm 1.12). Essa honra ninguém pode tomar para si, senão aquele que é chamado (Hb 5.4). A escolha, neste caso, é feita pelo Senhor Jesus (Mc 3.13). Se você sente arder no seu coração essa chamada, coloque isso em oração, fale com seu pastor sobre seu desejo de servir a Deus no ministério e espere a hora dEle. Com certeza, tudo será preparado pelo Senhor para que você seja usado poderosamente na obra.

 

3. QUAIS SÃO AS ESCOLHAS MAIS IMPORTANTES?

3.1. Eu escolho temer a Deus

Depois de analisar sua vida e verificar que tudo era vaidade, Salomão concluiu sua reflexão dizendo que o fim de todas as coisas é temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Ec 12.13). Quando escolhemos temer a Deus, decidimos que não vamos pecar contra Deus (Gn 39.9), que viveremos em pureza e santificação (1 Tm 5.22). O verdadeiro temor a Deus não é ter medo de Deus, mas medo de ficar sem a presença dELe. Lemos em Provérbios 9.10: “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria". Que a nossa escolha seja temer a Deus de todo o nosso coração.


3.2. Eu escolho estabelecer objetivos

A frase no famoso livro “Alice no País das Maravilhas", afirma que quem não sabe para onde vai, qualquer lugar serve. Ao escolher estabelecer objetivos você vive uma vida com planos e propósitos. O apóstolo Paulo disse: "... mas uma coisa eu faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...” (Fp 3.13,14). Estabeleça alvos diários, semanais, mensais e anuais e você perceberá que poderá ser muito mais efetivo (a). Deus quer realizar obras grandes em você e através de você. Creia nisso.


3.3. Eu escolho andar com Deus

Essa foi a decisão de Enoque: ”E andou Enoque com Deus" (Gn 5.24). Enoque fez uma escolha de andar com Deus. Ele decidiu ser amigo de Deus. Enoque escolheu viver em santidade mesmo em dias de tamanho pecado (Gn 6.5). Ele não deixou se influenciar por aquela geração corrompida pelo pecado. Ao escolher andar com Deus, Enoque influenciou não apenas algumas pessoas, mas uma futura geração, afinal, seu bisneto Noé também andou com Deus (Gn 6.9). Outro personagem bíblico que também escolheu andar com Deus e servi-lo, foi Moisés (Hb 11.25). Moisés tinha por maiores riquezas o sofrimento de Cristo do que os tesouros do Egito (Hb 11.26). Que nós tenhamos a mesma decisão para glória de Deus.


PARA CONCLUIR

Hoje aprendemos sobre o valor das escolhas, afinal, elas tocam em nosso futuro. Por isso mesmo, temos que tomar muito cuidado para não fazer escolhas erradas e pagarmos um preço alto. Escolher a pessoa certa para viver com ela durante toda a vida, decidir qual profissão e também escolher servir a Jesus, são atitudes importantes, pois nossas escolhas definem nossa vida. É bom saber que o Espírito Santo está sempre pronto para guiar nosso coração a fim de escolhermos o temor de Deus e uma completa submissão a Jesus Cristo.


HORA DA REVISÃO

1. O texto de Gênesis 13.7-11 ensina-nos que ao fazer uma escolha, o que devemos levar em consideração?

2. De acordo com a lição, cite três exemplos de reis de Israel que fizeram escolhas erradas.

3. O que significa o verdadeiro temor a Deus, de acordo com a lição?

4. O que a lição sugere que-você faça para que seja mais efetivo (a)?

CLIQUE E LEIA TAMBÉM 👇

Post Bottom Ad