Lição 11 Vamos conhecer a 3ª Carta de João - Subsídios Dominical

DICAS:

Post Top Ad

RESVISTA CRISTAO ALERTA
------

Lição 11 Vamos conhecer a 3ª Carta de João

Escola Dominical, Classe: Adolescentes – 3° trimestre de 2023 – CPAD

Título: Grandes Cartas para Nós

Revista: do Professor

Comentarista: Rafael Luz

LEITURA BÍBLICA

3 João 1-8

A MENSAGEM

Meu querido amigo, você tem sido fiel naquilo que faz pelos irmãos, mesmo quando são estrangeiros. 3 João 5

Devocional

Segunda » Hb 13.16

Terça » SL 34.14

Quarta » Rm 12.10

Quinta » Mt 7.15-23

Sexta » Rm 12.21

Sábado » 2 Ts 3.13

 

Objetivos

MOSTRAR uma visão panorâmica da Terceira Carta de João;

REFLETIR sobre os exemplos de Gaio, Diótrefes e Demétrio;

INCENTIVAR os adolescentes a serem imitadores do bem.

 

Ei Professor!

Querido (a) Professor (a). provavelmente você já ouviu o velho ditado popular: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. Infelizmente ele tem sido reproduzido por algumas pessoas que se dizem cristãs, fazendo com que alguns adolescentes se decepcionem com a fé. Como educadores e discípulos de Jesus, devemos abolir esse jargão de nossa vida, pois nossos alunos buscam coerência entre aquilo que ensinamos e o que praticamos. Eles sabem que não somos perfeitos, mas esperam de nós verdade, humildade e vida transformada. Sendo assim, procure ser um exemplo para eles na maneira de falar, agir, no amor, na fé e na pureza, como disse Paulo a Timóteo (1Tm 4.12 ).

 

Ponto de Partida

Para iniciar o tópico 2, sugiro que você peça aos alunos que citem pelo menos esses dois exemplos bíblicos.

1) de alguém que tomou uma atitude errada, mas se arrependeu (como Jacó, Davi ou o Filho Pródigo); e

2) de alguém que tinha tudo para dar certo, mas fez escolhas erradas (como Esaú, Salomão ou Ananias e Safira). Em seguida, faça a seguinte enquete com eles: Essas pessoas foram obrigadas ou escolheram fazer o que fizeram? Então, proponha a reflexão sobre as consequências das escolhas que fazemos e reforce que a lei da semeadura funciona para todos. Explique aos seus adolescentes a importância de se fazer boas escolhas e de seguir bons exemplos. Ótima aula!

 

Vamos Descobrir

Na aula de hoje, além de uma visão panorâmica da última Carta de João, falaremos sobre três personagens citados pelo nome, que merecem nossa atenção e reflexão. Eles estão longe de serem seres humanos perfeitos, mas um deles deixa muito claro que não conhece o Deus a quem pretende anunciar. Venha mergulhar no conteúdo desta pequena Carta e sentir-se desafiado, não apenas a discernir entre o bem e o mal, como também a seguir com todas as suas forças o bem.

 

HORA DE APRENDER

I - COMPREENDENDO A CARTA

1. O autor.

O escritor desta Carta, novamente, se identifica como o “presbítero” (3 Jo 1); com toda certeza, trata-se da mesma pessoa que escreveu 2 João: o apóstolo João, filho de Zebedeu, irmão de Tiago. Em tempos como o nosso, onde as pessoas buscam e ostentam títulos e cargos de destaque, a maneira simples e humilde como apóstolo João se apresenta aos irmãos é um convite exemplar aos que querem seguir a Jesus com simplicidade.

 

2. O destinatário.

Segundo o texto bíblico, a Carta é direcionada a um homem e não a uma congregação específica: “ao querido Gaio” (3 Jo 1). O nome Gaio era, de certa forma, comum entre os romanos e o Novo Testamento cita pelo menos três: Gaio de Corinto (1 Co 1.14; Rm 16.23), Gaio da Macedônia (At 19.29) e Gaio de Derbe (At 20.4). Embora não saibamos com certeza para qual Gaio o apóstolo João está escrevendo, podemos deduzir que ele era um pastor de uma igreja local na região da Ásia Menor, a quem o apóstolo amava e respeitava em função da sua hospitalidade e do seu compromisso com a verdade (3 Jo 1-5).

