As Profecias do Livro de Apocalipse: Acontecimentos Entre o Céu e a Terra - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

As Profecias do Livro de Apocalipse: Acontecimentos Entre o Céu e a Terra

O dr. J. Barton Payne, um estudioso da Bíblia e professor seminarista, que trabalhou nos comitês de tradução da New American Standard Bible e da New International Version (NVI, em língua portuguesa), analisou as porções proféticas das Sagradas Escrituras e calculou que, dos cerca de 31 mil versículos da Bíblia, mais de 8 mil contém profecia preditiva — 8.351 versículos para ser mais exato. Em outras palavras, cerca de 27% da Bíblia tem conteúdo profético. Algumas dessas profecias são históricas ou previsões messiânicas, que já se cumpriram, mas muitas ainda apontam para o futuro — inclusive grande parte do conteúdo do último livro da Bíblia: o Apocalipse.


Sem o livro de Apocalipse, a Bíblia não teria uma conclusão satisfatória. Ela terminaria com o livro de Judas, que é, de fato, uma epístola maravilhosa a respeito da defesa da fé, mas que não anuncia os planos de Deus para o tempo e a eternidade.


Apocalipse é a parada final para a qual o trem da história está seguindo, e estamos todos a bordo nessa viagem. Os acontecimentos que ele descreve são futuros.

Vejamos alguns acontecimentos passados e alguns que ainda acontecerão.


1. ACONTECIMENTOS PASSADOS

• Na Terra: João em Patmos (Ap 1.1-11). A ação começa na terra, quando João começa a descrever o seu exílio na ilha-presídio de Patmos. Como João era o último sobrevivente do grupo original de doze apóstolos, a sua presença na cidade de Éfeso era problemática para os oficiais romanos, que o enviaram para aquela pequena ilha no mar Egeu.


• No Céu: O Cristo Glorificado (Ap 1.12-20). Em Apocalipse 1.12, a cena muda para o Céu, onde João vê o Cristo glorificado: “E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi [...] um semelhante ao Filho do Homem [...]” (Ap 1.12,13). Subitamente, Patmos já não parecia mais ser tão ruim, pois fora iluminada pelo Céu.


• Na Terra: As Sete Igrejas (Ap 2.1-3.22). No capítulo 2, a cena muda outra vez para a terra e para a condição das sete igrejas no circuito congregacional de João, o qual é descrito em Apocalipse 2-3.


2. ACONTECIMENTOS FUTUROS


• No Céu: O Trono no Início da Tribulação (Ap 4.1-5.14). A ação, então, retorna para o Céu e para o futuro. Nos capítulos 4 e 5, João testemunha a gloriosa celebração que ocorrerá quando as hostes celestiais aclamarem o início do desencadeamento dos acontecimentos que culminarão com a Segunda Vinda de Cristo.


Esses dois capítulos descrevem a maior cena de adoração que temos em toda a Bíblia, mas também representam um cenário de tribunal em que o Senhor Deus está se preparando para julgar o mal sobre a terra.


• Na Terra: Os Sete Selos (Ap 6.1-7.8). A câmera, então, volta-se novamente à terra em Apocalipse 6 e 7, à medida que os sete selos são abertos, proporcionando-nos o curso de acontecimentos que compõem a primeira parte do período da Tribulação. O derramamento do juízo tem início.


• No Céu: A Grande Multidão (Ap 7.9-8.5). Mais uma vez, somos levados ao Céu para ver a grande multidão de anjos e os mártires da Tribulação ao redor do trono de Deus.


     Na Terra: As Sete Trombetas (Ap 8.6-11.14). Em Apocalipse 8.6, a ênfase retorna para baixo, a fim de mostrar o desenrolar dos acontecimentos na terra durante o soar das sete trombetas.


• No Céu: Louvor Estrondoso ao Redor do Trono (Ap 11.15-19). Na última metade de Apocalipse 11, a ação retorna para o Céu à medida que um louvor retumbante acompanha os acontecimentos que se desencadeiam na terra, porque “os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (v. 15).


• Na Terra: A Antitrindade (Ap 12.1-13.18). Essas passagens fazem-nos retornar à terra, à medida que observamos a formação da trindade diabólica, três agentes malignos que provocarão um reinado de terror que transformará a última metade da Tribulação num período de Grande Tribulação.


• No Céu: O Cordeiro É Adorado (Ap 14.1-5). A seguir, somos mais uma vez levados ao Céu para testemunhar a chegada das 144 mil testemunhas fiéis que escaparam da carnificina na terra.


• Na Terra: Anjos de Juízo, Taças da Ira e o Colapso de Babilônia (Ap 14.6-18.24). Os últimos acontecimentos catastróficos da Grande Tribulação ocorrem nos capítulos 14-18, quando os sete anjos derramam as taças da ira de Deus sobre a terra, culminando na Batalha do Armage-dom e em um terremoto global que obliterará as grandes cidades do mundo.


• No Céu: O Coro de Vozes Proclamando: “Aleluia!” (Ap 19.1-16). Quando os cataclismos finais devastam nosso planeta, a cena muda novamente para o Céu, onde um coro de aleluia irrompe de todas as vozes das hostes celestiais. Em meio a esse magnífico louvor, Cristo descerá à terra, cumprindo a promessa feita de que para cá retornaria.


• Na Terra: A Volta de Cristo e as suas Consequências (Ap 19.17-20.15). As próximas passagens concentram-se na terra, quando Cristo retorna, assume o controle do planeta Terra e dá início a um período de mil anos de paz.


• No Céu: O Início da Eternidade (Ap 21.1-22.21). No fim do livro de Apocalipse, Céu e terra juntam-se, formando uma unidade no novo céu e nova terra. A eternidade, por fim, chega para os filhos de Deus.


Por: ROBERTJ. MORGAN |Subsídios Dominical

DICAS DE LEITURAS

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI


***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI

***

INFORMAÇÕES AQUI


Post Bottom Ad