SUBSÍDIOS Adultos - Lição 7: O relacionamento entre nora e sogra - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

SUBSÍDIOS Adultos - Lição 7: O relacionamento entre nora e sogra

🎯 Veja mais subsídios Dominical Aqui

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2023 | Lição 7

O relacionamento entre a nora e a sogra nem sempre é fácil, mas, na perspectiva bíblica, é possível ter uma convivência saudável e amorosa. Nora e sogra que tiveram uma relação respeitosa e harmoniosa.

1. Rute, a história de uma mulher que cuidava da sogra

O livro de Rute é um dos livros históricos do Antigo Testamento e conta a história de uma mulher moabita chamada Rute que, após a morte do marido, decide seguir sua sogra, Noemi, para Israel. O texto de Rute 1.1-5, 8, 12-14 nos apresenta alguns pontos importantes:

 

1.1. A fome na Terra

O texto começa com a apresentação do cenário em que a história se passa, em que há uma fome na terra de Judá.


Noemi e sua família, como israelitas, conheciam a Deus e suas promessas. No entanto, em um momento de dificuldade, eles decidem deixar a terra de Judá e ir para Moabe, um país pagão.


1.2. A dor da perda

Noemi perde seu marido e seus dois filhos, o que traz grande dor e sofrimento. Esse tipo de perda é comum na vida humana, e a Bíblia apresenta diversas histórias de personagens que enfrentaram esse tipo de situação, como Jó e Davi.


Referências bíblicas como Salmo 34.18 e 2 Coríntios 1.3-4 falam sobre o conforto que Deus oferece aos que sofrem.

 

2. Rute e Noemi

Rute casou-se com o filho de Noemi, mas ambos morreram. Noemi, que era israelita, decidiu retornar para sua terra e Rute decidiu acompanhá-la, deixando sua própria família e seus deuses para seguir o Deus de Noemi.


Elas tinham uma relação amorosa e de cuidado mútuo, como podemos ver em Rute 1:16-17, onde Rute diz a Noemi: "Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti; porque aonde quer que tu fores, irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e ali serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti."

 

2.1. A solidariedade de Rute

Rute, uma estrangeira, decide seguir Noemi mesmo diante de todas as dificuldades que se apresentam. Esse gesto de solidariedade e amor ao próximo é algo muito valorizado pela Bíblia, que apresenta diversas histórias em que personagens colocam as necessidades do outro antes das suas próprias. Referências bíblicas como 1 João 3.17 e Mateus 25.35-36 destacam a importância da solidariedade.


2.2. A providência divina

Embora a situação de Noemi e Rute seja difícil, Deus está trabalhando nos bastidores para trazer um final feliz para essa história. Ele usa a decisão de Rute de seguir Noemi para trazê-la para o povo  de  Israel  e para que ela se torne a bisavó do rei Davi. Isso destaca a soberania de Deus e sua habilidade de trabalhar em todas as situações para cumprir seus propósitos. Referências bíblicas como Romanos 8.28 e Provérbios 16.9 falam sobre a providência divina.


A relação delas é um exemplo de lealdade e amor que supera a morte. Mesmo após a morte dos maridos de ambas e as dificuldades que enfrentaram, elas se apoiaram mutuamente.

Veja a CONTINUAÇÃO deste estudo na Revista Cristão Alerta AQUI

👇 VEJA TAMBÉM Lições 👇

👉 Novas lições da classe dos ADULTOS- Aqui

👉 Novas lições da classe dos JOVENSAqui

👉 Novas lições BETEL da classe dos ADULTOS - Aqui

Post Bottom Ad