SUBSÍDIOS Adultos - Lição 5 Motim em Família - Subsídios Dominical

VEJA:

Home Top Ad

Post Top Ad

A Carreira Que Nos Está Proposta [ Revista Digital Cristão Alerta - 2° Trimestre 2024

SUBSÍDIOS Adultos - Lição 5 Motim em Família

🎯 Veja mais subsídios Dominical Aqui 

Subsídios Bíblicos para a Lição dos Adultos (CPAD).  2° Trimestre de 2023 | Lição 5

Introdução

Sabemos que conflitos podem surgir dentro das famílias, causando dor e sofrimento. Aqui, vamos aprender como evitar o motim em família e preservar a paz.

 

1. Murmuração  pode levar ao motim

De acordo com a Bíblia, murmuração e motim estão frequentemente relacionados, pois ambos refletem a insatisfação e a desobediência do povo de Deus.

 

No livro de Números, vemos que a murmuração do povo de Deus contra Moisés e Arão, líderes escolhidos por Deus, rapidamente se transformou em motim.

 

Em Números 16, um grupo de homens liderados por Coré, Datã e Abirão se rebelou contra a liderança de Moisés e Arão, acusando-os de arrogância e exaltando-se acima do restante do povo. Esse motim acabou resultando em uma punição divina severa, com a morte de Coré, Datã, Abirão e suas famílias.

 

1.1. Definição de murmuração e motim

A murmuração é uma atitude negativa que consiste em reclamar, protestar ou criticar de forma constante e insatisfeita.

O motim, por sua vez, é a consequência da murmuração, que pode levar a um ato explícito de desobediência ou uma reação negativa contra as regras e as ordens estabelecidas num grupo social.

1.2. Exemplos bíblicos de murmuração e motim

A Bíblia apresenta vários exemplos de murmuração no meio do Povo de Deus. Vejamos dois exemplos nos capítulos 11 e 12 do livro de Números.

 

No livro de Números, encontramos histórias que ilustram a atitude do Povo de Deus em relação a Deus. Eles murmuraram diversas vezes, reclamando da falta de alimento, da falta de água e da liderança de Moisés.

 

No capítulo 11, após experimentar o juízo de fogo, o Povo de Deus continuou a murmurar contra o "maná" que Deus enviava diariamente e a lembrar com saudades dos alimentos do Egito.

 

CONSEQUÊNCIA:

Essa atitude revelou a falta de confiança do povo em Deus, que havia os libertado da escravidão egípcia e os levado para a terra prometida.

 

No capítulo 12, temos a rebelião de Miriã e Arão contra a liderança de Moisés. Essa rebelião ia além da resistência ao casamento de Moisés com uma mulher cuxita. Miriã e Arão questionavam a liderança de Moisés, mesmo ele sendo escolhido por Deus para liderar o Povo de Deus.

 

CONSEQUÊNCIA:

Essa atitude revelou a falta de respeito e submissão ao plano de Deus.

Veja a CONTINUAÇÃO deste estudo na Revista Cristão Alerta AQUI

 

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.


Revista Digital Cristão Alerta

Acesse Aqui As Edições de Nossa Revista

Post Bottom Ad