Lição 1 Aprendendo a Estender a Mão

Lições Bíblicas Juvenis 1° Trimestre 2024 CPAD

Revista: Feliz por inteiro: o que Deus preparou para mim | Comentarista: Jonas José de Oliveira 

VERSÍCULO CHAVE

“... todo corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Ef 4.16).

LEITURA DIÁRIA

SEG. 1 Co 15.58 O serviço para Deus tem recompensa

TER. Tg 4.17 Quem sabe fazer o bem e não o faz, peca

QUA. 1 Co 12.26 A empatia faz parte da vida em comunhão

QUI. 1 Jo 4.21 Amando a Deus e amando meu próximo

SEX. 1 Jo 3.16 Jesus deu a vida por nós e nós pelos irmãos

SÁB. Tg 2.26 A fé sem obras é morta

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:

1 Coríntios 12.12-27

12 Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.

13 Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.

15 Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

16 E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo?

17 Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?

18 Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.

19 E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?

20 Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.

21 E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.

22 Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.

23 E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.

24 Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,

25 para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

26 De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.

27 Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.


CONECTADO COM DEUS

Qual o valor de estender a mão para ajudar alguém? Se somos o Corpo de Cristo, devemos ajudar os outros membros desse mesmo Corpo? Qual deve ser a atitude diante de minha participação dentro de casa, na igreja e na sociedade a qual eu pertenço? O que significa realizar, com amor, a obra de Deus? Bem, são respostas para estas questões que veremos na lição de hoje. Como um aluno da Escola Dominical, você poderá praticar pequenos gestos que farão toda a diferença na vida das pessoas, a começar na ajuda da arrumação da sala de Escola Dominical que você frequenta. Sendo assim, vamos olhar para a Palavra de Deus e aprender a praticar o companheirismo e o espírito participativo. E, claro, tudo feito com amor.


OBJETIVOS

1. IDENTIFICAR que somos membros do Corpo de Cristo;

2. REFLETIR sobre o nosso espírito participativo no lar, na igreja e na comunidade;

3. PRATICAR o amor em tudo o que fazemos na obra de Deus e também ao próximo.


ANTES DA AULA

Querido (a) professor (a), na aula de hoje vamos refletir sobre a importância de uma compreensão clara a respeito do nosso papel dentro do Corpo de Cristo. Ligados uns aos outros, e também ligados a Jesus, temos condições de desenvolver um brilhante trabalho para Deus. Além disso, faz-se necessário dialogar sobre o papel do cristão e o espírito participativo não apenas no ambiente da igreja, mas dentro de casa, no bairro e na cidade em que moramos. Falaremos ainda sobre a importância do amor que precisa ser traduzido em ações concretas para alcançar outras pessoas.


Sugerimos que nesta aula você realize um momento prático, convidando seus alunos para a arrumação da sala de Escola Dominical ou do local das aulas. Quando mostramos que a fé sem obras é morta e que o amor precisa ser traduzido na prática, despertamos a consciência de nossos alunos sobre o valor da cooperação no Reino de Deus.

1. A IMPORTÂNCIA DO COMPANHEIRISMO E DA UNIDADE CONFORME EFÉSIOS

1.1. Somos o Corpo de Cristo

Escrita enquanto o apóstolo Paulo estava na prisão, a Carta aos Efésios oferece-nos um rico conteúdo sobre a oportunidade que temos de exercer o companheirismo e buscarmos a unidade, seja dentro do grupo de adolescentes e jovens da igreja, seja em nossa classe de Escola Dominical ou em outro departamento do qual façamos parte. Você é parte do Corpo de Cristo, que é a Igreja (Ef 4.15). Jesus Cristo é a cabeça e nós somos membros do seu Corpo.


1.2. Estamos ligados uns com os outros

Você nunca viu um corpo ter vida distante da cabeça ou uma cabeça, longe do corpo. Também nunca viu um membro do corpo que esteja fora do corpo e sobreviva. A sobrevivência do corpo está ligada à unidade dos membros do corpo. Esta é a verdade, proclamada por Davi no Salmo 133.1: “Oh! Quão bom e suave é que os irmãos vivam em união”. Portanto, é impossível ser um cristão genuíno sem fazer parte de uma igreja local.


INTERAÇÃO

Coloque no quadro ou em uma cartolina a seguinte frase: “A fé sem obras é morta” (Tg 2.26). Em seguida peça que cada aluno fale sobre o que entende em relação a este texto bíblico. Apesar da livre participação, incentive cada aluno a falar alguma coisa, a fim de que todos participem desse momento. Após ouvir todos, explique que as obras não podem salvar uma pessoa, mas elas são o resultado de alguém que já é salvo e que pratica boas obras com o objetivo de glorificar a Deus e edificar o seu irmão. Finalmente, escreva abaixo da frase inicial a seguinte sentença: “Sou salvo pela fé, por isso pratico boas obras”.


