Lição 2 Depressão, como Livrar-se Dela? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 2 Depressão, como Livrar-se Dela?

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: FELIZ POR INTEIRO: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira | Subsídios Dominical |Lição 2 Depressão, como Livrar-se Dela?

"Tira a minha alma da prisão, para que eu louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem” (Sl 142.7)


1 Rs 19.1-7 A situação de Elias e a solução divina 

Nm 11.11-15 Moisés e os sintomas da depressão

Jó 3.24,24 As perdas de Jó e suas batalhas interiores

Jn 4.8 O profeta Jonas e seu pedido para morrer

At 10.38 Jesus tem poder sobre todas as doenças

Sl 42.5 A alma abatida deve esperar em Deus

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: Salmos 42.1-11

1 Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!

2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?

3 As minhas lágrimas servem-me de mantimento de dia e de noite, porquanto me dizem constantemente: Onde está o teu Deus?

4 Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma; pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à Casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.

5 Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença,

6 Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está abatida; portanto, lembro-me de ti desde a terra do Jordão, e desde o Hermom, e desde o pequeno monte.

7 Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e vagas têm passado sobre mim,

8 Contudo, o Senhor mandará de dia a sua misericórdia, e de noite a sua canção estará comigo: a oração ao Deus da minha vida.

9 Direi a Deus, a minha Rocha: Por que te esqueceste de mim? Por que ando angustiado por causa da opressão do inimigo?

10 Como com ferida mortal em meus ossos, me afrontam os meus adversários, quando todo o dia me dizem: Onde está o teu Deus?

11 Por que estás abatida, ó minha alma, e porque te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, Ele é a salvação da minha alma e o meu Deus.


CONECTADO COM DEUS

Como devemos lidar com a doença que é chamada de “o mal do século"? Provavelmente você conheça alguém que esteja enfrentando a depressão, seja em sua própria família, na escola em que você estuda ou na igreja em que congrega. Na lição de hoje veremos que a depressão é uma doença e que precisa de cuidados e tratamento, assim como qualquer outra doença. Vamos aprender sobre suas causas e sintomas, mas, principalmente, 0 que a Palavra de Deus nos orienta sobre como lidar com esse problema tão desafiador. O Senhor Jesus está pronto para curar todas as enfermidades e Ele pode dar saúde complete àqueles que estão vivendo nesse estado depressivo.

1. DEPRESSÃO, O MAL DO SÉCULO

1.1. O que é a depressão?

A depressão é uma doença. Etimologicamente, o termo "depressão" provém do latim depressio. O prefixo “de" significa um movimento descendente, ou de cima para baixo; o termo pressio significa "pressão". Depressão é, portanto, uma doença que causa tristeza, baixa autoestima, desânimo e pessimismo, entre outros. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a depressão como um mal do século. No mundo todo, milhões de pessoas sofrem com a depressão e, no Brasil, esse desafio também é enorme, Entretanto, na lição de hoje, vamos analisar esse problema à luz da Palavra de Deus e perceber que, mesmo os que servem a Deus podem enfrentar a depressão em algum momento.


1.2. Quais as causas e os sintomas de uma pessoa depressiva?

São muitas as causas da depressão. Elas podem ser de origem genéticas, falta de substâncias cerebrais e fatores como estresse, ansiedade, sedentarismo, traumas físicos ou psicológicos, entre outros. Uma pessoa depressiva tem os mais diversos sintomas, tais quais: uma profunda tristeza, a perda de prazer em atividades que antes apreciava, problemas para dormir e pensamento suicida, por exemplo. Você sabia que vários personagens da Palavra de Deus demonstraram estar com sinais ou sintomas que podem ser enquadrados na depressão? Vamos falar sobre eles e como venceram essa terrível doença com a ajuda de Deus e como, ainda hoje, podemos triunfar, em nome de Jesus, contra este mal que aflige tantas pessoas.


1.3. O que a Bíblia fala sobre a depressão?

O termo "depressão" não aparece diretamente no texto bíblico, mas em vários momentos vê-se que homens de Deus enfrentaram momentos de depressão. O profeta Elias, por exemplo, enfrentou muitas dificuldades e, em determinado momento de sua vida, pediu a Deus que o levasse pois não queria mais viver (1 Rs 19.3,4). O homem que orou e pediu que não chovesse e por três anos e seis meses não choveu; que orou e desceu fogo do céu. que orou e a chuva veio sobre a terra, agora, está triste, não quer a companhia de ninguém e alimenta pensamentos de morte. Outros personagens bíblicos como Jó (Jó 3.2-4); Moisés (Nm 11.11-15); Jonas (Jn 4.8), também passaram por um problema parecido.

2. DEPRESSÃO: DISCERNINDO A DOENÇA DO PROBLEMA ESPIRITUAL

2.1. Depressivos que sofrem preconceito e incompreensão

É preciso tomar muito cuidado, afinal pessoas depressivas têm enfrentado preconceito peto fato de alguns acharem que depressão é besteira, fraqueza ou falta de fé. Pessoas que enfrentam a depressão são muitas vezes incompreendidas pois podem ser acusadas de não estarem orando o suficiente, ou estarem escondendo algum tipo de pecado. É preciso entender que o depressivo não está nesta situação por uma escolha ou por ser fraco na fé. A depressão afeta o lado emocional e é preciso muita ajuda, tanto espiritual quanto psiquiátrica e psicológica para vencer esse problema. O salmista foi questionado sobre seu sofrimento, quando perguntado: "Onde está o teu Deus"? (St 42.3). Não podemos ter preconceito ou não compreender o sofrimento alheio (Jo 13 34; Cl 3.13).


