SUBSÍDIOS PARA A ESCOLA DOMINICAL

Lição 6 - ELE TEM PODER SOBRE AS DOENÇAS (Classe: Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 2º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo Reino de Deus

 

LEITURA DIÁRIA

★SEG. Is 53.4 Jesus levou sobre si as nossas enfermidades

★TER. Is 53.5  Pelas pisaduras de Jesus fomos sarados

★ QUA. Êx 15.26  O Deus que sara

★QUI.  Lc 5.17-26 Jesus cura um paralítico

★SEX. Mc 10.46-52 Jesus cura um cego

★ SÁB. Mt 7.18-26 Jesus cura uma mulher do fluxo de sangue

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 9.18-30

18 Dizendo-lhes ele estas coisas, eis que chegou um chefe, e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe-lhe a tua mão, e ela viverá.

19 E Jesus, levantando-se, seguiu-o, ele e os seus discípulos.

20 E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;

21 Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã.

22 E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.

23 E Jesus, chegando à casa daquele chefe, e vendo os instrumentistas, e o povo em alvoroço,

24 Disse-lhes: Retirai-vos, que a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele.

25 E, logo que o povo foi posto fora, entrou Jesus, e pegou-lhe na mão, e a menina levantou-se.

26 E espalhou-se aquela notícia por todo aquele país.

27 E, partindo Jesus dali, seguiram-no dois cegos, clamando e dizendo: Tem compaixão de nós, filho de Davi.

28 E, quando chegou à casa, os cegos se aproximaram dele; e Jesus disse-lhes: Credes vós que eu possa fazer isto? Disseram-lhe eles: Sim, Senhor.

29 Tocou então os olhos deles, dizendo: Seja-vos feito segundo a vossa fé.

30 E os olhos se lhes abriram. E Jesus ameaçou-os, dizendo: Olhai que ninguém o saiba.

 

CONECTADO COM DEUS

Na lição deste domingo, veremos que a cura divina, diante do avanço da medicina e tecnologia, continua fazendo parte do plano divino de redenção da humanidade. Porém, diante desse tema, algumas pessoas ainda fazem os seguintes questionamentos: "Por que os milagres de cura não são tão recorrentes como nos tempos de Jesus? O que mudou?" Acreditamos que Jesus não mudou. Cremos que Ele continua a curar as enfermidades do corpo e da alma e, aqui, veremos a cura divina como uma parte importante do ministério de Jesus Cristo.

 

OBJETIVOS

1. EXPLICAR a origem das enfermidades;

2. SABER que temos um Deus que cuida da nossa saúde;

3. PONTUAR que Jesus tem poder para salvar e restaurar a saúde das pessoas.

 

1. A ORIGEM DAS ENFERMIDADES

1.1. Como surgiram as enfermidades

Antes de criar o homem, Deus preparou um lugar perfeito para que fosse sua habitação. O Senhor não somente criou um lugar perfeito, mas criou também um ser perfeito, saudável e colocou nele a sua imagem e semelhança. Então, o que deu errado? O pecado entrou no mundo. As doenças físicas e emocionais são consequências diretas da Queda.

 

O Criador nos deu o livre-arbítrio, temos o direito de fazer escolhas, mas precisamos ter muito cuidado, pois toda escolha traz consequências, seja na vida espiritual seja na física. O primeiro casal quebrou um princípio divino e quando princípios são quebrados, adoecemos no corpo e na alma. 

No caso de Adão e Eva, podemos ver que o mundo, até então perfeito, acabou por ruir completamente. Com o pecado vieram a morte, o sofrimento e as moléstias. Não fomos criados para morrer e nem para sofrer, mas para viver eternamente e ter uma vida abundante (Gn 2.17). Ao criar o primeiro casal, Deus também concedeu a eles uma missão: governar a Terra, cultivar o solo e guardar o jardim do Senhor (Gn 1.26; 2.15). Fica evidente que para cumprir tal missão eles precisavam de saúde física, espiritual e emocional.