1.3 Estamos ligados a Jesus Cristo

Como estamos ligados uns aos outros, também estamos ligados a Cristo, a Cabeça da Igreja. Foi Jesus quem disse: “Sem mim, nada podereis fazer” (Jo 15.5). Se somos o Corpo de Cristo, e se estamos ligados uns aos outros, precisamos estar conectados com Jesus através do seu Espírito Santo em nós. Paulo fala sobre isso em Efésios 1.22,23. Somos criados em Cristo (Ef 2.10); por Ele temos acesso ao Pai (Ef 2.18); fazemos conhecida a multiforme sabedoria de Deus através de Cristo (Ef 3.10,11). Que bênção! Cristo habita em nós (Ef 3.17-19).

2. O ESPÍRITO PARTICIPATIVO E DE COOPERAÇÃO NO LAR E NA IGREJA

2.1. O espírito participativo no lar

Como você lida com os pedidos que sua mãe e seu pai lhe fazem dentro de casa? Você ajuda nos afazeres domésticos? Você expressa o caráter de Jesus do portão para dentro de sua casa? Estas questões nos levam a refletir sobre a vida cristã, que não está restrita somente ao ambiente do culto. Na verdade, a igreja é uma extensão de nossa casa.


Você honra a seus pais (Ef 6.1-4) obedecendo-lhes em tudo, ajudando-os e, assim, demonstrando o caráter de Cristo e dando testemunho de uma pessoa que serve a Deus? Em casa precisamos ter um espírito participativo, ajudando nossos pais nos afazeres domésticos.


2.2. O espírito participativo na igreja

Se podemos demonstrar nossa participação ativa dentro de casa nos afazeres domésticos, também temos o dever e o prazer de servir a Jesus na igreja a qual pertencemos. O seu pastor conta com você e com a sua participação ativa nas programações anuais da igreja. No templo, você não apenas assiste ao culto, mas adora a Deus, edifica seus amigos, pratica a comunhão e expõe o amor de Deus, que você recebeu quando aceitou a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida.


2.3. O espírito participativo na sociedade

Dentre as missões da Igreja, uma aponta para cima (adorar a Deus), outra aponta para o lado (edificar uns aos outros), mas há outra que aponta para fora (evangelizar os perdidos). Você pode falar de Jesus para seus amigos da escola, seus vizinhos e convidá-los para irem ao culto.


A Grande Comissão inclui você (Mt 28.19,20). Ao falar de Jesus, conte com a ação do Espírito Santo, pois é Ele que convence alguém de que é um pecador e de que precisa de um Salvador (Mc 16.15,16,20). Paulo exclamou: “Ai de mim, se não pregar o Evangelho” (1 Co 9.16).


3. APRENDENDO A ESTENDER A MÃO

3.1. O que posso fazer, na prática, para estender a mão?

Diante do que já vimos até aqui, você pode estar se perguntando de que maneira poderá servir a Jesus na Igreja, que é o Corpo do qual você é membro. Primeiro, seja compreensivo com as pessoas de sua igreja. Ao enxergar uma falha em alguém, não se esqueça de que você também não é perfeito. Em segundo lugar, não critique as pessoas, mas faça a sua parte. Terceiro, tenha participação ativa nos trabalhos da igreja. Jesus deixou bem claro: “Aquele que me serve, meu Pai o honrará (Jo 12.26). Você está fazendo para Deus e não para as pessoas, com o intuito de servir a Jesus, na certeza de que a recompensa virá das mãos de Deus.


3.2. O que posso fazer para ajudar a quem precisa?

Ao fazer parte do Corpo de Cristo, você não apenas deve ser um cristão ativo nos trabalhos da igreja, mas pedir ao Espírito Santo que use a sua vida para ajudar as pessoas que estão feridas emocionalmente, enfermas fisicamente, entristecidas por diversas situações em sua vida pessoal, familiar e profissional. Talvez um sorriso, um abraço ou uma palavra que saia de sua boca possa trazer saúde, esperança e paz para pessoas que precisam de Jesus.


3.3. O que posso ser para então fazer?

Não se esqueça que o “ser” vem antes do “fazer”. Então, evite ser briguento e não menospreze os serviços que outros membros da igreja realizam, por mais simples que possam parecer. Não existe trabalho de maior ou menor valor, apenas existem funções com maior ou menor visibilidade. Mas Deus honrará todo serviço feito com amor e zelo. Então, examine a si mesmo (1 Co 11.28), faça uma autoanálise e tenha o prazer de servir a Deus juntamente com seus irmãos em Cristo Jesus.


