Deus realmente Criou o Mal? - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Deus realmente Criou o Mal?

A passagem do profeta Isaías que menciona Deus criando o mal é frequentemente encontrada em Isaías 45:7.

"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas."

 

Essa declaração pode parecer paradoxal à primeira vista, especialmente quando consideramos a natureza benevolente de Deus. No entanto, é essencial abordar o contexto e entender o significado original das palavras.

1. Contexto Histórico e Cultural

Isaías estava profetizando durante um período em que Israel estava no exílio babilônico. As palavras eram direcionadas não apenas a Israel, mas também a Ciro, o rei persa escolhido por Deus para libertar Israel e permitir que eles retornassem à sua terra.


2. Hebraico Original

A palavra hebraica traduzida como "mal" em Isaías 45:7 é "ra", que pode ser entendida como adversidade, calamidade ou desastre. Não necessariamente implica a ideia moral do mal, como a transgressão.


3. Oposição à Idolatria

Isaías estava desafiando a crença dos babilônios em deuses opostos, associando o criador de luz e trevas, paz e adversidade, ao Deus de Israel. Isso destaca a soberania absoluta de Deus sobre todos os aspectos da criação.


4. O Mal como Consequência

Deus, em Sua soberania, pode permitir a adversidade como uma consequência das escolhas humanas. Ele não é o autor do mal moral, mas pode permitir que as consequências adversas ocorram como parte do livre arbítrio humano.


Portanto, a declaração de Isaías 45:7 não sugere que Deus seja o autor do mal moral, mas enfatiza Sua soberania e controle sobre todos os aspectos da criação, incluindo a capacidade de permitir que adversidades ocorram como parte de Seu plano soberano.

Saiba mais em: Fé para crer que Deus não criou o Mal

Post Bottom Ad