SUBSÍDIOS PARA A ESCOLA DOMINICAL

Lição 13 - POSSO CUMPRIR A VONTADE DELE (Classe: Juvenis)

Lições Bíblicas Juvenis 2º Trimestre 2023 – CPAD

Revista: O que Cristo fez por nós e o que podemos fazer pelo Reino de Deus


LEITURA DIÁRIA

★SEG. Rm 12. 2 A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita

★TER.  1 Jo 2.17 O que faz a vontade Deus

★QUA. Sl 37.3 Espere no Senhor e cumpra sua vontade

★QUI. Sl 40.8 Alegria de fazer a vontade de Deus

★SEX. Mt 6.9,10 Seja feita a sua vontade

★SÁB. Sl 143.10 Aprendendo a fazer a vontade do Senhor

 

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Lucas 5.1-11

1 E ACONTECEU que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré.

2 E viu estar dois barcos junto à praia do lago; e os pescadores, havendo descido deles, estavam lavando as redes.

3 E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.

4 E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.

5 E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.

6 E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.

7 E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.

8 E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.

9 Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.

10 E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens.

11 E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.

 

CONECTADO COM DEUS

Já aprendemos o que Jesus fez por nós e um pouco do que podemos fazer para Ele. Amamos a Jesus e já recebemos uma nova vida, porém há momentos em que parece que não conseguimos entender sua vontade em nossas vidas.

 

Queremos uma resposta, uma direção, mas nada parece acontecer. o que você faz quando quer descobrir a vontade de Deus e do Senhor Jesus para a sua vida? O Senhor pode revelar sua vontade e direção para as nossas vidas de diversas maneiras, contudo, existe uma que é a mais segura. Quer saber qual?

Na lição deste domingo, veremos como um discípulo de Jesus pode conhecer a vontade dEle para a sua vida.

 

OBJETIVOS

1. EXPLICAR o convite de Jesus para nós;

2. MOSTRAR que é preciso ouvir e obedecer ao convite de Jesus;

3. COMPREENDER que podemos discernir a voz de Deus.

 

1. O CONVITE DE JESUS

1.1. Doze homens e um chamado

Como é bom ouvir a voz de Jesus e descobrir qual o chamado dEle para nossas vidas. O Mestre chamou 12 homens para serem seus primeiros discípulos. Mais tarde, estes primeiros ajudantes foram chamados de apóstolos. Cada um dos escolhidos por Jesus tinha uma profissão, Pedro e seu irmão André eram pescadores e Mateus era um cobrador de impostos. Pedro e André estavam pescando com suas redes no lago da Galileia quando Jesus fez um convite muito especial para eles: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens" (Mt 4.19). Jesus estava convidando os irmãos para abandonarem as redes e se tornarem pescadores de pessoas. Deixar tudo e seguir a Jesus não é uma escolha fácil, mas é a melhor decisão a ser feita. Ainda que não venhamos a compreender totalmente a vontade do Salvador para as nossas vidas, temos que confiar que a sua vontade é sempre boa, agradável e perfeita (Rm 12.2).

 

1.2. Conhecendo mais de Deus

Para conhecer mais de Deus e do Senhor Jesus, precisamos dedicar tempo à leitura bíblica e à oração. Quando você orar, peça a Deus que lhe mostre, através das Escrituras, o que Ele deseja de você. Ore em todo tempo (1 Ts 5.17), pois o Inimigo sempre vai tentar confundi-lo para que você tome a direção errada.

 

Ainda na sua caminhada pelo lago da Galileia, Jesus viu Tiago e João consertando suas redes de pesca. Então, Ele também os chamou para segui-lo. Pedro, André, Tiago e João, imediatamente deixaram as redes, o trabalho de onde retiravam o sustento da família e seguiram a Jesus.

 

O convite de Jesus, “vinde após mim" é para todos nós. Ele também está chamando você para segui-lo. Seguir a Jesus é sempre a nossa maior e melhor escolha.

  

2. OUVIR E OBEDECER AO CHAMADO

Jesus estava perto de um lago ensinando uma multidão de pessoas. Todos queriam estar onde Jesus estava e aprender com Ele.

 

O Mestre ensinava, curava as pessoas e libertava os oprimidos pelo Diabo, ou seja, onde Jesus estava, algo bom sempre acontecia. Então, Jesus entrou no barco de Simão e pediu que ele o afastasse um pouco da terra. Neste momento era preciso uma certa distância para que as pessoas pudessem ouvir o que Jesus tinha a dizer. Depois que terminou de ensinar às pessoas, Jesus fez um pedido a Pedro: “Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar” (Lc 5.4). Pedro, um experiente pescador respondeu: "Nós trabalhamos a noite toda e nada apanhamos" (Lc 5.5).