 

1.2. Depois da Queda

O mundo, depois da Queda, jamais seria o mesmo, isso é um fato. Segundo o teólogo Vernon Purdy, na obra Teologia Sistemática (Stanley Horton) “ao entrar em cena o pecado, a humanidade começou a sofrer." Ao lermos as Escrituras Sagradas, fica claro que as enfermidades físicas e mentais são resultado do pecado, das escolhas erradas do primeiro casal, Entretanto Deus é bom e misericordioso; já no Éden Ele havia prometido e providenciado um Redentor que levaria sobre si as nossas dores e enfermidades (Is 5.34,5).

 

2. UM DEUS QUE CUIDA DA NOSSA SAÚDE

2.1. O Deus que sara

Em Êxodo 15.26, Deus se revela ao seu povo como “Eu sou o Senhor, que te Sara". Havia uma promessa para o povo do Senhor: se ele andasse conforme os preceitos do Todo-Poderoso, jamais seria acometido das enfermidades ou pragas que foram lançadas entre os egípcios. Tal fato nos mostra a bondade do Pai e o quanto Ele deseja que o seu povo seja saudável. Entretanto, não podemos nos esquecer de que o cuidado com a saúde física e mental sempre foi, e sempre será, uma responsabilidade do ser humano, pois o nosso corpo é templo do Espírito Santo (1 Co 6.20). Portanto, é nossa responsabilidade cuidar muito bem dele. Deus quer que tenhamos saúde, mas cabe a nós tomar as decisões certas, fazendo escolhas sábias que não prejudiquem nossa saúde física ou emocional.

 

A Palavra de Deus nos garante que um dia nós teremos um corpo glorificado, não mais sujeito aos males deste mundo e às doenças. Mas, enquanto esse dia não chega, devemos fazer a nossa parte.

 

2.2. Uma dieta para uma vida saudável

Ao ler o livro de Levítico vemos que o Senhor deu aos israelitas uma lista dietética (Lv 11). Qual era o propósito dessa lista? Privaras pessoas de alguns alimentos? A preocupação de Deus era com a saúde do seu povo; Ele preocupa-se com o nosso bem-estar físico e mental (Êx 15.26).

 

Jesus nasceu na Palestina, no tempo em que o Império Romano dominava Israel Havia tensão política e instabilidade social, tomando a vida das pessoas bem difícil, Mas, em meio às muitas crises, Jesus veio ao mundo restaurando a esperança de um mundo melhor, mais saudável em todos os aspectos. O Mestre viveu, exerceu seu ministério e cumpriu sua missão sacerdotal em uma sociedade em que havia muitos pobres, escravos e enfermos. Por isso, é comum ver nos Evangelhos que onde Jesus estava sempre havia grandes multidões, apertando-o e desesperada por uma cura.

3. JESUS SALVA E RESTAURA A SAÚDE

 

3.1. Jesus cura uma mulher

Encontramos em Mateus 9.18-30, o relato da cura de uma mulher que sofria com uma hemorragia havia doze anos. Jesus estava cercado por uma multidão e se dirigia para a casa de Jairo, pois sua filha estava gravemente enferma e precisava de uma cura. No caminho, Jesus é tocado por uma mulher cuja fé era extraordinária.

 

O relato bíblico mostra não somente a cura da enfermidade física da mulher que tinha um fluxo de sangue, mas também a salvação da sua alma, pois segundo o Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento, o fato de Jesus dizer à “mulher que ela tivesse ânimo, porque a fé dela a curou, o verbo aqui é sozo, e em outras passagens significa 'salvar"’.

 

Jesus veio para anunciar o Reino de Deus e as curas e milagres operados por Ele tinham como objetivo mostrar que 0 Messias prometido havia chegado (Lc 4.43;8.1). Jesus não somente curou, mas deu poder e autoridade para que seus discípulos também realizassem milagres e curas em seu nome (Lc 9.2,60).

 

3.2. O sistema de saúde nos tempos de Jesus

No período em que Jesus exerceu seu ministério terreno já havia o exercício da medicina, pois Marcos relata, no Evangelho que leva o seu nome, que a mulher que sofria com um fluxo de sangue "havia padecido muito com muitos médicos" (Mc 5.26). Já no Antigo como no Novo Testamento, os tratamentos médicos eram caros e somente os ricos podiam pagar.