2.2. Depressivos que precisam do apoio da família e da igreja

Se há uma pessoa que está com depressão em sua família, tenha certeza de que ela precisa muito de suas orações e de seu apoio. A depressão pode roubar a energia, o interesse e o prazer de viver. Por ter causas biológicas, emocionais e espirituais, a família de um depressivo precisa ter paciência e acompanhar de perto essa pessoa que, na maioria das vezes, tenta se a isolar progressivamente das demais ao seu redor (Sl 128.1-6). A igreja, como um Lugar de curas e milagres, também faz a sua parte. Nela os crentes intercedem, ajudam, fortalecem a fé e pedem a Deus que intervenha e traga cura. Orar uns petos outros é um mandamento bíblico. A oração de um justo pode muito em seus efeitos (Tg 516).


2.3. Depressivos que enfrentam batalhas espirituais

Não podemos dizer que toda depressão provém de problemas espirituais ou de possessão demoníaca, muito menos que é resultado do pecado. Mas, sabemos que o Inimigo quer destruir-nos de todas as formas (1 Pe 5,8). ELe tenta nos convencer de que não vate a pena viver. O Diabo é um mentiroso (Jo 8.44), mas não podemos ignorar os seus ardis (2 Co 2.11). Ao aceitarmos a Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas, travamos uma batalha contra o reino das trevas (Ef 6.12), e, por isso, precisamos buscar a orientação de Deus tanto para saber a origem da depressão quanto para ajudar aqueles que estão passando por isso. Jesus soube diferenciar quem estava doente por causas biológicas (Jo 9.1-7) e por causas espirituais (Mt 12.22-28). Nós também precisamos desse discernimento espiritual.

3. A RECEITA BÍBLICA CONTRA A DEPRESSÃO

3.1. A oração que vence

Há poder na oração. A Palavra de Deus nos convida a clamar (Jr 33.3): a buscar ao Senhor (Is 55.6). Jesus disse que devemos pedir, buscar k e bater na porta por meio da A oração (Mt 7.7,8). Em oração, o  salmista conversou com sua f própria alma e questionou: “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença" (Sl 42.5). Somos instados a orar sem cessar (1 Ts 5.17), a orar sempre e nunca desfalecer (Lc 18,1). a orar em todo o tempo (Ef 5.18). Se você está enfrentando a depressão, confie no Senhor Jesus e busque-o em oração, Se alguém que você conhece está vivendo este dilema, interceda por essa pessoa, pois através de sua oração Deus pode trazer a cura que ela tanto necessita.


3.2. A Palavra de Deus que fortalece

A Bíblia diz que a lei do Senhor revigora a alma (Sl 19,7). A Bíblia não é um livro qualquer mas é a Palavra de Deus, viva e eficaz (Hb 4.12). Ela é Lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho (Sl 119.105). Quando uma pessoa com depressão resolve ler as Escrituras, encontra alento, consolo, refrigério e direção para superar a doença e vencê-la em nome de Jesus. Se uma pessoa com depressão pode mudar sua percepção sobre Deus, ao ler a Bíblia irá perceber como Deus a ama e que tem propósitos maravilhosos para a sua vida, enchendo-se de esperança.


3.3. A comunhão que sustenta

Não nascemos para viver sozinhos. Deus nos fez com o propósito de desfrutarmos da comunhão mútua. Se o depressivo tem o desejo de se isolar, nós precisamos dar o socorro nesses momentos de tanta dor e angústia. Como é bom vivermos em união, diz o Salmo 133.1. Jesus orou ao Pai para que, assim como Ele e o Pai são um, assim sejamos um (Jo 17.20-22). Deus deseja usar você e seus amigos para orar, ajudar, acompanhar e experimentar a ação do Espírito Santo na vida da pessoa que está lidando com a depressão.


PARA CONCLUIR

Aprender sobre a depressão, suas causas e sintomas é fundamental. Percebemos, pela Palavra de Deus, que os crentes não estão isentos de enfrentar essa doença que pode ser vencida com remédio e ajuda profissional. Entretanto, como servos e servas de Deus temos os recursos espirituais como a oração, a leitura da Palavra e a comunhão com nossos irmãos em Cristo para vencer este mal. Só Jesus pode curar, pois só Ele tem todo o poder no céu e na terra.


HORA DA REVISÃO

1. Segundo a lição de hoje, o que é a depressão e o que ela causa?

2. De acordo com a lição, quais os sintomas de uma pessoa depressiva?

3. Cite exemplos bíblicos de pessoas que enfrentaram os sintomas da depressão.

4. Por que motivo pessoas depressivas têm enfrentado preconceito?

5. Como podemos vencer a depressão, de acordo com a lição de hoje?

Post Bottom Ad