 

3. O propósito.

João escreveu essa carta visando três propósitos:

(1) Encorajar a Gaio e os demais cristãos a continuarem praticando a hospitalidade com os irmãos verdadeiros que exerciam o ministério itinerante da pregação (3 Jo 6);

(2) Advertir e reprovar a atitude de Diótrefes, ensinando a igreja a seguir o exemplo do bem (vv. 9,10); e

(3) Anunciar que em breve ele visitaria Gaio e a igreja que estava sob seu pastoreio (v.13).

 

I - AUXÍLIO TEOLÓGICO

“A Terceira Carta de João não apresenta uma saudação’ propriamente dita, como encontramos em 2 João 3, e na maioria das Cartas do Novo Testamento. Por outro lado, 3 João inclui o que é muito raro nos escritos do Novo Testamento, porém comum nas cartas seculares desse período, isto é, um Voto de saúde’. Muitas vezes, as cartas do primeiro século incluíam, após a saudação, uma ‘oração’ ou ‘voto’ pela saúde e bem estar do destinatário. João expressa o desejo de que Gaio possa estar prosperando e em boa saúde, da mesma forma como sua alma está prosperando. Os versos subsequentes testificam da prosperidade da vida espiritual de Gaio. Ele demonstra fidelidade à verdade, firmeza no caminho da verdade, e amor e hospitalidade, o que demonstra uma experiência espiritual genuína. A ‘alma’ pode ter diversas conotações no Novo Testamento. O uso que prevalece na literatura de João tem em seu contexto a ideia de alguém ‘dar a vida [alma]’, como em 1 João 3.6. Porém o sentido aqui parece estar mais próximo do ‘interior da pessoa’, como quando Jesus disse que sua alma’ estava perturbada (Jo 12.27). O presbítero ora para que Gaio possa ter saúde física e bem-estar proporcionais à sua vida espiritual.” (STRONSTAD, Roger & ARRINGTON, French L. Comentário Pentecostal: Novo Testamento, 4° ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1801).

 

II - CONHECENDO A ÁRVORE PELO FRUTO

O testemunho do cristão diante da igreja e da sociedade deve ser algo que exalta a Deus. Nós devemos viver de acordo com a Palavra do Senhor, honrando-o com nossas atitudes, pois, como já estudamos, nossas atitudes precisam ser coerentes com a nossa fé. Como sabemos, árvores boas produzem bons frutos e árvores ruins, maus frutos. A mesma lógica pode e deve ser aplicada àqueles que falam em nome de Deus (Mt 7.15-23). O apóstolo João, nesta Terceira Carta, destacou bons e maus testemunhos. Vamos conhecer sobre as três pessoas que ele mencionou:

 

1. Gaio, um servo abençoador.

Além de amável (3 Jo 1,2,5), espiritualmente saudável (v.2) e de bom testemunho (vv.3,4), o irmão Gaio era um servo de Deus fiel e hospitaleiro com os irmãos da fé que desempenhavam o ministério (v.5). Era alguém que tinha prazer em oferecer suporte e acolhimento aos servos de Deus (vv.6,7) e, por isso, tornara-se um cooperador da verdade (v.8). Ele coloca sua vida, sua casa, seus recursos e seus dons à disposição do Reino de Deus e da Igreja de Jesus. Seu objetivo era ser uma bênção na vida das pessoas ao seu redor.

 

2. Diótrefes, um servo reprovado.

Completamente diferente de Gaio, Diótrefes era um homem de caráter duvidoso, um exemplo que não devemos seguir. Ele era egoísta, arrogante, soberbo e buscava ter autoridade entre os irmãos (3 Jo 9); alguém que gostava de ser servido e de figurar como foco das atenções, contrariando a proposta do Evangelho ensinado por Jesus (Mt 20.26,27; Mc 10.42-45). Além disso, era um servo insubmisso, difamador, mentiroso, autoritário e intolerante, pois João aponta que Diótrefes chegava a impedir a entrada e expulsava fora da igreja local cristãos verdadeiros que discordam dele (3 Jo 10).

 

3. Demétrio, um servo exemplar.

Demétrio era o oposto de Diótrefes. Ele era um homem que “todos falam bem” (3 Jo 12); alguém que possuía um bom testemunho, tanto com os de dentro, quanto com os de fora da igreja. Sua vida exemplar era coerente com sua pregação. Era um homem confiável, resiliente e servo da verdade; um ótimo exemplo a ser seguido.