 

Mesmo tendo condições financeiras para custear seus tratamentos médicos, os hebreus deveriam também recorrer a Deus, o Criador. O melhor procedimento era, e é, buscar a Deus em oração (Nm 21.7; 2 Rs 20; 2 Cr 6.28-30; Sl 6.107.17-21). Contudo, sabemos que havia doenças, como a temida lepra (uma das doenças mais terríveis da antiguidade e de alto contágio), que não tinham cura ou tratamento como tem hoje. Jesus Cristo era a única resposta para os doentes mentais, os coxos, os Leprosos e os cegos. Lendo os Evangelhos podemos ver que o Filho de Deus curou muitos leprosos (Mt 10.8;11.5).

 

Ele não somente curou os doentes, mas ordenou que os seus discípulos também os curassem: “E, indo, pregai dizendo: É chegado o Reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios: de graça recebeste, de graça dai" (Mt 10.7,8).

 

3.3. Jesus continua curando os enfermos

Sabemos que Jesus é poderoso para curar toda e qualquer enfermidade. Precisamos crer que Cristo operou curas e milagres nos dias em que esteve caminhando neste mundo e continua a curar as enfermidades em nossos dias.

 

Jesus é poderoso e a sua vontade é soberana. Se ainda assim a cura não chegou da forma como você esperava, saiba que, curados ou não, podemos ter a certeza de que Deus nos ama e um dia limpará de nossos olhos toda lágrima e estaremos no céu onde não haverá mais morte ou dores (Ap 21.4).

 

Em outra ocasião, Jesus curou dois cegos apenas tocando nos olhos deles (Mt 9.27-30). Em outro momento, Jesus curou o empregado de um oficial romano com apenas uma palavra e à distância (Mt 8.13). Já com a sogra de Pedro, Jesus toca-lhe na mão e ela é imediatamente curada da febre e passa a servi-los com seu trabalho (Mt 8.14;15.5). Jesus não mudou. Ele continua a realizar milagres e a curar aqueles que lhe pedem ajuda, mesmo que muitos já não creiam na cura divina e que outros afirmem que as curas e milagres foram somente para os tempos de Jesus e dos crentes do primeiro século.

 

SUBSÍDIO

“A busca por cura de doenças e alívio de dor nos tempos antigos beirava o desespero, e não é difícil ver o porquê. Ruínas literárias e arqueológicas sugerem que, em uma dada época, cerca de um quarto da população do Império Romano estava doente, ferido ou, de alguma forma, necessitando de assistência médica.

 

Escavações de túmulos, em que três ou quatro gerações de uma família foram sepultadas, frequentemente constatam que somente um terço dos membros de uma família atingem a idade adulta, e muitos dos que, de fato, atingiram a idade adulta não chegavam aos 40 anos. Pouquíssimas pessoas viviam até os 60 ou 70.

 

Também devo mencionar que estou relatando aqui as ossadas dos ricos, não dos pobres, Se somente um terço dos membros de uma família opulenta atingia a idade adulta, devemos supor que a longevidade para os pobres era provavelmente muito menor" (JOHNSTON, Jeremiah J, Inimaginável: O que o nosso mundo seria sem o cristianismo. Rio de Janeiro: 2018, pp, 38,39).

 

PARA CONCLUIR

Foi para nos resgatar do pecado e dos seus efeitos maléficos que Jesus Cristo veio ao mundo, morreu na cruz em nosso lugar, e ao terceiro dia ressuscitou, ascendeu aos céus e de lá voltará novamente para nos buscar, Podemos afirmar que a cura divina é parte da nossa salvação e da obra redentora de Jesus Cristo.


HORA DA REVISÃO

1. Qual a origem das enfermidades?

2. Como Deus se revela ao seu povo em Êxodo 15.26?

3. Qual o propósito de Deus ao dar uma lista dietética ao seu povo em Levítico 11?

4. A fé da mulher do fluxo de sangue a salvou?

5. A cura, em nome de Jesus, é para os nossos dias?

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.