 

Parece que naquele dia não haveria peixe. Mas Pedro decidiu obedecer ao Mestre e lançou a sua rede. Sabe o que aconteceu? A rede veio cheia de peixes. Eram tantos peixes que Pedro precisou de ajuda. Sabe por que Jesus operou esse milagre? Para que Pedro confiasse na palavra dEle. Depois de ver o milagre, Pedro caiu de joelhos diante de Jesus. Ele reconheceu o seu pecado e que Jesus era o Salvador (Lc 5.8). Pedro se tornou um discípulo fiel a Jesus, e depois da ascensão do Mestre ele viajou por muitos lugares pregando a mensagem da salvação, cumprindo sua missão de pescador de pessoas.

 

3. SERÁ QUE É A VOZ DO SENHOR?

3.1. A voz do Pastor

Jesus é o Bom Pastor e Ele conhece as suas ovelhas, e as suas ovelhas também conhecem a sua voz (Jo 10.14). Sabe qual é o sinal de que é a voz de Jesus? Paz! Isso mesmo, uma calmaria invade nossos corações. Essa é a paz que o apóstolo Paulo denomina de "a paz que excede todo entendimento- (Fp 4.7). Quando você sentir que esta paz lhe sobreveio ao coração, esteja seguro de que foi a voz do Bom Pastor que você ouviu.

 

3.2. Vontade pessoal x vontade divina

Quero ser médico(a), mas se o Senhor quiser que eu seja um pastor ou um missionário(a)? Será que podemos fazer nossas próprias escolhas? Muitos jovens têm medo de perguntar a Deus qual a vontade dEle para suas vidas, pois pensam que serão obrigados a fazer o que não gostam. A vontade do Senhor é sempre boa, agradável e perfeita (Rm 12.1).

 

Porém, Ele nos dá o direito de escolha. Pedro, André, Tiago e todos os demais discípulos não foram forçados a caminhar ao lado de Jesus. Foi uma escolha pessoal deles. O Mestre apenas fez o convite. Jesus nos dá opções, porém devemos saber que todas as escolhas têm suas consequências, boas ou más. Para você ter de fato sucesso em sua vida é necessário buscar a orientação do Senhor e Salvador, Jesus Cristo.

 

SUBSIDIO 1

“Jesus disse a Pedro e a André que deixassem de ser pescadores de peixes e passassem a ‘pescar’ pessoas, ajudando-as a encontrar Deus. Jesus os chamou para abandonarem o comércio produtivo e serem espiritualmente produtivos. Todos nós precisamos 'pescar almas'. Se praticarmos os ensinamentos de Cristo e compartilhamos as Boas Novas com os outros, poderemos atrair os que estão a nossa volta para Jesus, como um pescador atrai os peixes com o auxílio de iscas. Pedro e André já conheciam Jesus, Ele já havia falado com eles (Jo 1.35-42), quando pregara naquela região. Ao serem chamados por Jesus, sabiam que tipo de homem Ele era e estavam dispostos a segui-lo. Pedro e André não estavam em um ‘transe hipnótico' quando decidiram seguir Jesus, estavam completamente convencidos de que esta atitude lhes mudaria a vida para sempre" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1221).

 

SUBSIDIO 2

“Trabalhar para Cristo, como a Bíblia o requer significa tributar-lhe, em obras sacrificiais, toda a nossa afeição e amor. Ao discorrer sobre a importância do serviço cristão, o pastor inglês, Mathew Henry, mostra-se mais do que claro: faz-se categórico e firme: ‘Se o trabalho é feito em nome de Cristo, a honra é devida ao nome dEle'.

 

O serviço cristão é imprescindível para o nosso crescimento espiritual; sem ele, pode haver até Cristianismo; seguidores do Nazareno, não. Se nos voltarmos aos Atos dos Apóstolos, constataremos: os primeiros cristãos avultaram-se, já nos primeiros ardores do Dia de Pentecostes, com a mais autêntica comunidade de serviços ao Senhor. Que jamais nos esqueçamos desta característica do Cristianismo Primitivo. Tem você se esforçado pelo Reino de Deus? Quantas almas já ganhou este ano para Jesus? Você contribui para a obra missionária .e para o Serviço Social?" (ANDRADE, Claudionor. As Disciplinas da Vida Cristã: Como Alcançar a Verdadeira Espiritualidade. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p. 70).

 

PARA CONCLUIR

Jesus deu a você o maior e melhor presente que alguém pode receber: a salvação. Agora pertencemos ao Salvador e precisamos compreender que Ele tem um plano para as nossas vidas. Jesus se importa com você e deseja orientá-lo em todas as áreas da sua vida. A vontade dEle para nós é sempre boa, agradável e perfeita, pois só Ele sabe de tudo o que precisamos. Ouça a voz de Jesus e procure fazer a vontade dEle, pois tem planos perfeitos para a sua vida.

 

HORA DA REVISÃO

1. Quantos homens Jesus chamou para serem seus discípulos?

2. Qual era a profissão de Pedro e André?

3. Qual foi o convite de Jesus para os primeiros apóstolos e para nós também?

4. O que aconteceu com Pedro depois do milagre da pesca?

5. Qual o “sinal" de que é a voz do Bom Pastor?

Este E-book é uma verdadeira fonte informativa para os novos e os veteranos professores de Escola Bíblica.