 

II - AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Os professores itinerantes provavelmente eram enviados de várias igrejas para proclamar e ensinar o Evangelho. Pelo fato de falsos professores estarem se infiltrando nas igrejas, os crentes fortalecidos que ensinavam a verdade eram muito importantes. Estes profetas, evangelistas e professores itinerantes eram ajudados, nas suas viagens, por pessoas como Gaio, que os hospedavam e lhes davam comida. Encontrar boas acomodações era difícil para viajantes que não conhecessem ninguém na região. As hospedarias não eram bons lugares para ficar. A hospitalidade dos crentes era vital para a transmissão do Evangelho. Entretanto, como se observou na segunda carta de João, os crentes não deviam estender esta hospitalidade aos falsos professores.” (Comentário do Novo Testamento – Aplicação pessoal Vol.2. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 803).

 

III - SEJA UM IMITADOR DO BEM

Na caminhada da fé nos esbarramos com muitos bons e maus exemplos, a semelhança de Gaio, Diótrefes e Demétrio. Alguns amam profundamente a Deus e outros amam a si mesmos; uns estão comprometidos em fazer o bem e outros envolvidos na prática do mau; uns são trigo e outros, definitivamente, joio; alguns trabalham para e com Deus e outros trabalham contra Deus. Uma coisa é certa: não dá para ficarmos em cima do muro, precisamos escolher um lado.

 

Pensando nisso, João faz uma exortação a Gaio dizendo que ele não deveria fechar o coração e tomar como padrão o mau exemplo de Diótrefes, mas observar o irmão Demétrio e imitá-lo, pois era um servo da verdade e amante do bem (3 Jo 11). Somos desafiados pelas Escrituras a nos afastar do m al e a promover a bondade (Sl 34.14), a confiar no Senhor e fazer o bem (Sl 37.3), a odiar o mal e seguir o que é bom (Rm 12.9) e a vencer o mal praticando atos bondosos (Rm 12.21).

 

Não devemos nos cansar de fazer o bem a todos (2 Ts 3.13), pois quem ajuda aos outros agrada a Deus (Hb 13.16). Jamais esqueçamos que fomos criados para praticar boas obras (Ef 2.10) e que o Pai Celestial espera ser glorificado pelas coisas boas que realizam os (Mt 5.16). Sendo assim , as palavras de João a Gaio são um desafio atual para todos nós: “imite o que é bom e não o que é mau. Quem faz o bem é de Deus, e quem faz o mal nunca viu Deus” (3 Jo 11). Que o nosso compromisso seja o amor sincero, a rejeição ao bullying, o acolhimento, o perdão, a intercessão, o afeto e a prática permanente do bem , para glória de Deus e benefício do próximo.

 

III - AUXÍLIO BIBLIOLÓGICO

Para encerrar a aula, reforce como os perfil de Gaio e de Diótrefes são diferentes e mostre aos alunos que devemos fazer a diferença no mundo através de uma atitude que confirme nossa fidelidade a Jesus. “Gaio – Esse nome romano, muito comum, ocorre cinco vezes no Novo Testamento […].

 

Gaio era o líder cristão a quem é dirigida a terceira epístola de João (3 João 1). João estava evidentemente certo da saúde espiritual desse homem, pois esperava que a sua saúde física e a sua prosperidade estivessem nas mesmas condições.” “Diótrefes – Mencionado apenas em 3 João 9,10, como alguém que procurava ter entre a igreja o primado, e que se opõe a autoridade do apóstolo João. Com relação àqueles que não concordavam com Diótrefes, foi dito que este os expulsava da igreja — um antigo excomungador’.’’ (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, p. 564 e 830.)

 

CONCLUSÃO

Na nossa caminhada cristã sempre encontraremos exemplos de bons e maus cristãos. Nós devemos nos inspirar nos bons exemplos, sabendo que um dia Deus ajustará as contas com aqueles que praticam maldades e pecados. Assim como Gaio e Demétrio, devemos ter um excelente testemunho de vida.

Pense Nisso

Ser um bom ou mau exemplo depende única e exclusivamente de você. Suas palavras, atitudes e prioridades revelarão o tipo de pessoa que você é. Permita que o Espírito Santo use sua vida para abençoar pessoas que estão ao seu redor.

LOJA ONLINE: 📚 E-books e Apostilas

👍Bem-vindo (a) à nossa página de vendas de E-books e Apostilas Evangélicos, apresentando uma seleção exclusiva tanto de materiais produzidos por nós, "SUBSÍDIOS DOMINICAL", quanto de nossos parceiros!

🔍Aqui, você encontrará uma biblioteca diversificada e enriquecedora para nutrir sua fé e aprofundar seus conhecimentos bíblicos.

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui

***

Informações Aqui
***

Informações Aqui
***
***
***

Informações Aqui


Informações Aqui

***

Informações Aqui
***


Post Bottom Ad