4. A BASE DE TUDO É O AMOR

4.1. O amor é traduzido em serviço

Quem ama faz. Em um quadro na parede de uma casa estava escrito: “Eu amo o que eu faço e eu faço o que eu amo”. Nesse sentido, você precisa descobrir sua vocação na obra de Deus. Paulo tratou desse tema, afirmando que o pé não pode reclamar de não ser mão, nem a orelha reclamar de não ser olho (1 Co 12.15,16). Até porque, se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Ou seja, se todos fossem pregadores, quem cantaria? Se todos cantassem, quem pregaria? Cada um tem sua função e todos são importantes no Corpo de Cristo, pois o amor deve ser traduzido em serviço.


4.2. O amor é a expressão do próprio Deus

“Deus é amor” (1 Jo 4.8). E o amor de Deus é tão grande que Ele nos deu seu único filho, Jesus Cristo (Jo 3.16). Ao trabalhar na obra de Deus e ao estender suas mãos para cooperar no trabalho do Senhor, lembre-se sempre do amor de Deus por você. E, se Deus nos amou, também devemos amar uns aos outros (1 Jo 4.11). João, o apóstolo do amor, expressa de modo maravilhoso esta verdade, dizendo: “Nós o amamos porque ele nos amou primeiro” (1 Jo 4.19).


4.3. O amor precisa ser praticado

Em um mundo onde parece que o amor está em extinção, cabe a mim e a você pedir a Deus que encha nosso coração de amor pelas pessoas, pelos irmãos e irmãs em Cristo e pela obra de Deus.


O Senhor Jesus afirmou que o mundo não conhecerá que O servimos pela beleza de nosso templo, pela afinação de nossa voz ou pela quantidade de nossos membros. Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13.35). Aproveite esta aula para fazer um propósito com Deus de servir a Ele com mais intensidade e amor, clamando ao Espírito Santo que derrame o amor de Deus em seu coração.


SUBSÍDIO

“A FÉ SEM OBRAS É MORTA (Tg 2.17,26).

(1) A verdadeira fé salvífica é tão vital que não poderá deixar de se expressar por ações, e pela devoção a Jesus Cristo. As obras sem a fé são obras mortas. A fé sem obras é fé morta. A fé verdadeira sempre se manifesta em obediência para com Deus e atos compassivos para com os necessitados [...]


(2) Tiago objetiva seus ensinos contra os que na igreja professavam fé em Cristo e na expiação pelo seu sangue, crendo que isso por si só bastava para a salvação. Eles também achavam que não era essencial no relacionamento com Cristo obedecer-lhe como Senhor. Tiago diz que semelhante fé é morta e que não resultará em salvação, nem em qualquer outra coisa boa [...]


(3) Não devemos, por outro lado, pensar que mantemos uma fé viva, exclusivamente por nossos próprios esforços. A graça de Deus, o Espírito Santo que em nós habita e a intercessão sacerdotal de Cristo [...] operam em nossa vida, capacitando-nos a obediência a Deus pela fé, do começo ao fim (cf. Rm 1.17). Se deixarmos de ser receptivos à graça de Deus e à direção do Espírito Santo, nossa fé sucumbirá”. (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1928, 1929)


PARA CONCLUIR

É importante estender a mão para quem precisa, tendo a consciência de que nós somos membros do Corpo de Cristo, que é a Igreja. Não podemos ser omissos diante das necessidades da obra de Deus em nossa igreja local, mas realizar o trabalho para Deus com alegria e fervor do Espírito Santo. O Senhor Jesus conta comigo e também conta com você. E você? Está pronto para realizar uma grande obra para Deus?


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS

Caso os alunos tenham entendido a aula de hoje, faz-se necessário dar-lhes a oportunidade para expressarem seus sentimentos em relação às suas tarefas dentro de casa ao lado da família, bem como seu comprometimento com a obra de Deus.


Os Juvenis compreenderam a unidade entre a Igreja, Corpo de Cristo, e o Senhor Jesus Cristo, cabeça da Igreja. Portanto, motive-os a falarem sobre vocação, ou em quais áreas eles pensam que serão mais efetivos no Reino de Deus. Lembrando-lhes, no entanto, que, independente do trabalho, o amor deve ser a base para todas as atividades e que ninguém deve ser desvalorizado na igreja local.


HORA DA REVISÃO

1. Na lição de hoje, a quem o apóstolo Paulo comparou a Igreja?

R: A Igreja é comparada ao Corpo de Cristo, cuja cabeça é o Senhor Jesus.

2. De acordo com a lição, qual deve ser a nossa atitude dentro de casa?

R: Em casa precisamos ter um espírito participativo, ajudando nossos pais nos afazeres domésticos.

3. De que forma você pode contribuir com o seu pastor nas atividades da igreja a que você pertence?

R: Resposta pessoal.

4. O que Jesus quis dizer ao afirmar: “Aquele que me serve, meu Pai o honrará (Jo 12.26)?

R: Significa que tudo o que eu faço deve ser no intuito de servir a Jesus, na certeza de que a recompensa virá das mãos de Deus.

5. Para sermos honrados por Deus, todo o nosso serviço deve ser feito com o quê?

R: Deus honrará todo serviço feito com amor e zelo.